sábado, 28 de outubro de 2023

Dicas de turismo em Atibaia (SP) - o que ver e fazer em um final de semana

ATUALIZAÇÃO 31/01/2024

A Capital Nacional do Morango tem também o segundo melhor clima do mundo! Com pouco mais de 150 mil habitantes,  Atibaia é um dos doze municípios paulistas considerados estâncias climáticas no estado de São Paulo. O nome "Atibaia" vem do tupi, mas existem diversas versões sobre seu significado. O início do povoado se deu na época dos bandeirantes que a caminho de Minas Gerais, paravam na região. Um deles, Jerônimo de Carvalho, fundou uma fazenda de gado e inaugurou uma capela a São João Batista no dia 24 de junho de 1665, data da fundação da cidade. Em 2017, foi considerada a segunda cidade mais segura do Brasil de acordo com o Atlas da Violência, mas em 2023 ficou em 9o lugar (nada mal).


Dicas de turismo em Atibaia (SP) - o que ver e fazer em um final de semana







Mesmo morando tão perto de Atibaia (SP), até bem recentemente não tinha conhecido a cidade ainda. Quando pensamos em interior de São Paulo, Atibaia não é das cidades mais famosas para turistar, mas fiquei 3 dias lá em uma presstrip pelo SEBRAE SP e até faltou tempo! Se puder escolher a data de sua visita, dê preferência para algum final de semana de setembro, quando a cidade recebe a Festa das Flores e do Morango.



Leia aqui todos os posts no blog sobre o interior de São Paulo!


quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões

Hoje sem grande influência política na Alemanha, Colônia é a maior cidade do estado mais populoso do país - a Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é a rival Düsseldorf.  Era a capital da província romana Germânia Inferior. Sede do Arcebispado de Colônia, seu arcebispo era um dos 7 príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico. Impossível falar de Colônia sem falar de sua magnífica catedral (abaixo), cuja pedra fundamental foi colocada em 1248 e demorou mais de 600 anos para ficar pronta. A cidade foi bastante destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída e a maioria dos turistas costuma curtir bastante a cidade, apesar de não ser uma escolha tão óbvia de destino como Berlim ou Munique.


Catedral de Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões
Lateral da Catedral de Colônia - é quase impossível fazer ela caber em uma foto só rs


Quando passei um mês estudando em Frankfurt uns anos atrás, conheci Colônia, mas somente por um dia. Não curti tanto, mas não sei se foi pela cidade ou pelo curto tempo que passei ali. Quando voltar para essa região da Alemanha, pretendo me hospedar em Colônia por algumas noites.

Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Colônia mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Colônia, que você pode comprar online com antecedência.




terça-feira, 24 de outubro de 2023

Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais

O ABC Paulista é formado por 07 cidades, sendo Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul as 3 mais famosas e que compõe a sigla da região. As outras são Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Também conhecida como Grande ABC, essas cidades tradicionalmente industriais ficam no entorno de São Paulo, região que é chamada de Grande São Paulo, entre SP e o litoral paulista (Baixada Santista).

Turismo não é algo bastante lembrando quando se trata do ABC, mas tem alguns passeios interessantes para fazer por lá. Hoje vou falar de 3 possíveis passeios legais em Santo André e São Bernardo, mas sei que tem um borboletário em Diadema, restaurantes na beira da represa em São Bernardo e mais algumas opções.


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar
Demorei anos, mas finalmente conheci a estrada velha de Santos entre São Bernardo e Cubatão!


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais
São Paulo estaria para a esquerda do mapa e o litoral paulista para a direita mais ou menos. Mapa: Marcos Elias de Oliveira Júnior.



Veja aqui todas as dicas de São Paulo capital e do estado todo!


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Museu do Café - Santos (SP)

O Museu do Café em Santos fica no prédio da antiga Bolsa Oficial do Café e visa divulgar e preservar a história do café no Brasil e no mundo. O Brasil está entre os top países produtores, exportadores e consumidores de café do mundo e não teria um local melhor para abrigar este museu!

A produção e comércio do grão nos séculos anteriores trouxe grande riqueza para a cidade, onde fica o porto de onde saíam as sacas de café brasileiro para exportação. São objetos, vídeos, mapas, painéis, reproduções, fotos e documentos diversos retratando essa importante fase para a economia brasileira.

Depois de vários anos fechado, o prédio da antiga bolsa foi restaurado e reaberto como "Museu do Café" em 1998. Desde então eu sonho em conhecer esse lugar porque naquela época, já era "cafezeira" rs De lá pra cá, aprendi a beber café sem açúcar e também a apreciar café especial e o desejo de conhecer o museu só foi aumentando. Já publiquei aqui uma lista de top cafeterias em Campinas, com direito a continuação (porque nos últimos anos não param de abrir boas cafeterias na cidade). Tenho até uma pasta do pinterest sobre café especial e dicas de cafeterias pelo mundo.


Museu do Café - Santos (SP)


Museu do Café - Santos (SP)
Olha esse prédio maravilhoso!!!



A Bolsa sediava as negociações de café realizadas no estado de São Paulo. Até 1917, as relações comerciais de café aconteciam em outro prédio próximo, mas este ficou pequeno com o aumento das negociações. Aí então foi construído o prédio em questão, com mais de 200 portas e janelas, inaugurado em 1922, mostrando a opulência e força da elite cafeeira paulista. O edifício possui elementos arquitetônicos em homenagem ao café e é tombado pelo Iphan desde 2009 (primeiro edifício de estilo eclético a ser tombado por aqui).

O salão do pregão da primeira foto do post abriga 81 cadeiras mesas em imbuia sobre um estrado de jacarandá e era o salão mais importante para a economia brasileira no século XIX e início do XX. Ali eram negociadas a compra e venda do café brasileiro até a década de 50, quando a atividade foi transferida para São Paulo. Em 1986, o seu fechamento foi decretado pelo governador do estado e uma década depois, o prédio em decadência corria risco inclusive de desabamento. Logo em seguida, os trabalhos de restauro foram iniciados.





sábado, 21 de outubro de 2023

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica (de Palermo a Taormina)

A ilha italiana da Sicília conta com 7 Patrimônios Mundiais pela UNESCO, vinhos premiados, praias incríveis e hotéis de cinema (aqui foi filmada a 2a temporada de "The White Lotus" recentemente, além de outras produções, inclusive "O Poderoso Chefão") e tudo isso colocou a Sicília no topo da lista do The Daily Telegraph - ela foi eleita a melhor ilha do Mediterrâneo em 2023! A Sicília às vezes parece tipicamente italiana e às vezes, um país totalmente separado. Os preços ainda estão defasados em relação à Itália continental,  mas eu diria que a receptividade aos turistas e a simpatia das pessoas é maior. Tem História por todos os lados, já que por sua posição pode ser considerada o "umbigo do mundo" - muitas civilizações passaram por aqui e deixaram suas marcas.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo
A Porta Nova e a Catedral de Palermo







No final de 2022, ganhei 2 passagens aéreas para a Europa em um prêmio de Jornalismo (quem não leu o post com a notícia, clique no link anterior). Decidi viajar com meus pais e o inicio da viagem foi pela Sicília! Depois continuamos para Roma, Costa Amalfitana e mais alguns lugares da Itália e já eram destinos demais para pesquisar e planejar tudo então decidimos pegar uma excursão de uma semana para conhecer a icônica ilha mediterrânea. Não sou 100% a favor dessas excursões, mas reconheço que existem algumas vantagens, além das desvantagens e nesse caso, escolhemos um roteiro bastante focado nas atrações históricas e patrimônios da UNESCO sicilianos. Chegamos um dia antes do tour e ficamos um dia a mais no final e você pode ver todo o roteiro no mapa acima, Não é um roteiro tão fácil para fazer de transporte público, mas caso você queira alugar um carro dá para fazer por conta própria sim - a gente não queria. Ou você pode comprar aqui exatamente o mesmo pacote que eu fiz - com todas as hospedagens, muitas refeições, guia acompanhante por todo o período e ingressos de diversas atrações incluídos.



Caso prefira alugar um carro na sua viagem, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!









Abaixo, vocês podem ver um vídeo com o roteiro dessa parte da viagem, que vou explicar dia a dia neste post.




Veja aqui todas os posts sobre a Sicília no blog e aqui todos os posts sobre a Itália!