terça-feira, 15 de outubro de 2019

6 dicas para economizar tempo durante a viagem

Eu sempre considerei que economizar tempo é economizar dinheiro, ainda mais quando você está gastando em euro, dólar, libra ou sei lá que moeda você for usar na sua viagem. Um tempinho atrás postei aqui no blog 20 dicas para economizar dinheiro antes e durante a sua viagem e hoje é a vez das dicas para economizar tempo!


dicas para economizar tempo durante a viagem
Foto: Pxhere - domínio público

Comprar ingresso de atrações e shows com antecedência


Já contei aqui que em muitos casos é essencial e/ou extremamente recomendável comprar ingressos para atraçõs e tours com antecedência. O roteiro acaba ficando mais engessado, mas você não perder tempo em filas absurdas embaixo de sol e chuva e garante algum tour que só aconteça em um idioma específico, por exemplo. Alguns lugares você só se visita com hora marcada e estes ingressos costumam acabar com antecedência. A fila do Coliseu por exemplo é conhecida por ser impossível!

dicas para economizar tempo durante a viagem
Leia aqui sobre a visita à incrível pintura Última Ceia de Da Vinci em Milão - só com muita antecedência para conseguir apreciar de perto porque os ingressos se esgotam meses antes das datas!


Ler/pesquisar sobre a cidade antes para já saber aonde quer ir


Se você ler sobre o seu destino antes da partida, pode otimizar tempo fazendo um roteiro por regiões (o que acaba também economizando dinheiro com transporte entre as atrações). Mas este roteiro não precisa ser um roteiro hora a hora inflexível. É importante saber em que dias os museus e atrações estão fechados ou muito cheios por algum motivo especial (por exemplo feriados) para consegui evitar a bagunça. Aqui está a lista de destinos com dicas no blog - nesse caso você tem que pesquisar destino a destino.

Ler/pesquisar sobre como funciona sistema de transporte e rotas que precisará fazer


Se você aprende antes de chegar ao destino como utilizar o sistema de transporte público local, não pega metrô para o lado errado, já sabe usar a máquina para comprar ticket mesmo em outro idioma, já dá para saber qual ticket é o melhor para você (geralmente são várias opções) e até como ir do aeroporto/estação para o hotel e do hotel para o aeroporto/estação.


dicas para economizar tempo durante a viagem
Foto: Pixabay - domínio público

Ônibus hop on/hop off quando se tem só um dia no lugar


Quando se tem pouco tempo em um local, somente um dia por exemplo (ou para pessoas com dificuldade de locomoção), em muitos lugares é interessante pegar um desses ônibus que fazem um roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade e você pode parar em todas as paradas e voltar para o ônibus quando quiser. Isso otimiza muito o passeio. Fiz e aprovei passeios com o ônibus hop on/hop off na Cidade do Caboem Valência, em SevilhaMálagaStuttgartBarcelona e acabei não fazendo, mas o de Curitiba é super recomendado. Barcelona tem atrações bem longe por exemplo. O Park Guell é mais fácil de ser visitado com esse ônibus do que com transporte público.


dicas para economizar tempo durante a viagem
Leia aqui como foi explorar Valência (Espanha) a bordo do ônibus hop on/hop off


Comprar chip de internet e receber em casa antes da viagem


Eu já contei aqui que perdi algumas horas no meu primeiro dia em Milão para comprar um chip na Itália e que tive mil problemas na Alemanha com o chip que comprei no aeroporto de Frankfurt, então uma dica boa para quem não quer se preocupar com nada disso durante a viagem, mas quer ficar conectado 24 horas por dia é comprar um chip aqui no Brasil, receber pelo correio na sua casa e já trocar o chip do seu celular no avião!

Contei aqui sobre o chip que testei e aprovei no Canadá e meus pais testaram o mesmo nos Estados Unidos. Aqui contei sobre o chip que levei para a Espanha e mais recentemente levei este chip aqui para Alemanha, República Tcheca e Polônia - testado por quase 3 meses e aprovadíssimo!


Reservar hospedagem com boa localização


Se você consegue uma hospedagem com localização central, vai economizar horas todos os dias indo e voltando das atrações e essas horas podem ser gastas visitando mais coisa (ou até descansando)! Neste post eu falo como escolher a melhor hospedagem para a sua viagem, por exemplo utilizando os filtros do Booking para selecionar os hotéis.


6 dicas para economizar tempo durante a viagem


E ai, você tem mais alguma dica preciosa para economizar o nosso tempo em dólar, euro, libra etc?


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Todas ótimas dicas, mas considero comprar ingressos com antecedência e a boa localização da hospedagem regras de ouro para economizar em viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, localização é o meu pré-requisito número 1 pra escolher hotel!

      Excluir
  2. O planejamento da viagem é essencial para economizar! Parabéns pelo post super completo

    ResponderExcluir
  3. Muito boas suas dicas. Sempre faço isso para economizar tempo durante a viagem pois temos mesmo é que curtir. A organização e planejamento são essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, adianta viajar dps e ficar só resolvendo pepino ou deixar várias oportunidades passar? Seria melhor ficar em casa, né?

      Excluir
  4. Ótimas dicas, adoro saber como economizar nas viagens, ajudam muito nosso roteiro.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.