quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Roteiro para um dia em Berlim - o básico da capital alemã

Depois de ter estudado 2 meses em Berlim (e voltado depois para matar as saudades por 10 dias), já são mais de 100 posts sobre a cidade aqui no blog! Visitei tantas atrações e descobri vários cantinhos por acaso (além de um montão de coisa que deixei de fora por falta de tempo) que tenho uma dificuldade imensa em resumir tudo isso em um roteiro de poucos dias. Resolvi encarar o desafio logo de cara com o mais difícil - roteiro de 1 diazinho só.


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - muro de Berlim
Trecho do muro de Berlim


Se for sua primeira vez em Berlim, não recomendo de jeito nenhum atravessar o mundo e ir pra lá para ficar tão pouco tempo, mas esse poderia ser um bom roteiro para quem já conhece a cidade e quer rever o mais importante em uma segunda viagem (tô querendo muuuito fazer esse roteiro quando voltar pra Berlim!).


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da capital alemã



Contei aqui sobre as mais de 100 atrações grátis em Berlim, então já dá para imaginar que vale muito a pena dedicar bastante tempo para a capital alemã sem ir à falência!



Fiz um mapinha (claro!) lá no fim do post onde marquei com estrelas verdes os principais pontos do post. A princípio, não recomendo entrar em nenhuma atração para dar tempo de fazer tudo isso em um dia só. Mas marquei em amarelo no mapa outras atrações muito interessantes nas proximidades das principais para você incluir caso tenha tempo sobrando. A maior parte desse roteiro é para ser feita a pé, mas em alguns trechos indico pegar metrô ou ônibus para agilizar. Clique nos links que indico ao longo do post para explicações mais detalhadas de cada região e atração!

Roteiro para um dia em Berlim


Começando o roteiro pela atração mais à leste do mapa, a East Side Gallery. O maior e mais bem preservado trecho do muro de Berlim é uma atração imperdível com suas pinturas coloridas! Um dos meus lugares preferidos em Berlim. Contei aqui sobre vários locais para ver o muro de Berlim hoje (e essa galeria a céu aberto é o melhor deles!). Tem um museu relativamente novo sobre o muro ali perto, mas deixaria para outra hora.

Para entender mais sobre o muro que dividiu Berlim, a Alemanha e o mundo, leia este post sobre a comemoração de 25 anos da queda do muro, quando eu estava lá em 2014! Existem também vários pedaços do muro de Berlim espalhados pelo mundo. E aqui contei sobre as comemorações dos 30 anos da queda do Muro de Berlim e aqui, sobre o que ver e fazer hoje no antigo trajeto do muro de Berlim!


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - muro de Berlim
muro de Berlim



Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos (testados por mim em 2019) e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!


Chegue na East Side Gallery pela estação Warschauer Straße e termine o passeio na Ostbahnhof. Dali, siga de metrô (para ganhar tempo) para a Alexanderplatz (uma das praças mais importantes e famosas de Berlim, mas que eu não curto muito), vai ser impossível não ser atraído pela Torre de TV (dá uns 10 minutos de transporte público).  Contei aqui tudo sobre a subida na Torre de TV e porque eu não acho o melhor lugar para subir... Vou recomendar outras vistas ao longo do post, mas ainda não decidi qual é a melhor.


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Alexanderplatz
Alexanderplatz e a Torre de TV


Ali na região tem várias outras construções importantes como a Rotes Rathaus (prefeitura) e a Marienkirche, uma das igrejas mais antigas de Berlim. Não muito longe dali, fica outra área interessante, mas que eu deixaria de fora desse roteiro pela questão do tempo (Hackescher Markt, Oranineburger Straße e Scheunenviertel - antigo bairro judeu)


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa



Agora vamos para o Nikolaiviertel, bairro onde surgiu Berlim, cheio de construções bonitinhas (imitando as originais). Na Nikolaikirche, fica um dos museus sobre a história da cidade (são 4!!!), mas não recomendo visitar nessa ocasião. Pertinho dali, fica uma das melhores escapadas, que sugiro caso o tempo não esteja apertado - o DDR Museum, para aprender como era a Berlim (e a Alemanha) socialista!




Ao lado do DDR Museum, fica a Berliner Dom, catedral da cidade com uma das melhores vistas de Berlim. Falei sobre ela (e outras igrejas e sinagogas de Berlim aqui).


A Berliner Dom já fica na Ilha dos Museus, mas ainda tem outros 5 prédios impressionantes por lá - os 5 museus! Com certeza você deve visitar um ou vários deles em algum outro dia. A Ilha dos Museus de Berlim foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e falei mais dela aqui.


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Ilha dos Museus
Ilha dos Museus - Alte Nationalgalerie aos fundos


Berlim é uma cidade inesgotável! Escrevi aqui sobre algumas atrações que abriram em 2017 na capital alemã e aqui sobre outras que abriram em 2016 - quero conhecer tudo quando voltar!






Agora você já está entrando na famosa Avenida Unter den Linden e uma das construções que vai te chamar a atenção é o Humboldt Forum recém inaugurado no local do antigo Stadtschloss (é praticamente uma reconstrução, mas não 100% fiel). Entre para ver os pátios que são grátis, mas são várias exposições interessantes e museus que ainda serão transferidos para cá nos próximos anos, só que aí o roteiro apertado não deixa tempo para isso agora. A Zeughaus abriga o Museu de História Alemã (Deutsches Historisches Museum - interessantíssimo), a Neue Wache, a Bebelplatz e o Staatsoper também merecem uns minutinhos. Com a pressa do roteiro, tire somente fotos do exterior.


Vale escapar da avenida para a praça mais bonita da cidade, a Gendarmenmarkt, com uma casa de espetáculo e 2 igrejas quase idênticas. Ali pertinho dei 2 dicas para chocolátras e para quem quiser tomar um cafezinho aqui.


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade
A Gendarmenmarkt é a praça da foto debaixo à direita.


Dei várias dicas de perfis para você seguir no Instagram, no Facebook e no Youtube para quem curte Berlim e quer ficar por dentro de tudo!


No fim da Unter den Linden fica o Portão de Brandemburgo - não preciso falar nada né?


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Portão de Brandemburgo
Portão de Brandemburgo


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Portão de Brandemburgo
Portão de Brandemburgo


Um pouco para o norte (olhando no mapa), fica o Reichtag. É possível subir no topo do parlamento alemão, mas é preciso marcar hora com antecedência.


Veja aqui uma dezena de mistérios e curiosidades sobre Berlim!

Volte para o portão e explore só um pedacinho do Tiergarten até o Memorial Russo. Indo um pouquinho para o sul, você chegará no Memorial do Holocausto. Leia aqui sobre o Tiergarten - o principal parque de Berlim e aqui sobre o Memorial do Holocausto (e o Museu Judaico que não aparece neste roteiro)


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Memorial do Holocausto
 Memorial do Holocausto


Indiquei aqui vários ingressos e tours que recomendo para quem vai a Berlim comprar com antecedência!


Chegamos enfim na praça Potsdamer Platz, ao mesmo tempo histórica e moderna e com muita coisa para fazer. Recomendo no máximo subir no Panorama Punkt, mas melhor não. É aqui que fica o Sony Center e ali pertinho, o Kulturforum.


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade
2 dos prédios mais icônicos de Berlim na Potsdamer Platz - na fora da direita embaixo (e o Reichtag em cima e o Tiergarten na esquerda)


Ali perto fica a Filarmônica de Berlim, que escrevi neste post junto com mais outras atrações fora do óbvio em Berlim.


Conheça Berlim sem gastar quase nada com ônibus 100 ou 200 ou com o Free Walking Tour!


Siga então para a região do Checkpoint Charlie. O antigo ponto de controle entre a Berlim capitalista e a Berlim socialista em si não é nada demais, mas a região tem muita coisa para fazer e vai ser difícil resistir. Visite a Topografia do Terror primeiro (o trecho original do muro sem pinturas do lado de fora, mas sem tempo para visitar a exposição fechada) e depois o Checkpoint Charlie em si (só porque seria a lógica para andar menos). Adorei a vista panorâmica de Berlim do balão que funciona aqui perto, mas não haveria tempo neste roteiro. Aqui você pode seguir de metrô até a estação Zoologischer Garten (uns 15, 20 minutos de trem/metrô, mas você economiza caminhada).


Você vai chegar aqui e já se impressionar com a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, conservada como ficou após ser bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Veja aqui o que fazer na Avenida Kurfürstendamm e região, incluindo uma loja natalina LINDA e um dos melhores museus sobre a história da cidade. Ali perto fica a famosa loja de departamento KaDeWe e um dos mais novos shoppings da cidade, BikiniHaus (bem diferente do que estamos acostumados quando ouvimos "shopping").


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade - Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche
Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche - a minha igreja preferida em Berlim!



Uma atração que fica para outro dia é o Palácio de Charlottenburg!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Ufa! É muita caminhada e muita coisa linda para ver, mas esse é o essencial de Berlim!



Outras dicas em Berlim




Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade
currywurst

Encontrei uma livraria fantástica em Berlim para quem é chegado em livros e artigos de papelaria e recomendo o Berlim Welcome Card (e Museum Pass) para os turistas na cidade. Andando por Berlim, preste atenção nas esculturas de ursos espalhadas pela cidade - são os Buddy Bears e também no sinal/farol/sinaleiro para os pedestres com o fofo Ampelmann, o souvenir mais autêntico de Berlim! Aqui dei várias dicas sobre onde comprar souvenirs (e o que comprar também).


Roteiro para um dia em Berlim - o básico da cidade





Roteiro para um dia em Berlim - o básico da capital alemã


Mapa para roteiro de um dia em Berlim


Os locais mais importantes estão marcados com um estrela verde e as atrações extras, com pontos amarelos. Da Alexanderplataz até o Reichtag deu +/- 1h caminhando com os desvios sugeridos, segundo o Google Maps. De lá até o Checkpoint Charlie, mais 45 minutos caminhando. Calculo mais uma meia hora andando ali na região da Kudamm.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Já salvei no meu mapinha suas dicas!
    Estou buscando aqui no blog se vc falou de alguma cervejaria que não posso deixar de ir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ih cervejaria nem é o meu forte! rs Mas um dos lugares mais famosos por lá é esse aqui: https://www.pratergarten.de/. Fica na região de Prenzlauer Berg que eu adorei (mas não está nesse post - http://www.taindopraonde.com.br/2016/08/prenzlauer-berg-kulturbrauerei-berlim.html)

      Excluir
  2. Realmente montar um roteiro de um dia em Berlim é dureza! Concordo com vc que a cidade é incrível e merece muito mais, mas vc conseguiu resumir bem o que uma pessoa que tem pouco tempo consegue fazer. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tô criando coragem pra fazer outros roteiros de 2, 3, 4 dias hehehe

      Excluir
  3. Berlim é a cidade mais fantástica (depois de Milão, onde eu moro, tenho um blog sobre e sou suspeita haha)! Tudo em Berlim é bacana...perdi as contas de quantas vezes visitei e quero continuar visitando... e ler seu post me empolgou a ir mais uma vez. Cerveja baratinha, comida deliciosa (amo o currywurst e até aprendi a fazer em casa rs) me sinto em casa. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito completo esse seu roteiro de um dia em Berlim. A cidade é apaixonante. Quantos dias vc acha que seria bom pra conhecer um pouco mais da cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Difícil dizer viu? Eu não arriscaria menos de 3 dias de jeito nenhum, mas isso sem contar os bate-volas pra Potsdam ou campo de concentração por exemplo.

      Excluir
  5. Nossa, quanta coisa legal para fazer neste roteiro de uma dia em Berlim, adorei as dicas. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Berlin é uma cidade encantadora, a catedral pra mim está no top 5 das mais lindas da Europa. Adorei a lista do que ver em 1 dia, dá pra ter uma boa ideia do que a cidade tem pra mostrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá uma ideia geral, mas quem fizer só isso vai ficar com um gostinho de quero mais com certeza!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.