quarta-feira, 26 de abril de 2023

Europa no verão: 10 dicas essenciais

Depois de diversas viagens para a Europa em todas as estações do ano, já sei que a minha estação preferida para viajar para o velho continente é mesmo o verão! Não sei explicar direito, mas é incrível ver a vida se desenrolando nas ruas! O verão é mesmo um acontecimento, como diz minha amiga Iara abaixo rs. Mas tudo fica melhor quando nos preparamos para as particularidades desta época do ano (que também coincide com as principais férias escolares no velho continente). Resolvi compartilhar neste post algumas dicas que já percebi que são bastante úteis para quem viaja no verão. Escrevi o rascunho do post abaixo durante minha viagem de junho a agosto/2019 pela Europa Central para enviar na newsletter do blog e até agora na verdade não tinha publicado em lugar nenhum rs.


O verão europeu acontece no período contrário ao nosso verão no Hemisfério Sul, portanto oficialmente de 21 de junho a 22 de setembro, mas o final da primavera deles e o início do outono por lá podem ser também bastante quente.


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Píer de Sopot (ou Sopot Molo) - cidadezinha turística no norte da Polônia - fiz um bate volta de Gdansk para conhecer o principal destino de verão dos poloneses no norte do país (agosto/2019). Esse é o maior píer de madeira da Europa!


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Do píer de Sopot olhando para o Mar Báltico


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Do píer de Sopot olhando para a cidade




 




Apesar de estar nessa vibe de querer viajar no alto verão, não necessariamente recomendo a estação para todas as pessoas ou todos os destinos europeus - por exemplo a Andaluzia (sul da Espanha) é insuportavelmente quente nessa época do ano - estudei espanhol em Granada de maio a julho/2006 e foi sofrível...  O único dia que deu uma "refrescada" fez "só" 36 graus!!!! Aí a gente entende porque a siesta (sonequinha pós-almoço) é tão praticada por lá. Só que em viagem, não queremos "perder" várias horas no meio do dia, né? Pense nisso antes de fechar a sua viagem, mas continue lendo para as dicas de como sobreviver ao verão europeu rs. A minha dica preferida é a 8a!






01) Cheque a previsão do tempo para fazer a sua mala, mas espere variações de temperatura


Faz calor sim na Europa, e muito, mas às vezes ele demora para começar. Cheguei em Frankfurt (Alemanha) dia 07 de junho e passei um pouco de frio nos primeiros dois dias porque o tempo estava fechado e eu vestindo calça jeans, tênis, camiseta e dois casacos finos ao mesmo tempo. Mas no quarto dia da viagem, já morri de calor quando cheguei em Berlim! A dica é essencial também para não trazer excesso de bagagem.


Europa no verão: 10 dicas essenciais



Já passei frio no verão europeu (julho) na Dinamarca, em Paris e principalmente na Noruega, então leve um casaquinho - também sempre tem risco de chover e avião e ônibus costumam ser gelados de qualquer jeito! Mas claro que na mesma semana em Paris derretemos de calor! Ah, leve protetor solar sim, mesmo sem ter praia no seu roteiro.

Eu sinto que a temperatura na Europa é muito mais quente do que a mesma temperatura no Brasil (tipo 20 graus lá é muito mais tranquilo do que 20 graus aqui) - não sei o motivo. Lá fico de boas com shorts e blusinha e aqui já sinto frio e quero uma jaquetinha e calça rs - aí vai de cada um conhecer o seu nível de frio ou de calor (eu sou friorenta).


Um final de semana de perrengues no sul da Alemanha no verão - e olha que oficialmente ainda era primavera (início/meio de junho). O calor foi um dos grandes culpados de vários dos problemas!


02) Não se preocupe com convenções brasileiras em relação a roupas/calçados


Eu sempre levo chinelo havaiana para tomar banho em banheiro compartilhado de hostel, mas dá para passear até de chinelo porque lá é um item caro e "chique" e em nenhum lugar da Europa as pessoas reparam e comentam as roupas que os outros estão usando. Nessa viagem de Paris que comentei acima, saí linda e bela de Havaianas por vários dias. Inclusive desisti de visitar os jardins de Versalhes por conta do calor extremo naquele julho. O mais importante é você não sentir calor (em cidades grandes é um pouco mais tenso porque são sujas, mas em cidades menores é tranquilo). Nem sempre rasteirinha é o ideal para andar por conta do piso/calçamento escorregadio, mas eu tenho 2 que são suuuper confortáveis e que já andei quilômetros por dia com elas pela Alemanha numa onda de calor em 2019.

Entretanto, lembre de se organizar para visitar igrejas na Itália (e alguns outros países) - onde geralmente não é permitido entrar com blusas de alcinha e shorts (tem que cobrir ombros e joelho). Nada que um lenço/canga/algo equivalente na bolsa/mochila não resolva. Outra boa dica é sempre levar band-aids porque andamos muito em viagens e ainda com o calor, a tendência é surgirem bolhas nos pés. Não recomendo de jeito nenhum usar tênis sem meia por conta das bolhas.


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280



03) Reserve hotéis com ar condicionado


Uma amiga minha derreteu na Polônia em junho/julho porque não prestou atenção neste item. Eu fui em agosto naquele mesmo ano, que costuma ser ainda mais quente, mas aquele ano foi exceção e estava ok. No Booking dá para pesquisar hospedagem colocando filtros e "ar condicionado" é uma das possibilidades! Os hotéis menores e mais simples e em prédios mais antigos na Europa geralmente não tem ar.

Eu sofri em um dos hostels onde fiquei em Stuttgart por conta disso! Muitos prédios são preparados para o frio do inverno, ficando insuportavelmente quentes no verão. Veja aqui como escolher o melhor hotel para a sua viagem!







Booking.com








04) Procure por eventos grátis ao ar livre


Tem eventos e festivais de todos os gostos e para todos os tipos de pessoas, pagos e  até mesmo muitos gratuitos, em todas as cidades da Europa na época do verão. Claro que em cidade grande e aos finais de semana você vai achar mais opções. Logo que cheguei em Berlim da última vez, corri para o "Carnaval das Culturas" deles - que tem shows diversos e  barraquinhas de vários países tanto de comes e bebes como de artesanato. Aproveite os "biergartens" na Alemanha, os restaurantes com mesas na calçada na França, Espanha, Itália e em qualquer lugar, os artistas na rua.

Já existem dezenas de estudos científicos que mostram como o sol afeta positivamente o humor e a saúde das pessoas (e portanto, o inverno europeu prejudica quem mora por lá, o que faz com que europeus se acostumem a aproveitar ainda mais o verão).



Europa no verão: 10 dicas essenciais
"Carnaval das Culturas" ou Karneval der Kulturen em Berlim






05) Alterne tipos de atração



Alterne atrações fechadas (museus e exposições, que geralmente contam com ar condicionado) com atrações abertas, justamente para se refrescar (outro bom motivo é para usar o banheiro rs). Mesmo que você não esteja fazendo uma viagem praiana, sempre tem um parque onde os moradores fogem do calor do asfalto e prédios. Em Berlim, uma coisa muito popular é frequentar os lagos próximos à capital - são mais de 300!


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Parque aleatório que achei no caminho entre um das minhas hospedagens em Berlim e o supermercado



Em 2023, fiz um super roteio de 9 dias pela Sicília cultural e histórica no verão - confira!



06) Faça passeios de barco


Passeios de barco também são legais e como costuma ventar muito nesses casos, o ideal é fazer no verão. A dica vale também para aqueles ônibus hop on/hop off - na parte superior aberta também costuma ventar bastante e o passeio fica mais agradável no verão.


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Em um dia fechado de outono passeando de barco pelo rio Reno (entre Rüdesheim e Koblenz) - não foi o ideal, mas era o único dia disponível que eu tinha


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Conhecendo o Lago de Constança na fronteira entre Alemanha, Áustria e Suíça em um dia lindo! O porto da foto é da cidade de Lindau!


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Eu tirei essas fotos acima e abaixo em um dia bonito, mas acabei pegando o ônibus hop on/hop off em Barcelona em um dia chuvoso mais como meio de transporte mesmo e não curti a vista lá de cima. Em dias chuvosos, esses ônibus nem costumam estar com o teto aberto.


Europa no verão: 10 dicas essenciais



Aqui no blog sempre recomendo a  Get Your Guide ou a Civitatis, que são empresas europeias reconhecidas no mercado para comprar passeios diversos, tours de um dia, ingressos de atrações em geral daqui no Brasil e já organizar a sua viagem com antecedência! São milhares de opções por toda a Europa!


07) Abuse das bebidas típicas refrescantes


Se atente em geral para a hidratação durante a viagem. Além de água, aproveite para beber bebidas típicas refrescantes como sangría na Espanha, a cerveja na República Tcheca (mas que não é servida super gelada como no Brasil), gelato e granita na Itália ou a horchata em Valência


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Na viagem de 2019, me esbaldei de cafés gelados e afins


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Horchata em Valência em uma horchatería super tradicional



Se for alugar um carro para sua viagem, eu recomendo comparar os preços de locadoras na Rentcars!





08) Curta o horário de verão


O melhor de tudo pelo meu ponto de vista: aproveite o horário de verão, com o sol se pondo beeem tarde - tipo 8, 9 ,10, 11 da noite dependendo de onde você está. Essas fotos abaixo foram tiradas em Frankfurt, depois das 9 da noite no meu primeiro dia de viagem (2019)! Quando fiz intercâmbio na Dinamarca ainda no século passado, uma das melhores memórias de viagem é de ir dormir 11 e tanta da noite com o sol lá fora ou também na noite que dormi com amigos meio acampada na praia e a noite não chegou a ficar completamente escura em nenhum momento (óbvio que o "dormir" aí não aconteceu de verdade rs).


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Römerberg e a ponte Eiserner Steg em Frankfurt em uma noite de verão depois da chuva



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





09) Reserve passeios mais importantes com antecedência pela internet


Como o verão é altíssima temporada na Europa, a disputa para visitar as atrações mais conhecidas é mais ferrenha - se garanta e economize tempo em fila comprando os que você faz mais questão de conhecer pela internet ainda da sua casa - podendo até parcelar. Europeus viajam muito mais do que brasileiros e como as férias escolares mais longas são em julho/agosto, todos os turistas estrangeiros ainda disputam tickets de atrações com os próprios moradores do local.

Algumas atrações só são possíveis de visitar agendando com antecedência, mas mesmo as que não têm essa exigência, no verão é uma ótima tática para evitar filas e não perder tempo em viagem. E fila no verão também costuma ser sinônimo de ficar parado embaixo do sol com o suor escorrendo nas costas... Em 2019, não comprei nenhum ticket para Cracóvia com antecedência - quando cheguei para passar uma semana na cidade, não tinha mais ingresso para o museu da fábrica do Schindler e nem para o museu subterrâneo da cidade... Por pouco não perdi também a visita a Auschwitz ou à uma mina de sal da região.

** Nunca viajei para a Itália em agosto, mas quem conhece costuma não recomendar porque os próprios italianos vão viajar (geralmente para as praias) e centenas de pequenos negócios nas cidades grandes estarão fechados - prejudicando a sua viagem. Eu achei agosto na Polônia bem tranquilo quanto a isso - muitos poloneses viajando junto comigo, mas não vi um número alto de lojas e restaurantes fechados - aliás, não vi NADA fechado.


Europa no verão: 10 dicas essenciais
A visita à cúpula do Reichtag em Berlim é grátis, mas é necessário reservar o ingresso com antecedência pelo site porque lota mesmo! Assim que comprei minha passagem para a Alemanha da última vez, corri ver a situação dos ingressos pro Reichtag e mesmo tendo 4 meses e meio de antecedência, só tinham horários ruins - acabei visitando a atração muuito cedo!


Europa no verão: 10 dicas essenciais


Europa no verão: 10 dicas essenciais
A Última Ceia em Milão é outra atração onde é necessário garantir o ingresso com uma antecedência grande! Foi a primeira providência logo depois de comprar a passagem pra Itália em 2016 e mesmo tendo 5 dias em Milão, só consegui ingresso para o último dia no final da tarde! Isso porque maio é um mês de média temporada e eu tentei comprar já em fevereiro daquele ano.


Europa no verão: 10 dicas essenciais
As filas para conhecer a obra-prima de Gaudì em Barcelona, a Sagrada Família são quilométricas e claro, que aumentam em alta temporada. A dica para não perder tempo é comprar pela internet.


Europa no verão: 10 dicas essenciais
Visitar a Alhambra só com hora marcada  (a parte mais legal do complexo) e os ingressos acabam rapidamente!


Europa no verão: 10 dicas essenciais



Essa dica é muito válida também para o Louvre em Paris, a casa da Anna Frank em Amsterdã e muitas outras atrações!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





10) Organize o seu orçamento de viagem


Como é alta temporada, tudo costuma ser mais caro também e a viagem vai pesar mais no seu bolso. Faça as previsões e cálculos (sempre com um extra) para não voltar tão endividado. Compre parcelado o que der aqui do Brasil. Faça uma reserva de dólares ou euros mesmo sem ter nenhuma viagem marcada. Aqui tem algumas dicas para economizar antes e durante a viagem. Junho e setembro costumam ser um pouco menos quente, um pouco menos cheio e consequentemente um pouco menos caro.


Europa no verão: 10 dicas essenciais



Compre a sua passagem de ônibus ou trem da Flixbus aqui! É um jeito barato de viajar pela Europa, como eu fiz na minha última viagem.






E aí, também gosta de viajar no verão como eu ou prefere inverno? Tem mais dicas para a estação mais animada do ano? Pode deixar nos comentários!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. ótimas dicas!!! Realmente, tem muito lugar sem ar condicionado e no verão fica insuportável. Tô indo pra Portugal no fim de maio, início de junho, espero que ainda não esteja tão quente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, grandes chances do tempo estar ok ainda. Boa viagem!

      Excluir
  2. O verão europeu é maravilhoso né? Adorei as dicas de como aproveitar melhor essa época do ano na Europa. Afinal de contas é uma época de alta temporada.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas para conhecer a Europa no verão, foram bem úteis para planejar a viagem.

    ResponderExcluir
  4. Viajar para Europa é bom em qualquer estação né? Ainda não fui no verão, mas gostei de saber que foi sua estação favorita. Deve ser bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais!!! Mas tem que se preparar pro calorão e tb pra ser bem mais frio do que a gente espera kkkk

      Excluir
  5. Vivo na Europa e o verão é a minha estação preferida. Os dias são grandes, o clima é ótimo, mas concordo, há cidades que não devem ser visitadas no verão, como Sevilha. Os festivais de música também são uma ótima razão para viajar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.