segunda-feira, 7 de julho de 2014

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo

ATUALIZADO EM 15/01/2018

Inspirada pelo Fred do blog Sundaycooks, resolvi fazer uma lista dos refrigerantes mais esquisitos que já tomei. Nunca tinha ouvido o termo "refrigereco" antes do Fred postar no facebook, mas o termo está até no Dicionário Informal:

"Refrigereco são refrigerantes genéricos que tentam copiar o sabor das marcas mais conhecidas e em certos casos, também inventam sabores novos.
- Nossa, esse refrigerante tem um sabor de remédio, ele é um refrigereco, né?"

Sou louca por uma Coca-Cola e ainda não inventaram nada que se igualasse! Aqui está a minha lista dos 12 refrigerantes mais estranhos que já experimentei por aí (até 2017)! Mas é claro que não é porque eu não achei uma maravilha que ninguém vai achar - paladares são diferentes!


01) Guaraná Jesus (Maranhão)


O famoso guaraná cor-de rosa do Maranhão. Leia mais sobre a história dessa bebida. Diz a lenda que a Coca-Cola comprou a empresa para continuar dominando o mercado no estado, porque lá o Jesus vende muito mais do que a Coca! Experimentei quando estive em São Luís e Lençóis Maranhenses em 2002. Super doce e com gosto de tutti-frutti.


Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Guaraná Jesus, Maranhão
Foto: Ju Zara (Wikipedia) - CC BY-SA 2.0






02) Inca Kola (Peru)


Passei rapidinho no aeroporto de Lima quando fui para a Ilha de Páscoa e não ia perder a oportunidade de experimentar esse refrigerante, já que todo mundo fala dele quando viajam para o Peru. Apesar da cor amarelo marca-texto é um dos menos piores dessa lista - e olha que tem bastante gosto de tutti-frutti que nem o Guaraná Jesus. Quando dei o primeiro gole, lembrei na hora! Apesar de ser meio esquisito, todo mundo que vai para o Peru tem que experimentar! Quando estive lá em 2015, bebi algumas vezes para confirmar se era mesmo esquisito ou tinha sido só má impressão - mas não é nem bom e nem ruim, mas mais próximo do ruim mesmo...

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Inca Kola, Peru

03) Kem (Chile)


Das outras vezes que estive no Chile, nunca tinha visto esse refrigerante, mas vi bastante na viagem para a Ilha de Páscoa (e até em um mercadinho em Santiago). É de abacaxi, produzido pela Compañía de Cervecerías Unidas e é um dos menos piores do post. Mas a cor é horrível!!

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Kem (refrigerante de abacaxi), Chile

04) Jive (África do Sul)


Esse tinha de vários sabores na África do Sul, mas comprei o de maracujá com limonada na Cidade do Cabo e achei horroroso!!! O pior do post!

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Appletiser - Jive de maracujá e limonada, África do Sul

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Appletiser - Jive de maracujá e limonada, África do Sul


05) Appletiser (África do Sul)


Esse tomei duas vezes na África do Sul, na reserva onde fiz os safáris. Refrigerante de maçã (segundo a latinha, suco de maçã com água gaseificada), meio sem gosto.

Appletiser - refrigerante de maçã

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Appletiser - refrigerante de maçã na África do Sul


06) Krill (Socorro, SP)


Marca do circuito das águas paulista, que eu tomava muito quando era criança e visitava Socorro. Continuo indo para lá, mas me recuso a tomar o refrigerante da Cervejaria Krill. Achei até o jingle deles no Youtube!

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Krill, Socorro, SP
Foto do balcão de um mercadinho local - imitando a Coca e a Fanta




07) São Bento (Socorro, SP)


Outra marca muito popular em Socorro - SP. Lembro que meu avô materno sempre comprava o refrigerante de abacaxi deles, ruim que só! É tão regional que não achei fotos ou informações no Google!

08) Ginger Ale (Estados Unidos)


Refrigerante super popular nos EUA e mais alguns países, de gengibre, mas eu não conseguia tomar de jeito nenhum quando morei nos EUA por um ano Eu acho simplesmente horroroso, mas popular entre os norte-americanos! Mais informações.

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - ginger ale (EUA)
Foto: Hugovk (wikipedia) - CC BY-SA 2.0

09) Fritz-Kola (Alemanha)


Na verdade experimentei vários refrigerantes da marca e o único que achei horroroso foi a versão de melão com limão!! Ecaaaa!! Os outros eram ok. A marca faz uns refrigerantes mais saudáveis e é originalmente de Hamburgo - Alemanha.

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Fritz-Kola (Alemanha)
Esse que eu achei horrível!

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Fritz-Kola (Alemanha)
Esse sabor até que foi normal



Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Fritz-Kola (Alemanha)

Fritz-Kola no supermercado


Segue um vídeo do pessoal do Canal Alemanizando (olha como gosto é algo engraçado, não experimentei tantos sabores que nem eles, mas o preferido da Elissa foi justamente o que eu achei pior!!!):





10) Kas (Espanha)


Mais especificamente da região de Girona na Catalunha, experimentei um Kas de limão em Barcelona e era bem diferente de qualquer outro refri de limão que eu já tomei. Não gostei porque tinha um gosto bem estranho. Leia mais sobre a empresa aqui.

Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Kas de limão, Barcelona, Espanha


11) Fruki Cola


Surpreendentemente o mais parecido com Coca Cola que já tomei! Conheci em Gramado em 2017, mas a empresa é de alguma outra cidade da região. Por enquanto, é o melhor refrigereco que já bebi.


Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Fruki Cola, Rio Grande do Sul


12) Max Wihelm ou Refrigerantes Max


Empresa de Santa Catarina, que conheci em um festival gastronômico em Blumenau que contei aqui. Experimentei o refrigerante de cola e o de laranja e não fiquei muito fã não. Conheça mais sobre a empresa aqui.


Refrigerecos que já experimentei pelo mundo - Max Wihelm ou Refrigerantes Max, Santa Catarina


Experimentei vários refrigerantes locais na Dinamarca, mas não lembro os nomes e marcas para colocar nessa lista - nenhum era bom, mas acho que por princípio, todas as famílias dinamarquesas que tive contato sempre preferiam comprar da empresa local ao invés da famosa Coca-Cola. Na Alemanha, também tomei pelo menos um de maçã, mas não lembro o nome também e não foi nada memorável.

Você tem alguma dica de um refrigereco diferente (bom ou ruim)?



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

20 comentários:

  1. O Guarana Jesus é uma delicia para beber BEMMMMMM gelado.. pena que não encontramos com facilidade pra comprar =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que não achei grandes coisas porque não deveria estar gelado o suficiente... hehehe Mas em geral não gosto de nada extremamente doce e o tutti frutti não colabora! rs

      Excluir
  2. Adorei :)))
    Quando era criança, adorava uma chamado Tubaína. Era aquele gosto de tutti frutti enjoado, mas eu bebia horrores!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esqueci dela - não gosto não... Mas tenho primos que tomam até hoje!

      Excluir
  3. Inca Kola é até tolerável no primeiro gole. Só no primeiro :) Mas o pior refri que já tomei foi Tokola, a Coca Coca cubana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda, muito legal o post, de todos esses só conheço o Inka Kola que tomei tbém no Peru, mas não lembro se gostei ou não rssr Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não deve ter achado nem muito bom nem muito ruim rs.

      Excluir
  5. Alguem pode me dizer se dolly é refrihereco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provável rs mas não existe uma definição exata de refrigereco, então pra um pode ser e pra outro pode não ser rs.

      Excluir
  6. Vim pra comentar do Kem - eu tinha certeza que não tava na lista - e me surpreendi! Mas tem um melhor/pior que esse... o Pap, o refrigerante chileno de PAPAYA =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha esse eu não conheço, mas já anotei mentalmente aqui pra uma próxima vez no Chile! Adoro experimentar refris diferentes!

      Excluir
  7. Fê ainda não conhecia esse seu post adorei!!!
    Em Las Vegas tem a loja da Coca Cola que eles oferecem um "menu degustação" de refrigerantes pelo mundo! É sensacional!!! Tem até um post no blog que fiz quando fui http://www.blogvambora.com.br/lugares-improvaveis-uma-volta-pelo-mundo-da-coca-cola/
    Se vc gosta de refris diferentes acho que vai adorar! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha já ouvi falar dessa degustação em Atlanta. Acho que quando fui pra Vegas (1995) nem existia essa loja por lá! rs De qq jeito, está sim super na minha wishlist fazer essa degustação!

      Excluir
  8. A Inca Kola e o Guaraná Jesus são doces como a Turbaína.... e eu amoooo! Hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Ops. Cliquei sem querer e o comentário foi embora...
    Refrigereco foi uma expressão lançada num comercial da coca cola nos anos 90. Era uma propaganda muito engraçada, designando todo refri que nao fosse da coca como refrigereeeeeco (assim mesmo, beeem comprido).
    Outros refris diferentes são o bilz e o paps do Chile, de groselha e papaína.
    Conheci também um de maracujá na Suíça, chamado passinelly.
    Aqui no Brasil eu amava fanta maçã. 😍

    https://www.socialistamorena.com.br/davi-enfrenta-golias-a-luta-das-tubainas-contra-a-coca-cola-e-a-ambev/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vivendo e aprendendo. Eu provavelmente era muito nova na época dessa propaganda rs.

      Excluir
  10. O fruki foi fabricado no Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  11. Fruki é simplesmente A marca de refrigerante no Rio Grande do Sul. Começaram no guaraná (que eu sempre achei melhor que o da Antártica), depois expandiram pra limão, laranja, uva, citrus... e, evidentemente, o sabor cola.

    Tem até água mineral da empresa, a Água da Pedra. E um energético, o Elev.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.