quinta-feira, 6 de julho de 2023

Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?

O que o Japão, Washington, Nova York, Toronto, Alemanha (Berlim, Munique e Bonn) e Campos do Jordão têm em comum? Todos tem uma florada de cerejeira incríveis! Cada espécie de cerejeira tem um período diferente de florada, que também é influenciada pelo clima da região onde está localizada. De forma geral, a florada acontece entre o inverno e a primavera. No exterior, costumo ver as cerejeiras florindo nos perfis de muita gente que acompanho em todos os lugares citados acima e mais vários outros (impossível fazer uma lista completa), começando no final de março até meados de maio. Eu consegui pegar as cerejeiras no auge em Toronto perto do dia 10/maio em 2018, mas foi um florescimento um pouco mais tarde do que na maioria das vezes para a cidade.

São mais de 200 espécies de cerejeiras no Japão e somente algumas se adaptaram ao clima brasileiro (e em cidades mais frias) - por exemplo as espécies Hiroshima, Oshima e Yukiwari. Leia aqui sobre os tipos de cerejeiras - algumas são mais brancas, outras mais rosinhas etc. A tradição de contemplar as fores ganhou o nome de Hanami no Japão. E aqui no Brasil não é só em Campos do Jordão não que podemos achar essas flores lindas no inverno! No post de hoje, vou mostrar os principais lugares onde podemos curtir a florada das cerejeiras aqui mesmo no Brasil!

São mais de 4 mil cerejeiras no Bosque das Cerejeiras, dentro do Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo. Quando elas florescem - entre final de julho e início de agosto, acontece a Festa da Cerejeira do Parque do Carmo, que terá a 43a edição em 2023 (4,5,6,11,12,13 de agosto/2023).





No Parque Ibirapuera, próximo ao Pavilhão Japonês (inspirado no Palácio Katsura de Kyoto), também existem vários exemplares de cerejeiras.





Campos do Jordão - Parque das Cerejeiras (SP)



O Parque das Cerejeiras fica a cerca de 20 minutos de carro do bairro Capivari (o mais movimentado e interessante) em Campos do Jordão e as cerejeiras costumam florir em julho e agosto (e até comecinho de setembro na verdade). Eu ainda não consegui ver e as fotos abaixo são dos meus pais e tios. É possível visitar o parque em qualquer época do ano e para saber a data exata da floração, acompanhe as redes sociais porque tem pequenas diferenças de ano para ano (em geral na primeira quinzena agosto). Mas em algumas semanas deste período, acontece o Festival da Cerejeira, quando além das árvores floridas, você pode curtir diversas comidinhas, cerimônia do chá, artesanato e apresentações artísticas no parque. Quero muito voltar a Campos do Jordão nessa época! Esse tipo de cerejeira deste parque são somente ornamentais e não produzem a fruta cereja. Foram trazidas por imigrantes japoneses em 1936, sendo que a sakura é tradicionalíssima naquele país. O parque tem 2.500 metros quadrados e mais de 400 cerejeiras, além de pontes e jardins em estilo japonês. Em 2023, o festival acontece em 22, 23, 29 e 30/julho e 5, 6, 12 e 13/agosto/2023.


São Roque - Parque Bunkyo Kokushikan (SP)


Em 2023, sediará a 26o Festival das Cerejeiras Bunkyos em alguns finais de semana de julho (1, 2, 8 e 9/julho/2023), com cerca de 400 árvores e diversas atrações relacionadas à cultura japonesa. Já existe um projeto para chegar a mil árvores.




Garça - Lago JK Willians (SP)


A principal atração do festival de cerejeiras são as árvores plantadas na margem do lago artificial, mas também conta com apresentações musicais e gastronomia típica japonesa. Em 2023, o festival aconteceu de 28/junho a 02/julho. Leia mais sobre o Cerejeiras Festival da Garça no blog Bagagem Despachada




Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?

Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?




Indaiatuba (SP)


Foram plantadas diversas unidades de cerejeiras em torno da Praça Roque Torce Filho em 2005 em parceria com a Toyota, que desde então colorem o inverno da cidade.




Itapetininga (SP)


A festa da cerejeira acontece somente em um dia, 09/julho/2023.




Itapecerica da Serra (SP)


Nas proximidades do templo Kinkaku-ji, localizado na Chácara Palmeiras, existe um jardim em estilo japonês com exemplares de cerejeiras e um lago com carpas. O templo é uma réplica de um templo de Kyoto.



Ibiúna (SP)


O festival de cerejeiras desta cidade acontece em 15 e 16/julho/2023 no Sítio Chibana. Confira as informações no link anterior.




Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?

Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?




Curitiba (PR)



Em Curitiba, é possível ver alguns exemplares de cerejeiras em parques, praças e ruas da cidade como o Jardim Botânico (com um corredor com esse tipo de árvore), a Praça do Japão (onde fica uma réplica de um templo de Kyoto - Kinkaku-ji), o Parque Tanguá, a Praça Himej, Praça Tsunessaburo Makiguti e Centro Cívico, além das ruas XV de Novembro, Anita Garibaldi, Iguaçú e Pasteur. As árvores foram doados pelo imperador japonês Akihito.





Leia aqui todas as dicas sobre Curitiba no blog e aqui dicas de onde se hospedar na cidade.


Castro (PR)


A festa da cerejeira em Castro já tem mais de uma década, organizada pela Seinen-Kai ACEC, geralmente em agosto. Acontecem apresentações de danças, artes marciais, encontro de cosplay, além de uma praça de alimentação com gastronomia japonesa.




Maria da Fé (MG)


Maria da Fé é um das cidades mais frias do estado de Minas e com a retirada dos trilhos do trem na década de 80, teve espaço para plantar diversas espécies de árvores, inclusive cerejeiras.




Nova Lima (MG)



Nova Lima fica bem pertinho de Belo Horizonte e tem um morador descendente de japoneses que plantou dezenas de cerejeiras em um condomínio. O Sr. Miura vem plantando essas árvores no Brasil há 40 anos! Foi organizado um festival de cerejeiras no dia 01/julho/2023 - que pena que só descobri depois que passou, mas fiquem de olho para os próximos anos.






Nova Friburgo (RJ)



O festival acontecia tradicionalmente no Sítio Matsuoka, em Florândia da Serra (Conquista), no 3º distrito, mas em 2022 voltou após pandemia em um local diferente - na Associação Nipo Brasileira - e os visitantes puderam inclusive auxiliar no plantio de mais árvores do tipo. Ainda não consegui informações sobre 2023, mas atualizo assim que souber.




Parque Estadual de Pedra Azul  - Domingos Martins (ES)



Em 2008 foram plantadas cerejeiras no Bosque Kaoru Kumazawa dentro do Parque da Pedra Azul, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.




Frei Rogério (SC)



Foram 3 mil mudas de cerejeiras plantadas no Parque Sakura, onde acontece também um festival bianual das cerejeiras, com apresentações culturais e cerimônias do chá. O próximo será em 2024.




Caxias do Sul (RS)



Na  Avenida Júlio de Castilhos, temos cerca de 200 unidades de cerejeiras que enfeitam o inverno na cidade.








Mapa - onde ver cerejeiras no Brasil


Veja no mapa abaixo os principais destino no Brasil para ver as cerejeiras florindo! Quem tiver mais indicações, por favor deixe nos comentários abaixo, que incluo no post e no mapa para ajudar cada vez mais viajantes interessados!





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Tá aí um passeio que eu nem sabia que estava na minha lista de desejos e agora tô doida pra fazer! Que coisa linda essas cerejeiras. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por cerejeiras e quando fui ao Japão escolhi exatamente o período da floração. Foi uma das experiências mais inesquecíveis na minha vida. Salvei a sua lista porque só sabia da floração aqui no Brasil em Campos do Jordão. Obrigada por fazer um post tão lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que demais esse post sobre a floração das cerejeiras no Brasil! Adorei e já anotei as dicas pra conferir essas paisagens incríveis!

    ResponderExcluir
  4. Taí um tipo de turismo difícil (destinos internacionais), porque a cada ano o pico da florada acontece em dias diferentes, mas como há várias opções para ver a florada das cerejeiras perto de grandes centros urbanos, a gente consegue dar uma esticadinha.
    No Parque do Carmo fui uma vez pra nunca mais, porque é muuuuito cheio. Em Campos do Jordão fui em ano de pandemia, então estava super tranquilo, mas sem a festa.
    Nosso inverno é mesmo muito lindo e colorido, com várias espécies florescendo, que benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei ir várias vezes no Parque do Carmo nessa época, mas como fica fora de mão e sei que sempre lota, confesso que fico com preguiça... Mas dps vejo as fotos e falo "ano que vem eu vou sem falta" kkkk

      Excluir
  5. Ameiii esse artigo de onde ver a florada das cerejeiras no Brasil, eu amo essa flor, estive na época certa em Curitiba e amei demaisss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejinha, eu ainda só fui pra lá na época "errada" sem cerejeiras hahahaha

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.