segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Museu do Café - Santos (SP)

O Museu do Café em Santos fica no prédio da antiga Bolsa Oficial do Café e visa divulgar e preservar a história do café no Brasil e no mundo. O Brasil está entre os top países produtores, exportadores e consumidores de café do mundo e não teria um local melhor para abrigar este museu!

A produção e comércio do grão nos séculos anteriores trouxe grande riqueza para a cidade, onde fica o porto de onde saíam as sacas de café brasileiro para exportação. São objetos, vídeos, mapas, painéis, reproduções, fotos e documentos diversos retratando essa importante fase para a economia brasileira.

Depois de vários anos fechado, o prédio da antiga bolsa foi restaurado e reaberto como "Museu do Café" em 1998. Desde então eu sonho em conhecer esse lugar porque naquela época, já era "cafezeira" rs De lá pra cá, aprendi a beber café sem açúcar e também a apreciar café especial e o desejo de conhecer o museu só foi aumentando. Já publiquei aqui uma lista de top cafeterias em Campinas, com direito a continuação (porque nos últimos anos não param de abrir boas cafeterias na cidade). Tenho até uma pasta do pinterest sobre café especial e dicas de cafeterias pelo mundo.


Museu do Café - Santos (SP)


Museu do Café - Santos (SP)
Olha esse prédio maravilhoso!!!



A Bolsa sediava as negociações de café realizadas no estado de São Paulo. Até 1917, as relações comerciais de café aconteciam em outro prédio próximo, mas este ficou pequeno com o aumento das negociações. Aí então foi construído o prédio em questão, com mais de 200 portas e janelas, inaugurado em 1922, mostrando a opulência e força da elite cafeeira paulista. O edifício possui elementos arquitetônicos em homenagem ao café e é tombado pelo Iphan desde 2009 (primeiro edifício de estilo eclético a ser tombado por aqui).

O salão do pregão da primeira foto do post abriga 81 cadeiras mesas em imbuia sobre um estrado de jacarandá e era o salão mais importante para a economia brasileira no século XIX e início do XX. Ali eram negociadas a compra e venda do café brasileiro até a década de 50, quando a atividade foi transferida para São Paulo. Em 1986, o seu fechamento foi decretado pelo governador do estado e uma década depois, o prédio em decadência corria risco inclusive de desabamento. Logo em seguida, os trabalhos de restauro foram iniciados.













"Foi um prédio monumento ao café e ao progresso, planejado para inaugurar na programação das comemorações do Centenário da Independência", relata Bruno Bortoloto, historiador do Museu do Café. Diz-se que o luxo do edifício (vitrais, estátuas, entalhes etc) foi para mostrar ao resto do país a importância dos barões de café do interior paulista. A fachada foi  100% restaurada para o centenário da Bolsa em 2022, com R$ 5 milhões de reais. Leia mais nesta reportagem com fotos históricas - no Google Arts & Culture também tem muitas explicações e fotos antigas sobre a construção e inauguração da Bolsa.


Museu do Café - Santos (SP)

Museu do Café - Santos (SP)

Museu do Café - Santos (SP)
Detalhes dos pisos e paredes, como a estrela de 6 pontas com a sigla da instituição (Bolsa Oficial do Café). Acima da porta de entrada, encontra-se um pequeno vitral com o símbolo dos "Estados Unidos do Brasil" - o brasão do país com ramos de café e de fumo, um de cada lado. A cafeteria do museu também é bastante frequentada pela grande variedade de cafés de todo o país.



Museu do Café - Santos (SP)



Observe a torre do relógio abaixo (que foi a primeira coisa relevante que vi em Santos, da janelinha do Uber na noite anterior entre a rodoviária e o meu hotel). Ela possui cerca de 40m de altura, o dobro do prédio de 4 andares - um acima do permitido na cidade na época, por interferência do governo do estado. No topo estão 4 esculturas representando a agricultura, o comércio, a indústria e os navegantes. Ela aparece no vídeo abaixo de 0:30 até 1:40.





O vitral no meio do teto do salão principal é de Benedito Calixto e se chama " A epopeia dos Bandeirantes". Confeccionado pela Casa Conrado, responsável por outros vitrais icônicos de São Paulo, apresenta no meio "Visão de Anhanguera: a Mãe d’Ouro e as Mães d’Água", representando o ouro do Brasil colônia. Do lado esquerdo são retratados o café, a cana de açúcar e o algodão - produtos agrícolas do Brasil Império  ("A lavoura e abundância") e do lado direito, "A indústria e comércio", representando o comércio, a indústria e a modernização do Brasil República.

Os quadros também são dele e mostram a fundação de Santos ("A fundação da Vila de Santos - 1545), uma visão aérea da cidade em 1822 ("O Porto de Santos em 1822") e depois em 1922 ("O Porto de Santos em 1922"), sendo visível o seu crescimento. Benedito Calixto é um artista nascido no litoral paulista, que morou alguns anos em Santos e hoje nomeia a Pinacoteca de Santos. Não consegui conhecer então já tenho motivos para voltar!

Depois temos uma exposição sobre café, que explica desde o seu plantio, passando por todos os processos até chegar na casa dos consumidores. É falado sobre diferente tipos de grão e a classificação do café de acordo com graus de defeitos e impurezas (o que influenciava na nota e preço do café).


Museu do Café - Santos (SP)
Santos em 1822 e 1922 nas fotos de cima da montagem.





Um passeio bem legal e pertinho de Santos é o Parque Caminhos do Mar e a Estrada Velha de Santos, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, que hoje dá para fazer a pé!


Museu do Café - Santos (SP)


Eu achei bem interesse a linha do tempo do café, desde sua descoberta na Etiópia cerca de 545 dC até os dias atuais, passando pela expansão ferroviária no estado de São Paulo para transportar a mercadoria até o porto de Santos. O plantio de café foi o responsável pelo crescimento da economia e cidades do Vale do Paraíba e depois, de Campinas e outras cidades da região (Limeira, Amparo, Itu etc). Mas por muito tempo o produto era enviado até Santos e somente na cidade portuária, ele era beneficiado e ensacado para exportação. Essas atividades econômicas colaboraram com o desenvolvimento do porto e de Santos em geral. A linha do tempo conta por exemplo sobre a chegada do café no Brasil (no ano de 1727 no Pará com Francisco de Melo Palheta - a data serviu de inspiração para o nome de uma das melhores cafeterias de Campinas por sinal.) e também sobre os impactos da crise de 1929 e da Segunda Guerra na cafeicultura  no Brasil e na sua exportação para o resto do mundo. A linha do tempo vai até 2011, ano recorde de exportação de café brasileiro, com 34 milhões de sacas exportadas.

Leia aqui um resumo sobre a cafeicultura no Brasil e sobre o ciclo do café, um período da história econômica do país.

Em outra sala, lemos e ouvimos sobre profissões diversas relacionadas ao setor do café, como as costureiras que faziam as sacas utilizadas no transporte e os estivadores, que trabalhavam no porto de Santos, carregando os navios com o produto.




A exposição de longa duração se chama Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”. O museu conta também com exposições temporárias.

Museu do Café - Santos (SP)
Colunas que dão para a rua na lateral do prédio



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Informações Práticas - Museu do Café em Santos (SP)


Localização: R. Quinze de Novembro, 95, Santos - São Paulo
Horários de funcionamento: Terça a sábado: 9h às 18h / Domingo: 10h às 18h / Bilheteria: até às 17h
Preços: R$ 16,00 (inteira) - descontos aplicáveis, grátis aos sábados


No local além de uma lojinha, existe também uma cafeteria onde você pode provar diversos cafés brasileiros (inclusive o caríssimo Café Jacu) na versão quente, gelada ou ainda drinks e doces com café. A organização também oferece cursos para quem quiser trabalhar com café, por exemplo, curso de barista, além de eventos diversos. Uma visita ao Museu do Café combina com um passeio de bonde pela centro de Santos, uma visita ao Museu do Pelé e também com uma refeição no restaurante-escola instalado na antiga Estação do Valongo. Veja abaixo mais dicas sobre o centro histórico em Santos:





Em breve, mais dicas turísticas sobre Santos aqui no blog!




Onde ficar em Santos?


Eu fiquei hospedada no Comfort Hotel Santos, na Ponta da Praia, mas o restante do grupo se hospedou no Sheraton Santos Hotel, no Park Inn by Radisson Santos (no lado oposto da orla santista em relação ao Comfort - próximo ao Emissário Submarino e do Orquidário) ou no Cosmopolitan Praia Flat (no Gonzaga). Veja aqui todas as opções de hospedagem em Santos.

Comfort Hotel Santos fica localizado próximo ao Aquário e ao letreiro "Love Santos" com fácil acesso a praia e ao centro histórico/rodoviária (de Uber/táxi). O banheiro tem uma pia com bastante espaço e box grande com chuveiro bom. As camas são confortáveis e o café da manhã, bastante completo. Só não consegui pedir uma tapioca ou omelete feitos na hora porque no primeiro dia não tive muito tempo e acordei passando mal no segundo dia. Tem uma sala de ginástica e piscina no último andar, além de um bar com vista da cidade.


Onde ficar em Santos?
Fachada, quarto duplo, banheiro e decoração do lobby do  Comfort Hotel Santos


Onde ficar em Santos?
Café da manhã do Comfort Hotel Santos


Onde ficar em Santos?
Vista da janela do quarto e também da janela ao lado do elevador no Comfort Hotel Santos











Booking.com





Para se locomover em Santos, você pode utilizar táxi, Uber, carro próprio ou então alugar um carroCaso precise alugar um carro, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!









Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Um belo lugar para nòs, amantes de café!
    hehehe
    Que curioso.... Tuas fotos internas me recordou o CCBB, aqui em SP, mas me espantei ao ver que a fachada externa é bem parecida!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei conhecer o Museu do Café e a linha do tempo também foi uma das minhas partes preferidas - sempre fui curiosa em saber como o café ganhou essa importância no mundo. Além disso, o prédio é lindíssimo! Uma pena que não consegui fazer a visita guiada, na época em que estive lá ainda estavam suspensas por causa da pandemia.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Quando voltar a Santos com certeza vou reservar um tempo para conhecer o Museu do Café. Que construção linda!! Achei muito interessante a linha do tempo!

    ResponderExcluir
  4. Faz todo o sentido o Brasil explorar o potencial turístico do café, afinal, é um dos maiores produtores mundiais, certo? Ainda por cima o museu fica num edifício histórico e deslumbrante. Estive em Santos há mais de 10 anos e não tive oportunidade de conhecer. Um dia volto.

    ResponderExcluir
  5. Eu já visitei Santos algumas vezes e acho um gracinha a cidade. Achei muito interessante ter um museu do Café, produto tão importante para nossa economia e tão apreciado pelos brasileiros

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.