sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A história de Campinas (SP) através da fotografia

Já publiquei alguns posts aqui no blog mostrando um pouco de Campinas, mas acho que está faltando material sobre a história da cidade. Achei recentemente no facebook Campinas de antigamente (eles também tem um blog Campinas de antigamente) diversas fotos antigas bem legais.
As fotos abaixo fazem parte de um trabalho de conclusão de curso de 3 alunos de Jornalismo da PUC-Campinas em 2014 (Aquiles Henrique Farinha, Lucas dê Simone Bachião da Silveira e Rodrigo Andrade Rabelo). O fotógrafo campineiro Aristides Pedro da Silva, conhecido como V8, registrou as mudanças urbanas ocorridas em Campinas ao longo do século passado, acumulando mais de 4.500 fotos. O objetivo do TCC era revisitar alguns patrimônios históricos registrados por ele e compreender a sua importância para a preservação da memória e para o jornalismo campineiro.

Vejam abaixo fotos e montagens interessantes de alguns dos mais significativos patrimônios históricos de Campinas - SP! Veja aqui alguns walking tours diferentes para conhecer Campinas, passando por todos os lugares destas fotos!



Casa de Saúde Circolo Italiano - Campinas


Cemitério da Saudade - Campinas




Escola Carlos Gomes - Campinas
Já mostrei um pouco dessa escola no post sobre roteiro de Natal oferecido pela prefeitura


Fábrica de chapéus Cury - Campinas


Fábrica Godoy & Valbert - Campinas
Vivendo e aprendendo - nunca tinha reparado direito neste prédio!


Fábrica Lidgerwood
Preciso urgentemente visitar o Museu da Cidade!!! Passei aqui rapidamente durante o tour em onibus de 2 andares que a prefeitura ofereceu na época do último aniversário da cidade.


antigo Hotel Vitória - Campinas
Não confundam esse antigo Hotel Victoria com o atual Hotel Vitoria bem longe dali!


Instituto Agronômico de Campinas


Jockey Club Campineiro
Lembram do walking tour pelo centro histórico que postei em janeiro? O Jockey é um dos pontos altos do tour!


Largo do Rosário Campinas
Não me conformo que demoliram essa igreja!!!


Mercado Municipal Campinas
A última vez que passei no Mercadão foi durante esse passeio pelo centro de Campinas


Palácio da Mogiana - Campinas


Palácio dos Azulejos - Campinas
Outro destaque do walking tour!


Praça Carlos Gomes - Campinas
Acho essa praça linda e não vejo a hora do evento Chefs na Praça - esse ano eu TENHO que ir!





Outro blog interessante para quem gosta de se informar sobre a história campineira é o Campinas de Outrora. Lá no facebook tem também 2 grupos: Eu amo Campinas e Campinas Antiga. Rodrigo, obrigada por autorizar o uso das fotos aqui no blog!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. boa Tarde. Sou natural de Campinas. Tenho 83 anos, 43 como advogado, residindo em Valinhos. Pretendo escrever um Livro sobre a minha vida de menor abandonado. Fui interno de um local que era chamado de Abrigo de Menores, mas não tenho nenhuma informação a respeito desse estabelecimento para menores. Poderiam me ajudar ? Obrigado. Dr. Luis de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não tenho informações sobre isso... Você pode pesquisar por jornais antigos da região no google e em bibliotecas!

      Excluir
    2. Fernando Antônio Lopes Teixeira Oliveira20 de março de 2021 às 18:33

      O Abrigo de Menores de Campinas fica localizado aqui no Taquaral na Avenida Armando Sales, bem ao lado do Material de Construção São Luís.

      Excluir
  2. Boa tarde. Morei em Campinas de 1973 a 1994 e vi muito a cidade perder seu patrimônio histórico e imóveis que poderiam ser considerados como integrantes do mesmo. Quero saber se há notícias sobre a casa que houve até extremo início de janeiro de 1979, que era o número 138 da Rua Cônego Cipião. Detalhe: ela parecia ser a única da cidade com telhado de duas águas, este com duas janelas de sótão opostas em 180° e na lateral esquerda da fachada continha uma sacada sobre a varanda de entrada. Mesmo faltando duas carreiras de telhas na parte frontal do telhado, quando demoliram se constatou que não havia nenhuma deterioração do emadeiramento que servia de teto à sala principal e chão ao sótão propriamente dito. Para mim foi uma das maiores perdas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.