quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que ver e fazer em Blumenau - SC?

Já são diversos posts aqui no blog contando sobre meus quatros dias na maior cidade do Vale do Itajaí e centro econômico do Vale Europeu em Santa Catarina, mas ainda faltou falar de algumas atrações e este post de hoje é um resumão do que fazer em Blumenau, talvez a cidade mais alemã do Brasil!


Veja aqui como foi o meu roteiro de quatro dias por Blumenau e Pomerode com outros blogueiros!


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Castelinho da Havan
"Castelinho" em estilo enxaimel que é uma das construções símbolo da cidade bem na rua principal!


Leia aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!




Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.


Mas afinal, o que ver e fazer em Blumenau como turista?


Arquitetura alemã



Muitas construções em Blumenau seguem o padrão europeu, principalmente alemão, como o prédio da foto acima ou a prefeitura na foto abaixo. Eu adoro esse estilo enxaimel, com a madeira da construção aparente! (ok, hoje em dia em muitos casos é só uma imitação, mas acho tão fofo!).


Existem casas enxaimel em outros lugares, mas é no centro da cidade que temos uma concentração de construções do tipo, principalmente na principal avenida, a XV de Novembro. Veja aqui um roteiro de uma manhã pelo centro de Blumenau! Outro lugar legal para isso é Pomerode - veja aqui um roteiro para conhecer a cidade em pouco tempo!


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Arquitetura alemã da Prefeitura
Prefeitura de Blumenau


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Arquitetura alemã
Nas 2 fotos de cima, o Teatro Carlos Gomes


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Arquitetura alemã
algumas casas na Avenida XV de Novembro



Uma publicação compartilhada por Destinos Por Onde Andei... (@destinosporondeandei) em 



O melhor aeroporto para chegar quando se visita Blumenau é o de Navegantes. Veja aqui como ir do aeroporto de Navegantes para Blumenau!


Museus


São diversos museus interessantes e não muito grandes na cidade como algumas que já mostrei nos outros posts - Museu da Cerveja, Museu da Família Colonial, etc. Além deles, tem também o Museu da Água (com vista para a cidade) e o museu da Fundação Hering, já que esta importante indústria nasceu em Blumenau.

Museu da Água


Não é bem na parte mais turística da cidade, mas não fica longe da prefeitura. Mostra algumas curiosidades sobre o fornecimento de água na região, com direito à cidade vista do alto! Leia mais sobre ele no blog Viajar Correndo.


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu da Água

O que ver e fazer em Blumenau - SC? Blumenau vista do Museu da Água



Ainda não sabe onde se hospedar em Blumenau? testei 2 hotéis, que recomendo: o Himmelblau Palace e o Ibis Blumenau.

Museu Hering


A Cia. Hering fundada em Blumenau pelos irmãos Hermann e Bruno Hering em 1880 tem sua sede na cidade até hoje e sua história mistura-se com a história e crescimento da cidade e da indústria têxtil na região. A família imigrou para o Brasil em busca de uma vida melhor e prosperou por aqui.


Blumenau e seus encantos. Museu da Hering e seu maravilhoso jardim suspenso. Esse museu conta a história da família e da empresa, uma das mais importantes empresas da indústria têxtil brasileira. Visita feita durante o Blogando no Vale Europeu. @blogandonovaleeuropeu @destinosporondeandei @casadedoda @italianagrassi @mapanamao @entrepolos @viajarcorrendo @retrip @viajantesolo @roteirosedicas @taindopraonde @tanaminharota @rotaterrestre @vamosporai @blogmeudestino  #blogandonovaleeuropeu #prefeituradeblumenau #pomerode #conventionbureaublumenau #vilagermanica #himmelblaupalacehotel #hotel10blumenau #hotelgloriablumenau #hotelsteinhausen #ibisblumenau #hotelplazablumenau #slavierohoteis #executivotransportes #thapyocablumenau #mortadellarestauranteepizzeria #adegablumenau #cervejariaconteiner #cervejablumenau #cervejariaschornstein #cupcakesinbox #effortdigital #neoprintgraficadigital #sealbag #restaurantepertutti #mulheresquecorremoficial #avidaeumacorrida #feelclean #fundacaohermannhering #mortadellarestaurante #rdkturismoreceptivo
Uma publicação compartilhada por Retrip Viagens de Experiências (@retrip) em



O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu Hering

O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu Hering
Aprendemos sobre a história da família e empresa Hering. Olha aí a primeira camiseta da Hering fabricada! E no vídeo abaixo, como elas eram feitas antigamente!






O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu Hering
A sede da empresa ainda está no local original e é muito bonita


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu Hering
E esse jardim suspenso então? Maravilhoso! Projeto de Burle Marx.


Ali pertinho fica uma loja da Hering que vende inclusive peças de coleções passadas, em promoção. Leia mais sobre o Museu da Hering e a empresa no blog Casa de Doda. Outros museus interessantes na cidade são o Museu da Cerveja, o Museu da Família Colonial e o Museu de Hábitos e Costume, que não visitei. Leia sobre os 2 primeiros nos links abaixo das fotos e sobre o último, no blog Casa de Doda.


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu da Cerveja
Museu da Cerveja

O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu da Família Colonial
Museu da Família Colonial


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Museu da Família Colonial
Museu da Família Colonial


Cervejarias


Como falar de Blumenau sem falar de cerveja, não é mesmo? Até eu que não bebo aprendi um monte por lá, sobre os ingredientes, a produção, o comércio, as festas e tradições. Durante o encontro de blogueiros, dedicamos boa parte de um dia para conhecer algumas cervejarias e contei tudo em um post específico sobre cerveja.


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Cervejarias
Cervejaria Blumenau


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Cervejarias
Cervejaria Container


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Cervejarias
Vale do Lúpulo



O que e onde comer em Blumenau? Dicas de restaurantes e evento gastronômico!


Eventos


Além da famosíssima Oktoberfest, a maior do mundo depois da festa de Munique, a cidade conta com um calendário intenso de festas, feiras e eventos que atraem um grande público e divertem todo mundo! Contei sobre o alguns pratos típicos trazidos para a região pelos imigrantes alemães e o Festival Sabores de Santa Catarina aqui. Mas tem também festas de Páscoa, de verão (Sommerfest em janeiro), de Natal, etc.


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Eventos na Vila Germânica
A maior parte destes eventos acontece no Parque Vila Germânica, que também tem um monte de restaurante e lojinhas que funcionam mesmo sem festa nenhuma acontecendo - e sim, mais uma surra de casinhas enxaimel!


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Eventos na Vila Germânica

O que ver e fazer em Blumenau - SC? Eventos na Vila Germânica

O que ver e fazer em Blumenau - SC? Eventos na Vila Germânica
Roupas típicas usadas na Oktoberfest



Aqui tem todas as dicas sobre a Oktoberfest! Outro evento imperdível em Blumenau é o "Magia de Natal" - veja aqui uma lista com as melhores cidades para curtir o clima natalino no Brasil - claro que Blumenau está nela (e Pomerode ali do lado também)!

Acompanhe o calendário de eventos de Blumenau aqui ou siga o blog Casa de Doda nas redes sociais, porque a Márcia mora em Blumenau e está sempre participando de tudo!



O que ver e fazer em Blumenau - SC?


Outras atrações em Blumenau


Além das atrações mais conhecidas de Blumenau, tem algumas que ainda estão bem "escondidas", como por exemplo a rota do cristal e da porcelana (leia post da Márcia), que engloba estabelecimentos em Blumenau e na vizinha Pomerode - veja o vídeo abaixo!  





Leiam também no blog Casa de Doda sobre a Vila Itoupava, o distrito mais alemão de Blumenau (cheinho de casas enxaimel).

Para continuar a viagem depois de Blumenau, uma boa dica é aproveitar o Beto Carreiro World. Veja aqui um roteiro de 4 dias, incluindo Curitiba.

I Blogando no Vale Europeu


Acompanhem nas redes sociais com a #BlogandonoValeEuropeu!


Organização: blog Casa de Doda

Blogs Participantes: RetripViajante SoloTá na minha rota, Roteiros & Dicas, Rota TerrestreMapa na Mão, ITALIAna, Meu DestinoRelatos de ViagemDestinos por onde andei, Entre Polos, Viajar Correndo e Vamos por aí




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Meu primeiro contato com a cultura alemã foi em Blumenau! Adorei conhecer a cidade. Quando fui era criança, preciso voltar para conhecer as cervejarias hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe eu fiz ao contrário e adorei encontrar várias referências alemãs em Blumenau depois de já conhecer a Alemanha!

      Excluir
  2. Só de falar em Santa Catarina já me empolga, amo! Todas essas influencias alemãs são apaixonantes (a Alemanha é meu segundo país preferido da vida). Amei todas as dicas de Blumenau e me fez querer voltar. Amei as fotos também, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu tb amo a Alemanha de paixão então te entendo perfeitamente rs

      Excluir
  3. Santa Catarina é um dos poucos estados que eu não conheço no Brasil, e Blumenau sempre esteve na lista de desejos. Adorei suas dicas, espero colocar em prática em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então tem que ir mesmo! Tem muita coisa legal por lá!

      Excluir
  4. Acho lindo, um pedacinho da Europa no Brasil! É uma otima viagem para se fazer

    ResponderExcluir
  5. Blumenau parece ser uma cidade tão linda! Tenho muita vontade de conhecer :)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.