quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Museu de História de Barcelona (MUHBA)

Já contei aqui que adorei visitar o museu sobre a história de Paris e desde então, incluo no roteiro uma visita ao museu de história das cidades que visito (Amsterdã, Londres, Nova York, Berlim, Frankfurt e muitas outras cidades). O Museu d´Història  de Barcelona (MUHBA) foi um dos mais legais que já conheci! A unidade principal fica na Plaça del Rei no bairro Gótico (não confunda com a Plaça Reial ali perto!), mas existem outras unidades interessantes espalhadas pela cidade. 


Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei
Plaça del Rei

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei
Plaça del Rei

No caso de Barcelona, acho mais legal ainda visitar esse museu para entender mais sobre a história daquele pedacinho específico da Espanha, a Catalunha (ou então visitar o Museu de História da Catalunha, que infelizmente não tive tempo!). Na escola, aprendemos sobre a História da Espanha, mas sempre com foco em Madri (Castela/Aragão/região mais central) ou Andaluzia - eu não vi nada específico sobre a Catalunha e a região tem muuuita coisa diferente do resto do país!


Escultura "Barcino" na Plaza Nova, Barcelona
Escultura "Barcino" na Plaza Nova, lembrando a origem da cidade! Leia aqui sobre a origem do nome Barcelona (em espanhol)!


PS: para quem tiver curiosidade e já quiser aprender um pouco mesmo antes de ir, sugiro esse mapa interativo (em espanhol) que explica muito sobre o surgimento e crescimento de Barcelona! Ou então o site da prefeitura da cidade que tem diversos textos em espanhol, explicando cada período! Leia sobre a História de Barcelona na wikipedia.





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




Leia aqui um resumo da minha viagem sozinha por 2 semanas em Barcelona, Valência e cidades próximas!


Segue o mapinha de todos os lugares que aparecem neste post e lá no fim do post, um mapa geral de todas as unidades do MUHBA em Barcelona!






MUHBA - Plaça del Rei


Como é a parte principal do museu da cidade, recomendo demais começar por aqui e só depois visitar as outras unidades, para entender melhor tudo isso. Apesar de alojar artefatos antigos de milhares de anos, o museu em si como conhecemos hoje foi inaugurado em 1943. Desde a Exposição de 1888 que haviam tentativas de fazer um museu sobre a história da cidade, levando até a Casa Padellàs (um palácio do século XV-XVI) a ser transportada de outro lugar para a Plaça del Rei (e assim também dar espaço a uma avenida ali perto). Foi então que escavações na Plaça del Rei foram iniciadas e ruínas da antiga cidade romana de Barcino vieram à tona. Recuperou-se também o Palau Reial Major na mesma praça.

O acesso ao museu hoje se dá pela Casa Padellàs, em estilo gótico (esse da foto da escada logo aí embaixo). No subsolo, encontram-se restos da cidade romana e segue para o Palau Reial Major medieval, com destaque para o Salón de Tinell e a Capilla de Santa Ágata.


Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei




Achei interessantíssimas todas as ruínas acima! Você caminha entre elas e vai lendo e imaginando como era a vida na cidade na época dos romanos, séculos e séculos atrás! Esse salão imenso abaixo é o Salón del Tinell e logo abaixo a capela de Santa Ágata. Foi nesse salão que Colombo se reuniu com os reis católicos e contou que havia chegado até as Índias, mas na verdade ele tinha é descoberto a América! Imagina que emocionante pisar nos mesmos lugares que Cristóvão Colombo! Fiquei até arrepiada!




Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Plaça del Rei
A saída do museu é por essa escadaria imponente! Diz que foi por ela que Colombo entrou no palácio para encontrar com os reis espanhóis de sua época!


Outros 2 passeios no bairro Gótico e Born que adorei: o Centro Cultural El Born e visitar a maravilhosa prefeitura de Barcelona! E de graça! Veja aqui todas as dicas para conhecer o Bairro Gótico, a principal região turística de Barcelona e El Born/La Ribera logo ao lado.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





MUHBA - Temple d´August


Pertinho da Plaça Sant Jaume e meio escondidas, estão essas colunas remanescentes do antigo Templo de Augusto. Foram descobertas no final do século XIX, durante uma construção na área. Quando eu fui, não tinha ninguém controlando entrada e saída.


Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Temple d´August

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Temple d´August

Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











MUHBA - Mercado de Santa Caterina


No local do atual Mercado de Santa Caterina, existia o Convento de Santa Caterina desde o século XIII, mas que foi derrubado em 1835. Construiu-se então o segundo mercado de Barcelona no local. Com a reforma do mercado em 2005, deixaram algumas partes das fundações do antigo convento à mostra, que hoje formam a pequena exposição no local.  Quando eu fui, não tinha ninguém controlando entrada e saída. Fica nos fundos do mercado, você entrando pelas portas principais - essas que aparecem na foto abaixo.

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Mercado de Santa Caterina

Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Mercado de Santa Caterina





MUHBA - Via Sepulcral


Na antiga estrada entre Barcino e a área de Sarrià, foram construídas diversas tumbas para pessoas mais pobres entre os século I e III. Hoje o local é a Plaça de la Villa de Madrid. No local foi construído um convento em 1588, que foi pesadamente bombardeado durante a Guerra Civil. Nos anos 40, durante uma remodelação da praça, descobriram a necrópole, importante para entender melhor a história de Barcino. Tem uma exposição fechada com objetos encontrados na área, mas mesmo sem entrar já dá para ver as tumbas, que estão em um nível mais baixo do que a praça. Leia mais aqui.


Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Via Sepulcral Plaza de la Villa de Madrid



Via Sepulcral Romana (segles I-III d.C.) from MUHBA on Vimeo.



MUHBA - outros centros


Como já contei acima, existem outros centros espalhados pela cidade, mas dificilmente alguém vai ter tempo de conhecer todos. Os que mais me chamaram a atenção (além dos que eu efetivamente visitei) e que incluiria no meu roteiro quando voltar a Barcelona é o Domus de Sant Honorat, Domus Avinyó, Puerta del MarEl Call.

Os destaques modernistas em Barcelona na minha opinião são o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau e o Palau de la Musica Catalana. Não deixem de visitá-los!

Informações Práticas


Localização: A parte principal do museu fica na Plaça del Rei (não confunda com a Plaça Reial!), mas existem outros centros espalhados pela cidade conforme mapa abaixo. Metrô Jaume I.
Horários de funcionamento: variados, confiram no site oficial
Preço: 7,00 euros - ingresso combinado para todos os centros - confiram descontos no site


Museu de História de Barcelona (MUHBA)
São várias unidades do MUHBA em Barcelona, mas o centro principal do museu (que aparece em primeiro neste post) é a unidade da Plaça del Rei. Mapa do site do museu.


Adorei visitar o Museu de História de Barcelona e super recomendo! O ingresso para o MUHBA foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.


MUHBA - O Museu de História de Barcelona é uma dos museus mais fantásticos na capital da Catalunha. Conta com ruínas da cidade romana e o palácio medieval, além de outros centros espalhados por Barcelona.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

8 comentários:

  1. Caramba, dá para fazer um super roteiro apenas pelas unidades do Museu de História de Barcelona, hein?! hehehe

    Quanto tempo você acha que vale a pena reservar para a visita da unidade principal? Umas 3 horas?

    Adorei as dicas!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda quero visitar todas as outras unidades da próxima vez! Ah, acho que é por aí mesmo.

      Excluir
  2. Eu adoro um museu. Sempre que viajo visito um. E que bom saber dessas informações sobre o Museu de História de Barcelona. Parece ser lindo!

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro visitar Museu de História das cidades que visito quando tem, mas infelizmente o de Barcelona não consegui ver por falta de tempo. Um bom motivo p voltar nessa cidade linda!

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei muito impressionada quando visitei o MUHBA. Percorrer a história da cidade é muito interessante e o acervo é realmente bem montado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bastante interessante tb e da próxima vez na cidade, quero conhecer alguns dos museus anexos q não tive tempo.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.