segunda-feira, 28 de março de 2016

Ilha dos Museus em Berlim (Museumsinsel Berlin)

ATUALIZADO EM 04/03/2024

Essa é mais uma blogagem coletiva com o pessoal da RBBV, desta vez para a Museum Week de 2016! Na blogagem de 2015, escrevi sobre o Museu Histórico Alemão ou Deustches Historisches Museum! Como uma amante de museus, é óbvio que adoro essa iniciativa, pois é sempre legal descobrir museus novos por aí! No fim do post tem uma super lista com os links dos outros blogs participantes!

No post de hoje, vou falar sobre os 5 museus da Ilha dos Museus em Berlim - não é nada inovador porque é um passeio mais do que obrigatório na cidade. Nem que seja para passear entre os prédios maravilhosos para os mais apressados e sem tempo na cidade!  Vejam todos os posts de Berlim e da Alemanha!



Alte Nationalgalerie, Ilha dos Museus, Berlim
Jardim na frente da Alte Nationalgalerie e um pedacinho da colunata


Colunata, Ilha dos Museus, Berlim
Não tirei nenhum foto decente da colunata então peguei essa daqui do site!


Berliner Dom, Berlim
A Catedral de Berlim, ou Berliner Dom, também está localizada na Ilha dos Museus, mas neste post falaremos só dos 5 museus na região. Esse gramado da foto é o Lustgarten. Logo ali na esquerda da foto é onde fica o Altes Museum.


Berliner Dom, Berlim
Berliner Dom, detalhe da ponte para a Unter den Linden e Alte National Galerie vista do outro lado do rio


Print do site oficial. O prédio mais para a esquerda será um futuro centro arqueológico. De cima para baixo, Bode Museum, Pergamonmuseum, Alte Nationalgalerie, Neues Museum, James-Simon Galerie e o Altes Museum na frente do Lustgarten. Na frente do mesmo jardim, está também a Berliner Dom e dá para ver também no canto direito um pedacinho do novíssimo Humboldt Forum. Essa é a ponta de cima da ilha, que na verdade tem mais um bom pedaço aí  para baixo, mas os museus todos se concentram na ponta de cima, que é conhecida como Museumsinsel - a Ilha dos Museus. Na ponta de baixo da ilha foi onde começou um dos povoados antigos que posteriormente deu origem à Berlim.



Para mais detalhes sobre os museus hoje, a reforma e como a ilha ficará em alguns anos, acesse este site. Não vejo a hora da reforma acabar e eu voltar para Berlim!

Berlim Welcome Card e Museum Pass Berlim
Eu utilizei muito tanto o Berlim Welcome Card, como o Museum Pass Berlim, que dá direito a 3 dias de entrada gratuita em dezenas de museus berlinenses, incluindo os 5 deste post. Leia mais sobre esses passes que o blog recebeu do escritório de turismo da cidade no link acima. Desde meados de 2021, os museus da Ilha dos Museus têm entrada gratuita (com agendamento prévio) no primeiro domingo de cada mês.






Durante a Segunda Guerra Mundial, os prédios dos museus sofreram danos severos, mas a maior parte do acervo estava protegida em outros locais. Foram reabertos em 1958 após restauração e atualmente estão passando por outra grande renovação.em 1999, a Ilha dos Museus foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







Pergamonmuseum -  fechado para reforma com previsão de reabertura parcial em 2027


É o mais famoso dos 5 museus da ilha, por culpa do altar de Pergamon (que esteve em reforma desde 2014). O prédio todo está fechado para reforma com previsão de reabertura parcial em 2027. Aqui ficam também o portão do Mercado de Mileto, fachada Mshatta, o Portão de Ishtar e outras exposições da Babilônia, Assíria, Suméria, do Levante e da Anatólia do leste (atual Iraque, Síria e Turquia). Foi construído entre 1909 e 1930. Levei quase uma tarde inteira para ver só a parte do museu que não estava em reforma em 2014 - imaginem quando o museu estiver inteirinho novamente! Pode ser uma boa ideia fazer um tour guiado pelo museu para entender melhor sobre civilizações que nunca aprendemos decentemente na escola.


Pergamonmuseum

Pergamonmuseum por fora - andaimes por toda a cidade - nessa região então, pior ainda!


O famoso altar de Pérgamo de 160aC! Desde 2014, essa parte do museu esta fechada para reforma!!! :( Vou ter que voltar em 2020 provavelmente! Foto da wikipedia - © Raimond Spekking / CC BY-SA 4.0 (via Wikimedia Commons)


Maquete de como era o altar na antiguidade - © Lourdes Cardenal / CC BY-SA 3.0 (via Wikimedia Commons)


Portão de Ishtar, Pergamonmuseum, Berlim
O maravilhoso Portão de Ishtar! O atual grande destaque do museu enquanto o altar de Pergamon estiver fechado. Do século 6aC, construído por Nabucodonosor na Babilônia. Tijolos esmaltados originais decoram o portão e a passagem dos cortejos ali na frente - um caminho para chegar lá que já vai te dando uma ideia da imponência do portão.



Portão do Mercado de Mileto - do outro lado do Portão de Ishtar! Cerca de 120dC, tem 16m de altura. Mileto era uma cidade romana na Ásia Menor.


Pergamonmuseum, Berlim
Alguns detalhes do Portão de Ishtar e do caminho até ele. Também detalhes do Portão do Mercado de Mileto.


Pergamonmuseum, Berlim
Em cima, maquete de como seria o entrada de Ishtar


Pergamonmuseum, Berlim
A foto do meio e a debaixo da direita representam parte de um palácio assírio do século 12aC

Pergamonmuseum, Berlim
Algumas decorações que me lembraram muito a Alhambra e um pouquinho da fachada do Palácio de Mshatta (em cima no meio, embaixo à esquerda e à direita) - palácio jordaniano de 744dC, fachada presenteada a Guilherme 2o pelo sultão Abdul Hamid da Turquia em 1903.


Pergamonmuseum, Berlim
Protegido por vidros, temos o Aleppo Zimmer - salão com painéis direto da casa de um comerciante da cidade síria de Aleppo. Do início do século XVII, belo exemplo de arquitetura otomana.







Fiz a loucura de visitar os próximos 3 museus em seguida, no mesmo dia. Comecei perto das 13h e terminei às 21h e para isso escolhi visitar no dia que eles ficavam abertos até mais tarde. Foi cansativo, mas era tanta coisa para ver em Berlim, que só assim para eu dar conta!





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Alte Nationalgalerie


De todos os 5 museus, é o que tem o prédio mais bonito. Aberto em 1876, foi restaurado nas década de 90. É pequeno, então não cansa tanto como os outros. Além da fachada e escadaria de entrada lindas, apresenta arte do século XIX: esculturas e quadros de Manet, Monet, Renoir, Cézanne, Rodine e muitos outros famosos. 

Alte Nationalgalerie, Berlim

Alte Nationalgalerie no outono


Alte Nationalgalerie, Berlim
O que é essa escadaria??? Uau!

Alte Nationalgalerie, Berlim
Você não sabe se olha para o teto, as paredes ou as esculturas!

Alte Nationalgalerie, Berlim
Com a mistura de esculturas e quadros, você não se cansa tanto. E como disse acima, tem muito quadro de pintor famoso! No meio, foto tirada por uma janela - Berliner Dom vista de dentro do museu!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Neues Museum


Casa da coleção do Museu Egípcio (incluindo o aclamado busto de Nefertiti) e do Museu da Pré-História e Antropologia. É um prédio bem grande e são 3 andares ocupados pela parte egípcia e 1 andar para a pré-histórica. O prédio foi construído entre 1843 e 1855 e sofreu danos severos durante a Segunda Guerra, que fizeram ele ficar fechado por 70 anos, reabrindo somente em 2009.

Busto de Nefertiti, Neues Museum, Berlim
A estrela do museu - o busto de Nefertiti (não pode tirar foto nessa sala!). Ela era mulher de Akhenaton e esse busto foi descoberto em 1912.  Por Philip Pikart - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Neues Museum, Berlim

Neues Museum, Berlim

Neues Museum, Berlim

Neues Museum, Berlim
Um pouquinho da parte sobre a Pré-História, que foi o que menos me interessou. Só essa foto da direita embaixo que é o Berlin Gold Hat ou Chapéu de Ouro que realmente chama a atenção!








Altes Museum


Museu com arte romana, grega e etrusca, principalmente cerâmica, estátuas, vasos, artefatos de bronze, jóias e moedas. A rotunda é o ponto alto do museu. Foi o primeiro prédio a ser terminado na ilha dos museus em 1830 e representa um templo egípcio

Altes Museum, Ilha dos Museus, Berlim
Essa grama toda aí na frente do museu é o Lustgarten

Altes Museum, Ilha dos Museus, Berlim
Fiquei um bom tempo admirando essa rotunda que foi inspirada no Panteão de Roma!

Altes Museum, Ilha dos Museus, Berlim
Eu estava em uma dessas salas quando tocaram os sinos da Berliner Dom logo ali do lado - é ensurdecedor!

Altes Museum, Ilha dos Museus, Berlim

Altes Museum, Ilha dos Museus, Berlim


Bode Museum


Único dos 5 que não conheci, mas adoro o prédio e certeza que visito da próxima vez em Berlim! Abriga esculturas da Idade Média até o século XVIII, o museu de arte bizantina e uma coleção de moedas. O nome original do museu era "Kaiser Friedrich Museum", mas em 1956 foi renomeado para homenagear seu fundador, Wilhelm von Bode. O prédio de 1897-1904 também foi danificado na guerra e entre 1948 e 1986 sofreu reformas sucessivas. Adorei essa cúpula, mas pena que fiz um passeio de barco em um dia fechado então essa foto abaixo não ficou tão legal como poderia.

Leia sobre o Bode Museum no blog Turistando! Fiz um post com as principais feirinhas e mercados de Berlim e tem uma "atrás" do Bode Museum!


Bode Museum, Berlim
Bode Museum visto do Rio Spree! E a Torre de TV ali na esquerda ao fundo encoberta pelas nuvens!


Bode Museum, Berlim
Ilha dos Museus e Bode Museum vistos do Monbijoupark



Pergamon Panorama


Para "compensar" a reforma e fechamento de parte do Pergamonmuseum - justamente a parte onde está localizado o gigante altar de Pergamon - foi construído em um prédio anexo ao lado da Ilha dos Museus um panorama no mesmo estilo do incrível Asisi Panorama The Wall (perto do Checkpoint Charlie). Infelizmente cerca de metade do museu mais famoso da ilha foi fechado pouco antes da minha primeira visita a Berlim em 2014 e quando voltei em 2019 ainda estava em reforma. O acesso ao altar original deve continuar fechado por mais alguns anos e então, está previsto que esse panorama será fechado.

O panorama mostra em 360 graus a cidade grega de Pérgamo em uma painel de 32 metros de altura e conta ainda com uma visualização 3D do altar fechado para reforma e as mais novas descobertas sobre ele.


James-Simon-Galerie - centro de visitantes da Ilha dos Museus


A moderna galeria fica na Ilha dos Museus (declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO) e serve como recepção para os visitantes dos 5 famosos museus (Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bodemuseum e Pergamonmuseum) e também para exposições temporárias. Sua construção foi necessária devido ao grande fluxo de visitantes nos museus citados, para centralizar alguns serviços e infraestruturas e liberar espaço nos outros prédios. James Simon foi um dos principais patronos dos Museus Estatais de Berlim (Staatliche Museen zu Berlin).




Informações Práticas


Horários de funcionamento: de 3a a domingo, das 10h às 18h (de 5a feira ficam abertos até às 21h). De 2a feira, o Bode, Alte Museum e a Alte Nationalgaleria fecham, mas os outros permanecem abertos no mesmo horário.

Como chegar: As estações de metrô/trem mais perto são a S Hackerscher Markt e a U+S Friedrichstraße.

Quanto custa: Alte Nationalgalerie e Altes Museum: 10 euros cada. Bode Museum, Pergamonmuseum e Neues Museum: 12 euros cada. Você pode comprar um ticket para os 5 museus da ilha por 18 euros para 1 dia. Ou usar o Berlim Welcome Card e/ou Museum Pass que falei lá no começo do post para descontos ou entradas grátis. O blog recebeu um Museum Pass para visitar os museus citados acima, mas as opiniões contidas neste post são independentes. Preços de março/2016.

Outras dicas práticas: Todos os museus possuem locker para casacos, mochilas, etc. Em alguns casos é só colocar moedinhas que serão devolvidas quando você retirar e em outros existe uma chapelaria onde você entrega tudo para um funcionário e eles te dão uma ficha. É extremamente necessário andar com o mínimo de peso possível porque são museus enormes! Bem pertinho mesmo dos museus não tem nenhuma lojinha ou lanchonete! Recomendo que comam antes/depois de ir para a Ilha dos Museus, levem comidas para um picnic no Lustagarten ou comam nas lanchonetes dos próprios museus. Mas pelo que eu me lembro, nem todos tem lanchonete.





Ilha dos Museus em Berlim - Pergamonmuseum, Altes Museum, Altes Nationalgalerie, Neues Museum, Bode Museum

Blogs participando da blogagem coletiva


Geral

A Fragata Surprise - Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial
Despachadas - 5 Museus Interativos ao redor do mundo

Europa

Alemanha
Tá indo pra onde? - Ilha dos Museus
Viajoteca - 5 museus inusitados em Berlim
Pelo Mundo Com Você - Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Já Fomos - Visitando o Campo de Concentração em Dachau
Pequenos pelo Mundo - Museus de Automóveis na Alemanha


Espanha
Esto Es Madrid, Madrid - Museo de Altamira
Sol de Barcelona - Museu Joan Miro

França
Viagem LadoB - Museé D'Orsay
Destinos por onde andei... - Louvre
Direto de Paris - Musée Rodin
SOSViagem - Museu do Louvre X Museu d'Orsay
Apure Guria - Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!

Grécia
Viaje Sim! - No centro das Cíclades: Museu Arqueológico de Delos
Fourtrip - Museus de Atenas


Hungria
Juntando Mochilas - Museu do Terror

Irlanda
The Life of Isa - 4 museus gratuitos em Dublin

Itália
Passeios na Toscana - Palazzo Pitti
Vou pra Roma - Museus do Vaticano
Roma Pra Você - Galleria Borghese
Grazie a Te - Corredor Vasariano

Malta
Viagens Invisíveis - Museus dos Cavaleiros de Malta

Reino Unido
No Mundo da Paula - Museum of London
Segredos de Londres - Victoria and Albert Museum
Mochilão Barato - Madame Tussauds

República Tcheca
Trilhas e Cantos - Museu do Comunismo

Rússia
Viajei Bonito - Museu da Vodka
Love and Travel - Museu Hermitage

Suécia
Viajar pela Europa - Museu Vasa

Turquia
Viagem a Dois - Palácio Topkapi - Istambul

América do Sul

Brasil
Coisos on the go - Inhotim
E aí, Férias! - Museu Imperial
Outro blog - Museu do Amanhã
#KariDesbrava - Museu Nacional de Belas Artes
O Melhor Mês do Ano - Museu do Futebol
Cantinho de Ná - Museu do Frevo
De Cá Pra Lá - Museu Palácio dos Bandeirantes
Viagens que Sonhamos - Fundação Iberê Camargo
Nativos do Mundo - Museu da República
Atravessar Fronteiras - CCBB - DF
Embarque neste blog - Museu Casa Guilherme de Almeida
Vida de Turista - Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Mel a Mil pelo Mundo - Museu Julio de Castilhos
Devaneios de Biela - Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
Tirando Férias - Museu de Zoologia da USP
D&D Mundo Afora - 9 museus no Brasil
Estrangeira - MAMuseu: Museu Histórico de Alcântara
Viajar Hei - Museus para levar as crianças entre Rio e São Paulo


Peru
De Mochila e Caneca - Museu da Inquisição

América do Norte

Estados Unidos
Janela para o Mundo - Graceland
RenataPereira.tv - Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA
Aquele Lugar - Museu do Ar e Espaço
Fica Dica Viagens - Vizcaya Museum
Casal Califórnia - Museus no Balboa Park
Malas e Panelas - The Broad Museum
Ideias na mala - Melhores Museus de San Francisco

México
Viagem de Fuga - Museu Frida Kahlo
Eu sou à toa - Museus de Frida Kahlo e Diego Rivera

Asia

China
Like Wanderlust - Museu Qin e os Guerreiros de Terracota

Vietnã
Brazuka - Museu da Guerra (War Remnants Museum)

Japão
A Aventura Começa - Museu Meijimura



Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

85 comentários:

  1. Parabéns pelo post!!! Adorei!! O Pergamon Museum é surpreendente mesmo!! Eu amei!!
    Renata Sucena - Blog Viagem em Detalhes

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Parece que vc tirou as fotos na mesma época que eu: outono! Não sei como é nas outras estações, mas com as folhas no chão o visual fica lindíssimo! Acho que nunca vou esquecer a visita ao Pergamon, é imperdível mesmo. Sucesso na blogagem, beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, outono deixa tudo mais lindo (na Europa pelo menos rs)!

      Excluir
  3. Berlin está na minha listinha de lugares para conhecer num futuro não muito distante... com certeza aproveitarei as dicas! Adoro visitar museus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. museu + Berlim = combinação perfeita! São vários tops!

      Excluir
  4. Berliner Dom é a Catedral mais linda da Europa!!!

    ResponderExcluir
  5. Vou para Berlim em abril e seu post me deixou bastante ansiosa para conhecer a Ilha dos Museus! Obrigada pelas ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo Alessandra! Tem que ir memos! Mas aproveite e já dê uma boa pesquisada aqui no blog pq info sobre Berlim (e Alemanha) é o que não falta!

      Excluir
  6. A escadaria do Alte Nationalgalerie lembra a do Teatro Municipal de São Paulo!

    ResponderExcluir
  7. Quero conhecer todos! Quem sabe um dia consigo?

    ResponderExcluir
  8. Esses museus já valem só pela foto do lado de fora :) que lindos! Por dentro então...

    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu falo- mesmo quem não vai entrar, tem que dar uma passada e admirar e ilha!!!

      Excluir
  9. Show Fernanda!! Já coloquei o Pergamonmuseum no topo da listinha ... ;)

    ResponderExcluir
  10. Dá vontade de morar dentro desses museus.

    ResponderExcluir
  11. O Pergamon é simplesmente um show de bola! É um museu pra visitar mil vezes. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais eu que visitei quando o altar estava fechado :(!! Não vejo a hora de reabrir e ir de novo!

      Excluir
  12. Adorei o post. A Alemanha é tudo de bom!!!!! Não conheço Berlim ainda e essa ilha já tinha ouvido falar, agora eu quero irrrrr......rsrsrrsrs.
    Até amanhã Fer.

    Bjosss
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, foi muito legal te conhecer! E vc tem que ir pra Berlim sim, é fantástica!!!

      Excluir
  13. Fernanda, quanta riqueza em "pouco" espaço... E este Perganonmuseum?? Chorando aqui de vontade!!!

    ResponderExcluir
  14. Ah, Berlim é demais! Também aproveitamos muito os museus quando fomos com o Berlim Welcome Card! As fotos do seu post estão muito lindas, parabéns :)

    ResponderExcluir
  15. Eu fui a Berlim e não fui nos museus. Tenho que voltar só para isto. Ver o Portão de Ishtar é o meu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, então tem que voltar mesmo!! Aproveita o encontro esse ano e fica mais uns dias!

      Excluir
  16. Ahhh, minha lista de coisas na Alemanha só aumenta...aumenta...aumenta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Vc já sabe que Berlim (e Alemanha)é o que não falta por aqui rs.

      Excluir
  17. Nossa, que post visual! Quem não foi fica com vontade de ir e quem já foi consegue se imaginar lá dentro do museu! rs o Pergamon é sensacional mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maracy! E vc esteve na WTM então, só vi no grupo depois que já não voltaria mais para a feira!

      Excluir
  18. Você sabe que Berlim é uma das cidades no topo da minha lista, né! Este ano ficou no quase...
    Valeu por mais estas dicas... Bj

    ResponderExcluir
  19. Acho o máximo essa ilha. Berlin incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo né? Aliás, difícil achar alguma coisa naquela cidade que não seja incrível!

      Excluir
  20. Eu conheço o Pergamon, o Altes e a Catedral, mas gostei mesmo do Checkpoint Charlie heheheheh quando fui, em 1999, estava tudo aberto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, o Pergamon só entrou em reforma em 2014... E fica até 2020 (previsão). Gostei mto tb do museu que tem pertinho do Checkpoint Charlie, mas a cabine não tem nada demais e peguei raiva daquele povo cobrando uma fortuna por carimbos no passaporte!

      Excluir
  21. Como eu suspiro vendo todos os seus posts de Berlim. Tenho vontade de embarque amanhã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe pena que é uma das passagens com menos promoção por aí! Mas vale a pena DEMAIS!

      Excluir
  22. Nem tenho muito o que falar, além de dizer que o post está ótimo (como sempre!)
    Sou loca por Berlin (como vc já sabe!) e amo tudo que vêm de lá. Os museus são incríveis, e a história nem se fala.
    Beijo Grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Vc pelo menos pode ir + vezes (snif, snif). Aproveite por mim pq não tenho ideia de quando volto!

      Excluir
  23. Nossa quantos lugares legais. Berlim tem museus para todos os gostos!!!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não conheço a Alemanha, mas já morria de vontade pelos museus. Amei as escolhas para o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Que bacana Fernanda, confesso que não sabia que existia uma ilha de museus em Berlim. Pelo que li no texto e pelas fotos me parece parada obrigatória mesmo para que eu for viajar para a cidade. Gosto muito de voltar não só com fotos, mas também com bagagem cultural quando visito um novo país e museus desse tipo enriquecem muito a visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza Thiago - pra que atravessar o mundo e voltar exatamente do mesmo jeito que saiu? A Alemanha é fantástica para isso!

      Excluir
  26. Quanta coisa linda!! Lindo por fora e por dentro. Preciso agendar uma ida a Berlim urgentemente. :)

    ResponderExcluir
  27. Nossa, adoramos museus que retratam a antiguidade. Pelo menos dois dias são necessários para visitar os cinco, não? Preciso ir à Berlim. Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 2 dias está de bom tamanho e ainda tem a catedral linda por dentro tb e com vistas maravilhosas ali do lado!

      Excluir
  28. Eu sou completamente maluca por museus, amo de paixão, adorei todos aqui e ansiosa por uma visitinha à Berlim. Que não demore!!!

    ResponderExcluir
  29. Deu uma saudade Fernanda...estivemos em Berlin e visitamos o Altes e Neues Museum. Adoramos. Comprei até um pingente com o busto da Nefertiti, adoro!

    ResponderExcluir
  30. Tenho verdadeira loucura pra conhecer a Ilha dos Museus, em especial o Pergamonmuseum!
    Adorei o post! Atiçou ainda mais a vontade de partir pra Berlim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Eu não vejo a hora de voltar!

      Excluir
  31. NOssa, quanto lugar ainda preciso conhecer!!!! ótimas dicas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berlim é demais! Acho que todo mundo deveria conhecer mesmo!

      Excluir
  32. Preciso conhecer Berlim...com esse post só deu mais vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem que conhecer mesmo, Berlim é fantástica!

      Excluir
  33. Oi Fernanda, adorei, super post! Concordo contigo: também adoro as salas onde podemos admirar esculturas e telas. Nossa... mas você me surpreendeu com as visitas aos museus no mesmo dia, que loucura! Amei as fotos também. Beijoca de Firenze e ótimo final de semana, Denya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Ah, eu visitei 3 deles no mesmo dia hehehe Mas o Pergamon em outro dia! Claro que eu gosto de museu então não foi difícil (era o dia que ficam abertos até mais tarde).

      Excluir
  34. Eu amei a ilha dos museus, pelo seu espaço exterior, mas não tive oportunidade de conhecer nenhum museu.
    Na verdade, amarelei quando vi o tamanho da filha do Pergamon, e desisti.
    Mais um motivo para voltar à Berlim.

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pegar fila é uó mesmo, sempre fujo!!! rs Volte sim! Eu fui ao Pergamon em uma 4a feira de outono, tipo 14h/15h e não tinha fila nenhuma!

      Excluir
  35. Preciso voltar pra Berlim para conhecer os outros museus dessa ilha! Só visitei o Pergamon e o Altes Museum D: fui com o pessoal do Goethe aí tinha guia e foi muito esclarecedor, pq o Pergamon é impossível entender se não tiver alguém explicando cada cena!! E o mais apaixonante foi o busto da Nefertiti no Altes Museum *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, um guia é sempre esclarecedor! Mas vale tb levar guias impressos, pegar o folder do museu na entrada e ler as plaquinhas explicando os objetos! Só não vale passar correndo pelas coisas sem ler/entender nada!

      Excluir
  36. Seus posts de Berlim são tudo!!!! Amei as dicas que li aqui e usei bastante coisa na minha última viagem. Mas perdi a Ilha dos Museus... não deu tempo... Em todo caso, já salvei esta página para quando eu voltar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata, sempre legal saber disso! Ah, vai ter que voltar mesmo!!! hehehe

      Excluir
  37. Adoramos o Pergamon e o Neues Museum! A Nerfetiti é maravilhosa!
    Na nossa próxima viagem, iremos aos outros museus, as dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  38. Oi Fê,
    Sabe que estou com saudades de Berlim faz tempo e seus posts estão me matando. Rs
    Só conheci o Pergamom e já amei de paixão. Vou adorar conhecer os outros!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar e agora fazer uma série de posts "Berlim com criança" hehehe

      Excluir
  39. Preciso conhecer Berlim! Aliás, preciso conhecer tanta coisa ainda hahaha Mas ler esses posts da uma vontadezinha... Ainda mais agora que já vi muita gente dizendo que a Alemanha é totalmente kids friendly!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe a lista nunca acaba!!! Mas Alemanha é sim total kids friendly então aproveita e vai!!!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.