quinta-feira, 26 de setembro de 2019

20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais!

Em uma enquete lá no Instagram do blog, alguns seguidores pediram dicas de economia em viagem e apesar do foco das minhas viagens não ser necessariamente viagens econômicas, cá estão 20 dicas que aprendi ao longo desses mais de 20 anos de estrada!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem para viajar ainda mais!
Foto: site Pixnio - domínio público

01) Viajar na baixa temporada


Pela lei da oferta e da demanda, em geral os estabelecimentos turísticos sobem os preços durante as férias escolares e feriados, então a dica inicial é tentar fugir de viagens nessas épocas e viajar na baixa temporada! Claro que esta dica não é válida para todo mundo, mas vale muito a pena tentar fugir das viagens no fim de dezembro, janeiro ou julho. Quando você começar a viajar na baixa temporada, vai gostar tanto de economizar que não vai mais querer viajar em pleno feriadão pagando o dobro do preço!

Alguns lugares tem outros motivos para a diferença entre alta e baixa estação. Cuidado ao ver por exemplo uma promoção de passagem para o Caribe no 2o semestre do ano porque é a época de furacão! Não adianta economizar na passagem e depois ter as férias estragadas.


Veja aqui todos os posts sobre planejamento de viagem no blog!




02) Economizando na passagem


São basicamente três estratégias para economizar nas passagens aéreas - usar sites comparadores para cotar preços de passagens, ficar de olho nas promoções divulgadas por sites como Melhores Destinos ou Passagens Imperdíveis e aprender a lidar com milhas para conseguir trocar suas milhas por passagens mais eficientemente.

Confesso que até hoje nunca conseguimos juntar muitas milhas aqui em casa, apesar do gasto no cartão de crédito. As milhas expiram muito rápido, não estamos dispostos a pegar voos malucos com mil conexões e para falar a verdade, muitas vezes as milhas não são nem computadas (eu solicito um bilhão de vezes, mas juro que na maioria das vezes acabo sem milha nenhuma... as companhias aéreas me odeiam). Só pela Azul que consigo de vez em quando alguma passagem nacional curtinha com pontos.

Para quem quiser aprender sobre milhas e economizar com as passagens aéreas, indico o blog Ases a Bordo. Veja aqui uma palestra online gratuita com eles ou até faça o curso com 8 módulos sobre juntar milhas (preciso fazer, mas cadê tempo?)

03)  Economizando na hospedagem


Você pode se hospedar na casa de parentes e amigos ou até conseguir hospedagem gratuita por meio de sites como o Couchsurfing. Eu acho que às vezes pode ser ótimo conhecer novas pessoas, mas às vezes não fico tão confortável e aí nada melhor do que um hotel ou hostel mesmo. Para descobrir hospedagens que você nem sabia que existiam, comparar preços, localizações e comodidades oferecidas, você pode usar por exemplo o Booking.com.

Veja aqui como escolher o melhor hotel para a sua viagem!



Booking.com




04) Economizando no seguro viagem


O seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na maior parte da Europa e te ajuda a economizar uma grana em países caros, caso você precise de um médico, remédio, atendimento de emergência ou até ajuda para localizar a bagagem perdida. O ideal é usar um comparador de varias seguradoras como o o Real Seguro Viagem.


Seguro Viagem 12x sem juros




05) Leve pouca bagagem


As pessoas que levam malas enormes e muitas opções de roupa sempre voltam com muitas peças que não foram utilizadas. Levando pouca bagagem, você tem mais mobilidade e depende menos de táxi ou transfer quando está chegando ou saindo das cidades. Além disso, cada vez menos companhias aéreas incluem uma bagagem despachada e pode ser bem caro pagar esse item separadamente.

Veja o que fazer caso sua bagagem seja extraviada (ou como tentar evitar que isso aconteça) - se você estiver somente com uma malinha de mão, é uma preocupação a menos!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem para viajar ainda mais!


06) Economizando no transporte


Eu já até fiz um post sobre como caminhar é o jeito mais fácil de se apaixonar por uma cidade! De quebra, você faz um favor à sua saúde, à poluição da cidade e ao seu bolso. Só vejo vantagens. Além de andar a pé (que nem sempre é possível), a dica é abusar de transporte público. Para quem está acostumado com transporte público brasileiro, fique tranquilo que na maior parte do mundo o transporte público é melhor do que aqui. No Canadá, na Europa inteira, na Austrália, etc é uma mão na roda e super gostoso e divertido andar de metrô, trem urbano, tram, ônibus, balsas e etc.

Quem precisa ir de uma cidade para outra, pode usar o site de caronas pagas Blablacar - ainda não testei pessoalmente, mas vários amigos meus já aprovaram. Para aquele famigerado momento de chegar ou sair das cidades carregando malas, você pode também optar por Uber/99/Lyft/Lady Driver/Bolt ou outros aplicativos que provavelmente saem bem mais baratos do que um táxi.

07) Aplicativos que comparam preços de Uber/99/Lyft/Lady Driver/Bolt


Depois do Uber, chegou uma leva de app de transportes que eu até fico perdida! É Lyft, 99, Lady Driver, Bolt e incontáveis outros. Como saber qual está mais barato em determinado lugar e dia? Leia aqui uma reportagem que conta sobre alguns apps que comparam esses serviço - na verdade dá até para usar o Google Maps para isso!

08) Se mesmo assim for alugar carro


Obviamente, comparar os preços de aluguel (e condições, o que está incluso ou não etc) de diversas locadoras de veículos pelo mundo! Eu recomendo comparar os preços na Rentcars!





09) Visite atrações grátis


Se você sempre sonhou em andar de gôndola em Veneza ou em subir na Torre Eiffel em Paris, claro que vale a pena gastar esse dinheiro e realizar um sonho. Mas em qualquer cidade do mundo tem dezenas de atrações grátis e você pode aproveitar todas elas entre algumas atrações pagas no seu roteiro!


10) Confira os dias grátis de museus


Nas grandes cidades do mundo, os principais museus tem entrada gratuita em algum dia da semana ou pelo menos algumas horas. Confira no seu destino e aproveite. Mas cuidado, os museus mais famosos costumam ficar insuportavelmente cheios nesses dias ou horas grátis e às vezes o desconforto da visita e as horas gastas na fila não compensam.

11) Compre passes para economizar nas atrações


Existem diversos passes para economizar em atrações e principalmente na Europa, a maioria deles vale a pena. Muitas vezes inclusive esses passes incluem transporte dentro da cidade e você pode escolher a duração do mesmo (por exemplo de 1, 2 ou 3 dias). Mas cuidado que nem todos são realmente bons e a dica não vale para qualquer tipo de viajante. Costuma valer mais para quem é super fã de museu como eu.


Veja os posts sobre os passes turísticos de PadovaTurimVeronaSan MarinoLondresAmsterdamFrankfurt, BerlinTrier, Heidelberg e Luxemburgo que eu usei, aprovei e contei aqui no blog. Ainda não escrevi sobre os passes de Stuttgart, Ulm e Gdansk que usei nessa minha última viagem.


12) Economize com alimentação


A dica é experimentar as comidas de rua e comidas típicas do lugar. Não faça questão de comer carne na Europa e você vai economizar mais ainda!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem para viajar ainda mais!
Currywurst, prato típico de Berlim encontrado em quase qualquer esquina em quiosques simples e uma da minhas comidas preferidas!


13) Fuja das compras


Já não é legal sair comprando loucamente (alô consumismo e produção desenfreada de lixo), para que que você vai fazer isso em viagem gastando em dólar ou euro ou sei lá que moeda mais valorizada do que o real? Só dou um desconto aqui por exemplo para quem mora no Nordeste e vai para o inverno europeu (tem que comprar roupas adequadas!) ou quem coleciona enfeites de Natal do mundo todo rs (ou canecas, ou chaveiros ou sei lá mais o que). Lembre-se que você tem que carregar aquele berimbau trambolho na viagem de volta, hein?


14) Se for comprar, lembre do Tax Free


Existe um esquema em vários países do mundo para você receber de volta o imposto que pagou em algum item que comprou na viagem - que só deveria ser pago por quem mora no país. Mas eu mesma nunca consegui aproveitar porque tem um limite mínimo de compras em uma mesma loja para ele valer (mas eu só compro souvenir ou coisas baratex de tipo 5 ou 10 euros quando viajo). Veja aqui todas as dicas de como conseguir essa restituição do imposto.

15) Dica de economia para a vida e não só para viagem


Essa dica não é sobre viagem. Acompanhem a Nathalia Arcuri do Me Poupe, pague suas dívidas, arranje outra fonte de renda e quem saiba até sobre dinheiro para investir (tanto em aplicações como em viagens). Ela tem livro, youtube e claro que está nas redes sociais.




Outra indicação sobre o tema e que posta do ponto de vista de quem não tem muito dinheiro para  gastos extras é a Nath Finanças - aqui está o canal no Youtube.






16) Pesquise MUITO


Encontrar um hotel BBB com localização perfeita não é fácil. Só mesmo MUITAS horas de pesquisa no Google para chegar na resposta certa. Mas a dica de pesquisar vale para tudo - quais passeios são a sua cara em determinado destino, que comida típica você vai ou não gostar, como funciona o sistema de transporte da cidade etc. Aí numa dessas você não gasta dinheiro com transporte desnecessário, comida que você não vai curtir e nem passeios "chatos".


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem para viajar ainda mais!
Foto: Pixabay


17) Use sites comparadores de quase tudo


Hoje em dia tem site para comparar preços de tudo que você puder imaginar. Só procurar no Google que você acha - use e abuse.

18) Tenha a cabeça aberta e mude de hábito


Aqui eu falo principalmente para o pessoal que tem preconceito de andar de metrô ou ônibus, para quem leva 2486384 looks para sair diferente nas fotos e para quem faz questão de comer carne em todas as refeições. Já expliquei em outros tópicos como você economiza nessas 3 situações.

19) Não faça economia porca


Sempre é bom economizar, mas não faça economia besta! A localização ruim de um hotel faz você gastar mais com transporte (e tempo!), viajar sem seguro faz você não ter apoio quando a companhia aérea perde a sua mala ou você passa mal com a comida e precisa de atendimento médico, entre outros exemplos.

20) Só utilize wifi grátis


Eu sempre recomendo viajar com chip que funcione no exterior (veja aqui os chips que utilizei no Canadá e na Espanha) para facilitar a vida e poder procurar qualquer coisa de última hora - por exemplo apps de transporte - ou até por segurança para quem está viajando sozinha, mas é claro que é cada vez mais comum achar wifi grátis pelo mundo e completamente possível viajar sem internet como fazíamos nos anos 90! Aproveite para se libertar das redes sociais!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais!


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma dica para me dar? É só deixar nos comentários!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Adorei as dicas! Estou no caminho certo :) Adoro pesquisar atrativos gratuitos e quase nunca compro em viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me importo em gastar com coisas q sempre quis ver/fazer, mas aí tem que equilibrar pra não falir rs

      Excluir
  2. Amei as dicas, costumo fazer a maior parte delas pra dar uma economizada boa, haha. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  3. o esquema do wifi é muito bom, mas vale a pena avaliar os chips de celular locais pra poder ter internet durante a viagem para poder aproveitar mais e não se perder tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb vale, mas aí é mais gasto né? O mais econômico eh ficar só nos wifis, mesmo q isso t deixe sem internet às vezes rs #prioridades

      Excluir
  4. Adorei essas dicas. Se antes essas dicas para economizar antes ou durante a viagem já eram importantes, agora depois dessa pandemia são muito mais. Algumas já adotava mas vou adotar as outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que serão úteis pra vc! E o euro e o dólar o absurdo que estão agora...

      Excluir
  5. Dicas para economizar em viagem são sempre bem vindas! A sua lista ficou completíssima e já salvei aqui pra mandar pra geral! Afinal, com um pouco de pesquisa e boa vontade dá pra economizar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha obrigada! Sim, pesquisa salva taaaanta coisa! E uma galera q fica perguntando coisa em grupo de face ao invés d perguntar pro Google - me pergunto em q mundo eles vivem...

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.