Berlim tem dezenas de atrações interessantes e mesmo já tendo passado um período estudando na cidade, não dei conta de visitar tudo que eu queria. Quando voltei em 2019, fiz questão de visitar alguns museus e exposições menos conhecidos que ficaram de fora do meu roteiro em 2014 e conto no post de hoje sobre 10 deles! A ordem está aleatória conforme fui lembrando. Para conferir endereço exato, preços dos ingressos, horários de funcionamento e outros detalhes, clique no nome da atração para abrir os sites oficiais, assim este post não tem perigo de ficar desatualizado.
Anne Frank Zentrum
A garota judia que ficou famosa pelo diário que escreveu durante o tempo que morou escondida em Amsterdã fugindo dos nazistas tem seu pequeno museu em Berlim. Ela nasceu em Frankfurt, mas até onde eu sei, não tem nenhum memorial por lá. A exposição fica em um dos pátios famosos da capital alemã, o curioso e decorado Haus Schwarzenberg e são alguns lances de escada para subir, mas já no pátio tem esse grafite lindo abaixo! O local fica na região do Hackescher Höfe, Oranineburger Straße e Scheunenviertel, uma das minhas regiões preferidas de Berlim.
Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!
![]() |
Tem bastante coisa para ler (em inglês ou alemão) e vários infográficos para conhecermos a família estendida de Anne Frank, como era a vida deles antes do esconderijo etc |
![]() |
Aqui explicam sobre às restrições impostas aos judeus e sobre a casa nos fundos da empresa que serviu como esconderijo para 8 pessoas por vários meses. |
O Anne Frank Zentrum tem desconto com o Berlin Welcome Card. Visitei o esconderijo de Anne Frank e sua família em Amsterdã e contei aqui. Aqui tem outro post sobre ela. Não muito longe da exposição fica um bairro super legal em Berlim, o Prenzlauer Berg.
Sobre o assunto, leia também o post sobre a visita ao campo de concentração Sachsenhausen perto de Berlim dicas de livros (e filmes) para se preparar antes de visitar algum campo de concentração e outras dicas de passeios de um dia saindo de Berlim!
Asisi Panorama The Wall
Na região do Checkpoint Charlie, fica uma atração bem diferente em Berlim - uma reprodução gigantesca de um pedaço do muro e da Berlim socialista! Você se sente como estivesse realmente espiando por cima do muro na Berlim ocidental para ver um pedacinho da Berlim oriental!
![]() |
Esse círculo preto e amarelo no mapa de Berlim é o ponto exato de onde estaríamos observando por cima do muro |
![]() |
São tantos detalhes que a cena parece real mesmo! Olha a Torre de TV aí! A rua na primeira foto é a Sebastianstraße. |
![]() |
Kreuzberg, região do Kottbusser Tor |
A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card. Compre aqui o ticket para a exposição Asisi Panorama The Wall.
Procurando hospedagem em Berlim? Aqui tem 4 dicas econômicas testadas em 2019, dicas de hotéis com vista panorâmica, os hotéis e hostels mais descolados de Berlim e mais algumas dicas de hospedagens baratas, incluindo onde fiquei durante meu intercâmbio em 2014.
The Wall Museum
Já contei sobre esse museu que inaugurou depois que estudei em Berlim neste post aqui. Na beira do rio Spree, ele fica grudadinho em um trecho do muro de Berlim e mostra desde a sua construção, sobre algumas fugas do lado socialista para o lado capitalista que envolveram o rio e alguns momentos importantes da Guerra Fria. Eu fui em um dia de muito calor e o ar condicionado do local não dava conta então acabei passando mais rápido por algumas partes por conta disso.
![]() |
Sala de um apartamento comum na antiga DDR (Alemanha socialista). Uma das cenas mais icônicas de um soldado pulando o muro quando ainda era só uma cerca de arame farpado. |
![]() |
Um pouco sobre a Guerra Fria e a festa que foi o dia que o muro caiu (metaforicamente falando)! |
![]() |
A parte que eu mais gostei foi a sala relembrando o icônico show do Pink Floyd (e outros artistas) na Potsdamer Platz e sobre a reunificação alemã. Tem videozinhos no instagram do blog (acima!). |
A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card. Aproveite para visitar ali do lado a East Side Gallery, maior e mais bonito trecho do muro de Berlim ainda de pé.
Veja aqui onde mais ver o muro de Berlim hoje e dois museus que contam como era a vida na Alemanha socialista. Neste post conto sobre 4 atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim e neste post sobre sinais de que a cidade ainda está dividida 30 anos após a queda do muro! Aqui mostre o local onde o muro "caiu" em 9/11/1989m junto com mais outras atrações fora do óbvio em Berlim.
Veja aqui onde mais ver o muro de Berlim hoje e dois museus que contam como era a vida na Alemanha socialista. Neste post conto sobre 4 atrações grátis relacionadas ao muro de Berlim e neste post sobre sinais de que a cidade ainda está dividida 30 anos após a queda do muro! Aqui mostre o local onde o muro "caiu" em 9/11/1989m junto com mais outras atrações fora do óbvio em Berlim.
Myth of Germania
Hitler tinha planos para reformar Berlim e transformar a cidade em uma cidade-símbolo do poder dos nazistas perante o mundo. O pessoal da Berliner Unterwelten (aquela associação que faz tours maravilhosos sobre a Berlim subterrânea!) organizou esta exposição para mostrar como seria essa cidade monumental, que se chamaria "Germania". Pensada pelo arquiteto nazista Albert Speer, ela não chegou a ser tirada do papel - ainda bem, ou a minha queridinha Berlim seria completamente diferente hoje.
Mais detalhes sobre Germania e o tipo de arquitetura que Hitler admirava pode ser visto no documentário "Arquitetura da Destruição".
![]() |
©Berliner Unterwelten e.V./P. Dase |
O eixo leste-oeste projetado iria do Portão de Brandemburgo até o estádio olímpico e o novo arco do triunfo seria 50 vezes mais volumoso do que o Portão de Brandemburgo que todos conhecemos hoje.
![]() |
©Berliner Unterwelten e.V./P. Dase |
![]() |
©Berliner Unterwelten e.V./P. Dase - a maquete principal aparece também no filme "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" |
Temos também desenhos e explicações sobre outras obras nazistas e sobre os horrores cometidos durante a guerra pelo partido, por exemplo o trabalho forçado imposto a diversas etnias. Aprendemos também sobre as influências que os nazistas levavam em consideração na hora de projetar os seus prédios e símbolos. A exposição fica no subsolo de uma estação de metrô, fora do centro da cidade. A exposição tem desconto com o Berlin Welcome Card.
![]() |
©Berliner Unterwelten e.V./P. Dase |
![]() |
©Berliner Unterwelten e.V./P. Dase |
Esta exposição foi feita pela mesma associação responsável pelo incrível tour da Berlim subterrânea, que contei neste post. O ideal é combinar as 2 atrações no mesmo dia porque elas ficam um pouco menos centralizadas em relação aos passeios clássicos.
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Deutsches Spionagemuseum
Na região da Potsdamer Platz, mais precisamente na Leipziger Platz, fica este museu relativamente novo sobre espionagem. É bastante interativo e vi muitos adolescentes curtindo demais o local, mas é necessário entender inglês ou alemão. Berlim era a capital da Alemanha Oriental e da Alemanha Ocidental em plena Guerra Fria e portanto se tornou um dos pontos principais de espionagem e meca de espiões. Na visita ao museu, aprendemos sobre métodos e aparelhos usados para espionagem, sobre espiões famosos, sobre como os aparelhos eram disfarçados, técnicas de criptografia e até sobre filmes que falam de espionagem. Veja no filminho abaixo no Instagram eu aprendendo a utilizar código Morse!
![]() |
Tem bastante coisa para ler e ouvir e até atividades para participar então para aproveitar, tem que saber inglês ou alemão |
![]() |
Alguns aparelhos e acessórios usados em espionagem |
![]() |
A ponte do filme "Ponte dos espiões", alguns filmes famosos de espionagem e laboratórios para testar alguns truques de espião! |
Vejam um pouquinho mais deste museu no vídeo abaixo do Canal Alemanizando:
A atração tem desconto com o Berlin Welcome Card e dá para ficar boas horas ali. Compre aqui o ticket para o Museu da Espionagem em Berlim!
Leiam aqui sobre outras atrações famosas e recomendadas em Berlim: Ilha dos Museus, Tour sobre street art/arte de rua, Museu Histórico Alemão (Deutsches Historisches Museum), Reichtag (Parlamento alemão), Torre de TV (Fernsehturm), diversas igrejas e sinagogas como a Berliner Dom e a Kaiser Whilhelm Gedächtniskirche, Palácio Charlottenburg e seu jardim e várias opções para ver Berlim do alto (as melhores vistas panorâmicas).
Berlim e seus milhares de museus! Adoro!
ResponderExcluirNão conheci nem metade dessa lista. Vou ter que voltar! Claro! hehe
hahaha Claro! Até eu que fiquei muuuito tempo lá tenho q voltar pq ainda não esgotei os museus não rs
ExcluirLeo, meu marido, foi sorteado para a Maratona de Berlim, uma das 6 Majors. Foi assim que fomos parar na capital alemã, sem muito dinheiro e com pouco tempo. Não esperava que a cidade me comovesse tanto. Vimos muito, sentimos muito, apesar do espaço apertado de cinco dias.
ResponderExcluirEstou verdadeiramente impressionada com a quantidade de museus que esta cidade tem. Todos, me interessam! Todos que você lista aqui eu quero visitar! Estou planejando voltar para correr por lá, e quero conhecer pelo menos alguns destes. Já estou até arrepiada só de imaginar! :)
Eu acompanhei a viagem de vcs pelo insta, demais né? Eu não vejo a hora de voltar tb! Cada cantinho daquela cidade me arrepia!
Excluirlegal esse little big city berlin, não conhecia! os outros ja tinha ouvido falar mas nao visitei... esse do espiao parece super interessante!
ResponderExcluirÉ esse Little Big City é relativamente novo, tem uns 2 anos acho.
ExcluirBerlim é uma das cidades que eu mais gosto na Europa! Estou doida para conhecer esse Trabi Museum, parece ser bem interessante!
ResponderExcluirBerlim é demais mesmo! Vc viu que eu fiz um tour dirigindo um trabi tb?
ExcluirSó fui uma vez para Berlim e acabei visitando os museus mais conhecidos. Já sabia que tinha que voltar, mas, como uma apaixonada por museu, essa volta se faz agora mais urgente rsrs
ResponderExcluirAh sim, tem taaanto museu famoso e não famoso que só uma viagem não dá conta mesmo hehehe Ainda mais vc que adora história, tem que voltar MESMO!
Excluir