terça-feira, 24 de outubro de 2023

Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais

O ABC Paulista é formado por 07 cidades, sendo Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul as 3 mais famosas e que compõe a sigla da região. As outras são Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Também conhecida como Grande ABC, essas cidades tradicionalmente industriais ficam no entorno de São Paulo, região que é chamada de Grande São Paulo, entre SP e o litoral paulista (Baixada Santista).

Turismo não é algo bastante lembrando quando se trata do ABC, mas tem alguns passeios interessantes para fazer por lá. Hoje vou falar de 3 possíveis passeios legais em Santo André e São Bernardo, mas sei que tem um borboletário em Diadema, restaurantes na beira da represa em São Bernardo e mais algumas opções.


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar
Demorei anos, mas finalmente conheci a estrada velha de Santos entre São Bernardo e Cubatão!


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais
São Paulo estaria para a esquerda do mapa e o litoral paulista para a direita mais ou menos. Mapa: Marcos Elias de Oliveira Júnior.



Veja aqui todas as dicas de São Paulo capital e do estado todo!






Estrada Velha de Santos no Parque Caminhos do Mar (São Bernardo do Campo)


Eu sempre quis conhecer a Estrada Velha de Santos, mas acabava sempre enrolando. Tem gente que faz esse passeio em um dia saindo bem cedo de Campinas, mas se você estiver em São Paulo, fica mais fácil ainda porque é mais perto.

Essa estrada foi a primeira via de acesso pavimentada com concreto da América Latina e ligou São Paulo ao litoral até a inauguração da Rodovia Anchieta em 1947. Antes dela, a única opção para transportar mercadorias do interior para o porto de Santos era a Calçada do Lorena, que foi em 1792 pavimentada por rochas e por onde o príncipe regente D. Pedro I subiu a serra em direção a São Paulo para proclamar a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

Recentemente, conheci o Parque Caminhos do Mar (onde a estrada está localizada - dentro do Parque Estadual Serra do Mar) em uma presstrip pelo SEBRAE SP. O parque reúne natureza, aventura, História e vistas panorâmicas do litoral em um dia aberto (que não foi o meu caso). A gente só conheceu um pedaço do trajeto, que vai de São Bernardo do Campo a Cubatão (ou ao contrário). Pela inclinação, vale mais a pena começar por São Bernardo e ir descendo e depois pagar a van para subir. Já li relatos de diversos blogueiros conhecidos meus que foram com filhos de 7-10 anos e as crianças não deram conta de subir e tiveram que pegar a van na volta. Veja as infos de horários, regras, preços etc no site oficial.


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar
São 3 opções de roteiro (histórico em amarelo com 8km de ida + 8km na volta, ecoturístico em azul e de aventura em verde - veja o mapa da primeira foto) e para aproveitar mais, passe o dia todo por lá chegando cedo. 


Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, inclusive São Paulo.

Tem uma tirolesa ali que não teria coragem de fazer não - alta demais rs. Leia mais sobre ela nesta reportagem.

Em 1922, em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil, foram construídos 9 monumentos ao longo da estrada, tombados nos anos 70. Admire o Mirante da Curva do Uau (precisa explicar? Rs) e pare para um café no Café 1922 no Pouso Paranapiacaba, um dos monumentos tombados. Aos finais de semana tem também alguns food trucks no local, além de uma lanchonete na bilheteria. Vá com roupas e sapatos confortáveis e leve protetor solar e repelente (o passeio é no meio da Mata Atlântica).
Em 1969, Roberto Carlos lançou a música "As curvas da Estrada de Santos" e gravou até um clipe por lá (veja o vídeo abaixo). Eu não sou dessa época e nem sou fã dele, mas para quem é, a música é um referência importante quando se fala na antiga estrada de São Paulo para Santos, que foi fechada para carros em 1985, muito em razão de suas sinuosas curvas, acidentes e deslizamentos no local. Vendo o vídeo dá para ter uma noção do desespero que deve ter sido dirigir por lá com um monte de motorista ruim que tem aqui em São Paulo...
Aliás, essa estrada me lembrou a estradinha da Costa Amalfitana (que conheci em junho/2023), com mais natureza em volta e menos cidadezinhas e construções, mas desesperadora também rs. Veja aqui nesse vídeo 2 ônibus tentando passar na estrada apertada.


No próximo vídeo, veja a história da Rodovia dos Imigrantes, uma das que substitui a estrada velha de Santos atualmente para o trajeto entre a capital e a cidade portuária.



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

 
 
 




Paranapiacaba (Santo André)


“Paranapiacaba” significa “lugar de onde se vê o mar” em tupi e é o nome do distrito de Santo André (ABC Paulista) de onde realmente conseguimos ver o mar em dias mais abertos. A pequena vila foi construída no século XIX para abrigar os funcionários e a operação da São Paulo Railway, companhia inglesa que operava as estradas de ferro que transportavam cargas e pessoas entre o interior paulista e o porto de Santos e também responsável pela construção do ramal férreo.


Turismo no ABC Paulista - Paranapiacaba
Trilhos de trem na estação Paranapiacaba - destino dos trens turísticos da CPTM aos finais de semana - e a torre do relógio


Hoje Paranapiacaba é uma opção de passeio pertinho da capital do estado, alcançada de carro, ônibus ou trem (trem da CPTM + ônibus ou Uber durante a semana ou trem histórico aos sábados e domingos, quando costuma ficar mais cheio. Durante a semana é bem tranquilo.). Podemos ver casas dos funcionários preservadas (construções em estilo inglês), o “Castelinho” (mansão em posição privilegiada para controlar o que se passava na vila, que era ocupada pelo responsável pela operação), a torre do relógio que lembra a torre da Estação da Luz em São Paulo ou mesmo o Big Ben em Londres, além do antigo campo de futebol, a sede do clube recreativo e outros remanescentes da época áurea do transporte ferroviário no Brasil. Paranapiacaba sedia um famoso Festival de Inverno, Festival do Cambuci (um fruto da Mata Atlântica) e até a Convenção de Bruxos e Magos anualmente!


Turismo no ABC Paulista - Paranapiacaba
A cidade tem várias placas explicativas dos monumentos e muitos remanescentes da companhia de trem e suas operações.

Turismo no ABC Paulista - Paranapiacaba

Turismo no ABC Paulista - Paranapiacaba
Nas últimas fotos, o castelinho e a vista de uma das janelas


Fazia muuuito tempo que queria conhecer esse lugar e só fui mesmo no final do ano passado (demorei quase 1 ano para compartilhar aqui não sei porque rs). Como é um lugar muito alto e no meio da mata, costuma fazer bastante frio e a névoa costuma estar presente. Mas se você for em um dia de sol como eu, não esqueça o protetor porque o sol é forte!




Vou fazer um post exclusivo com mais detalhes sobre esse que pode ser um bate-volta incrível estando em São Paulo!


Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André)


O Sabina – Escola Parque do Conhecimento é um conjunto de exposições, aquários, terrário, experimentos, simuladores, planetário e cinedome em Santo André (na Grande São Paulo, região do ABC Paulista). É mais voltado para crianças, mas achei bastante interessante e pra variar, menos conhecido do que merece. Além de ser uma ótima forma de colocar as crianças e adolescentes em contato com a ciência e a tecnologia de uma forma lúdica, o local tem uma equipe de profissionais com muito conhecimento para passar e acessibilidade em libras.




Dá para se divertir aprendendo sobre rochas e a formação da Terra, sobre mulheres brasileiras que fizeram importantes descobertas científicas, sobre o sistema de escrita e leitura Braille, sobre a galáxia, pinguins, serpentes, dinossauros, fazer experimentos relacionados à física com bastante interatividade e muito mais! Um jeito de aprender se divertindo! E mesmo os adultos, se divertem também relembrando e colocando em prática diversos conceitos.

Turismo no ABC Paulista - Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André)
Grupo da presstrip organizada pelo SEBRAE no alto. Na última foto, Paranapiacaba vista do alto! Tem um mapa gigante de Santo André na grande sala de entrada no Sabina e eu achei Paranapiacaba por lá! Fica fácil identidicar por ser isolada no meio da mata, cheia de trilhos de trem, com um pequeno povoado e um campo de futebol!


Turismo no ABC Paulista - Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André)
Cientistas brasileiras que descobriram ou inventaram algo importante, mas a gente nem conhece - as fotos não estão em ordem nenhuma. A figura masculina no alto à direita é Arquimedes, matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego, considerado um dos principais cientistas da Antiguidade. Ele nasceu em Siracursa na Sicília, cidade que conheci recentemente.


Turismo no ABC Paulista - Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André)
O dinossauro dessa foto se movimente e faz barulhos! Os pinguins do Sabina (da espécie pinguins-de-magalhães) são recolhidos pelos CRAs (Centros de Reabilitação Animal) quando precisam de cuidados. Os que permanecem no local é porque não podem ser devolvidos para a origem. A reprodução é controlada (mas acontece) e o pinguinário do Sabina é conhecido como um dos que oferece melhores condições do país.




Considerado o mais moderno do Brasil, o planetário Johannes Kepler possui um sistema de projeção óptico e digital, que funciona de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.


Turismo no ABC Paulista - Sabina Escola Parque do Conhecimento (Santo André)



Os alunos têm uma aula fora da sala de aula, em um prédio do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Na área externa, foi inaugurado agora em outubro a “Praçatempo”, que aborda o tempo e seus diversos marcadores. Qualquer pessoa pode visitar o Sabina de sábado, domingo e feriado e os grupos (agendados) de 3a a 6a. O Sabina é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Santo André. Veja mais informações como preço, programações especiais etc site oficial.

Quem conhece o Museu Catavento na região central de São Paulo disse que esse local segue o mesmo estilo de museu interativo e prático e não perde em nada para o mais famoso.



Onde se hospedar no ABC Paulista e como se locomover pela região?



É muito fácil chegar no ABC Paulista com o trem da CPTM - aliás muito mais rápido do que de carro de São Paulo até ali. Mas se você for fazer vários passeios ou vier de mais longe, pode ser uma boa se hospedar em Santo André, por exemplo. Boas opções são o ibis Santo André e o Hotel Plaza Mayor, mais próximos às estações Prefeito Saladino ou Prefeito Celso Daniel ou ainda o Blue Tree Towers All Suites Santo André, um pouco mais caro e mais perto do Sabina.

Você pode ainda se hospedar em São Paulo mesmo, próximo a alguma estação que facilite o acesso a Santo André. Na noite anterior ao passeio para a Estrada Velha de Santos, eu fiquei no B&B HOTEL São Paulo Luz - Centro, que só tinha que atravessar a rua para entrar em uma das estações onde passa o trem em direção a Rio Grande da Serra. Veja aqui a review sobre esse hotelNo dia que conheci Paranapiacaba, estava hospedada no Copan, perto da estação República de metrô.








Booking.com





Mas para o passeio da estrada de Santos e passeios mais "rurais", estar de carro é essencial. Para se locomover na parte urbana da Grande São Paulo onde não tem estações de metrô ou trem, a melhor opção é de Uber ou algum outro aplicativo de transporte. Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em São Paulo e ABC Paulista, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Realmente, três passeios adoráveis que valem muito a pena. Também recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem morar perto, pode ir fazendo cada um em um final de semana diferente e já tem coisas para fugir da rotina por um bom tempo rs

      Excluir
  2. Foi ótimo reve-la e explorar um pouquinho do nosso ABC contigo! =)

    ResponderExcluir
  3. São Paulo, apesar de não ser um estado grande, tem muitos lugares interessantes pra conhecer. Morei em Ribeirão Preto quando criança, mas ficamos apenas 1 ano e lembro de termos ido a Santos, Sertãozinho e algumas cidades na divisa de MG. Mas vejo que o interior dá um baita roteiro e o turismo pelo ABC paulista é uma ótima opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastaaante coisa pra fazer por esse interior aqui e mesmo eu q moro aqui a vida toda tenho várias pendências turísticas rs.

      Excluir
  4. Esse é um passeio que está na nossa lista há tempos! Adorei o post super detalhado, agora já dá pra planejar conhecer o parque Caminhos do Mar sem ter que pesquisar muito hahaha

    ResponderExcluir
  5. Adorei o artigo completíssimo para o turismo no ABC Paulista. O mirante da curva do uau (adorei esse nome!!!) é lindo demais.

    ResponderExcluir
  6. Quantas informações legais sobre o ABC Paulista você compartilhou nesse artigo... Já escolhi alguns lugares para conhecer. Valeu

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana esse roteiro de turismo pelo ABC Paulista. Eu conheço muito pouco do interior de São Paulo, mas deu pra perceber que tem bastante coisa interessante para fazer.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.