terça-feira, 27 de setembro de 2022

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo

Itu fica a 1h de Campinas e 1h30 de São Paulo - perfeita para um bate-volta. Mas fica também a 39km de Viracopos, caso alguém precise chegar por aeroporto. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.



Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo
Esse é um dos casarões mais incríveis ainda preservados em Itu - SP! Falo mais dele abaixo!


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo



Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira). O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus.  Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750), a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas. Em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a cidade cresceu. O número de engenhos de cana e de escravos, trazidos da África, se multiplicou.


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo
Quadro de Miguelzinho Dutra - Vista da cidade de Itu (1851)

 

Em 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a cidade - anteriormente era freguesia de Santana de Parnaíba.  A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica Com a crise no mercado de açúcar em 1860, cresceram os conflitos entre os fazendeiros e o governo imperial e também o movimento republicano na cidade. resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país e criação do  Partido Republicano Paulista e assim Itu ficou conhecida como o berço da republica. O açúcar foi sendo aos poucos substituído pelo café e imigrantes vieram para substituir a mão de obra escrava (principalmente italianos). O café foi base da economia até 1935, mas as terras esgotadas e a concorrência com outras região fez principal indústria da cidade decair, seguida pela cerâmica. Com a Rodovia Castelo Branco após 1970, todo tipo de indústria se instalou em suas margens.



Quem curte café vai gostar também de conhecer o Museu do Café em Santos!










É vergonhoso, mas até novembro de 2021, mesmo morando em Campinas que fica a menos de 1h de Itu eu ainda não conhecia a cidade! Aproveitei para fazer um bate-volta em uma das primeiras saídas pós-vacinas de todo mundo aqui de casa e voltei relativamente cedo, então incluí no post outros locais interessantes em Itu que visitarei na próxima vez. Verifiquem os links abaixo para endereços, horários de funcionamento e outras informações das atrações citadas no post!


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo



O que ver e fazer em Itu - SP


Parque Geológico do Varvito



No Parque do Varvito é possível observar a rocha de tipo varvito sul-americana, que forma paredões de sedimentações em lâminas ou camadas (cada uma correspondente a mais ou menos um ano) com mais de 280 milhões de anos. As formações geológicas foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) e a entrada ao parque (criado em 1995) é gratuita. Tem parquinho para as crianças, amplo estacionamento, banheiros e infraestrutura para picnic, além de um anfiteatro a céu aberto de frente para os paredões! Observe também a Gruta Lágrima do Tempo.


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Parque Geológico do Varvito

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Parque Geológico do Varvito

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Parque Geológico do Varvito

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Parque Geológico do Varvito





Um passeio incrível para quem adora plantas e flores e não muito longe de Itu é o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa!


Trem Republicano


A estação de trens de Itu foi inaugurada em 1873 e ali paravam os trens que  iam de Mairinque a Campinas e também atendiam às cidades de Salto e Indaiatuba. Com a inauguração de uma nova linha de trem entre Mairinque Campinas em 1987, a estação e a ferrovia que cortava o centro de Itu foram desativadas. Hoje existe um passeio ferroviário entre as cidades de Itu e Salto, operado pela Serra Verde Express, com 7km em cerca de 50 minutos. São 3 categorias diferentes (escolha a sua opção de pacote no site acima) e cada vagão homenageia uma figura importante da região. O trem chega a passar por uma ponte do rio Tietê  vai a 14km/h. Se não me engano, esse trem só entrou em operação como passeio turístico depois que visitei a cidade, mas incluí aqui porque sei que muita gente vai gostar.


 






Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo


Objetos gigantes e a Praça dos Exageros



Itu tem fama de cidade dos exageros. Mas não faz muito tempo que descobri o motivo - por conta do humorista já falecido Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício do programa "A Praça é Nossa" e antes ainda da "Praça da Alegria". A piada com o tamanho de tudo na cidade pegou e hoje você pode ver o orelhão e o sinal/sinaleiro/semáforo gigantes na praça da Matriz (Praça Padre Miguel), além da Praça dos Exageros (Rua Maestro José Maria dos Passos, 200).  Sobre o orelhão e o semáforo, falo e mostro mais abaixo.

A Praça dos Exageros foi construída em homenagem ao Simplício (Francisco Flaviano de Almeida) e conta um letreiro "Eu amo Itu" (que está lá no começo do post), um parquinho para crianças, outros objetos gigantes espalhados em uma área de aproximadamente 7 mil metros quadrados e uma lanchonete.

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Praça dos Exageros

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Praça dos Exageros






Praças, casarões, igrejas e outros destaques do centro histórico de Itu


São mais de 200 imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado no centro de Itu. As principais ruas com o conjunto arquitetônico do século XIX são a Floriano Peixoto e a Paula Souza (antiga Rua Direita), além das praças Dom Pedro I (com o Cruzeiro de São Francisco e a Casa Imperial), a Padre Anchieta, a do Carmo e a Padre Miguel/praça da Matriz.

A Casa Imperial, de 1880, hospedou a Princesa Isabel e o Conde D´Eu em 1884 e por isso ganhou seu nome. Não é aberta à visitação, mas todo mundo tira foto naquela porta maravilhosa! É mantida pela Família Caselli desde 1968. Dá para ver o interior da Casa Imperial nesta reportagem!


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
Casa Imperial na Praça Dom Pedro I


O cruzeiro de São Francisco (em reforma no final de 2021) é o único resquício do antigo conjunto arquitetônico que existia no local com igreja, cemitério, cruzeiro, pátio e convento (Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela de Ordem Terceira), destruídos em um incêndio.


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
Praça Dom Pedro I






A cidade é conhecida como "Roma Brasileira" e abriga o melhor do barroco paulista - destacam-se as igrejas Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Bom Jesus, Santa Rita, São Benedito, Nossa Senhora do Carmo e Patrocínio. matriz de Nossa Senhora da Candelária é a maior paróquia de Itu. Ela foi construída em 1780, mas só ganhou o aspecto atual pós diversas reformas. Seu interior é em estilo barroco e rococó, com obras de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. Abriga um órgão de tubos de 1883. A Igreja do Bom Jesus está no local da primeira capela da época da fundação de Itu. Foi construída em 1765 e foi matriz da cidade por décadas. Em anexo fica o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus de 1904 em estilo renascentista.


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
Praça Padre Anchieta com a Igreja Bom Jesus. Essa casa imitando estilo alemã é o local do Bar do Alemão (falo mais abaixo)


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
O casarão amarelo abriga o Espaço Cultural Almeida Jr. e o casarão com azulejos em estilo português na fachada sedia o Museu da Energia. Mais sobre os 2 locais abaixo.


O Museu da Energia conta sobre o cotidiano da sociedade no século XVII e a evolução da energia até os dias de hoje. Está instalado em um casarão maravilhoso de 1847 com fachada de azulejos portugueses, que já foi sede da Companhia Ituana de Força e Luz. O casarão foi construído em parte em taipa de pilão e em parte de pau a pique.

Espaço Cultural Almeida Jr. está em um casarão construído pelos antigos Barões de Itu como moradia na década de 1840, sendo, hoje, o casarão histórico mais importante da cidade. Foi moradia do bandeirante Pedro Leme da Silva e seus filhos João e Lourenço Leme. No final do século XIX, foi comprado pelo Estado de São Paulo e após reforma, ali foi instalado um dos primeiros Grupos Escolares do Estado. Atualmente, o espaço serve de local para o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura Municipal e também é um espaço para exposições e eventos. Reabriu após reforma em fevereiro/2024.





Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo



Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
Na praça da Matriz


orelhão de Itu tem 7 metros de altura, foi cedido pelo ex-ministro das Comunicação Higino Corsetti e instalado em 1973. O semáforo gigante na frente da igreja matriz é da década de 70 mas foi reformado na década de 80 e está em funcionamento até hoje. Eu achei que proporcionalmente ele não é tão gigante (comparando com o orelhão).

Nos arredores da praça da matriz estão várias lojas de souvenirs gigantes, que são bastante parecidos em todas elas. Tem notas de dinheiro, baralho, chaves, objetos de escola (estojo, borracha, lápis etc), pente, tesoura, esmalte, cigarro e muito mais! As crianças com certeza vão se divertir, mas os adultos tirando fotos com aqueles objetos gigantes também!


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - centro histórico de Itu
Museu Republicano de Itu (falo mais abaixo) nas 3 fotos de cima, o orelhão e semáforo no meio e mais da praça principal.


 

 




Acabei não visitando todas as igrejas, mas a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio foi concluída em 1819 e ali está o túmulo da religiosa francesa Madre Maria Theodora Vairon, que educava garotas de origem humilde no colégio das irmãs de São José. Na Praça da Independência fica a Igreja de Nossa Senhora do Carmo de 1777 sobre a primeira edificação do Convento Carmelita. O conjunto arquitetônico com a igreja, o convento e outras instalações ocupa quase todo o quarteirão. Nesta praça acontece a feira de artesanato aos finais de semana, A Igreja Santa Rita é de 1728, a construção urbana mais antiga da cidade. A Igreja de São Benedito é de 1910 -  a irmandade de São Benedito funcionava em outra igreja (São Luiz de Tolosa - em outro local) destruída por um incêndio em 1907.

Outros destaques no centro histórico são a antiga Fábrica São Luiz e os museus Republicano e da Energia. A Fábrica São Luiz foi a primeira fábrica de tecidos movida a vapor de São Paulo. Funcionou por mais de um século (desde 1869) e hoje abriga um local para eventos e espaço cultural com exposições temporárias. Quando estive em Itu em novembro/2021, só havia uma cafeteria no local e a restauração do espaço ainda continuava.

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Fábrica São Luiz

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Fábrica São Luiz


O casarão que hoje é sede do Museu Republicano é de 1867 e em 18 de abril de 1873 abrigou uma reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. A convenção é considerada o berço da República brasileira - participaram 133 pessoas, entre eles alguns personagens históricos, que dão nomes à diversas ruas e monumentos pelo Brasil comAmérico Brasiliense, Bernardino de Campos Júnior, Américo de Campos, Francisco Rangel Pestana e José Luís Fláquer. Era residência da família Almeida Prado. Em seu salão de entrada está contada a história da cidade em seus azulejos (de 1940). O acervo conta com móveis e quadros antigos e a sala da convenção preservada. Infelizmente estava fechado no final de 2021 (e continua fechado em setembro/2022), ano que completou um século da incorporação ao Museu Paulista da USP. A fachada é bem bonita também, mas eu prefiro a do Museu da Energia (porque tem mais azulejos).



Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - O que fazer - Museu Republicano
Foto emprestada da Cinthia Grininger, do blog Entre Mochilas e Malinhas ;)


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - O que fazer - Museu Republicano
Foto emprestada da Cinthia Grininger, do blog Entre Mochilas e Malinhas ;)
 Veja aqui o post dela sobre o Museu Republicano.






Em 2022 foi inaugurado em mais um casarão lindo do centro, o Centro Ituano de Letras e Artes. Leia aqui uma reportagem sobre a abertura dele.


Itu também é famosa por seus antiquários, a maioria nas ruas Paula Souza e dos Andradas, além da Praça Anchieta (alguns conhecidos são o Itu Antigo, o Antiquário Lilá, o AR Antiguidades, o Antiquário da Esquina e o Casa Amarela).


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo


FAMA



Localizada na região central, é uma instituição cultural que abriga o acervo do colecionador e artista Marcos Amaro, além de promover exposições, residências artísticas, projetos e editais. Fica no local da antiga Fábrica São Pedro e é um misto de museu, galeria e ateliê de arte. É possível conhecer as obras do próprio Marcos Amaro, como as mais de mil obras de outros artistas como Aleijadinho, Portinari e Tunga.




Mercado Municipal


Obra de Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1905 e restaurado por R$ 4,5 milhões em 2019. No final de 2021, inauguraram o “Mercadão Gastronômico de terça a quinta, das 17h às 21h, às sextas-feiras das 17h às 23h, aos sábados das 11h às 23h e aos domingos das 11h às 17h, mas a única notícia que encontrei é que seria um evento temporário - não sei se continua em 2022. Para as demais atividades, o Mercado Municipal fica aberto todos os dias a partir das 8h.





Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo



Quartel de Itu


Foi construído em 1867 por padres da Companhia de Jesus para abrigar o Colégio São Luís (até 1917). Virou então sede do Regimento Deodoro (2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve). O quartel tem um pátio interno grande, com corredores largos, a Igreja São Luís Gonzaga e o Museu do Quartel, com destaque para troféus, uniformes do século passado e objetos utilizados durante a Segunda Guerra Mundial.



Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - O que fazer - Quartel de Itu

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - O que fazer - Quartel de Itu



Para quem procura algo bastante inusitado em Itu,  descobri o Museu do Pinball, afastado do núcleo central! Mas bem no centrinho tem também o Museu da Música.

Turismo rural


O Parque Maeda é um complexo de lazer com pesqueirocamping, teleférico, toboáguas, pedalinho, jardim japonês, tirolesa, restaurante e outras atrações. Outra opção é a famosa Fazenda do Chocolate, que produz a guloseima e conta com uma fazendinha para crianças observarem/interagirem com animais. A lojinha vende produtos artesanais diversos da região e conta com um restaurante que serve comida caipira. São passeios recomendados para famílias com criança e enchem aos finais de semana e feriado. Veja um vídeo  sobre o Parque Maeda ou sobre a Fazenda do Chocolate.


 
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Onde comer em Itu - SP



O Bar do Alemão de Itu bem no centrinho em um das ruas principais em um imóvel imitando características alemãs é o restaurante mais tradicional da cidade e a pedida é o parmegiana! O prato e o restaurante eram tão famosos anos atrás que foi aberta uma filial em Campinas também. Ele começou na verdade como uma padaria e confeitaria alemã em 1902 por um imigrante alemão - Adolf Steiner - e nos anos 30 passou a funcionar no mesmo local um bar e restaurante. O filé a parmegiana foi incorporado ao cardápio na década de 60.
Afastado do centro está o Rancho da Picanha, em meio à natureza. Além de ser famoso pelo churrasco e galeto, o ponto alto na visão aqui de casa são o croquete de costela e a coxinha de picanha, que já foi inclusive elogiada pelo chef Edu Guedes. O local é gigante, mas enche muito aos finais de semana e feriados. Almoçamos ali no meio da semana e a varanda estava cheia por exemplo, mesmo sendo "longe" de grandes movimentos.

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo - Onde comer em Itu  - Rancho da Picanha




Onde ficar em Itu - SP


Existe muita oferta de chácaras para alugar em Itu afastadas da cidade e campings também, mas destaco abaixo algumas hotéis simples ou mais sofisticados, tanto na área central da cidade como opções para quem quer curtir a hospedagem.

No centro da cidade a uma quadra da matriz é possível alugar um quarto no Apart Centro. A uma distância caminhável dos destaques na parte central de Itu, fica um dos melhores hotéis da cidade, o  pra atrações do centro e com piscina Hotel Colonial Plaza, com piscina e logo ao lado, o Hotel KK, também com piscina.

Próximo ao quartel ficam 2 opções: o Hotel Santa Rita Itu e o  Hotel Vila do Conde. Tem uma pequena pousada em frente à praça dos exageros Pousada Bem Bom, mas não vi nenhum opção de alimentação nas proximidades. Mais longe do centro, ao lado do Plaza Shopping, você pode ficar no básico e já conhecido Ibis Itu Plaza Shopping.

Gandini Hotel é uma opção para famílias, saindo do centro e com um pouco mais de estrutura. Bem afastado do centro, ideal para relaxar e curtir o hotel são 3 opções principais na cidade com um preço mais elevado, mas com bastante amenidades e atividades para a família toda: a premiada e conhecida Fazenda Capoava, o Novotel Itu Terras de São José Golf & Resorts ou o Itu Garden Spa, para focar em tratamentos estéticos e relaxamento.




Roteiro para um dia em Itu


Marquei no mapa abaixo os pontos que visitei em menos de 2h em roxo (os museus estavam fechados) e outros pontos de destaque no centro de Itu em azul. Outros lugares por onde passei fora do centro estão em rosa e marquei em marrom os 2 locais para turismo rural, que não conheci.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. A gente sempre pensa em ir para Itu, mas até agora não fomos. Tão perto de SP!
    Não sabia que a cidade já tinha sido a mais rico do Estado!!! Olha só!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimas dicas! Estou doida para levar meu filho para ver os objetos gigantes de Itu. Esperto conhecer a cidade em breve

    ResponderExcluir
  3. Estive em Itu há muitos anos atrás, a passar a temporada das festas natalícias com a família num turismo rural.
    Para além de alguns desses exageros que tornaram a cidade famosa, vejo que ficou muito por conhecer, infelizmente . Fiquei curiosa com esse parque geológico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser a portuguesa que mais conhece o Brasil rs Volte pras bandas de cá!

      Excluir
  4. Eu conheço dezenas de cidades no interior de SP, mas acredita que nunca fui pra Itu? Tenho muita vontade de visitar e seu blog vai me ajudar muito a planejar. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha isso pq vocês viajaram bastante por aqui nos últimos tempos hein?

      Excluir
  5. Nunca pensei em conhecer Itu, não imaginava que fosse uma cidade tão interessante, além da fama dos tamanhos das coisas lá, não sabia o que mais a cidade oferecia. Adorei conhecer um pouco mais e saber o que fazer em 1 dia em Itu.

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive curiosidade em conhecer Itu por causa do famoso tamanho das coisas. Legal saber que tem a parte histórica com casarões preservados. Pra refeição escolheria o Rancho da Picanha pois saborear uma carninha em meio a natureza é muito bom.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.