segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Biblioteca de Viagem - variados

Ao contrário de outros posts da série, os livros/guias de hoje são mais genéricos e menos focado em uma cidade ou país.

1.000 lugares para conhecer antes de morrer


Livro "1.000 lugares para conhecer antes de morrer"


domingo, 29 de dezembro de 2013

Chocolates e bebidas para comprar no aeroporto de Lima

Quando fui para a Ilha de Páscoa no começo de 2013, fiz conexão em Lima (aparentemente esse vôo não existe mais) e eu e minha mãe ficamos louca no aeroporto querendo comprar e experimentar várias coisas típicas. Não deixe de experimentar quando estiver por lá! E dá inclusive para trazer para casa!

1 - Inca Kola


A famosa bebida peruana com gosto de chiclete tutti-frutti (ou de Guaraná Jesus), com esse amarelo marca-texto (ou amarelo-detergente by Sílvia de Oliveira) não é nenhuma maravilha, mas mesmo assim estava louca para experimentar e a primeira coisa que fiz quando cheguei em Lima foi justamente comprar uma garrafinha. Não é aquela maravilha, mas já bebi muita coisa pior. Procurando na internet, só descobri este bar que venderia no Brasil, além do site Mercado Livre.

Inca Kola


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Artesanato em cortiça - a nova onda em Portugal

Quando fomos para Portugal em 2001, não vi nada de artesanato de cortiça, mas meus pais voltaram de lá agora em outubro/2013 impressionados porque estava cheio! E faz sentido, uma vez que o país é o maior produtor do mundo de rolhas e sempre sobra material que a crise econômica deve ter obrigado a população a aproveitar. Seguem abaixo várias coisas que você pode trazer de Portugal - são ótimas lembrancinhas e presentes!

Imãs de geladeira


Imã de geladeira de cortiça
Évora e Sintra

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Biblioteca de viagem - Dinamarca, Disney e Holanda

Fazia tempo que não escrevia um post desta série!

Dinarmarca - un reino


Livro "Dinamarca - un reino"

Livro "Dinamarca - un reino"

Esse me ajudou a escrever os posts sobre a Dinamarca, mas não é um guia. Tem fotos bonitas e conta bastante da história, mas não tem nada de informação prática e nem mapas. Perfeito para enfeitar a sua sala! Comprei lá mesmo e nem sei porque escolhi a versão em espanhol - acho que não tinha em português. Me ajudou bastante a escrever os posts sobre o país.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Descobrindo o ES - Pedra Azul

A Pedra Azul é o símbolo da região das Montanhas Capixabas, pena que paramos lá só para fotos e o tempo não estava colaborando 100%. A região toda parece uma mistura de Bragança Paulista/Socorro (os morros), Campos do Jordão (a vegetação) e também a Serra Gaúcha (descendentes de italianos e de alemães - vou falar mais sobre isso em outro post).

O Parque Estadual da Pedra Azul foi estabelecido em 1991 e a pedra tem esse nome porque dizem que ela muda de cor. Fica na cidade de Domingos Martins. Quando chegamos, o tempo estava fechado.


Pedra Azul - ES

domingo, 22 de dezembro de 2013

Coleções de Viagem - enfeites de Natal

Como já está todo mundo no clima de Natal, esse é o assunto de hoje. Não temos aqui em casa uma árvore cheia de enfeites dos lugares que passamos como a Adriana do Dri Everywhere, mas temos algumas coisas, que vocês podem ver abaixo.


enfeites de Natal comprados em viagem

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Viajante Secreto 2013 - o amigo secreto dos blogueiros de viagem

Há muitos anos acompanho vários blogs de viagem e sempre ficava com vontade de interagir. Esse ano finalmente resolvi fazer o meu blog e fiquei feliz de poder participar do "Viajante Secreto", o amigo secreto dos blogueiros. Fizemos o sorteio online entre os 78 participantes e deveríamos enviar um cartão postal de onde moramos (ou estivéssemos passando). 


Eu tirei o Luciano Gusmão do blog Viagem sem Frescura, com ênfase em viagens pelo Brasil (que infelizmente são a minoria no meu blog). Gosto bastante dos posts dele sobre Goiás, que é pouco explorado e está na minha bucket list do Brasil. Só tinha ouvido falar antes da cidade dele (Cristalina) porque por muita coincidência estudei na faculdade com uma menina de lá. Os posts sobre o Espírito Santo foram os únicos que tive tempo de ler antes de ir para o ES na viagem que comecei a contar ontem.

Esses são os postais que mandei: um de Campinas (mais especificamente da Unicamp), onde moro e outro de Vitória, porque tinha acabado de voltar de lá.





Quem me tirou foi o Jodrian do blog Aventura Mango! No começo fiquei em dúvida se ele tinha me tirado ou tinha enviado postais para todo mundo, como já fez uma vez! No blog dele tem bastante material sobre trekking, montanhismo e esses esportes que nunca me aventurei. Ele tem bastante material sobre acampamento na base do Everest, equipamentos para turismo de aventura, muitos posts sobre fotografia (que eu preciso ler!) e sobre o caminho português para Santiago de Compostela.


postal do Everest


Gostei do postal (essa é a visão que eles tinham a 5.550m durante o trekking ao acampamento-base do Everest). Deve ser mais lindo ao vivo, mas é muito provavelmente um lugar que nunca conhecerei - sei que não tenho a preparação física necessária para isso!

Adorei a brincadeira e ano que vem participo de novo! Se quiserem ver quem tirou quem, acompanhem #viajantesecreto nas redes sociais!

PS: se alguém de Campinas quiser comprar postais da cidade, as banquinhas do Largo do Rosário vendem! Aliás vendem também postais de São Paulo, Rio de Janeiro e se bobear, até de Brasília!



Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Descobrindo o ES - Arvorismo pela 2a vez (o dia que agradeci por ter feito balé!)

No meio de novembro, fui convidada pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo e pelo Sebrae/ES para uma presstrip de 4 dias pelo estado e começo hoje os meus posts dessa viagem, que infelizmente foi muito curta perto do que a região oferece.


arvorismo na Selva Sassiri

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Roteiro de Natal em Campinas-SP

Quer fazer um passeio diferente em Campinas, gastando o equivalente a um quilo de feijão, um quilo de arroz ou um litro de óleo? Ontem fiz um tour de ônibus pela iluminação natalina da cidade! Vim correndo contar aqui no blog porque ainda dá tempo de você fazer até dia 23/12!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Fugindo de restaurantes e bares abusivos em São Paulo e Buenos Aires

Ontem na minha ronda pelos blogs que sigo, achei um post diferente no "Aquí me Quedo". Criaram um grupo no Facebook chamado BoicoteaBA aberto a qualquer pessoa para "desrecomendarem" estabelecimentos em Buenos Aires! Alguns com serviço ruim, outros com preços abusivos e etc (e você ainda aproveita e treina o seu espanhol!). A seção "Comer como el culo" do blog Wasabi é citada no "Aquí me quedo" (posts em espanhol) como sendo outra fonte sobre onde não comer na capital portenha.

No post, citam também a página BoicotaSP, focada em mostrar os restaurantes, bares, padarias, etc de São Paulo que exploram os clientes. Não sabia dessa página, mas ela é super popular entre os meus amigos.

logo Boicota SP

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fundo do Baú - Buenos Aires básico com bate-volta a La Plata (1997)

Continuando a viagem que estava contando ontem: no quarto dia, seguimos para Buenos Aires e entre check-out, vôo e check-in, o dia foi perdido. Só vimos um show de tango, no Señor Tango e não tivemos tempo para mais nada. É o mesmo show que fui quando fiz o cruzeiro. Para falar a verdade não lembro muita coisa de nenhuma das vezes que fui ali, mas também não sou fã número um de tango.

Señor Tango

Señor Tango


domingo, 15 de dezembro de 2013

Fundo do Baú - Santiago básico e alguns bate-voltas (1997)

Em janeiro de 1997 estive pela primeira vez em Santiago, com meus pais e uma das minhas avós. Não era a primeira vez fora do país, mas preferimos comprar uma excursão afinal essa era a época das excursões baratésimas e nenhuma informação na internet. 

Dividimos a semana entre Santiago e Buenos Aires, assunto de outro post. No primeiro dia, fizemos o city tour básico passando pelo hipódromo e Cerro San Cristóbal (dentro do Parque Metropolitano) com a enorme imagem da Virgem Maria.


Hipódromo em Santiago

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Buenos Aires em família - as histórias de viagem e o que aprendemos com elas

Postei semana passada o roteiro da viagem de quatro dias em Buenos Aires com uma família de 18 pessoas, e fiz um guest post recentemente no blog da Cynara, o Cantinho de Ná, contando como foi a decisão de viajar em grupo, se deu certo ou não e outros detalhes. Contei alguns episódios super por cima, porque não eram problemas relacionamento do grupo e vou detalhar hoje, inclusive com as lições que aprendemos.


Ficar perdido em viagem nunca é legal
Se perder não é legal, imagem do Mundo Walmart

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pontos negativos e positivos em um cruzeiro

Já contei dos meus 2 cruzeiros aqui e aqui, mas faz tanto tempo e os navios evoluíram e cresceram tanto nos últimos anos que preciso fazer mais um! Agora quem sabe uma travessia para a Europa ou então até mesmo para a Patagônia, já que não sou tão chegada em praia. Deixei as observações sobre os cruzeiros em si para o post de hoje.


navio Rembrandt

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fundo do Baú - cruzeiro para Uruguai e Argentina (janeiro/1999)

Quem não fez um cruzeiro ainda não sabe o que está perdendo! Eu já fiz 2, mas faz tanto tempo que não vou nem falar do navio (que foi o mesmo e nem opera mais, o Rembrandt). Há 15 anos, o boom dos cruzeiros não tinha acontecido e só a Premier Cruises operava por aqui. Haviam basicamente 2 opções de roteiro: para o Nordeste (Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus e Salvador) ou para o Sul (Itajaí, Montevideo, Punta del Este e Buenos Aires), além de alguns poucos mini cruzeiros.

navio Rembrandt

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Você conhece o Projeto Tamar?

ATUALIZAÇÃO EM 04/05/2014

Nem sei como conheci o Projeto Tamar, mas sempre gostei da ideia de preservação das tartarugas. Elas são um dos poucos bichos que considero fofos. Copiando a página do Facebook deles, "A missão do Projeto Tamar é proteger o ciclo de vida das tartarugas em terra e no mar, promover a sobrevivência e a recuperação das populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, mantendo-as em níveis saudáveis e capazes de cumprir suas funções ecológicas". 

Logo Projeto Tamar

domingo, 8 de dezembro de 2013

Você quer ir para teatros e musicais em São Paulo sem stress? (dica saindo de Campinas)

Quem mora no interior do estado vira e mexe fica com vontade de ir para São Paulo assistir algum musical ou peça de teatro, mas também bate aquela preguiça de pegar estrada e voltar dirigindo tarde da noite. Algumas agências de viagem de Campinas oferecem a solução!

Cartaz "O Rei Leão"
O próximo que quero ver, imagem do site Bicho de Palco.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Campinas - SP

Moro em Campinas há mais de 25 anos, mas até hoje não conheci/encontrei muitas atrações turísticas interessantes. Prometi a mim mesma conhecer ou revisitar as (poucas) atrações da cidade, mas enquanto não faço isso, fiquem com algumas dicas na internet sobre s cidade.

Para ver fotos antigas e aprender sobre a história da cidade, sigo o faceook Campinas de Antigamente. Notícias sobre eventos na cidade são postados sempre no site http://www.campinas.com.br/ (e no facebook deles Campinas,com.br).

Campinas de Antigamente
foto do facebook

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Um feriado em família em Buenos Aires

No Carnaval de 2007, meus pais e alguns tios decidiram levar um tio deles para Buenos Aires porque ele sempre foi louco por tango mas nunca teve a oportunidade de ir. Fomos juntando familiares e quando vimos, o grupo tinha 18 pessoas, de 11 a 80 anos! Eram 6 idosos, meu primo e sua mulher recém-casados, 2 primas adolescentes, meus pais, 5 tios e eu com 20 e poucos anos. Fomos no feriado de Corpus Christi, em junho, portanto tínhamos um pouco menos de 4 dias bem frios para a capital portenha. Leiam mais sobre a viagem em grupo no meu guest post no blog Cantinho de Ná.

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros




Dia 1 - Chegamos cedo e fomos almoçar perto do hotel. Andamos pela região principalmente pela Calle Florida e Galerias Pacifico. Jantar em Puerto Madero, no restaurante La Caballeriza.

Plaza San Martín


Galerias Pacífico em Buenos Aires


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vídeos da troca da guarda em Londres

Já contei como foi assistir à troca da guarda em Londres, mas achei recentemente alguns vídeos no meu computador que nem lembrava! É muvucado sim, mas não é tão chato como dizem, se você conseguir chegar com antecedência para pegar um bom lugar.

A parte que eu mais gostei foi a chegada dos guardas e a bandinha tocando músicas atuais. Só coloquei aqui os 4 vídeos menos piores, acreditem tem alguns mais tremidos e desfocados do que os abaixo! Deem um desconto pela filmagem amadora e câmera de 2010!


Vídeo 1



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O que fazer no interior da Suécia no inverno?

Mais de 10 anos atrás, acompanhei um grupo de adolescentes brasileiros que faziam intercâmbio na Suécia, em uma cidade do interior chamada Jönköping. Fomos no inverno e passamos o Natal e o Ano Novo lá. Abaixo vou contar sobre algumas das atrações da região e também sobre algumas atividades comuns no final do ano.


bosques da região de Jönköping


A trilha sonora de hoje são as 2 bandas suecas mais famosas: ABBA e Roxette!







segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ilustrações de viagem lindas

Depois que fiz esse post com ilustrações que comparam 2 cidades, achei também outras ilustrações lindas no site IdeaFixa. As 3 ilustrações abaixo são do artista Eric Tan.


ilustração de Barcelona