quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vale a pena contratar um seguro viagem? Dicas para o planejamento de uma viagem sem dor de cabeça!

Tenho inúmeros amigos e conhecidos que foram ao hospital no exterior por conta de braços e pernas quebradas, um que teve que fazer cirurgia de apendicite na Indonésia, foi transferido de avião-ambulância para Singapura por conta de complicações dessa cirurgia e lá fez outro procedimento! Outro conhecido também já pegou uma bactéria estranha na Ásia e emagreceu muitos e muitos quilos em poucas semanas e toda essa brincadeira não sai nem um pouco barata! E o pessoal ainda tem dúvida se faz ou não seguro viagem?


Vale a pena contratar um seguro viagem? Dicas para o planejamento de uma viagem sem dor de cabeça!
Pensar na saúde deve fazer parte do planejamento de qualquer viagem!


Vale a pena contratar um seguro viagem? Dicas para o planejamento de uma viagem sem dor de cabeça!
Para entrar na Europa, ter um seguro viagem é mega necessário! Veja mais detalhes abaixo!




Por que viajar com um seguro viagem é tão importante?
Melhor prevenir do que remediar! Contrate o seu seguro pelos links e banners do blog com 5% de desconto!



Seguro viagem para a Europa


Além disso, os países assinantes do Acordo ou Tratado de Schengen (praticamente a Europa toda - clique no link para ler mais detalhes) exigem que os turistas tenham um seguro viagem que cubra mais de 30.000 euros em emergências médica, caso contrário não podem nem entrar no país! Você vai correr o risco de ter sua entrada barrada na Europa, ver seu sonho ir pelo ralo e ter muita dor de cabeça pela falta de um simples seguro?

(Curiosidade: sabe onde fica Schengen? Em Luxemburgo!)

Pensando nesse gasto chato porém necessário, o blog tem parceria com a Real Seguro Viagem, uma empresa onde você pode comparar online entre diversas opções de seguradoras reconhecidas no mercado! A Real Seguro Viagem presta consultoria para você decidir qual seguro escolher e presta assistência caso precise acionar o seguro durante ou após a viagem.  Os links espalhados pelo blog já estão com desconto. Caso você pague em boleto ou pix, ganha mais 5% de desconto!


Seguro Viagem Geral 2


Além de um caso fácil, que conto abaixo, eu sempre dei sorte e nunca precisei acionar seguro nenhum, mas para que contar com a sorte? Não teve nenhuma viagem aqui de casa que saímos sem seguro, nem para passar 4 dias no Uruguai, que é aqui do lado!


Posso viajar com o seguro do meu cartão de crédito?


Poder até pode, mas confira antes qual a cobertura e quais membros da família serão cobertos. Geralmente, os seguros dos cartões de crédito são os que tem mais reclamações na internet (eu estou cansada de ler reclamações por aí!). As empresas de cartão costumam terceirizar o serviço para empresas bem mequetrefes, que cobrem o mínimo possível! Tenho uma conhecida também que queria usar o seguro do cartão em um intercâmbio no Canadá, mas não pode porque a passagem tinha sido comprada com o cartão de crédito da mãe dela, que não iria viajar junto.


Leiam mais sobre seguros viagem de cartão de crédito em outro post exclusivo sobre isso aqui no blog!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Qual seguradora devo escolher?


Real Seguro Viaegm é somente um site para comparar os preços (equivalente ao Booking para reservar hotéis pelo mundo) e abrangências de diversas seguradoras do mercado. São várias opções reconhecidas e sempre tem algumas não tão famosas. Eu recomendo as que sempre escolhemos aqui em casa: TravelAce, GTA, AssistCard, Affinity, My Travel Assist - a ordem aqui não significa nada - é somente a ordem em que eu me lembrei dos nomes. Já fui mais de 10 vezes para a Europa e uma dúzia de outras viagens internacionais e sempre contei com o serviço de uma dessas empresas acima. Para a última viagem para a Itália em junho/2023, contratamos seguro com a My Travel Assist, mas não precisamos utilizar.



Por que contratar seguro viagem e qual seguradora escolher?
Perfil de quem contrata seguro viagem e qual seguradora escolher



Seguro para bagagem extraviada


Em uma das primeiras viagens aqui de casa (para Portugal e Espanha), a companhia aérea perdeu todas as nossas malas e entramos em contato com o seguro por um telefone do aeroporto mesmo, porque quanto antes eles começarem a correr para localizar as malas, maiores as chances delas aparecerem e chegarem até você rapidinho (nesse caso, foi no dia seguinte - faz tanto tempo que não lembro que empresa a gente tinha contratado daquela vez)! Não são todos os seguros oferecidos por aí que cobrem esse item - confiram sempre!


malas no carrinho do aeroporto
Essas malas chegaram direitinho lá na África do Sul - foto do Instagram do blog!


Sempre selecione a data de embarque no Brasil como a data de início do seu seguro e selecione a data de sua chegada no Brasil como a data de término do seu seguro para não ter problema também quanto à bagagem.

Seguro para maiores de 70 anos


Muitos seguros não são válidos para maiores de 70 anos, afinal as seguradoras não querem perder dinheiro e esse grupo de pessoas tem um risco maior de efetivamente utilizar o seguro contratado, então confiram antes de viajar! Algumas empresas oferecem seguros diferenciados para essa faixa etária - minha família já teve que se preocupar com isso uma vez, em Buenos Aires

Seguro para grávidas


Claro que os seguros mais básicos não cobrem emergências relacionadas à gravidez, mas existem alguns seguros específicos para grávidas. Se este for seu caso, confira as opções e coberturas para ter certeza de que está contratando o seguro certo.


Reembolso


As seguradoras da Real Seguro Viagem trabalham com o esquema de atendimento por assistência, ou seja, na maioria dos casos, o cliente/paciente/você vai entrar em contato com a seguradora logo que tiver uma necessidade/acidente e não será necessário pagar nada.

Existem exceções onde é necessário pagar primeiro e receber o reembolso depois, como no caso de assistência farmacêutica e extravio de bagagem. Temos que guardar TODOS os recibos, comprovantes, notas fiscais de remédios e inclusive a receita médica para receber. Empresas de seguro são normalmente bem chatas quanto a isso, então sem os recibos/documentos corretos e legíveis é muitíssimo provável que você não receba nada. Afinal, contratar um seguro viagem nada mais é do que firmar um contrato e caso você queira que eles cumpram a parte deles reembolsando, você tem que cumprir a sua parte, comprovando o valor e a necessidade do gasto. 


Seguro para esportes radicais


Os seguros mais básicos NÃO cobrem acidentes com esportes radicais, mas existem vários planos especiais que cobrem e é um item que você deve prestar atenção antes de contratar o seguro, caso esteja nos seus planos de viagem praticar algum esporte de aventura. Mas geralmente, as próprias empresa que oferecem esse tipo de atividade oferece um seguro extra para você pagar na hora que for fazer um rafting, tirolesa, cavalgada, voar de balão ou algo fora do "comum".


arvorismo no Espírito Santo
Arvorismo no Espírito Santo!


arvorismo no Espírito Santo
Olha eu aí! Foto do Erik do blog Jeguiando






Este post contém links para programas de afiliados. Ninguém nunca quer usar esse serviço, mas seguro viagem é definitivamente um gasto necessário! Depois de todos os motivos acima, alguém ainda tem coragem de viajar sem?




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
?

2 comentários:

  1. Aguardei o post de sexta, rs rs rs... Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já está publicado! rs http://taindopraonde.blogspot.com.br/2015/02/historia-campinas-sp-atraves-fotografia-v8.html

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.