terça-feira, 19 de outubro de 2021

Cultura pernambucana em Recife e Olinda - Guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil"

Lembram do guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil" que 70 produtores de conteúdo sobre viagem (eu inclusive) produziram em conjunto no ano passado para arrecadar doações para comunidades do turismo ao redor do Brasil sofrendo com os efeitos da pandemia? Ele não está mais a venda, mas enviei na newsletter do blog um tempo atrás e hoje publico aqui para todo mundo ler um dos meus 3 textos para o guia afetivo - o meu texto preferido e que não está publicado em nenhum outro lugar! Não pretendo publicar os outros 2 textos - quem ajudou a campanha que fizemos leu; quem não ajudou, não leu...

Carnaval 2019 em Olinda
Carnaval 2019 em Olinda


casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019
Casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019


Clique aqui para a playlist "Pernambuco falando para o mundo" e aqui para a minha playlist para lembrar dessa viagem!


Leia aqui todos os posts sobre Pernambuco no blog!


domingo, 17 de outubro de 2021

10 motivos para visitar Gramado!

Gramado (RS) é um dos destinos queridinhos dos brasileiros para o turismo nacional. A cidade (e as cidades vizinhas) tem dezenas de atrações divertidas e diferentes para turistas de todos os gostos e idades. Já faz décadas que aparece no topo da lista de desejo de viagens no país e os órgãos e empresas de turismo locais investem pesadamente para promover a região, com novas atrações e eventos o tempo todo. No post de hoje, explico 10 motivos para você visitar Gramado logo!


10 motivos para visitar Gramado
Réplica do portal da cidade em chocolate! Falo sobre o local onde está esse mini portal abaixo.


1) Curtir o clima frio de Gramado na maior parte do ano


Não é à toa que comer fondue é super popular em Gramado! A cidade é conhecida nacionalmente por ser um destino ideal para o inverno e o clima frio influencia no tipo de atração e tipo de comida que são muito buscados por lá. Além de se localizar bem ao sul do Brasil, o município está a 830m acima do nível do mar, colaborando para o friozinho. Conheci a cidade em um mês de outubro e apesar de já estar bem quente do Sudeste para cima nessa época do ano, em Gramado eu usei bota por fora da calça jeans, camiseta de manga longa, malha de lã e casaco todos os dias. Uma bela oportunidade para tirar do armário e desfilar os casacos que são pouco usados no resto do ano na maior parte do país! É imprescindível conferir a previsão do tempo antes da sua viagem - existem picos de calor no verão também.





sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"

Com tudo que temos passado nos últimos anos (pandemia e além da pandemia), achei necessário escrever um manifesto para posicionar que tipo de dicas de viagem damos por aqui. Escrevi este manifesto abaixo algum tempo atrás, enviei para os leitores da newsletter do blog, que puderam palpitar (obrigada seus lindos!), e hoje compartilho aqui os nossos valores.


 Manifesto do "Tá indo pra onde?"


Aqui defendemos e acreditamos em:


  • valorização do patrimônio;

  • valorização da arte e da cultura;

  • importância de conhecer a História para não repetir os erros do passado;

  • turismo sustentável e responsável;

  • mais experiência e menos consumismo;

  • preservação do meio-ambiente;

  • importância da educação e da leitura;

  • cidades para pessoas e cidades caminháveis;

  • Direitos Humanos;

  • princípios científicos e ciência;

  • empoderamento feminino e feminismo;

  • estado laico;

  • democracia;

  • diversidade;

  • encantamento pelas culturas diferentes;

  • o conteúdo é mais importante do que a aparência;

  • ética;

  • cooperação e trabalho em equipe;

  • o direito de um indivíduo termina onde começa o direito do outro.




Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"

Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"

Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"




Incentivamos:



  • criatividade;

  • curiosidade;

  • qualidade e não quantidade;

  • busca pelo conhecimento;

  • viver em benefício do coletivo.



Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"






O manifesto não é só sobre quem escreve, mas também sobre quem segue, quem lê, quem apoia. E por isso o manifesto está no plural, mesmo sendo só uma blogueira escrevendo (e fazendo tudo) no “Tá indo pra onde?”, pelo menos por enquanto (exceto o logo, criado pelas meninas do @marolacomcarambola anos atrás).


Hoje em dia, cada vez mais vejo a importância em seguir, apoiar e comprar de pessoas e empresas com os mesmos valores que eu, então um dos intuitos deste manifesto é deixar claro no que acreditamos, defendemos e buscamos.


Todo mundo erra, todo mundo muda e esse blog já tem mais de 8 anos - são mais de 800 posts publicados desde junho/2013. Eu aprendi muito de lá para cá sobre diversos assuntos, mas já acredito neste manifesto desde que me conheço por gente. Foram mais de 20 anos sendo voluntária em uma ONG de Educação pela Paz, tendo como princípios os Direitos Humanos, o Desenvolvimento Sustentável, a Diversidade e a Resolução Pacífica de Conflitos. Porém, somente em 2021 consegui conectar algumas das coisas acima. Então se você encontrar alguma opinião/trecho do blog/indicação que ache que não combine com o manifesto, por favor me avise por aqui (pode ser pelas redes sociais também), que vai facilitar a revisão. Obrigada!


Tem um monte de palavras bonitas que a maioria das pessoas da Terra também diz que acredita, mas em 2021 e nos últimos anos no Brasil e ainda mais durante a pandemia, a maior parte da população já mostrou que não faz o que prega/não cumpre o que promete - este também é um manifesto contra a hipocrisia de quem diz uma coisa, mas faz outra.





Se você se identificou com o manifesto acima, sinta-se bem-vindo por aqui e acompanhe o “Tá indo pra onde?” da maneira que preferir - favoritando o blog no seu navegador e entrando de tempos em tempos para ler os posts novos, assinando a newsletter (no máximo quinzenal na sua caixa de e-mail), consultando aqui quando estiver planejando uma viagem, por alguma das redes sociais onde estamos presentes: pinterest, instagram, facebook ou colocando o seu e-mail da caixinha aqui do lado direito para receber todos os posts na sua caixa de entrada!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?

Algumas pessoas tem horror a esse tipo de ônibus, outras acham super prático. Barcelona é uma cidade bem grande e com um ótimo sistema de transporte público. Além disso, caminhar alguns trechos deixa a viagem mais charmosa (e em algumas ruazinhas nem é permitido o trânsito de carros mesmo). Mas em alguns casos como pessoas com locomoção reduzida, idosos e outros, utilizar o ônibus hop on/hop off pode ser uma mão na roda.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na Rambla de Catalunya em frente à Casa Batló



Em 2016, passei uma semana em Barcelona, além de algumas noites em Valência e alguns passeios de um dia para Tarragona, Girona e Montserrat, mas tinha um cartão de jornalista para conhecer as atrações turísticas da cidade. Decidi usar o  ônibus hop on/hop off em um dia que faria sentido - quando visitaria o Park Güell (tô devendo o post) logo cedo e depois seguiria para o Camp Nou, o estádio do Barça (fiz o tour pelo estádio e visitei o museu do FC Barcelona, mas outro dia voltei tranquilamente de metrô para assistir uma partida da Champions League). Continuei o passeio para ver como seria e acabei descobrindo até um mirante que não estava esperando. Depois acabei utilizando o ônibus também em uma manhã chuvosa. Os ônibus dessa empresa agora são pintados como o modelo abaixo - cuidado porque são 2 empresas diferentes com o mesmo tipo de ônibus em Barcelona, mas esse aqui é o oficial da cidade.







segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Onde ficar em Toronto? Como funciona o transporte público na cidade?

Na minha viagem pelo Canadá em 2018, comprei passagens em promoção ida e volta de Toronto então tivemos que fazer um roteiro circular de 18 dias. Ficamos alguns dias na cidade logo na chegada, saímos de trem para conhecer Ottawa, Quebec, Montreal e Kingston e voltamos para mais alguns dias em Toronto antes do retorno ao Brasil. Por questões de preço, escolhemos 2 hotéis diferentes e conto no post de hoje as nossas impressões sobre eles e sobre as regiões onde um turista deve se hospedar em Toronto.


Onde ficar em Toronto? Como funciona o transporte público na cidade?
Prefeitura de Toronto com o letreiro da cidade iluminado na Nathan Phillips Square



Também conto neste post como funciona o transporte público em Toronto, uma mão na roda para os turistas!




quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Onde comer e o que visitar em Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade com muitas opções para turismo ou gastronômicas então é bem fácil até se perder no meio de tanta opções. Neste post dou 3 dicas de onde comer e 3 dicas do que visitar em BH que conheci na minha última visita em 2018, além das outras dicas diversas sobre a capital mineira que já estão aqui no blog de uma dezena de outras visitas ao longo dos anos. Mesmo com muitas viagens a Belo Horizonte, nunca consigo esgotar os lugares que quero conhecer! Infelizmente não anotei quanto gastei, mas não foi nenhum absurdo.

The House Food & Fun


Quando fiquei sabendo que tinha um sofá de Friends em BH, tinha certeza que tinha que conhecer esse lugar. Gostei bastante da decoração toda do local (inspirada em diversos filmes e séries que amo/amava como How I Met Your Mother, De Voltar para o Futuro, Harry Potter e muitos outros), que tem um estilo de comida e bebidas parecido com o do Outback. Era perto do hotel onde estava hospedada e fui a pé, mas na volta já não era tão cedo e voltei de Uber.


Onde comer em Belo Horizonte - The House Food & Fun



Veja aqui todas as dicas sobre Belo Horizonte no blog!


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation (Friedrichshain, Kreuzberg e Schöneberg)

Uma das coisas que eu mais gostei de voltar a Berlim depois de 5 anos (2019) é que hoje gosto ainda mais de arte de rua, grafites e afins e dessa vez, pude conhecer ainda mais esse lado da cidade. Acho que só comecei a gostar disso quando estive lá pela primeira vez em 2014. Na minha última viagem, fiz um walking tour pago sobre street art, que durou quase uma tarde inteira e valeu a pena demais!


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Alguns murais destaques do tour


O guia do walking tour era um artista urbano e o grupo em um dia de semana em junho era pequeno - eu e mais 3 mulheres viajando sozinhas interessadas no assunto. Dava para perguntar qualquer coisa e levar o tempo necessário para tirar fotos, pois não havia aquela pressa, comum em diversos outros tours. O tour da Alternative Berlin custou 14 euros (em 2019) e o ponto de encontro foi um supermercado nas cercanias da estação Warschauer Straße - você pode aproveitar e já comprar uma bebida se estiver um calor do cão como no meu caso. É necessário ter um ticket de metrô, pois em determinado momento mudamos para outro bairro de metrô e como naquela região, ele não é subterrâneo, o tour continua mesmo dentro do trem, pela janelinha!


Tour de Street Art em Berlim e Urban Nation
Vários prédios interessantes




Veja aqui todas as dicas sobre Berlim no blog!



sábado, 25 de setembro de 2021

As igrejas mais lindas de Barcelona!

Quando se fala em igreja em Barcelona, todo mundo já pensa logo na mais icônica delas, a Sagrada Família de Gaudí, ainda em construção por sinal. Mas só quando estava pesquisando para viajar para lá em 2016 que gravei a informação que esta não é a catedral de Barcelona e só estando na cidade que conheci também outras igrejas maravilhosas nos meus passeios pelo bairro Gótico e El Born. Escrevi este post para falar sobre a Sagrada Família, mas também sobre outras 3 igrejas incríveis da cidade, que ficam bem localizadas então todos os turistas já vão passar ali na frente delas de qualquer jeito. Uma delas inspirou um livro de ficção incrível, que virou série sobre a Barcelona medieval e deve ser parada obrigatória para qualquer fã de "La Catedral del Mar" em Barcelona!


As igrejas mais lindas de Barcelona!
E aí, consegue identificar as quatro igrejas acima?



As 4 igrejas do post de hoje não são as únicas da cidade, mas foram as que eu achei mais bonitas e significativas na minha viagem por Barcelona e Valência em 2016. Leia aqui sobre outras 2 igrejas menos conhecidas no bairro Gótico.


domingo, 19 de setembro de 2021

[Viajando na História] O mês de Fevereiro na História

Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e  mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Fevereiro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.


[Viajando na História] O mês de Fevereiro na História - Incêndio no Parlamento alemão em Berlim
Bombeiros tentando apagar o fogo no Reichtag em Berlim em 1933 - foto de domínio público


Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".



[Viajando na História] O mês de Fevereiro na História - Nascimento de Enzo Ferrari, o fundador da Ferrari
Zwinger em Dresden destruído após a Segunda Guerra Mundial - Foto: Deutsche Fotothek



Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em fevereiro, falamos de Segunda Guerra Mundial, frevo, Mandela, Ferrari, invenção da imprensa, Copérnico e mais!

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

O que ver e fazer em Stuttgart? As principais dicas de turismo na cidade

Terra dos automóveis, Stuttgart nem sempre está incluída no roteiro de viagem dos turistas visitando a Alemanha. Mas a sexta maior cidade alemã tem algumas atrações que interessam principalmente quem curte carros e velocidade, além de ser cercada por vinhedos e estar em uma boa localização, podendo servir de base para diversos passeios pela região.


O que ver e fazer em Stuttgart? Stadtbibliotek
Uma das bibliotecas mais lindas e instagramáveis do mundo fica em Stuttgart!


Foi o que eu fiz - queria conhecer a cidade pela fama, mas não ligo para automóveis, então usei Stuttgart de base para conhecer outras cidades e atrações próximas, como abadias e castelos. A cidade é bem espalhada e ter um carro alugado ajuda bastante, mas é possível também fazer tudo de transporte público como eu fiz (e para as atrações no centro um carro atrapalharia de qualquer jeito). Fiquei uma semana na capital de Baden-Württemberg, me hospedei em 3 lugares diferentes para testar diversos bairros, comi comidas típicas e curti muito aquela semana de calor infernal! O post de hoje tem as principais dicas de turismo em Stuttgart - museus, palácios, vistas panorâmicas, praças, rua de compras e muito mais!


O que ver e fazer em Stuttgart? Schlossplatz
Schlossplatz


Leia aqui todos os posts no blog sobre Stuttgart e aqui todos sobre a Alemanha! Stuttgart é também uma ótima opção de parada entre Frankfurt e Munique!


terça-feira, 31 de agosto de 2021

Vistas panorâmicas de Munique - vários lugares para ver a cidade do alto!

Ver uma cidade do alto sempre é bonito e surpreendente e durante as minhas 3 visitas à capital da Baviera, já testei várias vistas diferentes de Munique - conto tudo no post de hoje. Tem igrejas, prefeitura, café, rooftop bar de hotel, livraria e mais! Para os horários, preços atualizados, como chegar, etc, clique no nome da atração para ser direcionado para o site oficial ou redes sociais. No final do post, tem todos os lugares marcadinhos em um super mapa para facilitar o seu roteiro!

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Roteiro pelo Rio Mosel (Alemanha) com vinícolas

Ano passado fui indicada lá no Instagram do blog Matraqueando para dar dicas sobre turismo na região do rio Mosel (ou Mosela) na Alemanha, mas é uma região que explorei pouco. Mesmo assim, o pouco que sei somando com o conhecimento dos meus pais que fizeram alguns roteiros de vinícolas na região alguns anos atrás, passei algumas dicas pra ela e repito neste post.


Esquina alemã em Koblenz - Deutsches Eck - Roteiro pelo Rio Mosel (Alemanha) com vinícolas
"Esquina alemã" em Koblenz - Deutsches Eck  - encontro dos rios Mosel e Reno



O rio Mosel nasce na França, passa por Luxemburgo e se junta ao rio Reno na Alemanha, na cidade de Koblenz (formando a Deutsches Eck ou "esquina alemã"). São 545 km de extensão e é o principal afluente do rio Reno. As principais cidades na parte alemã são Trier no começo, a cidade mais antiga da Alemanha cheia de ruínas e construções romanas e patrimônio da UNESCO (passei um fim de semana lá, gostei demais e voltaria porque não vi tudo) e na outra ponta, Koblenz (onde passei uma tarde - subi na fortaleza do outro lado do rio - tem teleférico para atravessar - com a melhor vista da "esquina alemã" e fiz um passeio rápido pelo centro e pela orla do Reno).



Roteiro pelo Rio Mosel (Alemanha) com vinícolas - mapa
Mapa do rio Mosel e seus principais pontos turísticos





terça-feira, 17 de agosto de 2021

Um dia em Montjüic e região da Plaça d´Espanya (Barcelona)

Em uma colina a sudoeste da cidade com vistas incríveis do centro de Barcelona, estão alguns dos melhores museus e mirantes da cidade, jardins lindos e as principais estruturas dos Jogos Olímpicos de 1992. Essa região é chamada de Montjuïc. Eu passei um dia inteiro lá, voltei depois para ver mais algumas coisinhas que não tinha dado tempo e aconselho que você também passe no mínimo um dia inteiro por ali porque é muita coisa para conhecer mesmo! Claro que tem mapinha no final do post com tudo que falo no post de hoje. As atrações não estão em ordem nenhuma e lá no final também explico qual foi o meu roteiro (e qual é a melhor opção de roteiro para ficar menos cansativo!).



MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha e Barcelona vista da frente do museu
MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha e Barcelona vista da frente do museu



O nome Montjuïc significaria "montanha dos judeus" devido a um antigo cemitério no local ou à uma frase latina, Mons Jovicus e chega a uma altura de 184,80m. A montanha fornecia comida para os cidadãos da Ciutat Vella de Barcelona ali ao lado e também era espaço para criar animais. Foi parcialmente aberto para receber a Exposição Universal de 1929, que nos deixou diversos legados até hoje, quase 100 anos depois.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)

Eu sempre fui uma leitora ávida e definitivamente a pandemia e a quarentena me fizeram aumentar o meu ritmo de leitura. Entre os mais de 50 livros lidos em 2020 e os mais de 20 livros na primeira metade de 2021, separei 13 deles que tem alguma relação com viagens/História ou algum destino que já visitei ou que quero visitar em breve.


Leituras sobre viagem durante a pandemia (para viajar de casa)
Nada como passar uma tarde frio de domingo debaixo das cobertas lendo! Foto com licença de reprodução Pixabay



Mas não resisti e no final, incluí também 5 livros que li no ano anterior à pandemia, que tem relação com destino turísticos e não tinha recomendado aqui no blog ainda (somente no instagram do blog)! Em 2020, já rolou post com dicas de livros sobre Berlim (minha cidade queridinha), muitos deles que li já durante a quarentena também, então não estarão na lista de hoje. Deixo abaixo também um vídeo da melhor booktuber brasileira com dicas para ler mais, o que pode ser útil para muita gente!






terça-feira, 10 de agosto de 2021

[Viajando na História] O mês de Janeiro na História

Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e  mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Janeiro ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.


Alhambra, Granada, Espanha
Pátio dos Leões no interior da Alhambra, Granada (Espanha)



Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".


Nascimento de Mozart, em Salzburg
Estátua de Mozart em uma praça de Salzburg


Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em janeiro, falamos de Nova York, Granada, Londres, Auschwitz, Romeu e Julieta, Mozart e das Cataratas do Iguaçú!

domingo, 8 de agosto de 2021

Berlim: Humboldt Forum, novos museus, exposições e outras novidades de 2019, 2020 e 2021

Com mais de 100 posts aqui no Berlim está bem óbvio que não faltam coisas para ver e fazer na capital alemã. Complicando ainda mais a vida dos turistas e entusiastas da cultura, a cidade está sempre se reinventando e reformando ou inaugurando novos centros culturais. Estudei por 2 meses em Berlim em 2014 e depois voltei por mais 10 dias em 2019 e mesmo com programação intensa, nunca dou conta de conhecer vários lugares que queria muito. Costumo escrever aqui no blog somente sobre lugares que efetivamente visitei, mas abro exceção para Berlim ocasionalmente para deixar as informações aqui no blog mais completas sobre a minha cidade preferida!

Novidades em Berlim em 2017 (alguns destes eu consegui visitar em 2019)

Dessa vez, resumi neste post algumas novidades de 2019, 2020 e 2021 e também mudanças no transporte público da cidade. Ah, outra notícia importante para os turistas: desde o meio de 2021, a maioria dos museus têm entrada grátis no primeiro domingo de cada mês!


Humboldt Forum Berlim
Humboldt Forum Berlim, aberto ao público em 2021 - SHF / GIULIANI | VON GIESE


 Humboldt Forum Berlim
Humboldt Forum Berlim, aberto ao público em 2021 - Stiftung Humboldt Forum im Berliner Schloss / Photo: GUILIANI I VON GIESE