terça-feira, 20 de agosto de 2019

Caminhar pelas cidades - o jeito mais fácil de se apaixonar por elas!

É impressionante como se você parar para pensar, (quase) qualquer coisa do mundo tem relação com viagens e turismo! Eu estava assistindo a uma palestra do TEDx Campinas em 2018 (contei aqui tudo sobre esse dia incrível e inspirador - leia principalmente se você não souber o que é TED ou TEDx) e cheguei à conclusão que quanto mais se anda em uma cidade, mais você acaba gostando do lugar! E não quero dizer andar de carro ou transporte público, mas sim caminhar pela cidade!

Caminhar pelas cidades - o jeito mais fácil de se apaixonar por elas!
Foto: Genaro Servín


Eu cheguei à essa conclusão depois da ótima palestra da Gabriela Callejas, que contou muito da sua relação com todas as cidades por onde passou - ela sempre gosta muito das cidades por onde caminha pelas calçadas! Ela ainda lembrou da importância para a saúde da população, o meio ambiente e a "vitalidade" de bairros com essas caminhadas. Cidades caminháveis são mais vivas.


Clique neste link para ler todos os posts sem dicas práticas, mas mais reflexivos aqui do blog.











Vejam a palestra completa no vídeo acima!

Ela conta que caminhar é uma maneira de de conectar com pessoas e com a cidade, dando um sentimento de pertencimento. As crianças vão aprendendo sobre o mundo e os pequenos negócios têm mais chances de prosperarem. Isso sem contar que diminui o gasto com transporte, não é?

Você pode perceber várias coisas que nunca reparou antes (seria coincidência que comecei a gostar mais de pisos, janelas e azulejos nos últimos anos, justamente quando comecei a andar mais por diversas cidades e prestar mais atenção nas coisas?).  Sobre esse assunto, recomendo seguirem o Instagram e o Facebook do projeto "Chão que eu Piso".

As cidades mais caminháveis também estão mais adaptadas para cadeirantes, pessoas com dificuldades locomotoras e famílias com carrinhos de bebê.

Leia mais sobre o assunto:
Por que é importante que as cidades sejam mais caminháveis - em espanhol

Sigam também o Instagram CalçadaSP e o projeto da Gabriela, Cidade Ativa (Instagram da Cidade Ativa).

"Caminhar ensina a verdadeira democracia: que a cidade é lugar de acolhimento, não importando raça, crença ou a sua posição na pirâmide social." (TONY NYENHUIS E WANS SPIESS, Revista Vida simples)


Caminhar pelas cidades - o jeito mais fácil de se apaixonar por elas!
Foto: domínio público

Algumas das cidades que me apaixonei caminhando pelas ruas foram BolonhaBarcelona (bairro Gótico e Born principalmente), ValenciaGranadaFrankfurtMadriMuniqueAmsterdãVeronaRavennaParis e em segundo plano BerlimLondres e Nova York (porque já amava antes de ir). Claro que minha região preferida de São Paulo é a Avenida Paulista, mas isso já vem antes mesmo dela ser fechada para carros aos domingos.

Nem tudo são flores as caminhadas pelas cidades: muitas têm muitos morros (por exemplo Belo Horizonte), calçadas irregulares ou até alguns lugares sem calçada (uma vez voltei a pé de um shopping aqui em Campinas até minha casa e apesar de dar uns 15 minutinhos só, nunca mais repeti porque não tem calçada)! Tem também coisas quebradas (lixeira, bancos e afins), sacos de lixo, moradores de ruas, artistas de rua (são legais, mas 2 corpos ainda não podem ocupar o mesmo lugar) e claro, o maior problema pra mim: falta de segurança.

Não gostei tanto de Gênova na Itália porque não vi nada de errado lá, mas não me senti tão segura como em qualquer outra cidade europeia que já tenha caminhado. Andei por algumas ruas estranhas e a má impressão ficou. Sobre as pedras no caminho, leiam esse texto da Revista Vida Simples.


Caminhar pelas cidades - o jeito mais fácil de se apaixonar por elas!
Foto: domínio público



Como gosto de caminhar por aí, tenho feito cada vez mais walking tours nas cidades por onde passo. O guia já conhece o local, chama a atenção para vários detalhes que passariam desapercebidos aos viajantes com mais pressa e eu ainda faço o meu exercício diário! E andar em grupo pelas cidade é mais seguro. Já contei aqui no blog sobre esses tours em Barcelona, Berlim, Curitiba, Porto Alegre, Luxemburgo e Trier (Alemanha), mas ainda estou devendo posts sobre diversos tours que fiz no Rio de Janeiro, São Paulo, Valência (Espanha) e todas as cidades por onde passei na Polônia na minha mais recente viagem.

O que mais gosto é chegar em uma cidade e poder fazer tudo a pé (daí a importância de escolher bem um hotel pela localização) - a sensação de liberdade é indescritível! Tudo isso tem muito a ver com urbanismo também e como as cidades estão sendo pensadas para o futuro - a mobilidade intermodal. Nova York revitalizou uma antiga linha de trem que hoje virou um parque urbano comprido, com centenas de moradores e turistas caminhando por ali todos os dias - o High Line (virou ponto turiítico também).

Leia também:

Na crise da mobilidade urbana, andar a pé pode ajudar a resgatar a escala local e o sentido do lugar.





Leia mais sobre os benefícios da caminhada para a saúde:

Boa Forma - o que acontece quando você caminha 30 minutos por dia
D´Água Natural - Benefícios da caminhada
Bastante Interessante - 10 coisas que acontecem com seu corpo se você caminhar todos os dias


Deixo o vídeo de uma palestra abaixo que também liga essa andança com a criatividade!





Bora andar mais por aí???

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.