quinta-feira, 15 de junho de 2017

Free Walking Tour e Tour de Tapas em Barcelona

Como tinha bastante tempo em Barcelona e curti o Free Walking Tour que fiz em Berlim, tinha decidido fazer 2 Free Walking Tours, de empresas diferentes, para comparar e contar aqui no blog. No fim das contas, uma semana em Barcelona nem é tanto tempo assim e acabei só tendo tempo de fazer um tour do tipo. Aproveitei que estaria sozinha e quis fazer também um tour de tapas em uma das noites assim teria companhia para conhecer alguns lugares para sair na cidade. Aqui estão informações sobre o free walking tour em Barcelona e aqui sobre o tour de tapas em Barcelona, que com essa empresa custa 20 euros.




Free Walking Tour e Tour de Tapas em Barcelona

Free Walking Tour em Barcelona


Os famosos free walking tours não exigem pagamento adiantado, mas é de bom tom pagar o que você achar que vale ao final. Ainda bem que os grupos são grandes nas cidades mais famosas. Sempre tem alguns que desistem no meio do tour (que é até bem longo), mas mesmo assim o grupo do meu tour ainda era bem grande ao final. Naquele domingo, havia um grupo em espanhol e outro em inglês para o free walking tour em Barcelona e preferi fazer em inglês porque tinha mais pessoas. O guia era o empolgadíssimo Leon. O ponto de encontro era na Plaça de l´Angel (metrô Jaume I) e dali seguimos a pé pelos bairros Gótico e El Born/La Ribera.


Free Walking Tour em Barcelona - Plaça del Rei
A primeira parada do tour é na maravilhosa Plaça del Rei! Como pode ser ser tão linda assim sendo que na praça só tem edifícios de pedra? O Palau Reial faz parte hoje do Museu de História de Barcelona, então vou falar dele em outro post!





Free Walking Tour em Barcelona - Plaça del Rei
Plaça del Rei - não confunda com a Plaça Reial que é linda também, mas é outra coisa!


Free Walking Tour em Barcelona - Catedral de Barcelona
Saindo dali, vamos para os fundos da Catedral de Barcelona


Free Walking Tour em Barcelona - Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona - a igreja é bem antiga, mas a fachada nem tanto, apesar da aparência


O tour dura perto de umas 3h (com parada em um barzinho para banheiro e lanchinhos). O guia León sabia demais da história de Barcelona e adorei aprender um monte de coisa com toda a empolgação dele, ainda mais depois de já ter andado alguns dias na cidade, somente lendo as explicações que peguei na internet ou guias impressos.


Free Walking Tour em Barcelona - Plaça de la Seu
Plaça de la Seu, na frente da Catedral de Barcelona - já dá para ver algumas das barraquinhas da feira de Natal!

Free Walking Tour em Barcelona - Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona


As principais igrejas para visitar em Barcelona


Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Nova
Torres Romanas na Plaça Nova - resquícios da antiga muralha da cidade

Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Nova
"Barcino" - escultura em homenagem ao antigo nome da cidade e mural do Picasso na Plaça Nova


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Descobri cantinhos que com certeza eu não teria descoberto e entrado sozinha e vi detalhes que passariam desapercebidos, então acho que vale muito a pena fazer um tour desses! Neste post, dicas sobre o Bairro Gótico, principal região do tour.




Free Walking Tour em Barcelona - lateral da Catedral de Barcelon e Plaça de Garriga i Bachs
lateral da Catedral de Barcelon e Plaça de Garriga i Bachs


Free Walking Tour em Barcelona - El Call - Bairro Judeu
El Call - Bairro Judeu - se não estivesse em grupo, acho que nem entraria nessas ruelas, achando que não ia ter nada interessante. Aí nessa portinha de cima fica a entrada da sinagoga mais antiga de Barcelona. E é claro que no tour temos a explicação do motivo dela ser tão escondida assim.


Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Sant Felipe Neri
Tinha descoberto a Plaça Sant Felipe Neri em um post do blog Sol de Barcelona e queria muito dar uma passada ali! Leiam o post sobre essa praça tranquila, mas histórica - as marcas da Guerra Civil ainda estão nas paredes da igreja!



Leia aqui sobre os 4 principais museus de arte de Barcelona! E dedique um dia do seu roteiro para a região de Montjuic e Plaça d´Espanya!


Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Sant Jaume
Plaça Sant Jaume - com os prédios da Generalitat de Catalunya e da Prefeitura de Barcelona (Ayuntament de Barcelona - visitei a prefeitura por dentro)!


Free Walking Tour em Barcelona - Pont del Bisbe
Pont del Bisbe


Curte arquitetura modernista, mas quer ir além de Gaudì? Conheça o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e o Palau de la Musica Catalana!


Free Walking Tour em Barcelona - Santa Maria del Mar
Santa Maria del Mar

Free Walking Tour em Barcelona - Fossar de les Moreres
Fossar de les Moreres

Free Walking Tour em Barcelona - Fossar de les Moreres
Fossar de les Moreres - memorial às vítimas catalãs da Guerra de Sucessão Espanhola no século XVIII


Free Walking Tour em Barcelona - CC Born
CC Born - também vou falar mais adiante! No local do antigo Mercat del Born, hoje existe um centro cultural.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











O tour é longo e você vê e aprende bastante coisa, mas definitivamente não é tudo que se tem para ver e aprender no Bairro Gótico e Born, então você ainda pode programar mais tempo na região! Depois do tour, fiquei por ali a tarde toda antes do tour de tapas e também dediquei mais um dia inteiro para a região!

Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Ramon Berenguer
Plaça Ramon Berenguer (leia mais na wikipedia sobre esse conde de Barcelona que deu nome à praça, que mistura a Barcelona romana com a Barcelona medieval!

Free Walking Tour em Barcelona - Plaça Ramon Berenguer
Plaça Ramon Berenguer


O tour finalmente acabou aqui! Eu continuei explorando o Bairro Gótico e o El Born/La Ribera! Tour aprovadíssimo para entender aquele monte de coisa que você andando pelas ruas de Barcelona!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa



Tour de Tapas em Barcelona


Marquei no mapa abaixo os 3 lugares que visitamos naquele tour (não necessariamente todos os tours são iguais) e também o ponto de encontro. O primeiro bar é bem perto, mas depois tem uma caminhada maiorzinha para o 2o local, que fica bem perto do 3o e último.

O pessoal da Sandemans enfatiza que não é possível pagar o tour e se juntar de última hora! É necessário ou comprar online ou comprar com os guias antecipadamente durante algum outro tour oferecido por eles. Clique no link para ver todas as informações atualizadas. Fiz o tour de tapas no mesmo dia do walking tour e acabou que muitas pessoas eram as mesmas! Comprei o ticket no break do primeiro tour (paramos em uma cafeteria) e no ponto de encontro, escolhi novamente o tour em inglês porque o grupo era maior (e dessa vez já conhecia algumas pessoas). O guia do walking tour fez muita propaganda do tour de tapas porque ele e outra guia da empresa haviam reformulado o tour não faz tanto tempo assim. Ele mesmo disse que antes o tour era muito "pega turista", mas com essa mudança eles tinham colocado lugares que os locais frequentam (mas que caibam um grupo grande - ele disse que as primeiras opções ficaram de fora por serem muito pequenos).





O primeiro lugar que paramos foi o Craft Barcelona,  bem estilo barzinho apertado, mas que agora tem um espaço aberto, com música ao vivo, cheio de gente e sem lugar pra sentar (sim, sou velha, mas até que era legalzinho o lugar). Os pintxos são tradição em outra região da Espanha então não é em qualquer bar de Barcelona que você vai encontrá-los, mas eles são o foco aqui.


Tour de tapas em Barcelona - Craft Barcelona
Na esquerda, o pintxo que escolhi e a bebida incluída nesse bar que era uma espécie de cidra. Haviam muitas opções no balcão das tapas e fiquei com tanta vontade que paguei uma tapa a mais (1,50 euro) , para experimentar (ok, estava com fome rs e não estava acreditado que haveria tanta comida assim para substituir o jantar durante o tour).




Depois andamos um tempinho até a região de Barceloneta onde ficavam os outros 2 lugares. O segundo (El Nou Ramonet) acabei quase não tirando fotos!!! Esse era mais estilo restaurante e tínhamos uma mesa grande reservada para o rupo - ufa, deu para descansar as pernas e também conversar e conhecer melhor as pessoas. As tapas não foram as mais marcantes, mas eram todas ok. Se não me engano eram 4 opções. Aqui o guia ensinou sobre o porrón (que mostrei no post sobre o tour de tapas de Valência).


Tour de tapas em Barcelona - El Nou Ramonet
Decoração com temática naval e bolinho que não lembro do que era, mas estava muito bom




O terceiro e último local, o Segons Mercat, foi onde serviram as melhores tapas (e a gente sentou também!). Estava bem vazio naquela noite de domingo, mas também tinha um mesa grande reservada para o tour.  Aqui tinha mais comida ainda! E definitivamente no final de tudo, todo mundo estava satisfeito e jantado! Ele já foi eleito um dos melhores restaurantes perto da praia em Barcelona (reportagem em inglês).


Tour de tapas em Barcelona - Segons Mercat
Local mais arrumadinho da noite. Algumas das tapas servidas: pa amb tomàquet (pão com tomate - típico catalão), croquete e linguiça.


Veja aqui o meu top 5 das atrações de Barcelona!


Dali, todos podem ir embora, mas algumas pessoas ainda emendaram em um bar, quase em estilo de um pub bem pertinho de onde estávamos. Ficou bem perto para voltar de metrô depois, mesmo com chuva. Não preciso dizer que aprovei, né? Conheci 3 lugares em uma noite, dei uma voltinha por um bairro que depois não tive quase chance de conhecer, comi bastante e conversei com bastante gente legal (um casal da Índia que morava em Londres, um casal do norte da Inglaterra, uma americana do Havaí e um casal de irmãos de Nova York). Esqueci de comentar, mas a média de idade das pessoas neste tour era bem menor do que no tour de Valência - basicamente metade entre 18-25 anos e que estavam em Barcelona pelas festas e a outra metade 25-35 anos, que foram os que ficaram no bar após o tour.





E ai, empolgados para fazer algum tour do tipo? Alguém já fez os mesmos tours com outras empresas e notou algo diferente? Deixe suas opiniões nos comentários para a gente conversar!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Feeeee! Nós acabamos de passar pelos mesmos lugares e comemos quase que as mesmas coisas...rs. Amamos Barcelona!
    Mas saímos daqui já com vontade de voltar!
    Acredita que nevou em Madrid na semana passada? Dizem que não acontecia a um tempão! Tivemos sorte de ver a neve caindo por dois dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal! Com o Carnaval aqui, nem to acompanhando a viagem de vcs, mas agora tô de volta em casa! bjão!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.