sábado, 21 de outubro de 2023

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica (de Palermo a Taormina)

A ilha italiana da Sicília conta com 7 Patrimônios Mundiais pela UNESCO, vinhos premiados, praias incríveis e hotéis de cinema (aqui foi filmada a 2a temporada de "The White Lotus" recentemente, além de outras produções, inclusive "O Poderoso Chefão") e tudo isso colocou a Sicília no topo da lista do The Daily Telegraph - ela foi eleita a melhor ilha do Mediterrâneo em 2023! A Sicília às vezes parece tipicamente italiana e às vezes, um país totalmente separado. Os preços ainda estão defasados em relação à Itália continental,  mas eu diria que a receptividade aos turistas e a simpatia das pessoas é maior. Tem História por todos os lados, já que por sua posição pode ser considerada o "umbigo do mundo" - muitas civilizações passaram por aqui e deixaram suas marcas.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo
A Porta Nova e a Catedral de Palermo







No final de 2022, ganhei 2 passagens aéreas para a Europa em um prêmio de Jornalismo (quem não leu o post com a notícia, clique no link anterior). Decidi viajar com meus pais e o inicio da viagem foi pela Sicília! Depois continuamos para Roma, Costa Amalfitana e mais alguns lugares da Itália e já eram destinos demais para pesquisar e planejar tudo então decidimos pegar uma excursão de uma semana para conhecer a icônica ilha mediterrânea. Não sou 100% a favor dessas excursões, mas reconheço que existem algumas vantagens, além das desvantagens e nesse caso, escolhemos um roteiro bastante focado nas atrações históricas e patrimônios da UNESCO sicilianos. Chegamos um dia antes do tour e ficamos um dia a mais no final e você pode ver todo o roteiro no mapa acima, Não é um roteiro tão fácil para fazer de transporte público, mas caso você queira alugar um carro dá para fazer por conta própria sim - a gente não queria. Ou você pode comprar aqui exatamente o mesmo pacote que eu fiz - com todas as hospedagens, muitas refeições, guia acompanhante por todo o período e ingressos de diversas atrações incluídos.



Caso prefira alugar um carro na sua viagem, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!









Abaixo, vocês podem ver um vídeo com o roteiro dessa parte da viagem, que vou explicar dia a dia neste post.




Veja aqui todas os posts sobre a Sicília no blog e aqui todos os posts sobre a Itália!










Por curiosidade, coloquei abaixo um dos símbolos da Sicília, que você vai ver em todos os cantos quando viajar para lá - a trinácria (leia mais aqui).






Não vou considerar aqui o dia da viagem de avião.

Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 1 - Chegada em Palermo


Depois de uma conexão em Roma, chegamos em Palermo na hora do almoço. Fomos de táxi mesmo para o hotel Mercure Palermo Centro (tem algumas opções compartilhadas na saída do aeroporto, que é bem pequeno, mas longe do centro e também existem ônibus e trem). Após o check-in no hotel só para deixar as malas e trocar rapidamente de roupa, fomos bater perna. Era o hotel do pacote, mas adicionamos uma noite antes do tour começar.

A maior cidade da Sicília tem várias atrações e cantinhos fofos. Teríamos um city tour incluído no dia seguinte, mas já tentamos visitar alguns dos pontos principais, mas fomos atrapalhados pela Netflix que estava gravando cenas pelo centro de Palermo e fechando algumas ruas e praças. A bagunça durou os 3 dias que estávamos na cidade.





Palermo foi fundada pelos fenícios no séc. VIII a. C., mas atingiu o seu apogeu durante o domínio árabe, entre 831 e 1072. A capital da Sicília mistura os estilos árabe e normando, barroco e art noveau e está posicionada entre 2 montes, em uma espécie de anfiteatro natural chamado de Conca d´Oro.

Entre os principais pontos turísticos estão o Quattro Canti (cruzamento de 2 ruas importantes com 4 esquinas decoradas), a Cappella Palatina no Palazzo Reale (ou Palácio dos Normandos), a Porta Nova, a catedral de Palermo (mais bonita por fora do que por dentro), a Piazza e Igreja San Domenico, o mercado de Vucciria, a igreja e monastério de Santa Caterina, a Fontana Pretorio, de 1544 (não estava funcionando nos dias que estive lá e o acesso estava difícil por conta de uma filmagem da Netflix no centro da cidade), a Chiesa di San Cataldo com domos avermelhados, o Teatro Massimo (aparece em cenas do Poderoso Chefão e de White Lotus), a Porta Felice, a Chiesa de Santa Maria della Catena, a Piazza Bologni e a Chiesa Santa Maria dell'Ammiraglio (Martorana). Foram 3 noites na cidade (com bate-voltas) e se tivesse mais tempo lá, teria entrado em mais igrejas (e no teatro, que não deu tempo!).


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo
Quattro Canti, Fontana Pretorio, Teatro Massimo, Porta Felice e mais alguns pontos de Palermo



Tem muito o que ser dito sobre Palermo então vou fazer um post específico sobre a cidade em breve, incluindo mais informações sobre as atrações, onde ficar e também falar sobre gastronomia na cidade.




Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 2 - Cefalù de trem


A aproximadamente 1h de trem da capital da Sicília (Palermo), Cefalù é uma fofa cidade histórica e destino frequente de europeus em busca de praias. O Duomo, um belo exemplo de catedral normanda, começou a ser construído em 1131 por Rogério II para ser o principal templo religioso de toda a Sicília (mas isso não se tornou verdade). Os mosaicos são de 1148 e contam com uma imagem enorme de Cristo Pantocrator, em estilo bizantino. Não pude observar de perto porque estava em reforma em junho/2023, mas é um dos patrimônios da humanidade na Sicília.

O Duomo domina a simpática pracinha principal da cidade e a paisagem se completa com uma enorme rocha por trás dela (onde ficava o templo de Diana). Aproveite para passear por meia dúzia de ruazinhas lindas cheias de lojinhas e restaurantes, visitar o lavatório medieval (por onde passa o rio Cefalino) e a Porta Marina, além de curtir as praias. Almoçamos arancini (bolinho de arroz típico da Sicília) em um lugarzinho simpático, mas minúsculo na rua principal e depois pedimos o primeiro gelato da viagem.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Cefalù


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Cefalù



Compramos o bilhete de trem na estação pouco antes da partida - tem aproximadamente um trem por hora. Na hora de voltar, vimos os horários pela internet e chegamos na estação com algum antecedência para comprar o ticket e embarcar. Em dias de verão, tente voltar antes do final do dia, pois os turistas de um dia só lotam esse trem.

À noite, a excursão começou oficialmente e o jantar incluído foi no hotel mesmo (mediano).





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 3 - Monreale e Palermo


Monreale fica pertinho de Palermo e seu Duomo é uma das principais atrações da Sicília. Fundado em 1172 pelo rei normando Guilherme II, o interior da catedral impressiona com mosaicos dourados. Foi construída para abrigar o túmulo real, rivalizando com as catedrais de Palermo e de Cefalù.

Hoje é patrimônio da humanidade pela UNESCO, juntamente com o Duomo de Cefalù, a Cappella Palatina no palácio normando em Palermo e outras construções árabe-normandas da capital siciliana. Destaque para o mosaico Cristo Todo Poderoso em cima do altar (séculos 12 e 13), o ciclo de mosaicos completados em 1182 no alto nas laterais da nave mostrando cenas do Velho Testamento, ensinamentos de Cristo, a arca de Noé e evangelhos e o claustro.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Monreale




Na excursão estava incluída nesse dia uma visita ao Duomo de Monreale, e um city tour por Palermo (walking tour pelo centro). Vimos algumas coisas repetidas, mas lugares diferentes também do dia anterior. À tarde, visitamos por conta própria o Palácio Normando e sua Cappella Palatina maravilhosa!


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

 
 
 





Quem quisesse, poderia contratar uma excursão de uma tarde para Cefalù nesse dia, mas fica corrido e você tem que escolher entre visitar o centrinho ou curtir a praia. A gente nem sabia dessa opção e por isso também já tínhamos feito a day trip no dia anterior. O jantar foi novamente no hotel em Palermo.

No carrossel abaixo, uma listinha dos locais considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO na Sicília.




Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 4 - Erice, Marsala e Vale dos Templos (Agrigento)


Depois do check-out, seguimos para Erice, o primeiro destino do dia. A cidade fica em um penhasco acima de Trapani e obviamente proporciona vista sensacionais. Era local de culto à deusa Vênus (da fertilidade) e seu templo ficava no atual local do castelo normando (aliás, não perca a vista daqui). O nome antigo era Eryx, foi rebatizada de Gebel-Hamed pelo árabes e Monte San Giuliano pelos normandos. O nome atual só veio em 1934.

Além do Duomo do século XIV, destacam-se também as igrejas San Giovanni Batista e San Cataldo, as ruas estreitas com construções de pedra e os doces da cidade. Experimentei o genovesi (no recheio tinha um creminho de limão) e o cassatelle (com recheio de ricota) e gostei mais do último por ser menos doce. Como fica em um local alto, ventava bastante quando estive lá e fez até um friozinho mesmo em junho. Saindo da cidade têm-se belas vistas das salinas da região.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Erice



Na hora do almoço, fizemos uma visita à vinícola Cantine Pellegrino para provar o famoso vinho Marsala da região e almoçamos por lá mesmo (não é um restaurante regular - somente para reserva de grupos). Partimos para um dos pontos altos da viagem - o Vale dos Templos, em Agrigento.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Vale dos Templos, Agrigento

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Vale dos Templos, Agrigento



O Vale dos Templos fazia parte da cidade de Akragas e é o sítio arqueológico grego mais importante fora da Grécia e claro que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São 2 entradas, uma em cada ponta, mas o recomendado é iniciar pela parte alta - Templo de Juno ou Hera de 450 aC, que foi incendiado pelos cartagineses no ano 406 aC, mas ainda restam 25 de suas 34 colunas - e ir descendo até o Templo de Hefesto ou Templo de Vulcano (de 430 aC). No vídeo a seguir, chegando ao templo mais bonito! A guia local era ótima, mas não peguei o contato.




Observem também a Necrópoles Paleocristã e uma homenagem àqueles que levantaram a voz contra a máfia siciliana (e contra outros opressores - achei o nome da Sophie Scholl por lá - do grupo Rosa Branca opositor ao nazismo). A princípio eram 11 templos, mas hoje restam 3 relativamente preservados, inclusive um que é considerado o mais preservado templo grego do mundo (Templo da Concórdia de 430 aC - convertido em igreja cristã no século IV).





O principal motivo para visitar Agrigento é mesmo o conjunto de templos preservado nos arredores da cidade e não tivemos tempo para conhecer o centro da cidade. Dormimos em um grande hotel nos arredores da cidade e jantamos por lá também (Hotel della Valle - incluído no pacote).


Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 5 - Villa Romana del Casale (em Piazza Armerina) e Ragusa Ibla


Após check-out, partimos para uma atração que nunca tinha ouvido falar antes de descobrir esse roteiro. Na desconhecida cidade de Piazza Armerina, no interior da Sicília, está mais um patrimônio da humanidade da UNESCO, a Vila Romana de Casale. Não se sabe ao certo de quem era a vila, mas como era muito suntuosa, com diversas, salas, termas e pátios, pode ter pertencido a Maximiano, co-imperador de Diocleciano entre 286 e 305dC, ou a seu filho Magêncio.

Ainda preserva muitos mosaicos em seu piso, inclusive um que é considerado o maior mosaico antigo preservado (o “Corredor das Caçadas com 65,93m de comprimento e 5m de largura). Eles retratam cenas cotidianas domésticas, mitológicas e de caça, além de paisagens. Um dos mais famosos reproduz moças de “biquini” fazendo exercícios/praticando esportes.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Villa Romana del Casale (em Piazza Armerina)



Os visitantes andam por passarelas suspensas para não danificar o piso e o trabalho de pesquisa e restauro ainda continua no local. A vila fica afastada da cidade (não fomos até lá), mas do lado de fora existe uma boa infraestrutura turística - banheiros públicos, grande estacionamento, dezenas de barraquinhas vendendo lanches e souvenirs, além de um restaurante com buffet de comida. Nós almoçamos nas barraquinhas mesmo, arancini e sanduíches, além de granita (a espécie de raspadinha siciliana) e algumas pessoas do grupo foram no buffet.

Fizemos check-in no próximo hotel, nos arredores de Ragusa e no final da tarde, seguimos para fazer um tour pela parte histórica da cidade. Na pequena Ragusa Ibla, passamos pelo Giardino Ibleo, pela Chiesa di San Giuseppe, Duomo di San Giorgio com seus 250 degraus, fizemos comprimas de queijo ragusano e chocolate de Modica (cidade vizinha), além de perambular pelas ruazinhas fofas.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Ragusa Ibla



A cidade antiga (com vestígios de ocupação desde 2mil aC) está a cerca de mil metros acima do nível do mar e as vistas da estrada chegando e saindo dali são magníficas. Foi dominada por diversos povos, entre eles os árabes e os normandos. Em 1693, foi devastada por um grande terremoto e reconstruída em estilo barroco siciliano, como muitas outras cidades da área. A parte antiga ficou conhecida como Ragusa Inferiore e uma nova cidade recebeu o nome de Ragusa Superiore, separadas oficialmente até 1926. A ravina que separa as 2 partes pode ser cruzada em 4 pontes.

O hotel do pacote (Poggio del Sole) era ideal para grandes eventos e o restaurante mais arrumadinho do que os outros, mas não gostamos da improvisação do quarto duplo para quarto triplo.


Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 6 - Noto e Siracusa


Após o check-out, fomos para mais uma cidade que nunca tinha ouvido falar até pouco tempo antes da viagem. Em 1693 um terremoto destruiu diversas cidades sicilianas, inclusive Noto Antica. Em um local próximo, foi fundada a atual Noto no início do século XVIII. Grande parte das novas construções ali e em cidades vizinhas como Modica e Ragusa seguiam o estilo barroco tardio, moda da época.

Hoje em dia, essas cidades fazem parte da “rota do barroco siciliano” e são reconhecidas como patrimônio da humanidade pela UNESCO por essa característica. Destaque para o Duomo da década de 1770 e sua escadaria e o Município logo em frente, cuja fachada mais parece a fachada de um teatro. Chegue pela Porta Reale e passeie pela Corso Vittorio Emanuele e suas lindas construções até o Teatro Comunale "Tina di Lorenzo". É possível ter vistas panorâmicas do centro da cidade da Chiesa di San Carlo al Corso ou da Chiesa di Santa Chiara. Outros pontos interessantes são o Palazzo Nicolaci e a Villa Comunale (um jardim público).


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Noto



Fizemos um tour rápido pela pequena cidade e seguimos para almoçar em Siracusa. Esta foi a cidade mais importante da Magna Grécia entre os séculos 5 e 3 aC - a parte histórica fica na península de Ortigia. Aqui viveu o matemático Arquimedes, o filho mais ilustre da cidade, que morreu na batalha da conquista pela cidade pelos romanos em 212 aC. Muitos o consideram como o matemático mais importante da antiguidade, mas ele também fez descobertas na área da física e era um grande inventor.

O Duomo iniciado em 1728 impressiona - em sua fachada barroca estão escondidos pedaços do templo de Atena (século 5 aC). Em uma das capelas estão também relíquias de Santa Lucia (ou Santa Luzia), nascida na cidade. No ponto mais afastado de Ortigia fica o Castello Maniace, de aproximadamente 1239. Após o almoço, fizemos um walking tour com uma guia local pela parte histórica, mas senti que faltou tempo porque a cidade não é tão pequena assim. Se estivesse por conta própria (ou em uma 2a visita), teria ficado mais tempo.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Siracusa



Depois, fomos para outra atração famosa e histórica. O bairro de Neapolis e seu parque arqueológico abrigam as ruínas de um teatro romano e o impressionante teatro grego, utilizado até os dias atuais para espetáculos, além de uma pedreira (Latomia do Paraíso - de onde saíam as pedras utilizadas nas construções de Siracusa) e a “Orelha de Dionísio”, com ótima acústica.

Seguindo viagem para Taormina (a última cidade-base no roteiro), pegamos um trânsito intenso em Catânia e chegamos bem tarde ao Hotel Antares, no limite do horário para o jantar (incluído).


Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 7 - vulcão Etna e Taormina


Logo de manhã, a programação era um passeio para o vulcão Etna! São mais de 300 crateras, sendo somente 4 ativas. Conhecemos as “crateri silvestri”, de fácil acesso e com estrutura turística nas proximidades (lojinhas, cafeterias, passeio de trenzinho, teleférico, passeio de quadriciclo etc Dá até para esquiar no inverno). Por ali na parte sul do Etna existem inclusive diversas opções de hospedagem!

Como a altitude é alta (2.000m), se agasalhe - ali sempre está vários graus mais frio do que Catânia ou Taormina (cidades relevantes próximas) - venta bastante e a neblina aparece do nada! Por cima da blusinha e do shorts que iria passear por Taormina depois, coloquei uma meia quente, calça, malha de lã e casaco (que usei para sair e chegar de Guarulhos no inverno) e senti falta de cachecol e algo para as orelhas. Erupções do Etna já destruíram Catânia diversas vezes e as pedras escuras do vulcão usadas nas construções da cidade dão um ar fechado à Catânia. A maior erupção (em 1669) matou cerca de 20 mil pessoas. Foram 122 dias em atividade e o magma levou 8 anos para esfriar!


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Vulcão Etna



Acho esquisito essa ideia que os antigos tinham de construir cidades muito próximas a vulcões ativos. Algumas depois de destruídas, não voltaram a se reconstruir (como Pompeia), mas Catânia sim, renasceu das cinzas várias vezes. Se fosse moradora que conseguiu escapar, não ia querer voltar nunca!




O Etna é o vulcão mais alto da Europa ocidental e um dos mais ativos do mundo! Ele ocupa uma área maior do que Londres ou NY - mais de mil km2, 3x maior do que a área do Vesúvio (perto de Nápoles). Sua altura vai variando conforme novas erupções ou desmoronamentos acontecem - gira em torno de 3.300m. Boa parte da população da Sicília vive no entorno do vulcão, inclusive Catânia é a 2a maior cidade da ilha. É considerado um vulcão jovem - com apenas 500.000 anos - e é na verdade um aglomerado de vulcões - são 5 crateras principais! Adorei a paisagem - a mistura de cinza escuro/preto com um pouco de verde da vegetação!

Fomos deixados em Taormina para o almoço por conta própria e algumas horas de passeio livre, mas como é um dos principais destinos na Sicília, por mim, teria ficado ainda mais tempo.

Além do teatro com uma vista magnífica, Taormina atrai muitos turistas por outros motivos. A cidade é um charme, a rua principal (Corso Umberto) e perpendiculares (que na verdade são becos) tem restaurantes e lojinhas interessantes, o jardim público é agradável - Giardini della Villa Comunale, tem igrejinha fofa, 3 portas antigas (que faziam parte da muralha da cidade) preservadas e um balcão em uma das principais praças (Piazza IX Aprile) com uma das melhores vistas da Europa (Belvedere de Taormina - olha a vista no vídeo abaixo)! Mas os europeus enchem a cidade mesmo por conta de suas praias! Para pegar uma praia (de pedra), a recomendação é a Isola Bellla uma ilhota ligada à orla por um istmo de pedras. Acaba sendo uma cidade um pouquinho mais cara na Sicília, mas vale a pena demais conhecer!

Localizada no alto de um morro, 200 metros acima do mar, Taormina foi fundada pelos gregos em 358 a.C. para ser uma cidade-fortaleza.  Ao longo dos anos, a cidade passou pelas mãos de romanos, árabes e normandos antes de ser descoberta pela alta sociedade europeia no século XIX.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Taormina

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Taormina
Teatro Antico de Taormina e a vista


      

Voltamos ao hotel para o jantar e aproveitamos para conhecer a estrutura, que não teríamos tempo de aproveitar. A área social do hotel era bem grande e bonita, mas os quartos, com decoração e móveis mais simples. O restaurante tinha uma decoração bem duvidosa e depois descobrimos que o complexo, que inclui 3 hotéis interligados por elevadores inclinados, está sendo renovado aos poucos.



Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 8 - Catânia


O acompanhamento da guia e motorista havia terminado na noite anterior e após o café, partimos para Catânia, por conta própria. No hotel de Taormina havíamos contratado um transfer até o centro de Catânia, que não foi nada barato, mas a alternativa de trem + táxi com malas não nos animou. A estação de trem de Taormina era bem longe do hotel e já seria uma fortuna chegar lá de táxi. Ou poderíamos pegar um trem em uma estação perto do hotel até lá e trocar de trem, mas era uma estação com poucos trens.

Após deixar as malas no hotel de Catânia, o Hotel Manganelli Palace, saímos para passear e almoçar. A 2a maior cidade da Sicília tem também o 2o maior aeroporto da ilha mediterrânea. Mas a cidade já foi destruída e reconstruída incontáveis vezes por terremotos ou erupções do vulcão Etna, que hoje é um de seus principais atrativos. As pedras escuras originadas da lava foram usadas em muitas construções na área central da cidade e os prédios acinzentados são lindos, mas ao mesmo tempo com uma impressão de tristeza, enfatizada com a falta de restauro da maior parte deles.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Catânia
catedral de Catânia

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Catânia




A cidade também abriga importantes construções barrocas (faz parte da rota do barroco siciliano, originada com a reconstrução da cidade após o terrível terremoto de 1693). Destaque para a Piazza del Duomo, com o Duomo dedicado a Santa Ágata (de 1748) e um monumento com um elefante de lava carregando um obelisco egípcio, símbolo da cidade (em restauro quando visitei). Na Via Crociferi tem uma sequência de igrejas do século XVIII e não longe dali, ficam as ruínas do teatro romano (21 aC). O antigo mercado de peixe hoje conta com diversos restaurantes e as ruas mais alegres da cidade, com guarda chuvas coloridos no alto. Nos vídeos abaixo, a Piazza Universittà e o sino tocando na Basilica della Collegiata na principal rua de Catânia - Via Etnea.


 



Como é uma das principais cidades da Sicília, vou fazer um post exclusivo com detalhes sobre onde ficar, onde comer e o que ver e fazer em Catânia.




Roteiro de 09 dias pela Sicília (de Palermo a Taormina) - dia 9 - Catânia e ida para Roma


Continuamos o passeio pelo centro de Catânia, com uma parada para um lanche que foi nosso almoço cedo antes de voltar para o hotel somente para buscar as malas e seguir para o aeroporto (pequeno, mas menos feio do que o de Palermo). Poucos dias antes da viagem, eu levei um susto - o Etna tinha entrado em erupção e fechado o aeroporto de Catânia, por onde eu iria embora da Sicília! Pesquisando no Google, descobri que isso não é nenhuma novidade (elas são frequentes), mas o vulcão é monitorado constantemente e não necessariamente é perigoso como pensamos. O aeroporto voltou a funcionar no dia seguinte e nenhum passeio nem voo foi prejudicado por isso.

A recepção do hotel reservou um táxi, que foi barato porque o aeroporto é bem próximo à cidade. Mas todos os voos estavam atrasados então chegamos tarde em Roma e após o check-in no Exe International Palace só jantamos mesmo antes de descansar para continuar a outra parte da viagem no dia seguinte - agora o tempo todo por conta própria!


Como chegar e conhecer a Sicília?


A maneira mais fácil de chegar até a Sicília é de avião por um de seus principais aeroportos - Palermo e Catânia, depois de alguma conexão na parte continental da Itália ou em algum outro lugar da Europa. Outra opção, que descartamos por ser longa demais, são os trens noturnos que saem do norte da Itália e seguem até a ilha Mediterrânea, passando por Nápoles e Reggio Calabria e entra na Sicília pelo estreito de Messina (alguns trens seguem para Palermo ao norte e outros para Catânia ao sul). Acabamos deixando Messina de fora porque ficava fora de mão no nosso roteiro. Não achamos que a viagem de trem valeria a pena, a não ser que parássemos em pelo menos uma cidade entre Nápoles/Costa Amalfitana e Messina - seria tempo demais somente no próprio trem e por mais que a paisagem da costa seja bonita, seria muito tempo à toa em um roteiro que não estava sobrando tempo.

Muita gente divide a estadia na ilha entre Palermo e Catânia (ou Palermo e Taormina) e conhece as outras localidades em passeios de um dia. Alguns como Cefalù, Agrigento e Siracusa são mais fáceis de conhecer com transporte público, mas outros menores e fora de mão como Erice, Piazza Armerina, Noto ou Ragusa, ficam beeem mais difíceis e acredito que uma excursão de um ou de meio dia seja o ideal.

Para circular de trem pela Itália, a empresa nacional que opera  na maioria das cidades é a Trenitalia. É bastante fácil comprar os tickets de viagens mais longas online, mas os trechos regionais podem ser comprados na hora. Vou fazer depois outro post específico sobre trens na Itália, mas as cidades maiores/mais importantes deste roteiro contam com estação de trem: Palermo, Catânia, Cefalù, Taormina, Siracusa e Agrigento.

Caso prefira alugar um carro na sua viagem, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!




 






Você pode comprar aqui exatamente o mesmo pacote que eu fiz - com todas as hospedagens, muitas refeições, guia acompanhante por todo o período e ingressos de diversas atrações incluídos.


Ufa! Aguardem posts em breve com mais detalhes sobre a Sicília, tudo sobre Roma, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Meu marido é louco para conhecer a Sicília, vou repassar o link desse post pra ele, quando voltarmos à Itália deverá ser a região que iremos visitar. Adorei o vi aqui.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de conhecer Cefalú e o Vulcão Etna. Fiquei com vontade de voltar à Itália e fazer sua sugestão de roteiro pela Sicília. Tenho vontade de conhecer Palermo e muitos outros lugares que citou. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. A Itália comporta muitos países num único país, não é mesmo? Cada região tem características diferentes, adoro isso. Acho que fazer esse roteiro pela Sicília com uma excursão foi excelente, ter um guia fez toda a diferença para saber mais sobre os aspectos históricos (também não sou muito a favor de excursões, salvo raras exceções). Ah! E parabéns pelo prêmio, que maravilha ganhar passagens para a Europa - melhor presente para uma viajante!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que tinha a sensação que a Sicília era pequenininha? Como me enganei, já que estiveram na ilha 9 dias. É um destino como eu gosto, que tem muito património histórico (as classificações da UNESCO são uma boa pista), comida boa e paisagens naturais. Ótimo artigo

    ResponderExcluir
  5. Nossa que roteiro interessante que você fez da região da Sicilia na Itália! Muitos lugares lindos e de importância histórica. Tem bastante tempo que não vou a esse país, mas fiquei com vontade de voltar lendo seu post.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.