quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia) - onde o conflito começou!

Como contei no post sobre onde ficar e onde comer em Gdansk, descobri quando cheguei na cidade que foi ali que tinha se iniciado a Segunda Guerra Mundial. Muitos anos depois, foi construído um super museu sobre a guerra mais marcante de todas. Muito se discutiu sobre isso porque de acordo com o governo de direita e "patriota", o museu polonês não dá ênfase na História do próprio país, mas eu achei isso uma vantagem - ele mostra diversos aspectos da guerra que eu nunca tinha visto em museu nenhum, como por exemplo, a participação de tropas finlandesas! Este museu é o único que retrata somente a Segunda Guerra no mundo e foi inaugurado em 2017 - está tinindo de novo!


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Prédio modernete do museu - a exibição é principalmente no subsolo do museu







Sobre a Segunda Guerra Mundial e o início do conflito


Já tem tanta coisa escrita sobre o assunto por aí, que não vale a pena entrar em detalhes por aqui. Deixo o vídeo abaixo para quem quiser recordar algumas coisas da maior guerra até hoje, que durou de 1939 a 1945, matando cerca de 50 milhões de pessoas, sendo que a Polônia foi um dos países mais afetados, uma vez que estava no centro do conflito situada entre a Alemanha e a União Soviética.






Após a Primeira Guerra Mundial, Gdansk era uma cidade livre disputada entre alemães e poloneses. No dia 01 de setembro de 1939, a Alemanha de Hitler atacou o prédio do correio em Gdansk (onde trabalhavam alguns oficiais poloneses) e também a base militar de trânsito polonesa na península de Westerplatte, dando início à Segunda Guerra.


monumento na penínusla de Westerplatte (Gdansk, Polônia) - local onde teve início a Segunda Guerra Mundial
Monumento aos defensores em Westerplatte - não fui até lá porque fica um pouco fora de mão e 3 dias inteiros na cidade não foram suficientes - Foto: kallerna - CC BY SA 3.0


Prédio dos correios onde oficiais poloneses foram atacados por alemães (Gdansk, Polônia) - local onde teve início a Segunda Guerra Mundial
Prédio dos correios onde oficiais poloneses foram atacados por alemães e resistiram por muitas horas e monumentos nas proximidades.


Prédio dos correios onde oficiais poloneses foram atacados por alemães (Gdansk, Polônia) - local onde teve início a Segunda Guerra Mundial
Foto da rendição e monumento em homenagem aos oficiais dos correios poloneses - logo atrás do prédio dos correios.






Marquei no mapa abaixo o museu, o monumento em Westerplatte, o prédio do correio, o monumento prateado ali na frente e a foto e o monumento aos oficiais poloneses atrás do correio. Marquei também a principal estação de trens em Gdansk e a rua principal da cidade (Dluga). Veja aqui dicas de onde ficar e onde comer em Gdansk.






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Seguro viagem europa 336x280


Tudo sobre o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)


Com a Karta Turysty ou Gdansk Card, você tem desconto na entrada do Museu da Segunda Guerra Mundial!


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)


A exposição começa com algumas salas sobre os regimes totalitaristas europeus do início do século XX - o fascismo italiano, o comunismo soviético e o nazismo alemão.


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Eu nunca tinha visto uma bola de Natal nazista!


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Cartões de racionamento de comida, algumas das cidades polonesas destruídas, uniforme do exército finlandês (leia aqui sobre a Finlândia na Segunda Guerra Mundial) e mapa da Europa durante a guerra



Roteiro e dicas para viajar de ônibus pela Polônia


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Alguns modelos de bombas utilizadas e réplicas de bunkers para a população se proteger de bombardeios (já falei muito sobre eles no post sobre o tour da Berlim subterrânea - Berliner Unterwelten)


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
As cidades ocupadas pelos nazistas sofriam um processo de "alemanização", por exemplo tendo que adotar o alemão como idioma principal. No museu tem bastante objetos e vídeos com relatos de judeus e sobreviventes da guerra.


Nas duas postagens abaixo do Instagram do blog, passe as fotos para o lado para ver também alguns videozinhos para ver por exemplo sobre o bombardeio de cidades alemãs importantes (Colônia com sua catedral imensa) e cenas tristes sobre a situação dos prisioneiros soviéticos da guerra (foram alguns dos que mais sofreram nas mãos dos nazistas - as condições eram iguais às dos judeus nos campos de concentração) - outra parte da guerra que geralmente não vemos nos museus por aí.







Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Mais sobre o holocausto (extermínio de judeus) e campos de concentração - confesso que passei por essa parte bem rapidinho, porque é justamente o que eu mais sei sobre a Segunda Guerra Mundial depois de visitar o Museu Judaico em Berlim, o esconderijo de Anne Frank em Amsterdã, o Anne Frank Zentrum em Berlim, o campo de concentração Dachau perto de Munique e o campo de concentração Sachsenhausen perto de Berlim.






Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Terror e Resistência


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Sala sobre o final da guerra e os acordos entre os aliados para dividir o território alemão


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Algumas fotos da Polônia destruída após o final da Segunda Guerra Mundial


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Para se sentir em 1945 dentro de uma cidade destruída






Informações práticas para visitar o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk


Site oficial do Museu da Segunda Guerra Mundial - confira os preços e horários de funcionamento atualizados. Desconto com o Gdansk Card.

Como chegar: o melhor jeito é mesmo ir caminhando desde o centro. Está localizado em uma região completamente destruída em Gdansk pela guerra.

Facilidades: Não existe quase nada ali ao redor então caso queira fazer um lanche, a melhor opção é mesmo a lanchonete do museu (eu comi um lanche com coca ali por cerca de 15 zloty)

O Gdansk Card foi uma cortesia para o blog "Tá indo pra onde?", mas as opiniões contidas neste post são independentes!


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia) - onde o conflito começou!


Antes ou depois de Gdansk conheça também outras cidades:





Indicações de livros relacionados à Segunda Guerra Mundial e campos de concentração


Tenho um post aqui no blog indicando diversos livros (e alguns filmes) para você se preparar antes de visitar algum campo de concentração. Eles não são tão específicos, mas servem também para aprender sobre a Segunda Guerra Mundial. 

Compre aqui "O diário de Anne Frank"




Compre aqui "O menino do pijama listrado"



Compre aqui "Ele está de volta"




Compre aqui "Origens do Totalitarismo"




Compre aqui "Eichmann em Jerusalém"




Compre aqui o livro que originou o filme " Operação Valquiria"








Compre aqui "A bibliotecária de Auschwitz"



O museu é enorme e bastante completo, sendo uma visita que vale muito a pena! Fiquei cerca de 3h30 correndo em algumas partes, ou seja, você pode tranquilamente planejar 5h do seu dia aqui!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Muito informativo o seu post, super interessante. Me interesso muito por este assunto e aprendi um monte! Obrigada, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sandra, eu nem tinha expectativas, mas fui de tanto que me falaram dele qnd cheguei na cidade.

      Excluir
  2. Adorei seu post! Muito completo e explicativo, adoro tudo sobre a Segunda Guerra e mesmo com tantas informações sobre, muita coisa acaba passando né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e o que achei incrível é que é um museu grande e somente dedicado a esse tema pq vemos por aí poucas salas sobre essa guerra dentro de outros museus - nunca dá para entrar em detalhes.

      Excluir
  3. nunca tinha ouvido falar nesse museu em gdansk e fiquei muito surpresa com a arquitetura! faz um contraste enorme com a exposição não é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O museu é bom, mas só o prédio por fora tb já é impressionante rs. Ainda mais em uma área beeem vazia, fica só aquele prédio diferentão isolado se destacando! E as salas de exposição são bem grandes.

      Excluir
  4. Gostei muito de saber desse museu da segunda guerra! Parece super interessante! Nunca fui na Polônia, mas já fiquei com vontade de passear por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Polônia é incrível! Já queria ir, mas foi melhor do q o esperado!

      Excluir
  5. Adorei seu post, super completo e explicativo. Adorei as fotos e as indicações de livros, já quero comprar alguns.

    ResponderExcluir
  6. Estou assistindo uma série polonesa na Netflix e me interessei em saber mais sobre a Polônia. Tuas postagens me ajudaram muito. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal! Fiquei curiosa pra saber que série é essa!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.