sexta-feira, 2 de junho de 2017

Comidas e bebidas típicas do Peru

Não sei porque ainda não tinha feito esse post sobre a gastronomia peruana, já que experimentar comidas e bebidas típicas é uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo. Já são dezenas de posts aqui no blog sobre Gastronomia e outras dezenas de posts sobre o Peru por aqui e neste post conto tudo sobre o que mais gostei de comer e beber por lá e o que ficou para a próxima viagem!


O que beber no Peru - Pisco Sour
Reconhecem a bebida mais famosa do Peru??? Falo dela abaixo


Comidas e bebidas típicas do Peru




Lomo Saltado


Já no primeiro dia em Lima, eu e meus parentes começamos a comer lomo saltado, que acabou sendo o prato mais comido na viagem toda e que encontrávamos mais facilmente em qualquer cardápio. É um prato simples, carne picadinha, com tomate, cebola e às vezes com pimentão também - ideal para comer com arroz e batata frita. É tão simples e fácil que incorporamos no cardápio aqui de casa e já comi lomo saltado dezenas de vezes desde que voltei do Peru (e olha que mês que vem faz 2 anos dessa viagem!). Surgiu a partir da influência dos chineses cantoneses e pode apresentar variações. Leia aqui sobre a origem do lomo saltado e aqui uma receita de lomo saltado, mas um pouco diferente do que comi por lá.

O que comer no Peru - Lomo Saltado e Ají de Gallina
Vários pratos que pedimos em um jantar em Lima, inclusive o lomo saltado no alto à direita.

Leia aqui tudo sobre Lima!


Comidas e bebidas típicas do Peru

Ceviche


Não preciso falar muito deste que provavelmente é o prato peruano mais conhecido de todos! Basicamente, peixe cru marinado na maioria das vezes com limão. É considerado Patrimônio Cultural do país. Em Lima, são milhares e restaurantes especializados em ceviche, as cevicherias, mas confesso que prefiro o ceviche do Equador, sorry. Leia mais sobre o ceviche na wikipedia e veja aqui uma receita (existem muitas variações).

O que comer no Peru - Ceviche
Foto: Manuel González Olaechea - CC 3.0




Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros





Aji de Gallina


Esse foi um dos meus preferidos! Frango com um molho com ají (que deveria ser picante por conta da pimenta, mas que achei bem tranquilo e isso porque eu não aguento pimenta forte) e muitos outros ingredientes. Veja aqui receita para o ají de gallina. Ah, também é bem comum esse arroz da foto abaixo com esse milho grandão no meio!

O que comer no Peru - Ají de Gallina




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Cuy


O cuy nada mais é do que um porquinho da Índia! Vimos essa criação de porquinhos da Índia (foto) no passeio pelo Valle Sagrado e como essa é a região onde esse prato é mais famoso, 2 pessoas do grupo pediram posteriormente no jantar. Todo mundo experimentou, mas tivemos o azar daquele ser o pior restaurante da viagem toda então não conta muito! Para os brasileiros, parece esquisito, mas para eles é uma carne como se fosse carne de outro bicho qualquer. Veja aqui uma receita para o cuy.


Cuy no Peru


O que comer no Peru - Cuy e  Papa a la Huancaína
O cuy está nas 2 fotos de cima!


Comidas e bebidas típicas do Peru



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Papa a la Huancaína


Na última foto da montagem acima está o prato de batatas que pedi um dia em Aguas Calientes. Geralmente, ele é uma entrada, mas eu pedi como prato principalmente mesmo. Tinha lido sobre ele antes e viajar e só achei em um lugar! Apesar da aparência bem parecida com o Ají de Gallina que postei lá em cima, é bem diferente.  O nome tem a ver com a origem da receita, a cidade de Huancayo. Veja aqui a receita para as papas a la Huancaína.


Para quem está perdido que nem eu fiquei organizando essa viagem para o Peru, recomendo o guia abaixo! Leia tudo sobre ele aqui.

Compre aqui o seu guia "Peru: lugares incríveis"




Rocoto relleno


Outro prato típico o Peru que foi quase impossível de achar em Lima, Cusco, Valle Sagrado e Puno! O rocoto relleno é basicamente um pimentão recheado como na foto abaixo e na única vez que achei no cardápio, fiquei com medo de ser muito apimentado e acabei não pedindo - mas quando voltar ao Peru, vou experimentar de qualquer jeito! É um prato da região de Arequipa e talvez por isso não tenha encontrado muito em outros lugares. Leia mais sobre esse prato na wikipedia e e veja aqui uma receita para rocoto relleno.

O que comer no Peru - Rocoto Relleno
Foto: Astuviaje - CC BY - ND 2.0



Inca Kola


Já contei sobre esse refrigerante extremamente doce, com gosto de tutti-frutti e cor de caneta marca-texto no post sobre refrigerecos que já experimentei pelo mundo e no post sobre o que experimentei e comprei em uma conexão no aeroporto de Lima. Não conheço ninguém que tenha realmente gostado, mas a não ser que você seja daquelas pessoas que não toma refrigerante nunca, acho que deve experimentar essa paixão peruana!

O que beber no Peru - Inca Kola


Comidas e bebidas típicas do Peru


Chicha Morada


Suco de milho roxo misturado com algumas coisinhas! Eu não curti muito não, mas gente, tem que experimentar, não é? Aqui tem algumas fotos do tal milho roxo para quem não acreditar que ele é bem escuro! Aliás, esse ingrediente é traz muitos benefícios para a saúde e pesquisando para esse post até fiquei com vontade de dar mais uma chance! Aqui está a receita da chicha morada para quem quiser se aventurar.

O que beber no Peru - Chicha Morada, Pisco Sour/ O que comer no Peru - Suspiro Limeño
Em um jantar em Lima, pedimos em sentido horário chicha morada, pisco sour, alguma sobremesa de lúcuma e suspiro limeño (falo dele mais abaixo)!

O que fazer, onde ficar e onde comer em Puno, na beira do Lago Titicaca!






Chá de Coca


Como já contei no primeiro post sobre o Peru, o chá de coca é o melhor remédio para o mal de altitude, que a maioria dos turista enfrenta em Cusco, Puno e outras cidades em altíssimas altitudes. Não tem nada a ver com drogas como pensamos no Brasil e é muito utilizado pelos moradores de regiões altas dos Andes há muitos séculos.

O que beber no Peru - Chá de Coca
É um chá meio amargo - não gostei não, mas tomei todos os dias quando estava em lugares altos!


Pisco Sour


Não vou entrar aqui na discussão se o pisco é chileno ou peruano porque essa briga não é minha. Tanto o Peru como o Chile afirmam serem a "casa" do pisco (um tipo de aguardente de uva) e o pisco sour acabou sendo bastante difundido nos 2 países. É muito comum oferecerem um copinho de pisco sour como aperitivo grátis em vários restaurantes. Leia mais sobre o pisco sour na wikipedia e veja aqui uma receita para o coquetel!


O que beber no Peru - Pisco Sour

Suspiro Limeño


Como o nome sugere, esse doce típico peruano surgiu em Lima, mas eu experimentei Suspiro Limeño em Santiago, no restaurante maravilhoso Astrid & Gastón! No Peru, acabei encontrando poucas vezes e pedimos em 2 refeições em Lima mesmo, pelo que eu me lembro. A parte de baixo tem a aparência de um doce de leite (e apesar de não ser doce de leite, eu achei que o gosto é parecido também!). E apesar do nome, não tem nada a ver com o suspiro que comemos no Brasil. Super aprovei a sobremesa, apesar de ser bastante doce. Veja aqui e aqui receitas de como fazer essa sobremesa!

O que comer no Peru - Suspiro Limeño
Esse foi o suspiro limeño do restaurante em Santiago!


Gostaram? Lamberam os beiços? Se você tiver mais alguma dica de comida ou bebida típica do Peru, é só deixar nos comentários que vou adorar procurar e experimentar!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Tomamos Chicha Morada em um restaurante Peruano nos Jardins(São Paulo-SP). É idêntico a um quentão gelado e nada mais , sem álcool e bem fraquinho ! A Inca Cola é que nem a Cajuína e o refrigerante Jesus ( Nordeste do Brasil ), horrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe esses refrigerantes tem todos gosto de chiclete de tutti-fruti!

      Excluir
  2. Oi Fernanda, adorei esse post sobre comidas e bebidas típicas do Peru! Sabe que eu amei a culinária peruana quando estive no país. Quero muito voltar lá até porque tem vários lugares legais que eu não conheci. Amo ceviche! E aprendi a curtir Pisco Sour lá, pois é bem típico né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gostamos basttante e fazemos o Lomo saltado até hj aqui em casa 5 anos dps da viagem rs.

      Excluir
  3. Eu amo Ceviche! Fiquei curiosa, qual a principal diferença entre o Ceviche do Equador e do Peru! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comi dos 2, mas nem sei fazer e não sou boa em identificar sabores então nem entendo a diferença direito rs

      Excluir
  4. oi Fer... o que mais comi nos dias que passei no Peru foi ceviche. Me acabei de comer canchitas e de tomar chá de coca que eu adoro. Não teria jamais coragem de comer o cuy, mesmo não sendo ainda vegetariana em minha visita ao Peru. Comi causa também. Ah! Chifa, minha comida favorita por lá! Hoje, sendo vegetariana, não sei como seria minha vida gastronômica por lá! rsrsrs Acho que só voltando para saber, o que acha?! rsrsrs Ah, um dos piores cafés do mundo se faz no Peru. Mas gosto tanto da bebida (ou era por estar muuuito feliz de estar em terras peruanas?!) que terminei gostando para desespero de meus amigos amantes da bebida! ehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só peguei uma garfada do cuy tb sem coragem de pedir o prato pra mim rs. Nem lembro como era o café lá, mas essa dúvida sobre comida vegetariana eu tenho sobre todos os destinos por onde já passei rs.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.