segunda-feira, 17 de abril de 2023

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

O Castelo de Malbork fica no norte da Polônia, perto da cidade de Gdansk, e foi construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos (ordem militar-religiosa germânica). Sua construção iniciou-se no século XIII e a maioria das alterações foram feitas no século seguinte, quando a administração da ordem mudou-se para o norte da Polônia. É dividido em 3 partes: Castelo Alto (um antigo convento), Castelo Médio (habitações dos criados e serviços) e Castelo Baixo (onde se guardavam as armas militares).

Inscrito na lista de patrimônios da UNESCO (clique no link anterior para ver todos os posts aqui no blog sobre patrimônios mundiais) em 1997, o castelo tem estilo gótico e é considerada a maior fortaleza de tijolos da Europa (com mais de 143 mil metros quadrados - o tijolo é típico e construções da região do Mar Báltico e Mar do Norte). Serviu como residência temporária dos reis poloneses. A região já pertenceu à Prússia/Alemanha e às vezes é chamado de castelo de Marienburg (o nome original em alemão, por conta da padroeira da Ordem Teutônica). Com a decadência da Ordem, os poloneses tomaram a fortaleza em 1460. O castelo foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Está localizado na cidade de Malbork, com cerca de 40 mil habitantes, na beira do rio Nogat (afluente do Vístula, o rio que corta Varsóvia) e é bem fácil visitar em um passeio de um dia saindo de Gdansk.


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?




Leia aqui todas as dicas sobre Gdansk no blog! E aqui todos os posts sobre castelos, palácios e fortalezas pelo mundo!





Eu fiquei alguns dias em Gdansk no verão e coincidentemente era um grande feriado nacional. Fui visitar o castelo no dia anterior ao feriado e ele estava lotadíssimo de poloneses. A fila para comprar o ingresso foi rápida, mas estava imensa. Tem um audioguia incluído no ticket e vale muito a pena acompanhar - em 2019 custou 45,00, mas agora em 2023 subiu para 70,00 zloty. Conheci quase tudo do castelo, mas pulei um pedacinho no final e levei praticamente um dia inteiro nesse passeio mesmo - dizem que o audioguide leva 3h, mas acho que durou mais, além das paradas para almoço e banheiro. Parei em um dos restaurantes do castelo para almoçar - poderia ter levado um lanche, mas esqueci e até que os preços dos restaurantes estavam dentro do padrão polonês.





Sobre o Castelo de Malbork




Segundo o site de turismo polonês, o castelo recebe cerca de 500 mil visitantes anualmente e "vale a pena visitar a fortaleza de Malbork sobretudo no terceiro fim de semana de julho quando dentro das muralhas do castelo é apresentado o espetáculo “Cerco de Malbork”, ou seja, uma encenação espetacular do ataque do exército do rei Ladislau Jaguelão sobre a capital da Ordem Teutônica. Estes acontecimentos tiveram lugar em 1410, pouco depois da Batalha de Grunwald. Durante o evento, o castelo vibra com um ambiente medieval - vêm lá os representantes de cavaleiros europeus e os turistas contemporâneos podem realizar uma viagem no tempo passeando entre stands da feira de artesanato medieval." Leia mais detalhadamente sobre o Castelo de Malbork aqui.


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?


Entre os destaques da visita estão a Capela de São Bartolomeu, a cozinha, o sistema de aquecimento antigo, a Igreja da Virgem Maria, exposição de peças arqueológicas e o pátio impressionante.


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?

Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?
Esse prato de frango com batata frita e uma salada com itens variados custou 36,00 zloty com refrigerante (na época equivalia a 36 reais).



Antes ou depois de Malbork conheça também outras cidades:


Como visitar Malbork


Os trens de Gdansk para Malbork levam entre 30 e 50 minutos a depender de qual tipo de trem você pegar (mais rápido ou mais devagar). Eu comprei para a estação central de Malbork, mas só depois descobri que poderia ter comprado para a Malbork Kałdowo, uma estação antes da principal e aí já estaria mais perto da melhor vista do castelo (cuidado porque os trens mais rápidos não param ali).




No momento que escrevo este post, o site da empresa de trens poloneses está fora do ar (leia mais sobre os trens e ônibus poloneses neste post), mas o site é (era) bem ruim para comprar online e como era um trem regional mesmo, comprei o ticket na estação minutos antes da partida. Depois de visitar o castelo, voltei para a estação e comprei um ticket para o próximo voltando para Gdansk - a frequência é grande (+/- um por hora). No verão 2019, paguei 17,00 zloty na ida e 13,50 na volta (o preço variava de acordo com o tipo e velocidade do trem).

Não achei que a cidade de Malbork tivesse algo interessante para visitar e como o tempo estava fechando, com cara de chuva, voltei direto para estação de trem para retornar a Gdansk. A estação por sinal é linda! O trajeto entre a estação e o castelo dura cerca de 20 minutos a pé e não achei nada demais. Para ter uma vista mais bonita do castelo com o rio, é preciso atravessar a ponte para o outro lado da cidade (e se afastar mais da estação principal), então acabei não indo.


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?
Estação central de Malbork - maravilhosa né? O café na estação custou 4,90.


Se preferir não ter que se preocupar com comprar a passagem, entender como funcionam os trens poloneses ou ainda contar com um guia de turismo, recomendo os tours abaixo:










Veja aqui todas as opções de tours em Gdansk ou nas proximidades, incluindo Malbork e além!





Malbork é o maior castelo do mundo?


Definir qual é o maior castelo do mundo é menos fácil do que parece porque depende de qual a definição de castelo que se usa. Em geral são construções imponentes construídas para defesa de um território e portanto com torres, fosso, ponte para atravessar esse fosso e outras construções defensivas. Quando a estrutura é mais ornamental, utilizada para moradia, festas, recepções e como sede de governo, seria um palácio. E ainda tem a fortaleza, que é mais defensiva do que um castelo. Mas isso aqui não é uma tese de mestrado sobre o assunto.


Malbork - o maior castelo do mundo fica na Polonia?



Se você pesquisar no Google, a maior parte dos resultados em português diz que o maior castelo do mundo é o castelo de Praga. Se você pesquisar em inglês, a maioria te responde que o maior castelo é o de Malbork. No Guiness (livro de records), o maior é o de Praga, mas na imaginação de qualquer pessoa do que é um castelo, o de Praga é na realidade um complexo de prédios que estão mais para palácios do que para castelo (e o que mais chama a atenção de longe é a catedral! O palácio/castelo nem tem torres, nem fosso etc - clique no link anterior para ver uma imagem), então na minha concepção de castelo, o de Praga nem é castelo de verdade rs (olhando da ponte ou do outro lado do rio não dá nem para saber quais prédios seriam do "castelo" e quais seriam as casas/palacetes vizinhas). Agora o de Malbork sim - de longe já tem cara de castelo. Então para mim, o de Malbork é o maior castelo do mundo! E Malbork também ganha na área do terreno.







Onde ficar em Malbork ou Gdansk?


Malbork é uma cidade bem pacata e não tem nada além do castelo, então recomendo mesmo que você se hospede em Gdansk, uma das maiores cidades polonesas e que fica a uma curta distância. A estação principal de trens de Gdansk (Gdańsk Główny) fica nos arredores do centro histórico e para ficar bem localizada tanto na chegada como na saída com a mala e também para os passeios nas proximidades, a melhor opção é ficar no centro. O hostel onde fiquei não existe mais, mas recomendo Hampton by Hilton Gdansk Old Town, o Holiday Inn Gdansk City Centre, o Ibis Gdansk Stare Miasto ou o Mercure Gdansk Stare Miasto - todos bem avaliados na internet e com boa localização (mas os 2 primeiros um pouco mais longe da estação).





Booking.com






Independentemente de ser o maior castelo do mundo ou não, vale a pena demais visitar o castelo de Malbork!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Maravilhoso esse castelo de Malbork (ou será palácio? ou fortaleza? hahaha nunca tinha pensado nessas diferenças, para brasileiro acho que tudo é castelo pois não temos essas construções medievais por aqui)

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginaria que o maior castelo é na Polônia! Chutaria logo Alemanha rsrs Fiquei com vontade de conhecer o Marlbork, parece lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vai sim, aliás, acho que vc curtiria a Polônia!

      Excluir
  3. Não conhecia o Malbork, e eu amo castelos. Visitar a Polônia deve ser incrível.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo muito sobre a Polônia ultimamente e cada texto que encontro me mostra pelo menos um destino, lugar que fico louca para conhecer. Agora encontro esse sobre o Malbork e acabo de acrescentar à minha lista e assim o roteiro pelo país só faz aumentar hehe.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha lido sobre o castelo de Malbork. Super interessante!!! Imagino visitar no dia da encenação do cerco ao castelo deve ser incrível. Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o Castelo de Malbork, que lindo! Eu amo castelos, quero visitar esse um dia.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha pensado na ideia de conhecer a Polônia e nem sabia que o maior castelo do mundo ficava lá, valeu pela dica 😀

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.