quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mercados e decoração de Natal em Barcelona

Quando marquei minha viagem para Barcelona e Valência no fim do ano passado, nem me toquei que faltariam poucos dias para o Natal. Depois de curtir quase uma dezena de mercados de Natal maravilhosos em Berlim em 2014, eu não esperava encontrar a mesma coisa na Espanha, mas durante as minhas pesquisas, descobri que pelo menos uma feira de Natal ia começar enquanto eu estivesse em Barcelona e que a decoração com luzes pelas ruas e praças da cidade seria acesa também durante a viagem!

Daqui alguns dias, vai fazer 1 ano que vi o Barça jogar no Camp Nou em um jogo da Champions League! Também aproveitei a viagem para visitar o museu e estádio do FC Barcelona, que recomendo mesmo para quem não torce para o time.


Decoração e feiras/mercados de Natal em Barcelona



Leia aqui todos os posts sobre Barcelona no blog!



Decorações de Natal por Barcelona


Diversas ruas no centro da cidade recebem luzinhas de decoração e tirando quando chove, as ruas ficam cheias de gente fazendo compras e passeando (até perto de meia noite sempre tinha muita gente na rua mesmo!). Em 2017, as luzes de decoração em Barcelona vão acender dia 23/11, 5a feira (e vão ficar acesas até 06/janeiro)! Andar pela cidade à noite vai ser um dos melhores programas para fazer nos próximos dias, tirando fotos diferentes. Claro que as fotos abaixo são de 2016, mas vocês podem ter uma ideia do que encontrarão esse ano.

Esse ano, a Rambla de Santa Mônica (a parte mais vazia das ramblas ali perto da estátua de Colón) será acesa dia 23 às 19h em homenagem às vítimas do atentado terrorista de agosto/2017 e em reconhecimento àqueles que ajudaram na ocasião. A protagonista da decoração será a pomba da paz. Em 2016, as ruas nas cercanias das Ramblas estavam legais (entre a estação de metrô Liceu e a Plaça Catalunya), mas o ponto mais turístico do centro de Barcelona em si, estava bem pobrinho de luzes e nem aparece nas fotos deste post. Vou deixar a localização dos principais pontos decorados nas legendas das fotos.


Mercados e decoração de Natal em Barcelona 2016 - Plaça Sant Jaume
Plaça Sant Jaume - onde ficam o Palau de la Generalitat de Catalunya (governo do estado) e o Ajutament de Barcelona (prefeitura que visitei de graça e mostrei aqui). Além dessa árvore de Natal, o destaque era uma espécie de presépio alternativo (essas bolas grandonas aí das fotos). Todo ano tem um presépio diferente nessa praça - clique aqui para ver e ler sobre o de 2017 (em espanhol).


Mercados e decoração de Natal em Barcelona 2016 - Plaça Reial
Plaça Reial - essa feirinha de artesanato não era nada típica de Natal, mas tinha uma variedade de artesanatos a venda.


Veja aqui todas as dicas para conhecer o Bairro Gótico, a principal região turística de Barcelona! E El Born/La Ribera logo ao lado! Leia sobre o modernismo catalão em Barcelona.



Mercados e decoração de Natal em Barcelona 2016 - Plaça Catalunya
Plaça Catalunya - o destaque era a iluminação na famosa loja El Corte Inglès. Não sei se a fonte é iluminada diariamente ou era só por causa do Natal mesmo.


Ainda não sabe onde ficar em Barcelona? Eu me hospedei em 2 lugares: no Equity Point Centric e no TOC Hostel e recomendo demais a segunda opção (os 2 contam com quartos individuais/duplos, que foram as minhas escolhas)!


Mercados e decoração de Natal em Barcelona 2016 - ruas do bairro Gótico, arredores da Plaça Catalunya e Plaça Universitat
Ruas diversas espalhadas pelo bairro Gótico, arredores da Plaça Catalunya e Plaça Universitat


Mercados e decoração de Natal em Barcelona 2016 - Plaça Nicolas Salmeron e ruas do bairro Gràcia
Plaça Nicolas Salmeron e ruas do bairro Gràcia


Veja aqui o meu top 5 das atrações de Barcelona!






Fira de Santa Llucia


Acontece na Avenida de la Catedral e Plaça Nova, bem em frente à Catedral de Barcelona. São mais de 100 barraquinhas que vendem vinho, bijuterias e principalmente decoração natalina, com ênfase em peças para os tradicionais presépios (chamados em catalão de presebe), caganers e tíos de nadal. Acredita-se que a primeira feira foi em 1786.


Caganer e Yío de Nadal, Natal em Barcelona
Caganer e Tío de Nadal - clique nos links acima para entender mais sobre eles!


Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência! E aqui, tudo sobre o ônibus turístico hop on/hop off em Barcelona!


Em 2017, a feira começa em 24/novembro e vai até 23/dezembro. Lembrando que além dos finais de semana mais cheios, dia 06/dezembro é feriado (Dia de la Constituición) e também deve encher mais. Horário: de 10:30 a 20:30 (alguns dias aberto até 21:30).


Fira de Santa Llucia 2016 - Avenida de la Catedral e Plaça Nova
Fira de Santa Llucia 2016 - Avenida de la Catedral e Plaça Nova




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Catedral de Barcelona, Bairro Gótico
Catedral de Barcelona, que não é Sagrada Família como muita gente pensa! As principais igrejas para visitar em Barcelona


Apesar de ser o principal mercado de Natal de Barcelona, não tem nem comparação com um mercado de Natal alemão então tenha altas expectativas. Praticamente não achei barraquinhas de comida, para vocês terem ideia!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Na Catalunha não faz um frio extremo nessa época do ano, mas se precisar se abrigar do tempo, nada melhor do que curtir um museu! Visite um dos museus de arte, o MUHBA - Museu de História de Barcelona (imperdível) ou um desses museus e exposições menos conhecidos (nesse post tem quase 20 opções menos turísticas!).

Feria de Navidad de la Sagrada Familia


Nas proximidades da Sagrada Família, rola um mercado de Natal também (na praça em frente à igreja). Desde 1962, conta com cerca de 150 barraquinhas e achei muuuito mais opção de comidinhas aqui do que na de Santa Lucia. Também vende decoração e artesanato. Não encontrei online informação sobre horários e dias de funcionamento, mas começa no fim de novembro e segue até o Natal mais ou menos nos mesmos horários das Fira de Santa Llucia.

Feira de Natal Sagrada Família 2016 - churros
Impossível não ficar babando nesses churros diferentões aí. Até comprei um pacotinho com o da foto de cima coberto de chocolate (você pode escolher chocolate ao leite ou chocolate amargo), mas aí acabei não comendo o da última foto super recheado! :(


Para comidas típicas natalinas na Catalunha, vejam este post em inglês.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Feria de Reyes de la Gran Via


Desde 1877, começa mais ou mais quando acaba a Fira de Santa Llucia e como voltei para casa antes do Natal, não conheci. São cerca de 200 barraquinhas, a maioria vendendo artesanato, que tomam conta da Gran Via de los Corts Catalanes (onde fica o aprovadíssimo TOC Hostel), entre as ruas Calabria e Muntaner. De 19/dez/2017 a 06/jan/2018 das 11h às 22h.

Se estiver em Barcelona no mês de dezembro, não deixe de conferir também as programações especiais no Poble Espanyol, com diversas atividades voltadas para as crianças.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Um dos meus arrependimentos é não ter visitado mais os mercados de Natal. O de Barcelona, por exemplo, não conheci e só de ler esse post me deu aquela saudade. Tomara que seja esse ano seja possível que eles funcionem também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior q vi essa semana mesmo algum mercado na Europa falando q foi cancelado em 2020, ou seja, acho q teremos outros cancelamentos d mercados esse ano ainda...

      Excluir
  2. O Natal é mesmo uma época mágica para viajar e sentir o clima das cidades nesse período. E os mercados e decoração de Natal em Barcelona são lindos, viajei junto pelas suas fotos. Bem peculiar o bonequinho do número dois, por essa eu não esperava, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk adorei o "peculiar"! Adoro visitar mercados de Natal!

      Excluir
  3. A decoração de Natal na Europa costuma ser sempre muito bonita mesmo! Adorei conhecer um pouquinho sobre em mercados de Natal em Barcelona lendo o seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, fui com zero expectativas. Não é tão mágico como na Alemanha, mas é bem legalzinho.

      Excluir
  4. Ah, que linda a decoração de Natal em Barcelona! tenho muita vontade de ir à Europa na época de Natal. Os mercados e feiras devem ser muito lindos de se ver! Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tô querendo voltar pra Europa nessa época, apesar de não curtir o frio hehehe

      Excluir
  5. Coisa mais linda o mercado e a decoração de Natal em Barcelona. Eu sou suspeita porque amo mercado de natais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb amo e to até pensando em fazer uma viagem nessa época dos mercados (no ano q vem...)

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.