sábado, 12 de agosto de 2017

Como evitar problemas com sua mala e o que fazer em caso de bagagem extraviada

Com tantos viajantes por aí, é claro que acontecem muitas confusões com as malas de muita gente. Desde uma pessoa aleatória do seu voo confundir e sair com a sua mala sem querer  (clique no link para ler sobre a troca de malas da Carla do blog Fui, Gostei, Contei) até as malditas quadrilhas que roubam os itens da sua bagagem, fora as malas que se perdem nos aeroportos gigantes mundo afora. E quanto mais gente viaja, mais mala e mais problemas!

Segundo a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), foram mais de 21 milhões de bagagens extraviadas ou entregues com atraso no mundo em 2016 (de um total de mais de 4 bilhões de malas transportadas)! OK, esse número está caindo ano a ano, mas ainda é muito alto!


Como evitar problemas com sua mala e o que fazer em caso de bagagem extraviada
Fazendo a mala

Um jeito de evitar isso tudo seria só viajar com mala de mão, mas isso é assunto para outro post! Nem sempre queremos ou podemos viajar leve então hoje vou dar algumas dicas para evitar trocas, roubos e perdas de mala!


Como evitar problemas com sua mala e o que fazer em caso de bagagem extraviada
Malas aqui de casa para a viagem da África do Sul!




Identificação da mala


Vale de tudo para diferenciar a sua mala preta das outras 98456456 malas iguais na esteira! Prender fitinhas do Bonfim e outros acessórios (como eu fiz na foto acima), usar capas protetoras como na foto abaixo (que além de diferenciar as malas, dificulta a ação dos ladrões e mantém a mala mais limpa), usar mais de uma tag de mala com seu nome e telefone/email/endereço (para quando ela for encontrada você ser localizado mais facilmente) etc.

capa protetora de mala
Capa protetora de mala do blog Felipe, o pequeno viajante

tags de mala do blog Finestrino
Tags de mala do blog Finestrino



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





Fique de olho


Tem quadrilha especializada em roubar malas nos aeroportos de gente distraída antes do check-in! Então não tire o olho da sua mala de jeito nenhum! O vídeo abaixo é antigo, mas esse tipo de ação continua - esta reportagem é de 2017.





Além disso, quando a atendente do check-in for colocar aquelas etiquetas com o código do aeroporto de destino, confirme que ela está mandando sua mala para o aeroporto certo! Para isso, você vai ter que pesquisar no google antes qual o código do aeroporto para onde está indo. Estou falando daqueles códigos de 3 letras como VCP para Viracopos, GRU para Guarulhos, LIS para Lisboa ou PTY para Cidade do Panamá. Lembre-se de retirar as etiquetas de voos anteriores!

Veja aqui a lista completa dos códigos dos aeroportos brasileiros, códigos de aeroportos pelo mundo e uma reportagem sobre o assunto.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










Segurança da mala


Use cadeados sempre!!!! Aprovados pela TSA para poderem ser fiscalizados nos Estados Unidos sem danificar nem a sua mala e nem o cadeado (leiam mais sobre cadeados aprovados pela TSA no blog Viaje na Viagem). Eu sempre levo cadeados extras pensando na volta da viagem. Os lacres da SealBag também fazem sucesso porque dependendo de como você usa o cadeado, a mala ainda pode ser aberta!





Muita gente gosta de embalar a mala (dificulta a ação dos ladrões de aeroporto), mas em aeroportos pequenos esse serviço nem sempre é oferecido. Veja mais nos sites da Protecbag e da True Star. Outra ideia é usar um rastreador de mala, como explicado neste post. Você colocar dentro da mala e consegue saber exatamente a localização dela!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!


Outras dicas sobre extravio de mala


  • Não coloque objetos de valor como joias e eletrônicos na mala despachada;
  • Não marque voos com conexões muito curtas - mais garantia que sua mala vai seguir viagem com você;
  • Leve uma troca de roupa e itens de primeira necessidade na mala de mão;
  • Guarde os recibos dos produtos comprados durante a viagem (para poder ser ressarcido);
  • Tire foto da mala antes de despachar;
  • Faça uma inspeção na mala logo após retirá-la da esteira para garantir que ela chegou em perfeitas condições;
  • Contrate um seguro viagem para poder cobrir eventuais gastos com tudo isso!

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem 12x sem juros





O que fazer quando sua mala não chega na esteira de bagagem?



Você deve dirigir-se imediatamente ao balcão da companhia aérea antes de deixar o desembarque  (sempre tem um balcãozinho ali perto das esteiras) e preencher os formulários correspondentes (RIB - Relatório de Irregularidade da Bagagem - vale também para bagagem danificada). Se você souber o modelo/cor da mala e elas estiverem identificadas, elas são rapidamente encontradas e enviadas para você (na maioria das vezes pelo menos). Caso tenha contratado um seguro viagem, acione a sua seguradora, uma vez que eles poderão auxiliar monitorando a localização da bagagem pela companhia aérea.

O prazo para encontrarem e devolverem suas malas é de até 21 dias, em caso de voos internacionais, e de 30 dias nos voos domésticos (fonte). Quando a bagagem não é encontrada de jeito nenhum (é raro, mas acontece), peça o ressarcimento do valor correspondente ao prejuízo na companhia aérea e posteriormente faça o pedido de indenização para a sua seguradora





Histórias de viagens - minhas malas extraviadas


Eu nunca tive um problema muito grande com as malas, mas me lembro de 2 ocasiões com probleminhas. Eu sempre fiz e continuo fazendo tudo o que recomendo acima, mas em 2 viagens minhas malas chegaram com atraso, justamente por culpa de conexões curtas. Mas em compensação, um amigo dinamarquês ficou 15 dias sem a mala dele quando veio para o Brasil uns 10 anos atrás! A mala ficou rodando a Europa inteira e até voltou para a casa dele na Dinamarca antes de finalmente chegar aqui em Campinas e olha que as ligações para a companhia aérea eram diárias!

Eu marco conexões com bastante folga, mas mesmo assim na primeira vez em Portugal e na Espanha, o voo Brasil-Portugal atrasou e ai perdemos a conexão para Madri. Nosso atraso foi pequeno, mas as malas foram parar na Alemanha (!!!) e só chegaram no hotel no dia seguinte. Ainda do aeroporto, fizemos a reclamação com a empresa aérea e ligamos para o seguro, que ficou no pé da companhia aérea para garantir que as malas chegariam logo, antes de irmos embora de Madri.

Em outra viagem, o voo demorou para sair de Budapeste para Paris. Depois do pouso, demoraram para liberar a saída dos passageiros de dentro da aeronave. Somado com o aeroporto horroroso de Charles de Gaule e o sistema completamente sem noção de transporte entre os terminais em Paris, tivemos que correr muito pelo aeroporto para não perder o voo de volta para o Brasil. Resultado: pegamos o voo, mas nossas malas não. Quando desembarcamos em Guarulhos, meu nome foi chamado no alto-falante porque eles já sabiam que a minha mala e a da minha mãe tinham ficado em Paris. Elas chegaram em casa de táxi (por conta da companhia aérea) sem nenhum problema no dia seguinte.


Como evitar problemas com sua mala e o que fazer em caso de bagagem extraviada


Como evitar problemas com sua mala e o que fazer em caso de bagagem extraviada


E aí, quem mais já teve problemas com malas em viagem? Fazem alguma coisa diferente para evitar tudo isso? Me contem suas aventuras nos comentários! Este post contém links para afiliados.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

15 comentários:

  1. Excelentes suas dicas. Eu graças a Deus ainda não passei por nenhum problema com minhas bagagens, mas tomo vários cuidados também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mala já se perdeu pelo caminho 3 vezes!! Mas sempre chegou no lugar certo poucos dias depois. Tb morro de medo d chegar no destino sem roupa, mas da última vez, a mala sumiu na volta e fiquei com medo de perder as minhas comprinhas d viagem aiaiai

      Excluir
  2. Sempre é bom saber sobre como evitar problemas e como proceder em caso de bagagem extraviada. Já tive bagagem extraviada e avariada. Uma verdadeira dor de cabeça . Adorei os esclarecimentos

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! eu nunca tive problemas com as minhas malas, mas o jean sim! ficou 20 dias do primeiro intercambio sem as malas, uma mochila que tava no compartimento superior abriu e caiu no chao quebrando o notebook dele...a iberia nunca pagou por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeenteee... mas tb Iberia sempre foi exemplo de como não fazer entre as cias aéreas kkkkk já voei várias vezes, mas sempre ruim.

      Excluir
  4. Esse é meu maior trauma de viagem, Fer.
    Na minha viagem que fiz na vida, perderam minhas malas e só encontraram um mês depois do meu retorno ao Brasil. Fiquei bem traumatizada porque ou tinha grana pra comer ou pra comprar roupa na rua. Aquela viagem ficou marcada :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, infelizmente marcada por algo ruim :( Ainda bem q vc não parou de viajar dps hehehe

      Excluir
    2. Estou passando por isso agora. Voltei da Europa no dia 22 de junho e até agora minhas malas não apareceram. Eles alegam que ela não foi despachada de Amsterdam e que com essa crise nos aeroportos, está demorando mais. Estou há 14 dias sem minhas malas, sem saber se irão voltar. Estou aguardando o tempo de 21 dias, e se não chegar, processo neles!

      Excluir
    3. Infelizmente os aeroportos europeus em geral estão um caos nas últimas (e próximas) semanas...

      Excluir
  5. Nunca tive a bagagem extraviada graças a Deus, mas é sempre bom estar por dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sortuda! rs As minhas se perderam por uns dias, mas sempre chegaram intactas depois... Já é estressante, perder pra sempre então!

      Excluir
  6. Ótima reportagem. Eu tive 2 problemas com mala. O primeiro causado por meu atraso quando eu voltava do Reno para São Francisco. Minha mala foi no vôo certo e eu no seguinte. Mas chegando em São Francisco minha mala me aguardava na seção de achados e perdidos. E eu a reconheci de longe porque tinha a fita colorida que eu havia colocado.
    Em viagem para Salvador eu havia comprado uma mala grande com segredo. Nem me preocupei em ativar o segredo mas chegando em Salvador vi que o segredo foi devidamente arrancado. Entrei em contato com a Gol que repôs um segredo na minha mala. No mesmo vôo enquanto eu aguardava minha mala chegar na esteira me distrai e deixei uma sacolinha da Puma no carrinho que eu ia colocar a mala. Quando percebi a sacolinha havia sumido. Por sorte só levava biscoitos amanteigados para minha madrinha que ficou sem. Mas eu gostaria de ver a cara do ladrão de sacola quando descobriu qual era o "produto" da Puma que roubou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que raiva desse ladrão! Mesmo não sendo nada caro, comidinhas são sempre bem vindas. Tô imaginando aqui a sua madrinha #xatiada...

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.