quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Coleções de viagem - imãs de geladeira - parte VI

Já faz um bom tempo que não tem post nenhum da tag "Recordações de viagem" aqui no blog! Hoje, vai ser mais um pedacinho da coleção de imãs de geladeira no ritmo de retrospectiva do ano - vários destinos que foram contados no blog esse ano!

Finalmente a série da África do Sul terminou aqui no blog, com quase 50 posts!!! E olha que só conheci uma parte pequena do país! Aqui estão todos os posts do safári, mas só no imã mesmo para ver todos os Big 5 juntos!!!

domingo, 27 de dezembro de 2015

Dicas de Guias de Viagem: Argentina e Uruguai

OS GUIAS DESTE POST NÃO ESTÃO MAIS DISPONÍVEIS

O post de hoje traz mais dicas para completar a página "Planejando sua viagem". A grande vantagem desses ebooks aqui é que estão todos com um preço muito bom e te ajudam a economizar nas pesquisas e nas viagens! Como todos são livros eletrônicos, você não carrega peso na viagem e pode ler no seu notebook/tablet/celular.

Guia Básico 4 dias em Buenos Aires


Quase todos os guias neste post foram escritos pelo Túlio do blog Aires Buenos, um dos blogs mais completos sobre um das cidades mais querida pelos brasileiros. Ele já mora por vários anos em Buenos Aires e elaborou diversos tours pela cidade, que estão entre os mais bem recomendados no Trip Advisor. Os guias do pessoal do Aires Buenos trazem também um cupom de desconto para os tours!

Guia 4 dias Buenos Aires básico


Já fui 4 vezes para Buenos Aires, mas já faz bastante tempo e nunca consegui sair do roteiro básico - sempre estou com pessoas que nunca foram. Aqui estão todas as dicas sobre Buenos Aires no blog (que ainda não são muitas). 


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Viajante Secreto 2015 - o amigo secreto dos blogueiros de viagem!

Depois de ter adorado participar dos amigos secretos de 20132014 (cliquem nos links para saber como foi), é claro que ia participar de novo em 2015!

Quem eu tirei


Não dá para acreditar que tirei novamente a Simone, do blog Embarque neste blog!!! Não achei os postais que comprei do Peru (fuén!), acabei não comprando nenhum nem em Curitiba, Porto Alegre, Tiradentes ou São João del Rei (outros lugares que conheci ou revi esse ano), não queria repetir e mandar postais de Campinas ou de Berlim, que já havia enviado para ela no ano anterior, então acabei mandando um postal de Trier, na Alemanha, uma das cidades que mais gostei de conhecer na minha última viagem para lá! Além disso, pelo que leio no blog da Simone que está no meu leitor de feed desde que descobri ainda recém-nascido, acho que é um destino que ela iria gostar!


Viajante Secreto 2015 - postal de Trier, Alemanha
Olha como combinou com a árvore dela!


O forte no "Embarque neste blog" são os posts sobre São Paulo e interior do estado, todos passeios que eu quero fazer e apesar de ficarem aqui pertinho, a gente sempre vai enrolando, não é?

Leiam a Simone também e acompanhem nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Quem me tirou


O kit fofíssimo abaixo veio lá de Estrela - RS, enviado pela Andrea do blog Do RS para o Mundo, que possui dicas de muitos e muitos lugares! Também não é à toa, o blog está no ar desde 2011 (!!!) e tem dicas de dezenas de destinos, inclusive do que provavelmente será o meu próximo (segredo)!



Ah, ela também dá dicas de filmes e livros que nos inspiram a viajar (infelizmente tenho atualizado pouco essas categorias, né?).

Leiam a Andrea também e acompanhem nas redes sociais: Facebook e Instagram!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Blogagem Coletiva - Top experiências de viagem em 2015

Eu sempre quero fazer esses posts de "retrospectiva" mas nunca sei se é melhor fazer no fim do ano ou no aniversário do blog (dia 09/06). Por isso, acabei nunca fazendo rs. Mas esse ano resolvi fazer, incentivada por uma blogagem coletiva.


blogagem coletiva - top destinos e experiências de viagem em 2015


Para quem não sabe, blogagem coletiva é quando um grupo de blogueiros resolve postar no mesmo dia, posts sobre um mesmo assunto, porque afinal cada pessoa tem sua própria experiência ou opinião. Para ver quais foram os top destinos ou experiências de viagens de vários outros blogueiros de viagem em 2015, vejam a lista de links no fim deste post.
Muitos blogueiros vão fazer a lista de top destinos, mas como 2014 (com direito a África do Sul, Luxemburgo e 2 meses na Alemanha) foi um ano muito mais produtivo de novos destinos para mim do que 2015, eu resolvi fazer top experiências de viagem em 2015! Não sei se a ordem é exatamente essa, porque sinceramente, vira e mexe eu mudo de ideia, mas é mais ou menos isso:

7) Rever a linda Tiradentes


Dessa vez o meu roteiro na cidade foi de uma tarde maravilhosa, mas já estive por lá em outras vezes, tanto com pressa com amigos da faculdade, como com meus pais, dormindo 4 noites na cidade.


Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - MG

Tiradentes - MG


domingo, 20 de dezembro de 2015

Vale a pena comprar o Frankfurt Card?

ATUALIZADO EM 18/03/2017

Assim como o Trier Card, o Heidelberg Card e o Luxembourg Card, também testei o Frankfurt Card na última viagem para a Alemanha. Aqui estão as informações atualizados sobre o cartão de descontos de Frankfurt

Esse preço aí é de 2014! Em 2016, o cartão individual para 1 dia custará 10,50 e para 2 dias, 15,50 euros. Para grupos de até 5 pessoas, o cartão custará 20,50 para 1 dia e 30,50 euros para 2 dias. É preciso anotar ali o dia que você começará a usar o passe.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Onde comer em Campinas? Brasa D´Oro e Nico Panetteria

Já dei várias dicas gastronômicas em Campinas, principalmente no bairro Cambuí (post 1post 2 e post 3) e no Shopping Iguatemi Campinas (post 1 e post 2), mas no post de hoje, vamos variar um pouco - vou dar 3 2 dicas de onde comer na região da Torre do Castelo e uma no Shopping Iguatemi!

A região do Castelo não é turística (apesar da Torre do Castelo ali pertinho ser uma das 7 maravilhas da cidade), mas é uma das preferidas dos campineiros para refeições mais em conta. Tem muitas opções de restaurantes por ali e eu indico hoje uma "churrascaria" que faz o melhor frango da cidade - o frango atropelado - e uma padaria tradicional da cidade cheia de doces gostosos, além de um restaurante/fast food italiano no Shopping Galleria!


Onde comer em Campinas? região do Castelo


Precisa de dicas sobre onde ficar em Campinas? Veja esse post aqui com várias opções!


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Conhecendo Frankfurt: Ônibus hop on/hop off e Walking Tour!

Depois de dar dicas de museusvistas panorâmicas e passeio de barco em Frankfurt, hoje é dia de falar sobre 2 tours para conhecer a cidade: o walking tour e o ônibus hop-on/hop-off!


Quem vai para a Europa (e cidades grandes turísticas em geral) já andou ou no mínimo viu um desses ônibus de 2 andares no esquema "hop on, hop off". Eu utilizei na Espanha (Sevilha e Málaga) e super aprovei na Cidade do Cabo. Eles seguem um itinerário que abrange os pontos turísticos do local e é possível descer em qualquer dos pontos de parada e voltar um tempo depois. Ele não é extremamente necessário em todas as cidades, mas em lugares como a Cidade do Cabo, é essencial.

Ônibus hop on, hop off na Cidade do Cabo
Esse ônibus aqui é da Cidade do Cabo, mas eles são iguais em todas as cidades do mundo!

Ônibus hop on, hop off na Cidade do Cabo

A mesma coisa acontece com os walking tours pela cidade - se você não participou de nenhum, já viu um grupo fazendo nos principais pontos turísticos pelo mundo. Nessa viagem para a Alemanha eu fiz vários: em Luxemburgo (ok, não á Alemanha, mas é grudadinho), em Trier, em Berlim (ainda não escrevi), em Hamburgo e Frankfurt.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Um dos bate-voltas mais interessantes em Cusco: Moray e Maras

Quem vai poucos dias para o Peru e para Cusco acaba tendo que deixar muitos passeios de fora. Um que dificilmente está incluído nas passagens mais rápidas pela região é o que vou falar no post de hoje: o sítio arqueológico de Moray e as salinas (ou salineras) de Maras! Eu achei imperdível pela história, mas principalmente pelo visual todo!

É possível comprar esse passeio combinando também com a vila de Chinchero, mas no nosso caso ela ficou de fora. O caminho de ida e volta é mais demorado do que eu esperava, mas as paisagens são lindas!!! Acordamos e saímos cedinho, mas voltamos para Cusco perto das 14h.

Valle Sagrado, Cusco, Peru
Um pedacinho da vila de Maras aí

Artesanatos na entrada das salinas (toritos de Pucará, que já contei aqui no blog), passando dentro da cidade de Maras e o visual sensacional lá de cima das salinas! Só essa vista já valeria a visita!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Intercâmbio de trabalho na Carolina do Sul - Estados Unidos

Em 2005, fiz meu terceiro intercâmbio (o primeiro de longa duração) em Hilton Head Island, Estados Unidos. Estou devendo os posts sobre ele e neste post aqui vou começar a contar tudo - entrei em contato recentemente com a agência deste intercâmbio para pedir informações atualizadas. Vou seguir mais ou menos um post que fiz sobre estudar espanhol na Espanha (meu quarto intercâmbio).


Harbour Town, Hilton Head Island, SC, Estados Unidos

Hilton Head Island no mapa dos Estados Unidos
A cidade que eu morei marcada em vermelho no mapa. Fonte


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

4 museus em Frankfurt: Goethe Haus, Städel Museum, Museu Histórico da Cidade e Museu Arqueológico

Finalmente voltando a postar sobre a Alemanha e sobre Frankfurt!

Aqui na lateral do blog vocês podem ver que já tem mais de 60 posts sobre museus pelo mundo!!! É muito museu, porque geralmente tem mais do que um por post! Não preciso nem dizer que adoro visitar e aprender muito em museus! Quando fui estudar em Frankfurt ano passado, aproveitei que o tempo não colaborou em vários dias e visitei 4 deles, que conto aqui neste post!


museus em Frankfurt: Goethe Haus, Städel Museum, Museu Histórico da Cidade e Museu Arqueológico


Todas as informações práticas para visitação (como chegar, horários de funcionamento e valor da entrada, etc) estão especificadas nos sites oficiais (é só clicar no nome do museu!). Não vou colocar aqui para não ficarem desatualizadas.

domingo, 6 de dezembro de 2015

4 ruínas incas imperdíveis nos arredores de Cusco!

Dá para programar uma semana se hospedando em Cusco durante a sua viagem pelo Peru, que você vai ter o que fazer. A cidade toda é uma graça, mas hoje o post será sobre 4 ruínas (ou sítios arqueológicos) nas proximidades da cidade que podem ser visitados em um período (eu fiz de manhã, saindo cedo - como todos os passeios de Cusco saem - e voltando para almoçar na cidade perto das 14h). São eles Saqsayhuamán, Tambomachay, Puka Pukara e Q´enqo, todos bem pertinho um do outro e todos incluídos no famoso Bolero Turístico de Cusco.


Tambomachay, Cusco, Peru
Para descobrir qual das ruínas é essa daqui, continue lendo o post!


Mapa do Vale Sagrado dos Incas, Peru

Mapa com os locais deste post - fonte


O boleto é um "super ingresso" válido para as principais atrações não só de Cusco, mas de várias cidades da região, incluindo os 4 deste post. É válido por 10 dias consecutivos e quase ninguém visita todos os templos, museus e outras atrações do boleto. Em junho/2015, custava S/. 130,00 (Nuevos Soles). Algumas atrações da cidade não estão incluídas, mas aí eu detalho no post da atração.

Existem versões parciais do boleto, mas acho que dificilmente compensam. Vejam o post do Sundaycooks detalhando sobre o boleto
.

Boleto Turístico de Cusco, Peru


Veja aqui todos os posts de Cusco no blog!

Sim, existem muitas outras atrações para serem visitadas na região de Cusco em passeios de um dia, mas ficam para outros post!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Como ir de Cusco a Puno (Peru)?

Depois de Cusco, seguimos nossa viagem pelo Peru para Puno, a porta de entrada do Lago Titicaca. O jeito mais legal de se locomover entre as 2 cidades é pelos ônibus turísticos que fazem este trajeto em um dia, parando para visitar 4 locais interessantes (+ a parada para o almoço) e observando a paisagem mudar pelo caminho.


Itinerário do ônibus turístico de Cusco a Puno - Peru
Itinerário do ônibus turístico de Cusco a Puno - Peru - imagem do folder da empresa


Outras maneiras de ir de Cusco a Puno ou vice e versa


Segundo o Google Maps, esse mesmo trajeto feito de carro levaria 6h. É possível fazer esse trajeto de trem (vejam o post da Patrícia, do blog Turomaquia) - opção extremamente cara e só com uma parada (La Raya) em 10h de viagem, mas parece a mais confortável. É possível viajar de ônibus "normal" (entenda-se sem paradas, igual aos ônibus brasileiros de uma cidade a outra), existindo horários para viajar de dia ou de noite. E você também pode ir de avião de Cusco a Juliaca (que fica pertinho de Puno) e depois seguir de Juliaca a Puno, mas imagino que entre check-ins, espera de mala, transfer etc não deva demorar muito menos e que também seja caro.


domingo, 29 de novembro de 2015

Dicas de Guias de Viagem: Colômbia, Tailândia e House Sitting

O post de hoje é cheio de dicas para te ajudar no planejamento da sua viagem (já viram que tem uma página dedicada a isso aqui no blog, lá no alto no meu?). Nos últimos tempos, tem muitos blogueiros escrevendo guias de viagem bem tops e hoje trago uma dica de guia sobre a Colômbia (um dos lugares que mais quero conhecer ultimamente), guia sobre mochilão pela Tailândia e guia sobre House Sitting (para você economizar horrores em estadia durante sua viagem!


Uma foto publicada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Luzes de Natal em Socorro - SP

Aqui no blog já temos alguns posts sobre Socorro, uma cidade no Circuito das Águas paulista, quase em Minas, mas que é um destino muito legal para fins de semana e feriados a menos de 2h de Campinas ou de São Paulo.


Luzes de Natal - Socorro 2015
Praça da Matriz. Imagem: Reprodução


Há alguns anos, a prefeitura começou a investir na decoração e programação especial de Natal e cada ano mais as "Luzes de Natal" atraem mais visitantes. No site, vocês podem ver a programação, que já começou e vai até o fim de semana após o Ano Novo. Existem alguns eventos durante a semana, mas a maioria é mesmo de sábado e domingo. A cidade ficou famosa pela decoração de Natal quase toda com garrafa pet!







domingo, 22 de novembro de 2015

Lago Titicaca: Passeio de um dia para as Ilhas Uros e Taquile

Programando a viagem para o Peru, pensamos primeiramente em Machu Picchu, mas a partir do momento que minha mãe leu que era fácil combinar Machu Picchu com o Lago Titicaca, ela fez questão de ir lá conhecer! Depois da região toda de Cusco (falta muito post ainda) e antes de voltar para mais 2 noites em Lima, ficamos 2 noites em Puno (vejam no post dicas de hospedagem e de restaurantes), a principal cidade peruana na beira do famoso lago.

O Lago Titicaca


Infográfico Lago Titicaca
Infográfico muito legal feito pela Machu Picchu Brasil, única agência no Brasil especializada no Peru. Não viajei com eles, mesmo porque só fui conhecê-los quando já estava tudo acertado para a viagem. Reproduzido aqui com autorização. Clique na foto para aumentar o tamanho.



O Lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é considerado muitas vezes o lago mais alto navegável do mundo. Está em uma altitude de 3.800m e tem 8.300km2, com 194km de extensão e 80km de largura do seu trecho mais amplo. Existem muitas ilhas espalhadas pelo lago e as mais famosas para serem visitadas pelos turistas são a Isla del Sol e Isla de la Luna (pelo lado boliviano do lago) e as ilhas de Uros, Taquile e Amantani (pelo lado peruano). O mapa abaixo foi retirado da Wikipedia.



Os habitantes de algumas dessas ilhas mantêm uma cultura própria e impressionante, centrada na pesca, tecelagem e agricultura. O povo dos Uros são os que vivem mais perto de Puno, em ilhas flutuantes construídas com a totora (espécie de junco). Eu visitei as ilhas Uros e Taquile em um passeio de um dia. É possível se hospedar em alguma ilha no Lago Titicaca, mas o passeio mais comum é o de um dia de duração mesmo. Vejam como foi a hospedagem do Ricardo Freire em uma das ilhas flutuantes.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!

Para trazer mais comodidades para os leitores e melhorar a sessão "Planejando sua viagem", agora o blog "Tá indo pra onde?" é parceiro do site Rentcars! Procurando na caixa de busca aí na lateral direita do blog ou em qualquer banner ou link da Rentcars espalhado pelo blog, você pode comparar o preço e condições de várias locadoras de carro pelo mundo e encontrar a mais conveniente e o menor preço! A Rentcars é um site de busca (como o Booking) e trabalha com diversas empresas reconhecidas no mercado como Localiza, Hertz, Europcar, Avis, Movida e outras. Como é uma empresa brasileira, existem diversas vantagens para nós brasileiros, deixando tudo ainda mais simples e mais barato (mais detalhes sobre isso lá no final do post!).


Dicas para alugar carro (e dirigir) no Brasil e no exterior!
Foto Pixabay com licença de reprodução


logo rentcars

Compilei neste post várias dicas de amigos, familiares e da própria Rentcars sobre o que um turista deve se preocupar ao alugar um carro e dirigir no exterior (ou até aqui dentro do Brasil mesmo), além de vários posts sobre o assunto de diversos blogueiros que já cansaram de alugar carro nas férias:

terça-feira, 17 de novembro de 2015

#UmAbraçoemMariana - blogueiros de viagem se mobilizando para ajudar os afetados pelo mar de lama

Se você acompanha este blog nas redes sociais (links abaixo) e diversos outros blogs de viagem também, já se deparou nos últimos dias com a hashtag "UmAbraçoemMariana"

Um Abraço em Mariana, MG
Foto: Camila, blog Viaggiando

Acho que nem preciso escrever detalhadamente sobre tudo que aconteceu com o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana - MG. Tem um resuminho aqui e ainda existe o risco de que outra barragem se rompa (bem maior, por sinal)! Leia sobre o desastre ambiental do ponto de vista de uma moradora da região que escapou a tempo!

Achei várias imagens de satélite da região antes e depois do rompimento das barragens no G1 e um vídeo no R7, mostrando o exato momento do rompimento.

domingo, 15 de novembro de 2015

Como é se hospedar no Namoa Paulista (antigo The Hostel Paulista) em São Paulo?

ATUALIZADO EM 30/11/2021

Estive em São Paulo várias vezes em outubro para diversos eventos sobre viagem e em uma das vezes que teria 2 eventos no mesmo dia, aproveitei para ficar 2 noites no The Hostel Paulista, que hoje se chama Namoa Paulista. Escolhi esse hostel pela localização. Já tinha me hospedado no The Hostel Vila Mariana dos mesmos donos e aprovado.

Algumas fotos da Avenida Paulista primeiro - vocês podem ver mais indicações de passeios, comidinhas, etc neste post aqui e neste outro post!


Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo

Casa das Rosas, Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo
Casa das Rosas

Avenida Paulista - o que fazer em São Paulo


A localização do Namoa Paulista não poderia ser mais perfeita!


Fica a menos de 2 quadras da estação Trianon-MASP de metrô (linha verde) e da Avenida Paulista, que eu amo (post 1 e post 2)! Entre o metrô e o hostel, de cara já achei uma farmácia 24h e 2 lanchonetes abertas (cheguei meio tarde em uma 2a feira). O Pão de Açúcar bem em frente ao hostel estava fechando, mas tem um Extra 24h a duas quadras dali. Não preciso nem dizer que tem mil e uma opções de restaurantes, lanchonetes, lojinhas, museus, cinemas, o relativamente novo Shopping Cidade São Paulo e muitas outras atrações muito perto! Inclusive a minha querida Livraria Cultura do Conjunto Nacional, não é?


Onde ficar em São Paulo - The Hostel Paulista
A entrada é bem pequena e na primeira vez, você tem que tomar cuidado para não passar reto! Como referência, fica bem em frente ao Pão de Açúcar, logo depois de cruzar a Alameda Santos!


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Passeando pela Avenida Paulista em São Paulo - parte 2

Quem segue o blog lá no Instagram, percebeu que andei muito por São Paulo de agosto a outubro, principalmente pela região da Avenida Paulista - que já tinha sido tema de outro post aqui no blog no começo do ano!


O que fazer em São Paulo - Avenida Paulista
Sempre que passo pela avenida, paro ali no Top Center 3 para tirar uma foto porque esse coração está cada vez de um jeito diferente!


No outro post, falei sobre vários cantinhos que eu adoro na famosa avenida e hoje vou falar de mais algumas coisas para vocês observarem, visitarem etc na região!

Casa das Rosas


Cansei de ir para São Paulo a minha vida inteira e só na última visita é que conheci a tão famosa (e linda) Casa das Rosas! Acabei não pegando nenhum exposição, eventos especial, nada, mas a parada valeu para fugir um pouco do calor (tem um jardim que deixa o clima um pouquinho mais ameno) e admirar a bela construção, uma das poucas mansões dos barões de café que resistiu na Avenida Paulista.

O casarão terminado em 1935 foi obra de Ramos de Azevedo e seguiu habitado até 1986. Em 1991, foi desapropriado para se transformar em um espaço cultural. Para ver as exposições e eventos, cliquem em "Casa das Rosas" acima.

Casa das Rosas, Avenida Paulista - O que fazer em São Paulo
Eu adoro esse tipo de construção  do começo do século XX e não me conformo que restaram tão poucas casas lindas assim!


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Onde ficar em Cusco (Peru)?

O post de hoje é uma super dica de hotel em Cusco, Peru! A cidade é linda demais e o agito acontece perto da Plaza de Armas. Eu queria me hospedar bem perto, mas temos que tomar cuidado com as ladeiras da região. Com a altitude, não é legal se hospedar em uma rua muito íngreme!


Onde ficar em Cusco (Peru)?
Construções bem típicas de Cusco com essas varandas fofas no segundo andar!


Um outro problema ao procurar hotel no Peru, é encontrar algo que não seja nem extremamente luxuoso (e caro) e nem simples demais (com muita chance de ter problemas). Como estávamos em 6 pessoas da família, queríamos algo com conforto, sem custar um rim. Fomos em junho, altíssima temporada na cidade e ficamos uns dias em Cusco antes do Inti Raymi, seguimos para Valle Sagrado/Machu Picchu e depois voltamos para mais 2 noites em Cusco. Ficamos todos juntos nas primeiras noites, mas na volta, meu tio teve que ficar em outro hotel que vou falar mais abaixo também (porque a nossa escolha original estava lotada!)! Então são 2 dicas de hotel neste post!

Leia todos os posts do Peru aqui!





Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.

Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"

domingo, 8 de novembro de 2015

Onde comer em Cusco (Peru)?

Continuando os posts sobre o PeruDepois de Lima e antes de ir para Puno/Lago Titicaca, fomos para Cusco, que não poderia ficar de fora de uma viagem para o Peru. A cidade é linda e tem muita coisa para fazer por lá e nos arredores como o Valle Sagrado e Machu Picchu então estes serão assuntos para outros posts. O post de hoje é só sobre a gastronomia da cidade!

carrinho de churros nas ruas de Cusco, Peru
Não sei se a é coisa mais comum de encontrar em Cusco em dias comuns, mas eu estava lá no mês de Junho, quando acontece o Inti Raymi e mesmo uns dias antes e uns dias depois a cidade estava cheia de comemorações, desfiles, shows, fogos, etc. Muitos carrinhos e barraquinhas espalhadas pelo centro histórico e achei esse carrinho de churros sensacional! Vontade de devorar tudo!!! Como já contei no post sobre Lima, me acabei de comer churros no Peru!  

Já contei um pouquinho no post inicial sobre o Peru que a tão famosa gastronomia peruana se concentra em Lima, mas existem algumas exceções em Cusco que vou mostrar mais pra frente. A comida normal peruana não é ruim, mas também não é maravilhosa - é só ok. O que irrita mesmo são os cardápios super repetidos em qualquer cidade turística que você vá. Em 11 dias de viagem, eu estava super enjoada já de pedir sempre as mesmas coisa! rs

Uma coisa legal é a imensa variedade legumes, tubérculos etc. São centenas de tipos de batata e milho por exemplo. Dar uma passada no Mercado de San Pedro em Cusco é imperdível, para observar essa variedade toda. É possível comer lá bem baratinho, mas eu não experimentei. Experimentei vários tipo de milho e batata, mas continuo preferindo os nossos.


Mercado de San Pedro, Cusco, Peru

Mercado de San Pedro, Cusco, Peru
À esquerda papaya gigante, no meio é o milho roxo usado para fazer a bebida chicha morada e à direita, o pão mais comum em Cusco.

Abaixo, mapinha dos restaurantes que experimentamos - tem mais simples e mais sofisticados e marquei até um mercadinho onde comprávamos água, bolachinhas etc para os passeios (e até achei uma bolacha que amava comer na Alemanha e já trouxe um estoque!). O Mercado de San Pedro também está marcado aí.





Os restaurantes abaixo estão na ordem que experimentamos. Os nossos preferidos estão lá no final do post!

domingo, 1 de novembro de 2015

Onde ficar em Campinas-SP? Dicas de hospedagem bairro a bairro

ATUALIZADO EM JULHO/2023

Está vindo para Campinas e não sabe onde se hospedar? O post de hoje é para você!

Veja como se locomover dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos até o centro de Campinas!

Campinas não é uma cidade pequena e o trânsito já está bem complicado em um horário de rush. Sugiro fortemente que você escolha sua hospedagem para facilitar o transporte durante a sua estadia, por exemplo escolhendo se hospedar perto do local de interesse (a maioria dos visitantes de Campinas são viajantes de negócios - sugiro que você se hospede perto da empresa que irá visitar, do local da sua reunião, prova ou entrevista).


Onde se hospedar em Campinas-SP?
Catedral de Campinas - a foto é de 2013, mas depois da reforma ela está amarela!





Outro motivo para pensar na localização quando for se hospedar em Campinas é que o táxi é muito caro na cidade! Se preferir alugar carro, confira se o hotel cobra por estacionamento. Ou você pode se virar para a maioria dos lugares na cidade com Uber. Transporte público em Campinas é caótico e se você está passeando por aqui, não recomendo.


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como é se hospedar no Aki Hostel, em São Paulo (Paraíso)?

Estive em São Paulo em setembro/2015 para mais uma feira sobre viagem e turismo e como ficaria 3 dias na cidade, garanti minha cama no Hacker Hostel (também chamado SP Party Hostel - antigamente era o Aki Hostel) com um pessoal da  RBBV. Não sei quando o hostel abriu, mas parecia bem novo em 2015 - as camas, paredes, móveis da recepção, mesas do refeitório - tudo tem aparência de novo. O pessoal da recepção é legal (tive contato com uns 4 ou 5 funcionários). 


Aki Hostel - São Paulo
Esqueci de tirar foto da fachada!!! O hostel fica na casa branca do meio, com esse portão branco e preto. Printscreen do Google Street View.


Aki Hostel - São Paulo
Entrada/recepção do hostel. Na noite que cheguei, tinha bastante gente por ali, batendo papo, no computador, enfim, socializando com outros hóspedes ao invés de ficar dentro do quarto. Adoro puff, mas nem tive tempo de relaxar em um porque foi pouco tempo por lá!


terça-feira, 27 de outubro de 2015

O que ver e fazer em Beaufort (Carolina do Sul) - EUA?

Durante meu intercâmbio nos Estados Unidos, além de visitar as cidades mais famosas da região Charleston e Savannah (a seguir no blog), adorei também a menos famosa Beaufort, na Carolina do Sul! Beaufort também está na região conhecida como Lowcountry e não tem tantos atrativos para fazer você sair do Brasil e ir até lá, mas se já estiver na região, não custa nada conhecer. Você não se arrependerá! Não confunda essa cidade na Carolina do Sul com outra Beaufort na Carolina do Norte! Essa Beaufort que estou falando fica bem pertinho (menos de 1h) de Hilton Head Island e perto também de Savannah e Charleston e hoje conta com aproximadamente 12 mil habitantes.


Beaufort, Carolina do Sul, Estados Unidos
Impossível não se encantar pela cidade, cheia de ruazinhas assim! A spanish moss deixa o visual mais impactante! Veja mais fotos aqui.


Fundada em 1711 pelos britânicos, é a segunda cidade mais antiga da Carolina do Sul e tem a maior população Gullah, uma cultura conhecida por preservar a linguística africana e sua herança cultural mais do que qualquer outra comunidade de descendentes dos escravos africanos nos Estados Unidos. Em novembro de 1860 foi invadida pelos yankees durante a Guerra de Secessão, que procuravam um porto no sul do país e estabeleceram ali hospital, escritórios e residências e por isso a cidade foi poupada na guerra enquanto outras regiões do sul sofreram. Depois da guerra, a cidade dependeu da mineração de fosfato por muito tempo até ser duramente atingida por um furacão em 1863. Só voltou a se recuperar na segunda metade do século XX. Foi considerada uma das melhores cidades artísticas americanas e conta com aproximadamente 20 galerias de arte.


Beaufort, Carolina do Sul, Estados Unidos


Sobre o distrito histórico de Beaufort, leia na wikipedia (em inglês).


domingo, 25 de outubro de 2015

Charleston - uma das cidades mais lindas e cheias de história dos Estados Unidos!

Durante o meu intercâmbio nos Estados Unidos, fui passar alguns dias em Charleston na Carolina do Sul, mas sempre no esquema bate-volta. Fundada em 1670 como Charles Town (homenagem ao rei Charles II da Inglaterra), a cidade adotou o seu nome atual em 1783. No período entre a Guerra de Independência americana e a Guerra de Secessão (conhecido como período Antebellum), Charleston prosperou principalmente devido ao plantio e comércio do algodão nas fazendas (plantations) da região.

Você sabia que foi em Charleston que começou a Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão, aquela do Norte contra o Sul no século XIX, que definiu a história dos EUA (e do mundo)???


casas antebellum em Charleston, Carolina do Sul
A foto acima e a próxima foram escaneadas do livro "Historic Homes, Charleston, South Carolina"


casas antebellum em Charleston, Carolina do Sul
Como não amar uma cidade cheia de casas assim???


No censo de 1840, era um das 10 maiores cidades nos Estados Unidos. Em 2015, tem uma população estimada de 152 mil habitantes. Já foi reconhecida diversas vezes como a cidade mais bem-educada/mais amigável/mais receptiva dos Estados Unidos. Neste post não faltam indicações de lugares lindos para conhecer e que vão deixar os amantes de História loucos. Com certeza a cidade tem muita coisa para fazer que não dá tempo em um bate-volta, então fiquem mais tempo por lá!

Abaixo, mapinha das atrações da cidade. No post, elas não estão em nenhuma ordem específica, mas no mapa as menos interessantes (do meu ponto de vista) estão em amarelo ou vermelho.