domingo, 27 de agosto de 2017

Ouro Preto: as igrejas mais impressionantes para visitar!

Depois de fazer o meu top 5 de prédios em Nova York, resolvi fazer também a lista de igrejas mais incríveis para visitar em Ouro Preto! Pesquisando em vários sites pela internet, não consegui nem chegar a uma conclusão de quantas igrejas existem na cidade, que já foi uma das mais importantes do Brasil. Achei diversos números entre 10 e 13 igrejas grandes e mais 20 ou 30 igrejas pequenas e capelas!

Já estive na cidade acho que 3 vezes (um bate-volta saindo de Belo Horizonte, um feriado de 4 dias com amigos e uma semana passeando pela Estrada Real com meus pais) e todos os posts da região estão neste post índice. Já contei sobre os meus dois dias inteiros passeando somente pela histórica Ouro Preto aqui e aqui e garanto que tem bastante coisa para ver na cidade além de igrejas (aliás, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO)! A ordem está mais ou menos da que eu acho menos interessante para a que eu acho mais interessante, mas gosto é pessoal. Tem um mapinha lá no fim do post com todas elas para facilitar a sua visita!


Ouro Preto - Museu da Inconfidência,  Praça Tiradentes
Esse é o Museu da Inconfidência no prédio que já foi a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica só para dizer que Ouro Preto tem muita coisa para visitar além das igrejas lindas! Foto: Danielodist - wikipedia. CC BY-SA 4.0


Igreja São Francisco de Paula


Essa igreja não é das mais famosas e nem tão central como algumas outras deste post. Nós chegamos pela frente dela caminhando, como mostrei aqui neste post, mas o caminho por trás é bem mais fácil e possível de ser feito de carro. O que chama mais a atenção dela é que ela fica em um lugar alto e você vê essa igreja de vários outros pontos da cidade e todo mundo fica atraído por ela! Ela foi a última igreja erguida no período colonial na cidade (construção entre 1804 e 1898). Contei sobre ela aquiVeja aqui os horários de funcionamento. Dá para ver um pedacinho da cidade lá de cima. Entrada gratuita. 


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja São Francisco de Paula
Foto: Kayo Scrocaro Hisatomi - wikipedia - CC BY-SA 3.0








Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Essa estava fechada bem na hora que passei em frente e não conheci por dentro, mas o formato dela já garante o lugar nessa lista - muito curioso! A construção foi iniciada em 1785 em substituição a uma capela que existia no local. Veja aqui os horários de funcionamento e leia mais sobre sua construção e trabalho artístico na wikipedia. Entrada gratuita.




Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foto: Juliana Bruder - wikipedia - CC BY-SA 4.0


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





Igreja Nossa Senhora do Carmo


A Igreja do Carmo fica pertinho da Praça Tiradentes, principal praça de Ouro Preto, cheia de restaurantes, lojinhas e atrações. A construção iniciou-se em 1756 e você pode ler mais informações sobre essa igreja na wikipedia. Ali do lado fica o Museu do Oratório (clique aqui para ver preços e horários de funcionamento). Acabamos não visitando porque já estávamos cansados de arte sacra e ainda teríamos mais pela frente naquela viagem. Aqui está o relato de quando visitei a igreja e aqui os horários de funcionamento. Entrada paga.


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora do Carmo
Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Matriz Nossa Senhora do Pilar


Esse é o nome popular dela, mas outro nome também pode ser Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar. Fica um pouquinho mais longe dos pontos turísticos, mas vale super a pena ir até lá (nós fomos andando até). Ela foi construída a partir de 1696 e ampliada em 1712. A paróquia do Pilar era a mais rica e populosa da época que Ouro Preto ainda era Vila Rica e é uma das mais ricas igrejas em ouro (vejam o vídeo abaixo para terem uma ideia). Contei aqui sobre quando estive nessa igreja. A wikipedia traz mais detalhes sobre a construção e história dessa igrejana sacristia está o Museu de Arte SacraVejam horários de funcionamento. Entrada paga. 



Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Matriz Nossa Senhora do Pilar
As fotos dela ficam todas meio esquisitas por causa dessa casa que fica parcialmente na frente da igreja. Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0






Alugue carro com o parceiro do blog Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que ganhará uma comissão!





Igreja Nossa Senhora da Conceição


O projeto e execução foi de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho e a construção aconteceu entre 1727 e 1746 - os 2 estão enterrados nesta igreja. Aqui está o relato de quando visitei. No anexo, está o Museu AleijadinhoLeia mais sobre ela na wikipedia. Ficou muitos anos fechada para reforma, mas reabriu. Confira horários das missas e de visitação aqui.


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja Nossa Senhora da Conceição
Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY-SA 3.0. 



Veja aqui opções de passeio por Ouro Preto ou cidades nas proximidades, como Belo Horizonte e Mariana.




Igreja São Francisco de Assis


Essa igreja barroca com elementos de rococó é simplesmente MARAVILHOSA! Definitivamente, a número 1 na minha lista (e na lista da maioria das pessoas que visitam Ouro Preto). É uma das igrejas mais famosas do Brasil e o projeto da fachada é de Aleijadinho. A pintura no teto é de Mestre Ataíde, o mais reconhecido pintor colonial brasileiro. Se você só tiver tempo para uma igreja em Ouro Preto, essa é a melhor opção. Localização super central, muito perto da Praça Tiradentes. Leia mais sobre essa igreja na wikipedia. É uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa pelo mundo. Veja os horários de funcionamento aqui. Entrada paga. A feirinha de artesanato na frente da igreja é bem legalzinha. Contei sobre a minha visita neste post e até dou a dica de um dos melhores restaurantes de Ouro Preto com a melhor vista de todas!


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja São Francisco de Assis
Foto da esquerda (de ladinho para vocês verem como é interessante):  Adam Jones - wikipedia - CC BY-SA 3.0. Na direita: Nossa Senhora cercada de anjos músicos, de Mestre Ataíde. Foto: Ricardo André Frantz - wikipedia - CC BY 3.0


Ouro Preto: as igrejas mais impressionantes para visitar no mapa


Marquei todas as igrejas deste post em roxo no mapa abaixo - dá tranquilamente para visitar todas elas a pé.






Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - MG
Foto: Sarah and Ian - wikipedia - CC BY 2.0


Só de fazer esse post já me bateu uma vontade imensa de voltar para esse cantinho fantástico de Minas! Ai que saudades!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Tem muita igreja linda em Ouro Preto, né?!
    Como eu tinha pouco tempo na cidade não consegui visitar todas que gostaria, mas ao menos umas três eu consegui.
    A Igreja São Francisco de Paula foi a que eu mais gostei por conta da paisagem que ela forma junto com a natureza...

    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sou um turista que adora visitar igrejas e faria fácil um Top 5 igrejas, porque são muitas lindas pelo mundo. Sem dúvida, uma das igrejas históricas de Minas estaria na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu não sou religiosa, mas acho toda a arquitetura dessas igrejas mais antigas incrível e por isso q visito!

      Excluir
  3. Que sonho conhecer Ouro Preto! Já coloquei essas lindezas de igrejas na minha lista :)

    ResponderExcluir
  4. ótimas sugestões de igrejas para visitar em Ouro Preto, sei que tem muitas e queria começar pelas tops rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sim, são tantas q nem dá pra saber direito o número total!

      Excluir
  5. Ouro Preto é uma joia em vários sentidos mas quando o tema são suas igrejas aí a cidade exagera em beleza! Adorei a seleção! Ai que vontade de viajar para Ouro Preto!🧡 Bjos! Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb me deu saudades qnd fiz o post e agora respondendo os comentários... Ouro Preto é linda demais!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.