sexta-feira, 12 de novembro de 2021

[Viajando na História] O mês de Março na História

Alguns meses atrás comecei a postar sobre algumas datas históricas e monumentos lá no Instagram e  mensalmente estou fazendo um resumo aqui no blog, que continuo com este post de hoje: acontecimentos e pontos turísticos relacionados ao mês de Março ao longo dos anos! História sempre foi a minha matéria preferida na escola e não é à toa que destinos históricos sempre estão entre os meus preferidos. Para qualquer lugar que eu vá, eu pesquiso sobre a História do local/país antes e durante a viagem. Acredito que não faz nenhum sentido você se deslocar até o outro lado do mundo para tirar uma selfie na frente de um monumento sem ter a mínima ideia do porquê aquele se tornou um monumento importante/famoso, por exemplo.



[Viajando na História] O mês de Março na História - Inauguração da Torre Eiffel em Paris
Torre Eiffel sendo construída - foto domínio público



Fora que dá um outro sabor para as viagens quando você entende de onde vieram os nomes das ruas/praças/bairros/estações de metrô etc (por exemplo Avenida 9 de Julho em São Paulo ou estação de metrô Oranienburger Tor em Berlim). É muito mais gostoso ir embora de um lugar entendendo o que viu ao invés de simplesmente ter passado para cumprir tabela ou riscar da listinha de "obrigações".


[Viajando na História] O mês de Março na História - Unificação da Itália - Risorgimento
Península itálica em 1843 dividida em 8 Estados - Gigillo83 - Foto CC SA 3.0




Pensando em explorar mais esse aspecto das viagens aqui no blog, inventei a #ViajandonaHistoria lá no Instagram no blog e desde abril/2020 estou postando sobre diversos momentos históricos e locais que se tornaram pontos turísticos. Mensalmente vou trazer essas informações para o blog, mas é claro que estes posts não tem a intenção de ser algo definitivo sobre o tema - são milhares de acontecimentos importantes todos os dias pelo mundo e vou focar naqueles que acho mais relevantes no geral e somente nos destinos que já são tratados aqui no blog. Em março, falamos de Michelangelo, Veneza, Torre Eiffel. Itália e mais!




Aqui no blog já são dezenas de posts aprofundando sobre diversos aspectos históricos dos destinos por onde passei!





Nascimento de Michelangelo


Em 06 de março de 1475, nasceu Michelangelo Buonarroti, que mais tarde se tornaria um dos mais famosos artistas italianos. Ele se considerava um escultor, porém também fez sucesso como pintor e arquiteto - suas obras de arte atraem multidões até os dias atuais e são algumas das pinturas e esculturas mais famosas do mundo (fotos de algumas delas abaixo)! Junto com Rafael, Ticiano e Leonardo da Vinci, foi um dos nomes mais importantes do Renascimento italiano. Suas esculturas são extremamente detalhadas e realistas. Diz a lenda que após concluir a escultura de Moisés, o artista teve um momento de alucinação, desejando que a estátua falasse.


[Viajando na História] O mês de Março na História - Nascimento de Michelangelo
Roma: Pietá (de 1499) - Foto: Stanislav Traykov - CC SA 3.0


[Viajando na História] O mês de Março na História - Nascimento de Michelangelo
Florença: Estátua de Davi (de 1501) - Foto: Elias Rovielo - CC BY NC SA 2.0


[Viajando na História] O mês de Março na História - Nascimento de Michelangelo
Vaticano: teto da Capela Sistina (de 1512) - Foto: George M. Groutas - CC BY 2.0



Já estive na Itália, mas ainda não conheço Roma (e Vaticano) ou Florença, cidades onde se concentram suas obras mais famosas.



Criação do reino da Itália - Risorgimento/Unificação italiana



Falando em Itália, como o mapa lá do começo do post já dedurou, o país era uma colcha de retalhos de pequenos reinos até mais ou menos a metade do século XIX, alguns deles dominados pelos austríacos. Depois de um longo processo (clique aqui para mais detalhes), em 17 de março de 1861, foi proclamada a criação do reino da Itália, no Palazzo Carignano em Turim (uma das construções mais incríveis da cidade). O local abrigava o antigo parlamento subalpino (a sala ainda está preservada) e hoje é o Museu do Risorgimento. Eu acabei visitando outro Museu do Risorgimento, em Padova. Até então península era uma área essencialmente rural e como a unificação demorou bastante tempo, considera-se como uma das causas da industrialização tardia do país.  Foi neste mesmo período que aconteceram imigrações maciças de italianos para os Estados Unidos, Argentina e Brasil.


[Viajando na História] O mês de Março na História - Risorgimento/unificação italiana
Palazzo Carignano em Turim


[Viajando na História] O mês de Março na História - Risorgimento/unificação italiana
Museu do Risorgimento em Padova





Fundação de Veneza


Mais da Itália no post! rs Dia 25 de março de 421 é oficialmente o dia da fundação de VenezaA data refere-se à colocação da primeira pedra da Igreja de San Giacomo di Rialto, mas ainda é algo controverso entre historiadores. Em um ambiente não favorável para grandes construções, em meio a uma laguna, nasceu uma cidade completamente diferente de tudo que temos por aí. Leia aqui sobre a técnica que permitiu a construção de Veneza. Devido à localização estratégica no Mar Adriático, no caminho entre a Europa e a Ásia, o comércio floresceu, a cidade enriqueceu e chegou até a ser uma república independente. Mestre é a parte que fica no continente, mas são mais de cem ilhotas (algumas conectadas por pontes) que formam Veneza. A Piazza de San Marco é o maior espaço aberto na cidade, que sofre constantemente com o fenômeno da acqua alta (alagamentos temporários que estão sendo combatidos com novas tecnologias nos últimos anos).


Primeira Constituição do Brasil


Dia 25 de março foi o dia da promulgação da primeira constituição do Brasil no ano de 1824 e a data dá nome a uma das principais ruas de compras em São Paulo. Mesmo para quem não está interessado em comprar, toda a região central da capital paulista é bastante interessante para fazer turismo histórico! Esta primeira constituição foi um passo importante para a organização política do país após a independência de Portugal. A principal curiosidade é a existência do Poder Moderador  - leia mais detalhes aqui.


Leia aqui todos os posts sobre São Paulo no blog!


Inauguração da Torre Eiffel em Paris



Gustave Eiffel venceu um concurso em 1886 para construir um monumento a ser lançado durante a Exposição Universal em Paris em 1889. Era a Torre Eiffel, que levou 2 anos e 300 operários para ser concluída com festa e inaugurada em 31 de março de 1889. São 7.300 toneladas de ferro e a torre tinha data de validade - seria demolida em 1909. Os apelidos da época diziam que a torre era um paliteiro ou um monstrengo. Mas no início do século XX, ela se tornou um ótimo suporte para antenas de rádio e não foi destruída. Décadas depois, é considerada um símbolo francês, sendo um dos monumentos mais famosos do mundo e um dos mais visitados, com cerca de 7 milhões de turistas por ano (número pré-pandemia).





[Viajando na História] O mês de Março na História - Inauguração da Torre Eiffel em Paris






Fontes: posts do blog, wikipedia, site On This Day, instagram Um dia na História.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.