domingo, 31 de outubro de 2021

Uma das melhores praias do mundo fica em Fernando de Noronha!

Fernando de Noronha é um arquipélago com 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica no Oceano Atlântico a 524 km de Recife e pertence à Pernambuco, apesar de estar mais próximo a Natal. A ilha principal tem 17m2 e o maior núcleo urbano é a Vila dos Remédios. Noronha é administrada pelo ICMBio. Foi avistada pela primeira vez entre 1500 e 1502 (provavelmente por Fernão de Loronha) e foi descrita pela primeira vez por Américo Vespúcio em outra expedição entre 1503 e 1504. O arquipélago sofreu  invasões de inglesesfranceses e holandeses entre os séculos XVI e XVIII.


Uma das melhores praias do mundo fica em Fernando de Noronha!!
Morro do Mirante Dois Irmãos - Foto: Bruno Lima/MTur - domínio público


Uma das melhores praias do mundo fica em Fernando de Noronha!
Morro do Pico - Foto: Bruno Lima/MTur - domínio público


Desde 1988, é um Parque Nacional (ingresso para 10 dias por R$ 126,00 para brasileiros - outubro/2021). com mais de 11 mil hectares com tem diversas espécies endêmicas. É ponto de concentração de golfinhos rotadores e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001.





sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Ilhas da Laguna de Veneza: Burano

Conhecida por suas casas coloridas à beira dos canais, Burano também é marcada pela torre inclinada de sua igreja. É formada por um conjunto de ilhotas (conectadas por pontes) na Laguna de Veneza e não é tão visitada pelos turistas como sua vizinha mais famosa, Murano,  mas eu gostei muito mais dessa aqui. São cerca de 3 mil habitantes hoje em dia na localidade.


Ilhas da Laguna de Veneza: Burano

Ilhas da Laguna de Veneza: Burano


Os primeiro habitantes de Burano foram provavelmente os romanos, mas só no século VI que Burano recebe o seu nome atual - era então habitada por pessoas originárias de Altino (no continente), que teriam dado o nome de uma das portas da cidade. Existe outra versão para a origem do nome - ele viria do sobrenome da primeira família que ali se estabeleceu (Buriana) ou ainda teria sido dado por residentes vindo de outra ilha próxima, Buranello.

Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Conhecendo Bonito (MS) e aprendendo sobre turismo sustentável e responsável

Bonito (MS) já foi eleito o melhor destino de ecoturismo no Brasil simplesmente 16 vezes até antes da pandemia! E em 2013, recebeu o prêmio internacional de melhor destino de turismo responsável do mundo na WTM de Londres, uma das maiores e mais importantes feiras de turismo!



Bonito (MS) - turismo sustentável e responsável - Nascente Azul
Nascente Azul - Foto: Flávio Andrade - MTur - domínio público


Bonito (MS) - turismo sustentável e responsável - Cachoeira Rio da Prata
Cachoeira Rio da Prata - Foto: Flávio Andrade - MTur - domínio público




Eu passei um feriado em Bonito muitos anos atrás e até hoje está entre os lugares mais maravilhosos que já fui! O destino é cheio de atrações de natureza como grutas, cachoeiras, rios de água cristalina, trilhas, balneários etc e fica no Parque Nacional da Serra da Bodoquena na borda do Pantanal.


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Passeios e atrações incríveis em Natal (RN)!

No início de 2021, Natal foi apontado como o destino de maior procura entre os turistas brasileiros por uma pesquisa do Ministério do Turismo. No meio do ano, a capital do Rio Grande do Norte ficou em 8o lugar no ranking mundial do site TripAdvisor. Não é à toa, já que a cidade (e outros locais próximos) conta com algumas das melhores praias e passeios do país.


Passeios e atrações incríveis em Natal (RN)!
Morro do Careca e Ponta Negra, Natal - Foto: Alex Regis/MTur - domínio público


Passeios e atrações incríveis em Natal (RN)!
 Praia de Tabatinga, Natal - Foto: Alex Regis/MTur - domínio público



A maioria das atrações é ao ar livre, o que facilita menos aglomeração e traz mais segurança em tempos de COVID. Além é claro da receptividade nordestina, que sempre faz sucesso entre os turistas do Sul e do Sudeste.




sábado, 23 de outubro de 2021

Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello

Torcello (na Laguna de Veneza) foi estabelecida entre os século V e VI. A Catedral de Santa Maria dell´Assunta é a construção mais antiga da laguna, fundada em 639, e ela ainda preserva diversos mosaicos antigos. A igreja vizinha de Santa Fosca (construída nos séculos XI e XII) tem estilo bizantino em formato de cruz grega e é outra indicação da grandeza da ilha que chegou a ter 20 mil habitantes antes de ser ofuscada por Veneza. 


Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello
Catedral Santa Maria dell´Assunta e Igreja Santa Fosca em Torcello


Torcello foi o primeiro assentamento na laguna de Veneza, de pessoas fugindo dos ataques dos bárbaros no continente e se tornou um importante centro político e comercial. Ainda é possível observar diversos canais, mas a obstrução de vários deles e a malária precipitaram o declínio de Torcello. No século XV, ocorrem mudanças climáticas na região devido ao desvio do rio Sile, levando a doença para Torcello. Grande parte da população se mudou para Veneza.

A ilha é a mais calma e mais rural das 3 ilhas que os turistas mais visitam na região (as outras são Murano e Burano - posts em breve) e a tranquilidade é uma alívio das multidões de turistas em Veneza. Um dos principais canais vai do ponto do vaporetto até a basílica - não tem como se perder aqui. Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!





quinta-feira, 21 de outubro de 2021

5 motivos para viajar para Foz do Iguaçu!

Você sabia que aqui no Brasil temos 2 das Sete Maravilhas Naturais do Mundo? Pois é, a Floresta Amazônica (infelizmente cada vez mais em risco, mas esse assunto fica para outro post) e as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Só isso já seria motivo suficiente para qualquer viajante do mundo querer conhecer um pouquinho do sul do nosso país, mas tem outras coisas legais também em Foz, que colocam a cidade como um dos destinos mais queridos entre os viajantes aqui!


5 motivos para viajar para Foz do Iguaçu! Cataratas do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu - Zig Koch - MTur - domínio público



Eu estive em Foz do Iguaçu em 2003 (quase 20 anos atrás rs) e bastante coisa mudou na infraestrutura da cidade desde então, mas as cataratas sempre impressionaram e continuam impressionando o mundo todo! A minha primeira amiga alemã (amizade de mais de 20 anos) sempre quis conhecer as Cataratas por influência de seus avós, que passaram a lua de mel lá nos anos 1950!!! E foi justamente quando ela veio para o Brasil pela primeira vez que fiz a viagem que contei no link acima (não reparem no post antigão menos completo do que os posts mais atuais do blog).

No post de hoje, vou contar com mais detalhes porque todo mundo deveria viajar para Foz do Iguaçu pelo menos uma vez na vida!


motivos para viajar para Foz do Iguaçu!




terça-feira, 19 de outubro de 2021

Cultura pernambucana em Recife e Olinda - Guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil"

Lembram do guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil" que 70 produtores de conteúdo sobre viagem (eu inclusive) produziram em conjunto no ano passado para arrecadar doações para comunidades do turismo ao redor do Brasil sofrendo com os efeitos da pandemia? Ele não está mais a venda, mas enviei na newsletter do blog um tempo atrás e hoje publico aqui para todo mundo ler um dos meus 3 textos para o guia afetivo - o meu texto preferido e que não está publicado em nenhum outro lugar! Não pretendo publicar os outros 2 textos - quem ajudou a campanha que fizemos leu; quem não ajudou, não leu...

Carnaval 2019 em Olinda
Carnaval 2019 em Olinda


casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019
Casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019


Clique aqui para a playlist "Pernambuco falando para o mundo" e aqui para a minha playlist para lembrar dessa viagem!


Leia aqui todos os posts sobre Pernambuco no blog!


domingo, 17 de outubro de 2021

10 motivos para visitar Gramado!

Gramado (RS) é um dos destinos queridinhos dos brasileiros para o turismo nacional. A cidade (e as cidades vizinhas) tem dezenas de atrações divertidas e diferentes para turistas de todos os gostos e idades. Já faz décadas que aparece no topo da lista de desejo de viagens no país e os órgãos e empresas de turismo locais investem pesadamente para promover a região, com novas atrações e eventos o tempo todo. No post de hoje, explico 10 motivos para você visitar Gramado logo!


10 motivos para visitar Gramado
Réplica do portal da cidade em chocolate! Falo sobre o local onde está esse mini portal abaixo.


1) Curtir o clima frio de Gramado na maior parte do ano


Não é à toa que comer fondue é super popular em Gramado! A cidade é conhecida nacionalmente por ser um destino ideal para o inverno e o clima frio influencia no tipo de atração e tipo de comida que são muito buscados por lá. Além de se localizar bem ao sul do Brasil, o município está a 830m acima do nível do mar, colaborando para o friozinho. Conheci a cidade em um mês de outubro e apesar de já estar bem quente do Sudeste para cima nessa época do ano, em Gramado eu usei bota por fora da calça jeans, camiseta de manga longa, malha de lã e casaco todos os dias. Uma bela oportunidade para tirar do armário e desfilar os casacos que são pouco usados no resto do ano na maior parte do país! É imprescindível conferir a previsão do tempo antes da sua viagem - existem picos de calor no verão também.





sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"

Com tudo que temos passado nos últimos anos (pandemia e além da pandemia), achei necessário escrever um manifesto para posicionar que tipo de dicas de viagem damos por aqui. Escrevi este manifesto abaixo algum tempo atrás, enviei para os leitores da newsletter do blog, que puderam palpitar (obrigada seus lindos!), e hoje compartilho aqui os nossos valores.


 Manifesto do "Tá indo pra onde?"


Aqui defendemos e acreditamos em:


  • valorização do patrimônio;

  • valorização da arte e da cultura;

  • importância de conhecer a História para não repetir os erros do passado;

  • turismo sustentável e responsável;

  • mais experiência e menos consumismo;

  • preservação do meio-ambiente;

  • importância da educação e da leitura;

  • cidades para pessoas e cidades caminháveis;

  • Direitos Humanos;

  • princípios científicos e ciência;

  • empoderamento feminino e feminismo;

  • estado laico;

  • democracia;

  • diversidade;

  • encantamento pelas culturas diferentes;

  • o conteúdo é mais importante do que a aparência;

  • ética;

  • cooperação e trabalho em equipe;

  • o direito de um indivíduo termina onde começa o direito do outro.




Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"

Manifesto do blog "Tá indo pra onde?"


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?

Algumas pessoas tem horror a esse tipo de ônibus, outras acham super prático. Barcelona é uma cidade bem grande e com um ótimo sistema de transporte público. Além disso, caminhar alguns trechos deixa a viagem mais charmosa (e em algumas ruazinhas nem é permitido o trânsito de carros mesmo). Mas em alguns casos como pessoas com locomoção reduzida, idosos e outros, utilizar o ônibus hop on/hop off pode ser uma mão na roda.


Ônibus hop on/hop off em Barcelona vale a pena?
Ônibus na Rambla de Catalunya em frente à Casa Batló



Em 2016, passei uma semana em Barcelona, além de algumas noites em Valência e alguns passeios de um dia para Tarragona, Girona e Montserrat, mas tinha um cartão de jornalista para conhecer as atrações turísticas da cidade. Decidi usar o  ônibus hop on/hop off em um dia que faria sentido - quando visitaria o Park Güell (tô devendo o post) logo cedo e depois seguiria para o Camp Nou, o estádio do Barça (fiz o tour pelo estádio e visitei o museu do FC Barcelona, mas outro dia voltei tranquilamente de metrô para assistir uma partida da Champions League). Continuei o passeio para ver como seria e acabei descobrindo até um mirante que não estava esperando. Depois acabei utilizando o ônibus também em uma manhã chuvosa. Os ônibus dessa empresa agora são pintados como o modelo abaixo - cuidado porque são 2 empresas diferentes com o mesmo tipo de ônibus em Barcelona, mas esse aqui é o oficial da cidade.







segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Onde comer em Toronto? St. Lawrence Market, CN Tower e muitas outras dicas!

No post de hoje, muitas dicas de onde comer em Toronto (e o que comer também)! Na minha viagem para o Canadá em 2018, passei 4 noites na cidade no início da viagem e mais 3 noites ali ao final então tive tempo de experimentar muita coisa! De lá para cá, teve restaurante que fechou e eu também estava viajando com a família e não 100% no modo blogueira então acabei não anotando alguns locais onde comi no Canadá (alguns eu achei no google depois de um dia inteiro pesquisando agora em 2021 (!!), mas outros nem assim...).


Onde comer em Toronto?



As dicas dos restaurantes estão mais ou menos na ordem que comemos - do primeiro ao último dia. Clique no nome do restaurante para abrir o site oficial ou redes sociais para mais informações como horário de funcionamento, cardápio online, preços, outras unidades, endereço etc - o menu pode ter mudado bastante nesse tempo que se passou. Marquei todos eles em um mapa (lá no final do post), junto com os 2 hotéis onde ficamos e as top atrações.





Onde ficar em Toronto? Como funciona o transporte público na cidade?

Na minha viagem pelo Canadá em 2018, comprei passagens em promoção ida e volta de Toronto então tivemos que fazer um roteiro circular de 18 dias. Ficamos alguns dias na cidade logo na chegada, saímos de trem para conhecer Ottawa, Quebec, Montreal e Kingston e voltamos para mais alguns dias em Toronto antes do retorno ao Brasil. Por questões de preço, escolhemos 2 hotéis diferentes e conto no post de hoje as nossas impressões sobre eles e sobre as regiões onde um turista deve se hospedar em Toronto.


Onde ficar em Toronto? Como funciona o transporte público na cidade?
Prefeitura de Toronto com o letreiro da cidade iluminado na Nathan Phillips Square



Também conto neste post como funciona o transporte público em Toronto, uma mão na roda para os turistas!