segunda-feira, 21 de julho de 2014

Os lugares que mais me marcaram em Salvador (BA)

Tive a sorte de conhecer Salvador quando tinha ainda 15 anos de idade e de poder voltar várias vezes até os meus 20 e poucos anos. Essa semana me bateu uma saudade de lá e vou mostrar um pouquinho dos lugares mais lindos que visitei  na capital baiana. A trilha sonora são algumas das músicas que mais ouvia naquela época e as fotos deste post foram tiradas entre 1998 e 2004 (ainda com máquina de filme!) - tive que cortar vários lugares do post simplesmente porque não tinha fotos!









Lagoa do Abaeté


Sempre ia tirar umas foto nessa lagoa cercada de dunas, mas descobri que está meio abandonado e pouco seguro, uma pena! Alguém sabe se melhoraram alguma coisa por causa da Copa?

Lagoa do Abaeté

Lagoa do Abaeté


Lagoa do Abaeté



Sabia que Salvdor é uma das cidades brasileiras consideradas "Cidades Criativas" pela UNESCO?


Farol da Barra


Um dos pontos mais fotografados da cidade, tem um museu náutico dentro/embaixo do farol. Não deixem de visitar, pena que só entrei no museu na última vez que estive por lá!

Farol da Barra


Farol da Barra





Elevador Lacerda e Mercado Modelo


Impossível ir para Salvador e não dar uma passadinho no Mercado Modelo e na feirinha logo em frente e querer comprar TUDO!! rs Além dos tradicionais chaveiros, camisetas, postais, miniaturas, etc, eu já comprei calça de capoeira e berimbau (não aconselho a compra porque é uma tralha para trazer no avião)! O famoso Elevador Lacerda fica ali pertinho e liga o Mercado Modelo à Praça Tomé de Souza (e dali você chega rapidinho no Pelourinho, passando pela Praça da Sé), por apenas R$0,15.


Elevador Lacerda
Adoro essa vista da Baía de Todos os Santos! Se você olhar para baixo, vê o Mercado Modelo.


Elevador Lacerda
O primeiro elevador urbano do mundo

Mercado Modelo

Elevador Lacerda

Memorial dos Governadores - Salvador
Sempre via esse prédio lindo saindo do Elevador Lacerda (esse pedacinho amarelo do lado direito da foto) e não sabia o que era até ler o post da Gabi Moniz. E descobri que pode ser visitado (horários)! Foi reaberto depois de restauração em 2010.

Elevador Lacerda

Perto dali fica o Solar do Unhão, que já fui, mas não tenho fotos - vejam o relato da Cyntia, na Fragata Surprise.

Pelourinho


É o maior conjunto arquitetônico barroco fora da Europa! Internacionalmente conhecida, a região dos casarões históricos e coloridinhos (que eu acho lindo!) é um emaranhado de ruas e praças cheias de lojinhas, bares, restaurantes, museus, etc que todo turista deve visitar na cidade. Mesmo quando está mal conservada já é linda, imagina então quando está recém-pintada? Muitas vezes é confundida com o centro histórico de Salvador, mas é só uma pedaço do centro e segundo a Wikipedia, vai do Largo do Pelourinho/ Praça José de Alencar (foto abaixo) até o Terreiro de Jesus. Apesar disso, o site do governo do Estado traz um mapa da região estendida.

Fonte


Pelourinho
Não pedi autorização das pessoas das fotos então tive que tampar os rostos...

Pelourinho

Foto da Wikipedia - não deixe de visitar a Fundação Casa de Jorge Amado


Pelourinho
Já contei em outro post que adorava esses orelhões temáticos!

Pelourinho
Dentro de uma loja

Pelourinho

Pelourinho

Pelourinho

Pelourinho

Pelourinho
Em 2004, a Igreja e Convento de São Francisco estava bem acabadinha, mas neste post da Sílvia, do blog Matraqueando, você pode ver a igreja mais bonitinha e como eles são por dentro! Muito ouro e azulejos portugueses!

Pelourinho

Pelourinho
Ouvimos uma música ao longe e fomos seguindo o som até achar o Olodum!

Pelourinho

Pelourinho
Preciso voltar e tirar mil fotos de cada cantinho!

Um dos clipes do Michael Jackson foi gravado no Pelourinho (e na Favela Santa Marta no Rio de Janeiro):




Claro que a cidade tem mil outros atrativos, mas esses são os que mais me marcaram (tanto que lembro muito 10 anos depois). Para mais informações sobre a cidade e dicas de gastronomia, leiam os posts abaixo.

Salvador na Fragata Surprise
Salvador no Jeguiando
Salvador no Projeto 101 países

Para quem quiser seguir viagem, a Praia do Forte (em breve no blog) é uma ótima ideia (ou até mesmo para um bate-volta saindo de Salvador).


Hospedagem


Sempre fiquei na casa de amigos e só em 2013 fiquei em um hotel (afastado do centro) quando fui à uma convenção. Já tem post no blog sobre o Gran Hotel Stella Maris, mas fica bem longe de todos os lugares que falei neste post. Para procurar outros hotéis mais centrais, utilize o Booking e ajude o blog sem gastar nada a mais por isso!





Você já curte nossa fanpage no Facebook segue o nosso Twittero nosso Instagram e Google+?

2 comentários:

  1. Muito legal, Fernanda! Esses lugares são os mais visitados pelos turistas que vão a Salvador. Bom saber que você gostou de passear por lá :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito! E mesmo depois de ir diversas vezes nos últimos 15 anos, acredita que até hoje não conheço a Igreja do Bonfim? Mas só o Pelourinho já é suficiente para amar Salvador!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.