quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Lugares para conhecer em um dia ou fim de semana saindo de várias capitais do Brasil

Às vezes a gente não pode tirar férias ou não tem dinheiro para uma viagem mais longa, mas a vontade de conhecer algum lugar diferente continua lá... Eu sempre gostei de além das viagens maiores, fazer viagens menores, mesmo perto de casa. Ano passado postei aqui sobre cidades perto de São Paulo para conhecer em um dia ou um fim de semana e também sobre os melhores passeios de um dia saindo de Campinas (onde moro) e pensando em viagens anteriores, expandi as dicas para outros estados, saindo das capitais.


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Goiás e Brasília
Pirenópolis - GO



Alguns lugares dá para conhecer em um dia, outros cabem melhor em um fim de semana. Alguns dessa lista dá para chegar de ônibus, mas tem também aqueles onde compensa ir de carro próprio ou alugar um carro, pois muitas vezes os passeios mais interessantes estão na zona rural/ fora do núcleo urbano. Deixei também sugestões de excursões de um dia saindo de várias dessas cidades (como eu fiz por exemplo saindo de Recife alguns anos atrás).

De acordo com a sua vontade e disposição para dirigir e enfrentar estrada, a lista poderia ser muito maior, mas coloquei aqui só opções bastante convenientes até para pessoas como eu que não gostam tanto assim de dirigir. Essa é uma seleção baseada nos lugares que eu conheço, então não coloquei todos os estados do Brasil, mas 10 capitais estão representadas aqui!








Alugue carro com o parceiro do blog Rentcars, não pague nada a mais por isso e ajude o blog, que ganhará uma comissão!




Saindo de Recife ou Olinda (PE)



Recife é incrível e quase nenhum turista passa tempo o suficiente lá mesmo. Eu passei uma temporada de um mês na capital pernambucana (incluindo aí uns dias em Porto de Galinhas) e não fiz tudo que queria porque não deu tempo. Mas também é uma cidade com localização privilegiada, pertinho de outros lugares interessantes, tanto que já tem um post aqui no blog com 7 opções de passeios nas proximidades. Um deles já dei spoiler aí em cima - claro que seria Porto de Galinhas rs. São cerca de 67km/1h20 de viagem.



Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Pernambuco
Porto de Galinhas - PE




Olinda é tão perto de Recife, mas tem taaaanta "interessância" que ao mesmo tempo que dá para considerar que as 2 são uma cidade só, vale a pena também dedicar uns dias para a vizinha com vista linda rs.

Entre as praias, o passeio mais popular entre os turistas de longe deve ser para a Praia de Carneiros (102km/2h), mas Recife é perto o suficiente para dar um pulinho em João Pessoa na Paraíba e voltar no mesmo dia ou dia seguinte (117km/2h15).


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Pernambuco
Igrejinha de Carneiros ou Capela de São Benedito



Outro lugar que vale a pena seguir logo depois de Recife é Fernando de Noronha por conta da malha aérea brasileira. Ainda sou louca para conhecer o Vale do Catimbau ali perto, passeio para quem gosta de trilhas, natureza, vistas panorâmicas e mais! Maragogi (AL) fica em outro estado, mas super possível conhecer saindo de Recife (135km/2h40).



Veja aqui todos as opções de passeios em Recife ou em Porto de Galinhas.








Veja aqui todas as opções de hospedagem em Recife, em Olinda ou ainda em Porto de Galinhas!




Saindo de João Pessoa (PB)


Aqui a dica é ao contrário da dica acima, sair da Paraíba e explorar Pernambuco! Até dá para ir passar um dia só em Olinda e/ou Recife, mas elas merecem mais tempo.



Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Pernambuco
Instituto Ricardo Brennand em Recife





Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Pernambuco
Alto da Sé de Olinda - vista do Elevador Panorâmico



Veja aqui todos as opções de passeios em João Pessoa.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em João Pessoa!




Saindo do Rio de Janeiro (RJ)


São MUITAS opções de passeios nos arredores do Rio de Janeiro e 2 dos mais famosos não são famosos à toa - Petrópolis (69km/1h35) e Paraty (250km/4h). Ainda tem Angra dos Reis (157km/2h40), toda a região dos Lagos, as antigas fazendas de café do Vale do Paraíba (Vassouras fica a 120km ou 2h30 de distânia)e mais várias cidades na serra, por exemplo Penedo (que fica melhor ainda decorada antes do Natal - 177km/2h50).


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Rio de Janeiro
Palácio de Cristal em Petrópolis








Veja aqui todos as opções de passeios no Rio de Janeiro.





Veja aqui todas as opções de hospedagem no Rio de Janeiro!


Saindo de Vitória ou Vila Velha (ES)


As duas cidades vizinhas Vitória (capital) e Vila Velha são ponto de partida para diversos passeios de final de semana, tanto na praia como na região das montanhas capixabas. Destaco aqui Santa Teresa (88km/1h30), Santa Leopoldina (50km/1h), Pedra Azul/Domingos Martins (92km/1h40), Venda Nova do Imigrante (106km/1h50), Serra (29km/46min) e Guarapari (55km/1h).




Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Espírito Santo
Algumas das atrações de Santa Teresa (ES) - antiga casa de imigrantes e igreja matriz




Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Espírito Santo
Pedra Azul



Veja aqui todos as opções de passeios em Vitória.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Vitória ou Vila Velha!



Saindo de Belo Horizonte (MG)


Outra capital farta de passeios próximos! Sabará (21km/30min), Brumadinho/Inhotim (55km/1h10, Catas Altas (118km/1h50), Ouro Preto (100km/1h44), Mariana (115km/2h), Congonhas (80km/1h20) etc Leia aqui todas as dicas sobre a Estrada Real no blog. Um pouco mais longe ainda tem São João del Rei (188km/3h), Tiradentes (192km/3h15), Serra da Canastra (364km/6h -São Roque de Minas) e Capitólio (280km/3h50).


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Minas Gerais
Tiradentes


Top 5 igrejas para visitar em Ouro Preto - Igreja São Francisco de Assis
Ouro Preto




Veja aqui todos as opções de passeios em Belo Horizonte.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Belo Horizonte!


Saindo de São Paulo (SP)


A maior cidade brasileira é a que eu considero que tem mais opções de lugares legais próximos: Holambra (130km/1h50), Campos do Jordão (172km/2h25), Itu (98km/1h20), Piracicaba (158km/2h), Poços de Caldas (255km/3h20), Monte Verde (150km/2h40), Campinas (92km/1h15), Ubatuba (225km/3h15), Santos (78km/1h10)e mil outras cidades de praia, Atibaia (67km/1h05), Botucatu (237km/2h50) e a região da Cuesta Paulista, o Circuito das Águas Paulista (Serra Negra - 145km/2h30 - , Amparo, Lindóia, Socorro - 134km/2h15 -Águas de Lindoia),citando as que eu conheço.


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - São Paulo
Museu do Café - Santos


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - São Paulo



Além disso, ainda falta eu conhecer dezena de outros lugares como Cunha, Aparecida, Embu das Artes, Brotas, Bananal e as fazendas de café do Vale do Paraíba, Santana do Parnaíba, São Luís do Paraitinga, Guarujá, Ilhabela, Iguape, Cananeia e etc... O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira) eu já acho que fica meio longe e exigiria um feriado prolongado para conhecer.


Veja aqui todos as opções de passeios em São Paulo.






Veja aqui todas as opções de hospedagem em São Paulo!


Saindo de Campinas (SP)


Campinas não é capital, mas como é uma cidade grande e tem bastante leitor do blog de lá, coloquei também aqui nessa lista. São muitos lugares legais próximos, tanto para algo mais rápido de um dia só ou mais, como HolambraPoços de CaldasSão PauloCampos do JordãoSocorro e todo o Circuito das Águas (Serra Negra, Amparo, Lindoia, Águas de Lindoia), Aparecida, Atibaia, Itu, São Roque, Cunha, Ilhabela, Santos, Guarujá, Ubatuba, Barra Bonita, Ribeirão Preto, Monte Verde, e mais uma lista infinita rs.


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - São Paulo




Dicas para curtir Poços de Caldas
coreto fofo na praça de Poços de Caldas




Veja aqui todos as opções de passeios em Campinas. E aqui todas as opções de hospedagem em Campinas!


Saindo de Curitiba (PR)



O passeio de trem para Morretes e Antonina saindo de Curitiba é bastante famoso, mas eu dei azar no dia que fui porque o trem teve que voltar sem completar o trajeto e não conheci essas cidades (83km/1h20 de carro). Tem o Parque Estadual Vila Velha (91km/1h15), que quero muito conhecer (não confundir com Vila Velha no Espírito Santo!), Blumenau e Pomerode (as 2 ficam em Santa Catarina, mas dá pouco mais de 3h de Curitiba e 220km, ótimo para um fim de semana estendido). O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira) fica em SP, mas é mais rápido chegar lá saindo de Curitiba do que de São Paulo (200km/3h40).


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Santa Catarina
Prefeitura de Blumenau



Veja aqui todos as opções de passeios em Curitiba.






Veja aqui todas as opções de hospedagem em Curitiba!


Saindo de Porto Alegre (RS)


Quando conheci Porto Alegre, fiz um bate-volta para conhecer também Bento Gonçalves (123km/1h45) e um pouquinho da Serra Gaúcha. Esse tempo não está nem perto de ser suficiente para a região, que pode ser o destino de várias viagens diferentes, sem repetir atrações. A cidade mais clássica de todas por ali é Gramado (que conheci em outra viagem - 104km/1h50), sua vizinha Canela e dezenas de outras opções na Serra Gaúcha. Ainda quero conhecer Torres (com o festival de balão de preferência - 193km/2h25) e um pouquinho mais longe, Pelotas (262km/3h25 - quero conhecer por causa de uma série de anos atrás que se passava ali naquela região - A Casa das Sete Mulheres).




Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Rio Grande do Sul





Veja aqui todos as opções de passeios por Porto Alegre oGramado e Canela.









Veja aqui todas as opções de hospedagem em Porto Alegre!



Saindo de Brasília (DF)


Minha última viagem antes da pandemia tinha sido para BrasíliaPirenópolis (150km/2h15), mas Brasília é muito conhecida como ponto de partida para as chapadas das Emas (50km/48 min) e dos Veadeiros (230km/3h15), Goiás Velho (quero muito conhecer - 318km/4h35) e Goiânia (208km/3h). 


Dicas para viagens de fim de semana em vários estados do Brasil - Goiás e Brasília
Pirenópolis



Veja aqui todos as opções de passeios em Brasília.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Brasília!



PS: não conheço Goiânia, mas todas as cidades acima podem ser conhecidas saindo de lá, inclusive Brasília, que vale a visita, principalmente para quem curte arquitetura ou quer conhecer mais sobre política brasileira.


Veja aqui todos as opções de passeios em Goiânia.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Goiânia!


Saindo de Manaus (AM)


Presidente Figueiredo é o passeio mais recomendado para quem curte cachoeiras (em um bate-volta ou mais dias) - 127km/1h45. Passar uns dias navegando ou em uma pousada na beira dos rios Negro ou Solimões é muito legal! Eu fiquei uma semana no Rio Negro na região do Lago de Acajatuba e curti demais, apesar de não ser chegada em viagens de natureza.


Lugares para conhecer em um dia ou fim de semana saindo de várias capitais do Brasil - Amazonas
Lago de Acajatuba no Rio Negro (não é realmente um lago)


Lugares para conhecer em um dia ou fim de semana saindo de várias capitais do Brasil - Amazonas
Lago de Acajatuba no Rio Negro (não é realmente um lago)


Lugares para conhecer em um dia ou fim de semana saindo de várias capitais do Brasil - Amazonas
Lago de Acajatuba no Rio Negro (não é realmente um lago) - como não amar um pôr do sol desses?





Veja aqui todos as opções de passeios em Manaus.





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Manaus!





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Adoro viagens de fim de semana e achei ótimas essas dicas! (apesar de vários desses lugares merecerem bem mais que um fim de semana rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas de lugares para conhecer perto de Brasília e de outras capitais. Ajudam muito no planejamento da viagem. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste tipo de post, ajuda a lembrar que muitas vezes não precisamos de férias ou muito dinheiro para fazer turismo. Tem tantos lugares perto das capitais que podemos conhecer, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua sugestão de locais para conhecer no Brasil. Vou guardar a sua lista.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.