sábado, 25 de setembro de 2021

As igrejas mais lindas de Barcelona!

Quando se fala em igreja em Barcelona, todo mundo já pensa logo na mais icônica delas, a Sagrada Família de Gaudí, ainda em construção por sinal. Mas só quando estava pesquisando para viajar para lá em 2016 que gravei a informação que esta não é a catedral de Barcelona e só estando na cidade que conheci também outras igrejas maravilhosas nos meus passeios pelo bairro Gótico e El Born. Escrevi este post para falar sobre a Sagrada Família, mas também sobre outras 3 igrejas incríveis da cidade, que ficam bem localizadas então todos os turistas já vão passar ali na frente delas de qualquer jeito. Uma delas inspirou um livro de ficção incrível, que virou série sobre a Barcelona medieval e deve ser parada obrigatória para qualquer fã de "La Catedral del Mar" em Barcelona!


As igrejas mais lindas de Barcelona!
E aí, consegue identificar as quatro igrejas acima?



As 4 igrejas do post de hoje não são as únicas da cidade, mas foram as que eu achei mais bonitas e significativas na minha viagem por Barcelona e Valência em 2016. Leia aqui sobre outras 2 igrejas menos conhecidas no bairro Gótico.




Clique no nome da igreja para abrir o site oficial ou redes sociais onde você pode conferir os preços dos tickets e horários de funcionamentos atuais, além de informações sobre como chegar, restrições e eventos especiais.


Sagrada Família


Depois de mais de 100 anos em construção, a igreja mais famosa de Barcelona ainda não está terminada - a última previsão que achei, diz que ficará pronta em 2026, ano do centenário na morte de Gaudì. Em 1882, Francesc del Villar é contratado para fazer uma igreja neogótica e em 1883, Antonio Gaudì assumiu como arquiteto chefe, projetando uma igreja mais ambiciosa para 13 mil fiéis. Em 1926, Gaudì morreu atropelado por um bonde e os trabalhos continuaram. Boa parte da Fachada da Natividade já estava pronta - há uma centena de espécies de plantas e animais esculpidos na pedra. A construção foi interrompida pela Guerra Civil Espanhola na década de 30 e somente em 1976, é concluída a Fachada da Paixão. Entre 1986 e 2006, foi adicionada a Fachada da Paixão, com painéis contando os últimos dias de Cristo em um estilo diferente de Gaudì e em 2000, a abóbada da nave central é concluída. Em 2010, o teto é terminado e a igreja foi consagrada pelo Papa Bento XVI. Parte da Sagrada Família (a Fachada da Natividade e a cripta) estão incluídas com outras obras de Gaudì como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


É aconselhável pegar o audio-guia (em português) para entender melhor cada detalhe da obra monumental e simbolismo dos detalhes. A fila para subir na torre da Fachada da Paixão é maior então a dica é subir no campanário da Fachada da Natividade. Eu subi na última simplesmente porque era a que tinha horário disponível antes, mas dizem que do lado da Paixão, você vê mais ícones de Barcelona. As oito torres terminadas representam os 12 Apóstolos (com mais 4 a terminar). Ainda falta terminar a Fachada da Glória (que representará o Juízo Final, a morte e o inferno), as torres dos quatro evangelistas, a da Virgem Maria e a maior de todas de 170m que simbolizará Cristo. São diversos mirantes em Barcelona, então se você não quiser pagar a mais para subir aqui, poderá ver a cidade de vários outros pontos, inclusive mirantes grátis e com vistas melhores/ menos obstruídas. A parte mais interessante de subir em alguma torre da Sagrada Família é a possibilidade de observar detalhes da construção - muito mais do que a vista. Existem elevadores que levam por boa parte do trajeto de subida, mas ainda tem alguns lances de escada e toda a escadaria da descida.


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
A fachada com Jesus pendurado na cruz é a Fachada da Paixão e a mais rebuscada é a Fachada do Nascimento ou da Natividade. A fachada principal, Fachada da Glória, ainda não está pronta



Procurando dicas de onde ficar em Barcelona? Eu testei 2 lugares econômicos e contei aqui! Leia mais sobre o TOC Hostel Barcelona (apesar do nome é também um hotel) e sobre o Safestay Passeig de Gràcia.


Um jeito incrível de ver a Sagrada Família seria sobrevoando de helicóptero, mas você pode também subir no rooftop bar do Hotel Ayre Rosellón para ter esta vista privilegiada! Todas as fotos deste post são de 2016 então quando você for para lá, a Sagrada Família já estará um pouco diferente e mais completa.


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Essas colunas dão a impressão de um "bosque encantado"! E olha esses vitrais coloridos lindos com a luz matutina (em dias chuvosos você acaba perdendo essa beleza)!

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


A nave principal foi descrita por Gaudì como uma floresta - usou-se motivos de árvores para colunas a fim de apoiar as cúpulas. As claraboias dão à nave uma iluminação característica, toda colorida. O nome oficial da igreja é Templo Expiatório da Sagrada Família e é considerada a maior obra do modernismo catalão (que vai ser tema de outro post aqui no blog). Aliás, quando ela estiver terminada, com 172m de altura, será a igreja mais alta do mundo - hoje em dia (2021), o posto é da Ulmer Münster (Alemanha), que conhecei em 2019


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


A cripta foi a primeira parte a ser concluída, abaixo do transepto, em estilo neogótico. O túmulo de Gaudì está aqui e pode ser visto de uma sala do Museu Gaudì, abaixo do nível do solo, com material interessante sobre esta e outras obras do artista assim como maquetes e fotos da Sagrada Família.


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Vista para a Plaça de Gaudì

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Não dá nem para ver direito o Hospital de la Santa Creu i Sant Paul lá ao longe, mas a Torre Agbar em outra janela sim.

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Além da Torre Agbar, o Hotel W Barcelona em formato de vela na região do Port Vell


As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família
Vista para a Plaça de Gaudì

As igrejas mais lindas de Barcelona! Sagrada Família


Veja mais:





Acima você pode ver o quadrado mágico da Sagrada Família - está do lado de fora e se você somar os números em qualquer uma das direções, o total será 33 - a idade de Cristo quando crucificado! Leia aqui sobre a acessibilidade na Sagrada Família. É muito fácil de chegar até a Sagrada Família de metrô (tem uma estação praticamente na porta chamadEstació de Sagrada Família, mais fácil impossível) ou com os ônibus hop on, hop off. Você pode assistir à missa aqui, mas os ingressos são limitados. É necessário prestar atenção nas roupas apropriadas para a visita - é proibido entrar com roupas transparentes, blusas regatas de ombro de fora, blusas muito decotadas na frente e atrás ou de barriga de fora, bonés ou chapéus, saias, vestidos e shorts muito curtos - lembrem-se que além de ícone arquitetônico,  a atração é uma igreja católica.



 







Eu estava viajando no outono, quase inverno, mas a cidade estava cheia de turistas e uma fila enorme para comprar ingresso na hora. Eu estava com uma carteira de jornalista para entrada grátis fornecida pelo escritório de turismo de Barcelona, mas tive que entrar na fila mesmo assim para marcar horário para subir em uma das torres. Ainda mais agora com pandemia, imprescindível comprar ingresso com antecedência. Antes da pandemia, eram aproximadamente 4,5 milhões de visitantes na obra prima de Gaudì anualmente, sendo a atração mais visitada em Barcelona. Levei uma manhã inteira em um dia de semana somando a fila, a visita interna e externa à Sagrada Família e museu e subida em uma das torres. Saí dali para o Hospital de la Santa Creu i Sant Paul, que fica pertinho e almocei no caminho.



Powered by GetYourGuide. Become a partner.





Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Catedral de Barcelona



A catedral de 1298 tem uma mistura de vários estilos arquitetônicos - um antigo batistério cristão foi estabelecido ali no século VI e substituído por uma basílica românica no século XI, que por sua vez deu lugar à atual igreja. O claustro é em estilo gótico do século IV (onde moram alguns gansos) e a fachada com vitrais modernistas e cem anjos esculpidos do século XIX. A igreja é dedicada a Santa Eulália e Santa a Santa Cruz e aqui está a cripta de Santa Eulália, primeira padroeira de Barcelona. Aqui também estão enterrados condes e condessas de Barcelona e são quase 7 mil metros quadrados de área construída! A nave central tem 28m de altura e a cúpula, 40m.


As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona


As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona

As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona
Fachada em 1880 antes da reforma - completamente diferente! Foto domínio público



O órgão é do século XVI e foi reformado no século XX. Em seu claustro, ficam 13 gansos, representando quantos anos tinha Santa Eulália quando foi martirizada pelos romanos. A entrada paga na igreja dá direito à visita ao telhado (do lado esquerdo do altar perto da Porta de Santo Ivo tem um elevador) com vista para o bairro Gótico, mas eu acabei visitando rapidamente em um dia logo ao final de uma missa e não subi no telhado - era final de tarde e já estava tudo escuro no final do outono. Cuidado com a roupa que estiver vestindo no dia - não é permitido entrar com ombros de fora, decotes exagerados, saias ou shorts curtos, bonés etc. Leia aqui mais detalhes sobre cada pedacinho da catedral de Barcelona.


As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona
As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona


A catedral fica em uma das praças mais movimentadas da cidade! Na verdade são 2 praças, uma do lado da outra. A Plaça de la Seu é bem em frente à catedral e onde acontece o principal mercado de Natal de Barcelona (não espere algo como um mercado de Natal alemão porque é bem menor). Já a Plaça Nova fica bem do lado, com a escultura Barcino (antigo nome de Barcelona), um friso de Picasso e torres romanas. Mostrei mais disso tudo no post sobre o Free Walking Tour que fiz pela regiãoVocê pode chegar pela estação Jaume I de metrô ou pela estação Liceu e depois caminhar pelo bairro Gótico. Também fiz um post com dicas de dezenas de praças para curtir em Barcelona.


As igrejas mais lindas de Barcelona - catedral de Barcelona


Veja aqui o terraço da Catedral de Barcelona, o claustro e um hotel com terraço e uma vista incrível da igreja!



Santa Maria del Mar


Construída entre 1329 e 1383, é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica catalã e tem uma rosácea com vitral espetacular. Projetada pelo arquiteto Berenguer de Montagut, é dedicada à padroeira dos marinheiros - Santa Maria del Mar - e há uma maquete de navio pendurada perto de uma estátua da Virgem. Foi construída em apenas 64 anos, um recorde para a época pelo povo simples e trabalhador da cidade para ser frequentada pelos mesmos, uma vez que os nobres não queriam dividir a catedral ou outras igrejas com essas pessoas. Suas pedras foram carregadas nas costas dos bastaixos - carregadores portuários. É a igreja que dá nome ao livro e série "A Catedral do Mar" - li e assisti em 2021 e é incrível! Até então, eu não tinha uma "igreja preferida" em Barcelona, mas depois do livro e da série, elegi a Santa Maria del Mar como a minha queridinha na cidade (e olha que a concorrência é enorme!).



As igrejas mais lindas de Barcelona - Santa Maria del Mar

As igrejas mais lindas de Barcelona - Santa Maria del Mar
Essa foto do lato à direita é a fachada fofa de alguns prédios ali na pracinha da frente da igreja


A praça na frente da igreja é tão pequena que fica difícil tirar foto da fachada. Nela ficam as lápides de Pedro de Coimbra e do Condestável de Portugal, além de ter recebido o corpo do Rei de Aragão entre 1463 e 1466. A igreja Santa Maria del Mar fica no Born, entre o Gótico e o Parc de la Ciutadela, perto do metrô Jaume I. Passei ali em frente no meu walking tour pelo básico de Barcelona. É possível pagar para um tour guiado pela igreja e também subir ao terraço - confira as informações aqui.


As igrejas mais lindas de Barcelona - Santa Maria del Mar

As igrejas mais lindas de Barcelona - Santa Maria del Mar
Caminhando pelo Born e pelo Gótico em ruas apertadas é um belo contraste com o interior desta igreja imensa!






Tem até um walking tour em espanhol focado em "A catedral do mar" em Barcelona!





Uma publicação compartilhada por Visit Barcelona (@visitbarcelona) em



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!






Regiões de Barcelona:



Basílica de Santa Maria del Pi


Esta igreja não é das mais famosas, mas perambulando pelo bairro Gótico, é impossível não esbarrar com ela. Estranhei a falta de torres, mas achei a rosácea da fachada bem bonita. Tem uma feirinha de produtos naturais e orgânicos ali na frente, especializada em queijos caseiros e mel. Pi significa "pinheiro" e  o nome veio do pinheiro da praça (Plaça del Pi). Também passei por ela no meu walking tour, mas estava sempre aparentemente fechada e acabei não entrando. É possível visitar o interior da igreja, o tesouro, a cripta, o jardim e o campanário. Confira como ela é por dentro no blog A Fragata Surprise.


As igrejas mais lindas de Barcelona - Basílica de Santa Maria del Pi


As igrejas mais lindas de Barcelona - Basílica de Santa Maria del Pi


Esta igreja foi construída no século XIV, mas provavelmente já existia outro templo no local desde o século X. O estilo é gótico catalão e é quase desprovida de ornamentos.





O ingresso para a Sagrada Familia foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Igrejas sempre me impressionam, menos pela aspecto religioso e muito mais pelo arquitetônico-cultural - e essas igrejas de Barcelona são mesmo muito impressionantes! Sabia que a Igreja Sagrada Família ainda não estava terminada, mas não conhecia sobre essa morte trágica de Gaudí.

    ResponderExcluir
  2. Barcelona tem riquezas históricas e culturais incríveis né, as igrejas retratam bem o momento histórico de cada período e lugar, adorei ler o seu post ❤️

    ResponderExcluir
  3. Que delícia esse post... quando fomos à Barcelona a Sagrada Família foi nosso primeiro ponto turístico, passamos muito tempo lá. Imagina eu designer e o marido engenheiro civil :). Estamos assistindo a Catedral do Mar e já comentamos que quando voltarmos à cidade será um dos nossos destinos com certeza. As outras 2 não conhecemos quando fomos, mas anotei também.

    ResponderExcluir
  4. Só consegui visitar a Sagrada Família na primeira viagem internacional. Da segunda vez na cidade achei que por ser fevereiro não teria tantos turistas mas a fila dava voltas. Conclusão não visitamos para vê-la com mais detalhes.Acho que a visita por lá tem que ter guia pois são inúmeros detalhes e significados. Nós gostamos muito de visitar igrejas e meu marido sempre lê a respeito. Fiquei com vontade de ver a série e depois visitar a Catedral Santa Maria Del Mar

    ResponderExcluir
  5. Post sobre igrejas antigas é comigo mesmo (pode ver que tenho algumas no blog). Então, amei o post. Ainda não fui em Barcelona e por isso fiquei morrendo de vontade de conhecê-las. A Sagrada Família eu já queria, é claro. Mas amei as informações da Santa Maria del Mar. É o tipo de arquitetura que eu amo... Espero visitá-la muito em breve

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, a Sagrada Família é a igreja mais bonita do mundo! Ela é um monumento!!
    A Basílica de Santa Maria del Pi fica ofuscada pela beleza da outra, mas também é impressionante!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.