Por toda a longa relação da Itália com a Igreja Católica ao longo dos séculos, não é de se espantar a quantidade de igrejas por todo o país e em especial na capital Roma seja espantosa. Tem igreja de todos os estilos e tamanho e seria um desperdício você viajar para a cidade eterna e não visitar algumas delas, ainda mais considerando o poder e dinheiro da instituição e as riquezas de suas construções. Muito além de religião, igrejas são historicamente e arquitetonicamente significantes, além de conterem dezenas de obras de arte então eu costumo sempre visitar as mais importantes de todas as cidades por onde passo.
No post de hoje, trago uma lista das igrejas mais visitadas da Itália - a 14a é surpreendente!!! É uma das poucas deste post que ainda não conheci em 2 viagens pelo país. Encontrei essa lista das igrejas italianas mais visitadas na wikipedia, com dados de 2022. Já escrevi sobre 13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - metade delas estão nessa lista!
01) Basílica de São Pedro (Vaticano)
O mais importante santuário católico do mundo, a Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos focos de qualquer turista em Roma. A catedral atual é do século XVI e o domo com mais de 136m de altura e 42m de diâmetro foi criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo. Uma escadaria de 537 degraus leva até o alto do domo.
O baldaquino de 1624 encomendado por Urbano VIII é um extravagante dossel em estilo barroco feito por Bernini e está exatamente em cima do túmulo de São Pedro. Logo na entrada à direita está a escultura Pietà de Michelangelo (1499). Desde 1972 ela está coberta por um vidro por conta de um atentado. A fachada é de 1614 e a Porta Sagrada é utilizada somente pelo papa. Na cripta estão enterrados diversos papas, mas não é ali que está o túmulo do primeiro deles, São Pedro.
Na frente da igreja está a monumental Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). A colunata de Bernini em formato semi-elíptico é impressionante mesmo! Ela é adornada por diversas esculturas. O obelisco central veio de Alexandria (Egito) e tem uma fonte de casa lado. Chegando pela Via della Conciliazone dá para sentir a imponência do conjunto. A praça é palco de diversos eventos, inclusive as famosas missas onde muitos vão para ver o Papa atual.
![]() |
No centro, os guardas suíços que fazem a guarda do Vaticano, com a roupa típica engraçada |
Veja aqui todos os posts sobre o Vaticano e aqui todos os posts sobre a Itália no blog!