terça-feira, 15 de agosto de 2017

Vale a pena viajar apenas com o seguro de viagem do cartão de crédito?

Já cansei de falar aqui no blog que não dá para viajar nos dias de hoje sem seguro viagem, mas muita gente sempre fica em dúvida se vale a pena ou não utilizar o seguro que alguns cartões de crédito oferecem ou se é melhor comprar um seguro à parte. Sendo bem sincera, a resposta é "depende" então vou explicar um pouco mais sobre o assunto no post de hoje!

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?
Imagina programar sua tão sonhada viagem a Paris e ser barrado no aeroporto por conta do seguro insuficiente???




A resposta é bem mais complexa do que parece porque depende muito do que cada cartão/seguro cobre e o que não cobre! Não tem como dar uma resposta definitiva porque as variáveis são infinitas! O melhor a fazer é pesquisar no site e ligar para a central de atendimento do cartão (Visa, Mastercard, American Express, etc) e perguntar nos mínimos detalhes o que estaria coberto e o que não estaria (preste atenção nas letras pequenas) e aí comparar com as opções encontradas online para saber se vale a pena viajar só com o seguro do cartão ou seria melhor um outro seguro.

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

A verdade é que na maioria dos casos, o seguro oferecido gratuitamente pelos cartões de crédito é muito básico, mas isso vai depender também de qual tipo de cartão você tem (black, platinum, ouro, cartão mais básico etc). Muitos cartões não oferecem seguro que cobre o valor mínimo exigido para entrar na Europa, aí nesse caso é mais do que essencial contratar outro seguro.

A Assist Card oferece um seguro multi viagens bem interessante para quem viaja várias vezes ao ano para o exterior! Confira aqui!

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

Além disso, para ter direito ao seguro, a compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão de crédito da pessoa que vai viajar e pode haver limitação na duração máxima da viagem (geralmente 30 dias). Consequentemente, quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão mais longo, terá que contratar um seguro viagem com alguma seguradora. Tenho uma amiga que foi para o Canadá, mas tinha comprado a passagem com o cartão da mãe dela, então não poderia utilizar o seguro do cartão. Se a mãe dela viajasse junto, aí sim as 2 estariam cobertas (para alguns cartões o seguro é somente para a própria pessoa, outros podem cobrir a pessoa e os acompanhantes).

Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas. Já escrevi aqui sobre seguro viagem para gestantes!

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

Além da parte de saúde que é a primeira coisa que vem na cabeça quando pensamos em seguro viagem, um seguro pode ser uma mão na roda quando uma bagagem é extraviada! Falei sobre isso neste post aqui!

Usando a Seguros Promoparceira do blog, para comparar diversas seguradoras e escolher a melhor para você, utilize o código de desconto do blog "TAINDOPRAONDE5" para ganhar 5% de desconto (e + 5% se pagar em boleto)!


 Mulheres grávidas precisam de seguro viagem especial para viajar
Pesquise aqui o melhor seguro saúde para o seu caso!

A maioria dos casos de seguros do cartão funciona no sistema de reembolso e aí você precisa ter o dinheiro para pagar em alguma emergência, juntar todas as notas e comprovantes para só depois de meses ser ressarcido. Isso pode acontecer em alguns seguros viagem, mas geralmente quando você tem alguma emergência, entra em contato com a seguradora e não precisa desembolsar nada na hora pois o acerto entre a seguradora e o hospital é feito direto entre eles.

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

Por isso, mesmo tendo direito a esse benefício, é preciso estar bastante atento às coberturas e condições. Se depois das comparações, você for viajar somente com o seguro oferecido pelo cartão, geralmente é preciso informar as datas e destinos da viagem para a operadora do cartão, mas isso varia caso a caso.

Informações e fotos fornecidas pelo parceiro do blog Seguros Promo.

Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

  1. Ái... Ói...
    Já ouvi muitos comentários que o seguro do cartão é meio complicado na hora do "vamos ver". Por isso sempre opto por não arriscar e faço seguro viagem com alguma operadora, a depender do país para onde viajo.
    Tenho uma amiga que teve uma crise renal nos Estados Unidos e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado USD 25.000. Já pensou!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou precavida e nunca tive coragem de arriscar viajar só com o seguro do cartão... Não vão ser os 2oo reais do seguro que vão me falir, então prefiro garantir!

      Excluir