quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas

Morando em Campinas por várias décadas, sempre passeei muito pelo interior de São Paulo e com todas as restrições pela pandemia, foram alguns dos poucos passeios possíveis nos últimos tempos. Decidi então fazer uma listinha aqui no blog com 10 passeios muito legais para fazer pertinho de Campinas, focando em destinos viáveis para conhecer em um dia (já publiquei outro post desses com opções para um dia ou um fim de semana saindo de São Paulo). Muitas das sugestões também tem atrativos para mais do que um dia e por isso deixei indicações de posts do blog e hotéis.


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas
Jardim Botânico incrível e praticamente desconhecido perto de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas
Moinho holandês no interior de São Paulo!


As cidades e passeios do post não estão em nenhum ordem específica - fui listando conforme fui lembrando. Conheço todos os lugares citados, exceto um, que quero muito conhecer. Claro que tem muitos outros lugares interessantes que dá para conhecer na região - cito alguns deles ao final do post, mas aqui escolhi fazer uma lista com somente 10.

Calculei o tempo de viagem pelo Google Maps no caso de carro e por um site de venda de passagens de ônibus para as viagens de ônibus, mas para fazer turismo rural é extremamente recomendado fazer o passeio de carro (muitas vezes nem é possível sem carro). Caso precise alugar um carro, use o comparador de preços de locadoras parceiro do blog - você não paga nada a mais e eu ganho uma pequena comissão! Ao longo do texto, indico tours em algumas desses lugares - disponível somente para alguns destinos.


Leia aqui todos as dicas no blog sobre o interior de São Paulo e sobre Campinasaqui, dicas sobre roadtrips!





Holambra


A pacata cidade de origem holandesa pode ser visitada o ano inteiro, além da famosa festa das flores, a Expoflora. Os turistas vão encontrar arquitetura e culinária holandesa, lagos, campos de flores, letreiros e pontos instagramáveis, além de um moinho holandês! Entre os eventos, destacam-se também o "Estufas Abertas" em abril e o Natal de Holambra!


Leia tudo sobre Holambra aquiGaranta aqui o seu tour em Holambra!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Holambra? 0h45 de carro (de ônibus é praticamente impossível de chegar e não recomendo).
Onde ficar em Holambra? Veja aqui todas as opções de hospedagem em Holambra. Eu já fiz incontáveis bate-voltas de Campinas para Holambra, mas uma vez me hospedei na cidade e contei aqui sobre o hotel.










Passeio de maria fumaça até Jaguariúna


O passeio em um trem antigo costuma fazer sucesso entre idosos e crianças e pode ser algo legal de se fazer por algumas horas na região de Campinas, por exemplo, saindo da estação Anhumas (perto do Shopping Galleria) até a cidade vizinha Jaguariúna. A ideia não é conhecer Jaguariúna de verdade, mas sim curtir a paisagem de zona rural e pensar como era viajar assim antigamente. Antes de voltar para Campinas, dá tempo de dar uma voltinha em torno da estação em Jaguariúna. Em ocasiões especiais, a associação que cuida da preservação do trem costuma organizar eventos diferentes. Confira tudo neste post aqui!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas





Socorro


No Circuito das Águas Paulistas (pertinho do sul de Minas), Socorro se destaca pelo turismo rural, turismo de compras e eventos diversos, como o Natal, pioneiro em decoração a partir de recicláveis! Já passei incontáveis feriados na cidade e também recomendo para quem tem mais dias disponíveis! Leia aqui todas as dicas sobre Socorro no blog!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas

10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Socorro? 1h50 de carro ou 3h de ônibus (Expresso Fênix)


Piracicaba


O destaque do turismo em Piracicaba fica para a Rua do Porto, a beira do Rio Piracicaba e o Engenho Central, que costuma receber eventos interessantes. Leia aqui sobre Piracicaba!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Piracicaba? 1h de carro ou 1h30 de ônibus (Viação Garcia/Viação Piracicabana)


Águas de Lindoia

Uma cidade pequena, mas bastante turística no Circuito das Águas Paulista, quase em Minas. Além de compras de vestuário, Águas é famosa por eventos na praça principal e claro, por suas águas termais. Ah, a cidade vista do Cristo Redentor local é bem legal também! Leia aqui sobre Águas de Lindóia!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Águas de Lindoia? 1h30 de carro (muito demorado e necessário fazer conexão se for de ônibus)



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required
 
 
 



Itu

Itu é uma cidade histórica, berço da República no Brasil e além das construções antigas no centro da cidade, é interessante visitar o Parque do Varvito, a Praça dos Exageros e alguns locais de turismo rural. Confira tudo sobre Itu aqui!


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Itu? 0h50 de carro ou 1h25 de ônibus



Nova Odessa


Nova Odessa não é um destino turístico e arrisco dizer que o Jardim Botânico Plantarum é a única atração da cidade, fora do centrinho (por isso vá de carro). Recomendo para uma manhã ou uma tarde de passeio e se possível, almoce no restaurante do local, que tem opções no cardápio com PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Leia tudo sobre o passeio lindo e totalmente fora do radar turístico neste post (juro - praticamente ninguém da região conhece!).


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas



Quanto tempo de Campinas a Nova Odessa? 0h40 de carro ou 1h de ônibus de linha


São Paulo


Claro que tem muito mais coisa para fazer em São Paulo do que é possível conhecer em um dia, mas é sempre uma boa ideia ir para lá para ver alguma exposição temporária (as melhores do país) e aproveitar e já fazer algum dos programas clássicos tipo a Avenida Paulista (melhor de domingo), o Beco do Batman e barzinhos da Vila Madalena, o Farol Santander, um passeio pelo centro histórico, algum dos museus como o MASP, o Memorial do Imigrante, o Memorial da Resistência ou outros. Eu já fiz literalmente dezenas de bate-volta e ainda não dei conta de conhecer tudo que tem de interessante em São Paulo, mesmo porque sempre tem novidades.




10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas




Quanto tempo de Campinas a São Paulo? 1h30 de carro ou 1h45 de ônibus (mas depende muito do trânsito né?)




Amparo


Pelo que andei pesquisando, o centrinho histórico de Amparo é bem foto e também é um bom local para turismo rural. Bastante conhecida nos últimos tempos é a Fazenda Atalaia e seus queijos, que quero muito visitar. Fica no Circuito das Águas Paulista, pertíssimo de Socorro e Águas de Lindoia que comentei acima. Dá para conhecer as 3 em um feriado prolongado por exemplo, mas a região vale várias escapadas de final de semana e ainda é um boa opção para fazer um bate volta saindo de Campinas.


 


Quanto tempo de Campinas a Amparo? 1h10 de carro (não recomendado ir de ônibus de linha - troca necessária em Jaguariúna)



Fazendas históricas preservadas


Campinas e região se desenvolveu principalmente pelas fazendas de café de antigamente e nos últimos tempos, está um pouco menos difícil de conhecer algumas delas. Digo isso porque são MUITAS fazendas preservadas, mas a maioria não é aberta ao público (ou somente alugadas para eventos como casamentos). Desde que estudei turismo anos atrás, eu tento visitar essas fazendas e sempre foi beeem difícil - impossível praticamente. Mas, se você ficar de olho em plataformas como a Próximo Passeio ou Vzit, aparecem passeios legais de um ou meio dia nas proximidades de Campinas em fazendas históricas (não necessariamente antigas produtoras de café). Eu mesmo já participei de uma visita do tipo aqui em Campinas alguns meses atrás (só mostrei lá no instagram por enquanto).


 





Mapa: 10 melhores passeios de um dia saindo de Campinas


Marquei Campinas em azul no mapa abaixo, em roxo a maioria das cidades e passeios do post e em laranja, as estações de trem do passeio da maria fumaça. Não marquei nenhuma fazenda no mapa, pois estes passeios variam os locais.





Claro que tem muitos outros lugares interessantes que dá para conhecer em por perto de Campinas em pouco tempo como por exemplo Jundiaí, Atibaia, Itatiba, Sorocaba, Salto, cidades da Grande São Paulo, Espírito Santo do Pinhal, muitas vinícolas e passeios de turismo rural, mas estas são algumas sugestões entre as que eu conheço e o
que eu mais quero conhecer ultimamente. Tem alguma outra dica para uma roadtrip de final de semana na região? Deixe nos comentários!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. A pandemia foi a oportunidade para explorarmos a nossa vizinhança, eu também descobri várias pérolas escondidas perto de casa. Da sua lista, só conheço Itu, mas um dia gostava de visitar Holambra. Linda lista

    ResponderExcluir
  2. Quantas sugestões bacanas pertinho de Campinas! Eu incluiria mais duas: Indaiatuba (o Museu da Água de lá vale a pena conhecer) e Salto (minha cidade natal, que sempre achei sem graça, mas que tem alguns passeios legais como a Ponte Pênsil e o Parque da Rocha Moutonnée).

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa com Holambra e Socorro. Não conheço nenhuma das duas. Passam para a minha lista de sítios a conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Conheço pouquíssimo do interior de São Paulo, dessas cidades para um bate-volta de Campinas já tinha ouvido falar em Águas de Lindoia e Piracicaba. Como já ouvi muita gente falar, São Paulo é outro país hehehe. Dá pra fazer um roteiro e tanto para conhecer o estado.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.