quarta-feira, 19 de abril de 2023

Onde ficar e comer na região central de São Paulo: Praça da República, Copan e Praça Roosevelt

Centros históricos de cidades grandes geralmente são minhas paixões em viagem. No Brasil, infelizmente a maioria deles está degradada e insegura, mas em uma das minhas últimas idas a São Paulo no final de 2022, me hospedei por algumas noites e fiz passeios gratuitos quase que somente na região da República. Sempre ouvimos sobre a violência crescente, a sujeira, o descaso da prefeitura com o centro da cidade e o aumento no número de moradores de rua nas grandes cidades, principalmente em São Paulo. Ainda assim, é possível turistar pela região tomando os cuidados de sempre: sem joias/relógios/roupas chamativas, MUITA atenção com o celular etc.

Eu e a minha amiga também blogueira de viagem (a Mariana do Mariana Viaja) queríamos nos hospedar no Copan por ser um prédio icônico de São Paulo (talvez um dos mais icônicos do Brasil?), queríamos também passar por várias livrarias, conhecer o Minhocão e Paranapiacaba (na Grande São Paulo), além de dar uma passeada sem gastar um rim na passagem para algum lugar longe então combinamos de turistar uns dias em SP, procurando sempre passeios grátis!

Onde ficar na região central de São Paulo: Praça da República, Copan e Praça Roosevelt

Ficamos de 5a a domingo, dividindo a hospedagem em 2 apartamentos que vou mostrar no post de hoje e organizamos o roteiro para visitar o máximo de atrações gratuitas somente na região da República para fazer tudo a pé. A exceção foi a ida para Paranapiacaba em um dos dias, mas vou fazer outro post sobre isso. Também fizemos questão de comer sempre na mesma região. Claro que existem mil outras coisas interessantes para fazer (grátis ou pagas), restaurantes legais para comer ou lugares legais para se hospedar em outras áreas de São Paulo, mas escolhemos focar na região entre o Minhocão e o Theatro Municipal, com a praça da República e o Edifício Copan aí no meio. Essa área é chamada de "Centro Novo". Não chegamos perto da Catedral da Sé ou do Farol Santander dessa vez. Sobre o que visitar na área em questão, farei outro post em breve.

Onde ficar na região da República - Edifício Copan e Praça Roosevelt

Dividimos a nossa estadia no centro de São Paulo em 2 apartamentos: um no Copan e outro na Praça Roosevelt, bem perto do Copan. Os 2 tem porteiros 24h e fechadura eletrônica. O Edifício Copan é mais perto do metrô (estação República) e tem mais movimento de pedestres mesmo à noite, o que dá uma impressão de mais seguro.

Uma das obras mais icônicas de Oscar Niemeyer é o Edifício Copan, na região da República em SP. O prédio de uso misto comercial e residencial é dividido em 6 blocos (de A a F) e cada um tem um estilo de apartamento de 28m2 a mais de 415m2, facilitando a mistura de classes vivendo em um mesmo local - o prédio é tão grande e populoso que possui o próprio CEP - o maior edifício residencial da América Latina com 1.160 apartamentos (e a maior estrutura em concreto armado do país). Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo em comemoração ao IV Centenário de São Paulo. Projetado em 1951, ficou pronto em 1966 (o final da obra foi executada pelo arquiteto Carlos Lemos) e é famoso por seu formato curvo, parecendo um S ou uma onda.

São cerca de 5 mil moradores e mais de 100 funcionários, que além de morarem perto da estação República, com acesso às linhas vermelha e amarela do metrô, possuem fácil acesso a diversos serviços e lojas nos pisos inferiores do Copan e em seu entorno. Encontramos ali mais de 60 estabelecimentos comerciais: de lavanderia a cafés, de uma igreja evangélica a uma floricultura, de restaurantes e bares tradicionais a livraria, de uma loja especializada em queijos a uma locadora de filmes… As visitas ao mirante ainda não retornaram depois de serem canceladas pela pandemia. A construção hoje tem uma rede azul de proteção, pois as pastilhas da fachada estão caindo e precisa passar por restauro, mas a situação se arrasta há mais de uma década.

Copan visto do Minhocão e também mais de perto - é quase impossível encaixar na foto! Eu com a parede de azulejos linda na entrada do Bloco F do Copan.

O apê comporta 3 pessoas e tem detalhes fofos na decoração (adoro esse tipo de piso). Ali da mesinha de estudos, temos essa vista acima de São Paulo - estamos no 25o. andar!

A cozinha é grande e equipada e a janela dá para a escada de incêndio. O banheiro é grande e ainda em uma máquina de lavar roupa. É menor do que o apartamento debaixo, mas em 2 pessoas ficou bem confortável - pena que foram só 2 noites.

Reserve aqui este apartamento no Copan pelo Airbnb! Se preferir, por reservar pelo Booking ou entrar em contato diretamente pelo instagram.

Outras opções testadas de hospedagem em São Paulo:
Soul Hostel perto da Paulista, um dos melhores de São Paulo (eu fiquei uma semana nesse quando fui fazer um curso)

A Praça Roosevelt fica mais ou menos no meio do caminho entre a estação República e a Higienópolis e ali que começa (ou termina?) o Minhocão. De dia, a praça fica mais vazia, mas na mesma quadra do 2o apartamento onde nos hospedamos, ficam uma dúzia de barzinhos e teatros e muito movimento na calçada à noite, pelo menos em um final de semana.

Não dá pra negar que essa vista incrível da janela é um ponto altíssimo do apartamento na Roosevelt (no 17o andar)! Nas fotos de cima, o portão do prédio, que quase passa desapercebido. O corredor é aberto e também temos uma vista do lado oposto - mas menos impactante.

O apê é grande, os colchões confortáveis, o armário bem espaço até para pessoas que passam longas temporadas. A cozinha tem todos os equipamentos que você pode precisar, incluindo um filtro de água, além de máquina de lavar roupa. O banheiro também é amplo.

Imagina tomar café da manhã nessa mesinha com a vista! E ainda tem uma rede (invejinha, porque sempre quis uma também em casa!).

Reserve aqui este apartamento na Praça Roosevelt pelo Airbnb (175)! Se preferir, pode entrar em contato diretamente pelo instagram. A Thaís também gerencia outros 2 apartamentos no mesmo prédio - apartamento 231 (também em andar alto) ou apartamento 65 (em andar um pouco mais baixo). Aqui também você reserva o apê 65 pelo Booking.

Dicas para conhecer a Avenida Paulista em São Paulo: parte 1 e parte 2

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

Onde comer na Praça da República, Copan, Praça Roosevelt e arredores

O intuito desses dias em São Paulo era explorar a região do Copan, incluindo na hora das refeições. A seguir, o que comemos e vimos nesses dias. Tem muitas opções mais caras, mas optamos por lugares com melhor custo-benefício.

Onde comer na região central de São Paulo: Praça da República, Copan e Praça Roosevelt
Tradicional Café Floresta no térreo do Copan há décadas - você come ali no balcão mesmo

O bar Copanzinho fica no térreo de outro prédio bem coladinho ao Copan. Pedimos essa mega porção de pastel para dividir em 3 e com bebida, gastei R$ 25,00.

Cafezinho no Magg Cafe, no térreo do Copan - gastei cerca de R$ 12,00

Mais algumas opções de onde comer e beber no próprio Copan, mas que não experimentamos - Bar da Dona Onça, World Cafe e outros

Restaurante Varanda no térreo do Copan - self service comum - meu prato deu R$ 23,00.

Pedi o Baião de Dois vegetariano no Prato Feito e com um suco deu R$ 36,00. A fila é grande e recomendo chegar cedo, pois não aceitam reservas.

Detalhes do Restaurante Prato Feito e pedidos de outras pessoas que estavam comigo

Outro destaque para comer no centro de São Paulo é o Mercado Municipal ou Mercadão!

Na Lanchonete do Estadão gastei R$ 41,00 com um mega sanduíche de pernil com queijo mais um refrigerante. Fica aberta 24 horas e tem delivery - dá para perceber que o movimento ali não para.

Fomos ao Bullguer em frente ao Copan, que já conhecia de Campinas. Não lembro, mas devo ter gastado cerca de us R$ 35,00.

Vários barzinhos na Praça Roosevelt exatamente na mesma quadra do apartamento onde ficamos

Rolou também uma parada para um docinho no KEZ café no Museu Judaico - não anotei preços

No Largo do Paissandú, fica a lanchonete Ponto Chic, onde foi inventado o sanduíche Bauru, praticamente na frente da Galeria do Rock. Esta praça é onde você teria que prestar um pouco mais de atenção de todos os lugares citados neste post. Existem outras unidades da lanchonete em São Paulo.

Mapa de onde ficar e onde comer próximo ao Copan, Praça da República e Praça Roosevelt

Marquei no mapa abaixo os 3 pontos principais como estrelas roxas, os restaurantes, cafeterias, bares e outros em laranja (é só ir mexendo para entender o que é lanche, o que é café, o que é bar, o que é restaurante mesmo etc - marquei os que fomos e citei neste post e também muitos outros recomendados por amigos e blogueiros que moram em São Paulo, mas não tivemos tempos (ou dinheiro rs) para conhecer. Em preto com um "M" estão as estações de metrô mais próximas dos locais citados no post.

E aí, quem se animou para se hospedar em um ícone paulistano?

Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!