terça-feira, 25 de agosto de 2020

Cinema Drive-In em Campinas e interior de São Paulo

A ideia de cinema ao ar livre aparentemente surgiu no México mais de 100 anos atrás em 1915! Mas quando eles passaram a ser drive-ins, com os clientes indo com o próprio carro é que se popularizaram nos Estados Unidos na década de 30. O auge do cinema drive in é considerado como as décadas de 50 e 60 e o maior deles em Nova York acomodava 2.500 carros! No Brasil, ele surgiu no final da década de 60 (meus pais e tios chegaram a conhecer!), quase sumiram, mas ressurgiram em 2020, por conta da pandemia do coronavírus.


Cinema Drive-In em Campinas e região



Como a pandemia ainda não acabou apesar de algumas pessoas se comportarem como se tivesse acabado, a ÚNICA FORMA DE LAZER SEGURO fora de casa hoje é cinema (ou eventos em geral) dentro do seu próprio carro e somente com as pessoas que moram com você.

Algumas semanas atrás, fui convidada a conhecer um cinema drive-in em Valinhos (SP), praticamente na divisa com Campinas, e conto no post de hoje como foi a experiência diferente do que estamos acostumados, além de dar outras dicas na região onde podemos ter o mesmo tipo de lazer.


Leia aqui todas as dicas sobre o interior de São Paulo no blog!


domingo, 2 de agosto de 2020

[Viajando na História] O mês de Julho na História

Algumas semanas atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e nos últimos meses fiz um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Julho ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.


[Viajando na História] O mês de Julho na História - Queda da Bastilha
Quadro "Prise de la Bastille" por Jean-Pierre Houël


[Viajando na História] O mês de Julho na História - Queda da Bastilha


Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".


[Viajando na História] O mês de Julho na História - Primeiro pouso na Lua



Estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral para o turismo e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em julho, falamos da invenção dos automóveis, Praga, Paris, Revolução Francesa, egiptologia, Disney, Machu Picchu e até da Lua e turismo espacial/astronômico!



Aqui no blog já são dezenas de posts aprofundando sobre diversos aspectos históricos dos destinos por onde passei!