terça-feira, 26 de julho de 2022

10 mercados para conhecer pelo mundo!

Em 2017, fiz um post aqui no blog contando sobre os meus 10 mercados preferidos pelo mundo (clique para ler) - rolou Barcelona, Valência (2 vezes), Frankfurt, São Paulo, Cusco, Campinas, Belo Horizonte, Nova York e Cidade do Cabo. Este post de hoje é a continuação daquela lista com outros 10 mercados que conheci ou revisitei desde então! Eles não estão em nenhuma ordem específica, mas começo com o último que fui - o de Manaus! Tem mais indicação pelo Brasil, tem também Canadá, Alemanha e Polônia.


10 mercados para conhecer pelo mundo!




10 mercados para conhecer pelo mundo!



Clique nos links para obter o endereço exato de cada um dos mercados, horários de funcionamento e outras informações práticas. Veja aqui a primeira parte deste post - meus 10 mercados preferidos pelo mundo em 2017.


sexta-feira, 22 de julho de 2022

18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha

Todo mundo que vai viajar para a Alemanha pensa em visitar as cidades clássicas (e grandes) - Berlim, Munique, Colônia, Frankfurt, HamburgoStuttgart etc. E quando vão incluir mais alguns lugares, os mais famosos e mais frequentes nos roteiros são Heidelberg, Dresden, Potsdam, Rothenburg ob der Tauber (na Rota Romântica - ainda não conheço!), além dos castelos no sul da Baviera. São todos lugares incríveis, mas eu sugiro ir além do básico! Cidade charmosa é o que não falta na Alemanha e todas elas com fácil acesso estando de carro alugado ou de transporte público. Então no post de hoje, fiz uma listinha de cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha!


Tem opções em vários estados diferentes e como são cidades não tão grandes, dá para conhecer muitas delas em um esquema de bate-volta, sem precisar fazer mais um check-in/check-out. O post poderia ser muito maior, mas só vou falar de lugares que conheci em alguma das minhas viagens pela Alemanha - elas não estão em nenhuma ordem específica aqui e tem mapa lá no final do post! Deixei de fora vilarejos muuito pequenos ou "cidades de uma só atração" (como por exemplo Maubronn, que a única coisa interessante é o Mosteiro, mas que a cidade em si não "vale a pena" ou o Burg Hohenzollern, que fica completamente afastado da cidade mais próxima etc).




Calw (Baden-Württemberg)


Oficialmente Calw fica na Floresta Negra, mas eu acho que a cidade não tem tanto a cara de Floresta Negra do nosso imaginário. De qualquer jeito, a cidade natal do Nobel da literatura Hermann Hesse faz parte da Deustche FachwerkStraße (a "Rota do Enxaimel") e é ideal para quem ama as casinhas neste estilo arquitetônico (como as da foto abaixo). Veja aqui o post contando sobre o que eu fiz em uma tarde em Calw, saindo de Stuttgart.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Calw
fim de tarde na praça principal de Calw



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



quarta-feira, 20 de julho de 2022

Mercados e feirinhas em Berlim


Muita coisa fecha em Berlim aos domingos, mas um programa legal em temperaturas agradáveis são as feirinhas e mercados de segunda mão espalhados pela cidade. Além disso, assim como outras grandes cidades pelo mundo, mercados públicos tradicionais (de alimentos) em Berlim também fazem eventos gastronômicos muito frequentados pelos moradores e que fazem sucesso com turistas. Mesmo em outros dias da semana, principalmente aos sábados, também é possível fazer um passeio legal por mercados e feirinhas em diferentes bairros. Neste post, falo sobre alguns destes locais que visitei e outros que ainda não tive a oportunidade, mas estão na minha lista para quando voltar!


Mercados e feirinhas em Berlim
Berliner Dom e Ilha dos Museus vistas do Monbijou Park




Os flohmarkts ou "mercados de pulga" são bastante tradicionais na Alemanha, pois por lá existe uma cultura maior de reaproveitamento dos bens materiais e menos consumismo desenfreado.





quarta-feira, 6 de julho de 2022

Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados por conhecidos

Munique é uma das maiores cidades da Alemanha, uma das cidades mais caras e talvez a mais procurada por turistas no país então é bem importante se programar para essa viagem com antecedência para não dormir em uma região afastada e/ou pagando uma fortuna!


Onde ficar em Munique - várias dicas de hotéis e hostels testados
Odeonplatz, Feldherrnhalle e Theatinekirche amarela (e a Frauenkirche ali atrás) -  Foto Thomas Klinger


Como toda cidade europeia, o ideal é se hospedar no centro histórico (ou bem próximo a ele) e em cidades grandes, pertinho de alguma estação de metrô para facilitar sua estadia. Eu tenho uma grande amiga nativa da cidade e nas 3 vezes que estive ali, fiquei na casa dela em 2 lugares diferentes, mas no subúrbio da cidade. Em uma das vezes cheguei a reservar um hostel e um hotel porque ela talvez estivesse viajando quando eu chegasse, mas no final das contas cancelei minhas reservas. Mesmo assim, já indiquei hospedagem para um primo e conhecidos que se hospedaram e aprovaram as minhas escolhas então no post de hoje, indico em quais hotéis e hostels eu ficaria caso vá para Munique mais uma vez (com certeza ainda volto!) e minha amiga não esteja na cidade rs.




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na maior parte da Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280




Veja aqui todas as dicas sobre Munique no blog!