quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões

Hoje sem grande influência política na Alemanha, Colônia é a maior cidade do estado mais populoso do país - a Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é a rival Düsseldorf.  Era a capital da província romana Germânia Inferior. Sede do Arcebispado de Colônia, seu arcebispo era um dos 7 príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico. Impossível falar de Colônia sem falar de sua magnífica catedral (abaixo), cuja pedra fundamental foi colocada em 1248 e demorou mais de 600 anos para ficar pronta. A cidade foi bastante destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída e a maioria dos turistas costuma curtir bastante a cidade, apesar de não ser uma escolha tão óbvia de destino como Berlim ou Munique.


Catedral de Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões
Lateral da Catedral de Colônia - é quase impossível fazer ela caber em uma foto só rs


Quando passei um mês estudando em Frankfurt uns anos atrás, conheci Colônia, mas somente por um dia. Não curti tanto, mas não sei se foi pela cidade ou pelo curto tempo que passei ali. Quando voltar para essa região da Alemanha, pretendo me hospedar em Colônia por algumas noites.

Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Colônia mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Colônia, que você pode comprar online com antecedência.






Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões


A visita comum à Catedral é grátis, mas indico para qualquer turista, fazer algum walking tour em cidades históricas. Além disso, em qualquer cidade cortada por um rio importante, passeios de barco costumam ser boas opções de passeio.






Uma das construções mais imponentes do mundo, foi o motivo principal da minha rápida visita à cidade em 2014. A igreja é a construção gótica mais famosa da Alemanha e começou a ser construída em 1248 com a pedra fundamental e ela só foi terminada em 1880, seguindo o projeto inicial!!! Ela é tão grande que fica impossível tirar uma foto dela inteira - em várias dessas fotos abaixo eu estava quase deitada no chão! hehehe Acabei não subindo os mais de 500 degraus em uma das torres para ter a vista lá do alto porque estava cansada (e a atração mais legal da cidade não seria visível de lá, né?). Diz a lenda que uma urna dentro da catedral guarda relíquias dos 3 reis magos! Leia mais e veja mais fotos da Catedral de Colônia no post sobre a cidade!


Catedral de Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões


Catedral de Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões
Fachada e outros ângulos da Catedral de Colônia


[Viajando na História] O mês de Outubro na História - Inauguração da Catedral de Colônia (Alemanha)
Catedral de Colônia em construção em  em 1855 (por Johannes Franciscus Michiels). Leia mais sobre a construção e inauguração da igreja monumental neste post.



[Viajando na História] O mês de Outubro na História - Inauguração da Catedral de Colônia (Alemanha)
Catedral de Colônia em meio às ruínas após bombardeios da Segunda Guerra Mundial - março/1945


Claro que ela é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO (veja a lista completa dos patrimônios alemães).


A ponte Hohenzollern é conhecida pelos cadeados que (infelizmente) inventaram de colocar ali e fica bem pertinho da famosa catedral. Ela foi a única ponte da cidade que sobreviveu às bombas na Segunda Guerra, mas com as 2 toneladas de cadeados, não duvido que sofra algum problema em breve. É uma das pontes mais famosas da Alemanha e em passeio de barcos sempre temos vistas privilegiadas das pontes locais!




Hohenzollernbrücke, Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Hohenzollernbrücke, Colônia




Os 2 museus abaixo tem desconto com o Köln Card, além do Museu do Perfume (a "água de colônia" não recebeu esse nome à toa né?) e alguns transportes públicos são  gratuitos com o cartão, mas nem todos.




Römisch-Germanisches Museum em Colônia
Museu Romano-Germânico (Römisch-Germanisches Museum) - só esse museu já compensa o custo do cartão



Schokolade Museum em Colônia, Alemanha
Museu do Chocolate Lindt (com vista para o rio)



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

 
 
 




Excursões de um dia saindo de Colônia (Alemanha)



Eu acho a Alemanha em geral bastante tranquila para fazer passeios de um dia saindo da cidade onde vocês estiver hospedado. Os trens funcionam muito bem e existem passes regionais para não gastar tanto. Chegando na outra cidade, você pode contratar algum tour local ou andar por conta própria. Mas sempre tem pessoas que preferem fazer esses passeios em grupo e com guia de turismo, seja pela locomoção, pelo guiamento em si ou simplesmente para não ter que se preocupar com logística nenhuma, então vou indicar aqui algumas opções de excursões de um dia saindo de Colônia para lugares que recomendo! Düsseldorf é o destino mais combinado com Colônia por conta  de sua arquitetura contemporânea, clima jovem, grifes de luxo, da Königsallee, o Hofgarten e mais. Aachen é menos conhecida turisticamente falando, mas é a cidade de Carlos Magno, então com certeza vai encantar os fãs de História. Tem uma catedral impressionante também. Ainda não conheci nenhuma das duas, mas quero muito!


 

 


Contrate aqui a sua excursão de Colônia para Düsseldorf ou a excursão de Colônia para Aachen!






Caso queira passear por conta própria na região, recomendo BonnCochem com o Burg Eltz ou Köniswinter com o Schloss Drachenburg. Colônia combina com um passeio ou alguns dias pelo rio Reno com seus castelos e também com um roteiro pelo rio Mosel com suas vinícolas.



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Onde ficar em Colônia


Como disse anteriormente, um dia é pouco tempo para conhecer a cidade. Por isso planejo ficar algumas noites ali da próxima vez. Além disso, existem várias cidades interessantes para você visitar a partir de Colônia. Veja aqui todas as opções de hospedagem em Colônia.

Em cidades históricas europeias, você dificilmente erra a localização da hospedagem se ficar no centro histórico ou muito próximo a ele. Encontrei boas opções em Colônia como: Ibis Hotel Köln Am Dom (muito central), Motel One Köln-NeumarktKoncept Hotel zum kostbaren Blut (opção mais moderna), Excelsior Hotel Ernst am Dom (opção mais luxuosa) ou ainda Chelsea Hotel (no bairro belga, menos central, mas ainda próximo e mais boêmio).



 


Como chegar a Colônia e circular pela região


Para chegar em Colônia vindo de outra cidade alemã ou da Europa, você pode alugar um carro, usar os eficientes trens alemães tradicionais (ou a versão low cost Flixtrain) ou pegar um ônibus baratos (Flixbus). Pode também chegar de avião pelo aeroporto Colônia-Bonnmas os voos saindo do Brasil para lá costumam custar uma fortuna (não existe voo direto, somente com conexão).







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Não fazia ideia que Colónia tinha essa catedral linda, mas sabia que era uma cidade interessante.

    ResponderExcluir
  2. Passei um fim de semana em Colonia há alguns anos e fiquei apaixonada pela cidade! A catedral é mesmo impressionantemente gótica, parece cenário de filme haha e o museu da Lindt é incrível. Matei um pouco das saudades lendo esse post!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço nada da Alemanha e pretendo fazeo-lo em breve. E Colônia parece-me uma optima opcao para incluir no roteiro.

    ResponderExcluir
  4. Que cidade maravilhosa que parece ser Colônia! Vou para a Alemanha no começo do ano e estou muito feliz de ter encontrado seu blog, tá me ajudando demais a planejar tudo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Quando organizei minha Eurotrip dei um jeito de colocar Colônia no roteiro. Amei conhecer a Catedral, simplesmente magnífica. A cidade é toda charmosa. Ótimas dicas

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.