quinta-feira, 28 de maio de 2015

4 museus sobre a história de Berlim!

Eu adoro visitar o museu das cidades por onde passo. Já contei aqui no blog que adorei o Museu Carnavalet em Paris e por isso acabei visitando também o Museum of the City of New York, o Museum of London, o Amsterdam Museum e pretendo ainda visitar muitos outros! Para a minha felicidade, encontrei não um, mas QUATRO museus sobre a cidade de Berlim! Li em algum lugar que existiria ainda um quinto museu, mas esqueci onde li isso e não achei mais a informação em nenhum lugar! Acabei não visitando um desses museus, mas conto nesse post enorme o que achei dos outros 3!

Seguro viagem europa 468x60


(Entre esses museus que citei acima, NÃO estou contando os 2 museus sobre a vida na Alemanha e na Berlim socialistas, que já mostrei aqui no blog)

The Story of Berlin


Já adianto que adorei esse museu!!! Achei que fosse ser bem menor e foi surpreendentemente enorme e cheio de coisas interessantes!!! Demorei muito mais tempo do que pensava e só apressei o final da visita porque o museu tem um tour por um bunker da época da Guerra Fria com visita guiada e eu não queria perder a última do dia!

The Story of Berlim
A entrada é bem esquisita porque o museu fica dentro de uma galeria comercial meio decadente, mas o segredo é entrar no prédio com essa asa de avião na frente e ir seguindo as pegadas vermelhas no chão! Você pode fazer a visita ao bunker antes ou depois do museu, mas pelos horários eu acabei deixando para depois.



The Story of Berlim
Já na entrada, muro de Berlim e um trabant!

The Story of Berlim
Mapa de como a cidade foi crescendo - o aumento significativo de tamanho em 1920 foi pela junção de várias outras cidades oficialmente à capital alemã

A exposição multimídia se estende por mais 20 salas, desde a fundação da cidade até os dias atuais, passando pelos marcos importantes como a Prússia e o Muro de Berlim, contando 800 anos de história da cidade em ordem cronológica.

The Story of Berlim
Várias salas contam da época de Napoleão, que derrotou o império prussiano e invadiu Berlim

The Story of Berlim
Várias maquetes de prédios importantes na cidade. Do sentido horário: Spandau Zitadelle/ Nikolaikirche (falo sobre ela mais para baixo no post)/ Kronprinzpalast/ Zeughaus (Arsenal), hoje casa do Museu Histórico Alemão.

The Story of Berlim
No sentido horário: Portão de Brandemburgo/ Altes Museum/ Reichtag e Neue Wache

The Story of Berlim
No sentido horário: Berliner Dom/ Rotes Rathaus/ Neues Museum/ Philamornie

As salas são: Mural de fotos com as faces de Berlim (ainda do lado de fora do museu)/ Saguão/ Pátios berlinenses/ Intro-Show: O panorama histórico/ Túnel do tempo/ Formação e comércio/ Fé e tolerância/ Militarismo e Iluminismo/ Revolução e reação/ Arquitetura berlinense/ Aço, luz e ao compasso das máquinas/ Nascimento de uma metrópole/ Entre épocas/ Mito da modernidade/ Veloz, veloz e cada vez mais veloz/ Da República de Weimar ao Nacional Socialismo/ Berlim na era nazista/ Resistência em Berlim/ Colapso e emergência/ Estabilidade e divisão/ Sob sombras de bombas atômicas/ O muro de Berlim/ A divisão da cidade/ A queda do muro de Berlim/ O abrigo anti-atômico. Elas são divididas em outros subtemas então, tem material para todos os gostos!

The Story of Berlim
Uma página do ótimo livrinho de explicações - tem em português!

The Story of Berlim
Sobre o transporte na cidade

The Story of Berlim
Como era  a vida dos alemães comuns, que moravam nos famosos "höfe", prédios com diversos pátios

The Story of Berlim
A Berlim das artes no início do século XIX

The Story of Berlim
Para lembrar a queima de livros na Bebelplatz em 1933.

The Story of Berlim
Berlim destruída no pós-guerra

The Story of Berlim
Sentido horário: ração diária de comida em 1945, as Trümmerfrauen limpando os escombros da guerra, muro de Berlim e uma bomba - resquícios da guerra são achados até hoje em Berlim
The Story of Berlim
Mapa da cidade dividida após o final da guerra entre franceses, ingleses, americanos e russos

The Story of Berlim
Salas capitalista e socialista

The Story of Berlim

The Story of Berlim
O muro e a queda do muro - na foto maior, o filme relembrando o discurso equivocado de um político em 1989 que acabou abrindo o muro de Berlim.

O bunker foi construído nos anos 70 pelo governo e mantido em segredo por muitos anos. O abrigo poderia receber mais de 3 mil pessoas em caso de uma guerra nuclear, que poderiam viver ali por semanas sem auxílio externo. Foi mantido em perfeito estado até bem recentemente. Para visitá-lo hoje, só com a visita guiada oferecida pelo museu - é imperdível! Para entrar no bunker, a gente sai do museu e do centro comercial e entra novamente por uma portinha super escondida. Depois descemos por uma escada de incêndio perto do estacionamento do prédio.

as camas


banheiro e enfermaria

visão geral do bunker

Só achei que poderia ter um pouquinho mais sobre a história mais antiga da cidade. Todas as informações sobre a exposição estão em inglês e alemão, mas eles têm livrinhos na recepção traduzindo todos os textos, inclusive em português! Você pode baixar um app (pago)  do museu na AppStore ou Googleplay.

2) Nikolaikirche


Nikolaikirche Berlim
A igreja é linda e enorme!

Nikolaikirche Berlim

Nikolaikirche Berlim
Mas achei estranha essas 2 torres juntas!!! A sensação de chegar perto da porta e olhar para elas é estranhíssima!!!

É o prédio mais antigo sobrevivente em Berlim e não funciona mais como igreja (kirche = igreja), mas sim como um museu das épocas mais antigas da cidade. A igreja dedicada a São Nicolau foi fundada na 1a metade do século 13 e bombardeada em 1945. A base das torres é original, mas a maior parte foi reconstruída. Exibe muitas lápides de famílias importantes no início da história da cidade , contando como eram as tradições antigas relacionadas a enterro, tumbas, lápides, criptas, além de mostrar objetos litúrgicos. Está no bairro Nikolaiviertel, onde surgiu uma das cidades que deu origem à Berlim atual. A primeira reunião do conselho da cidade aconteceu na igreja. Desde a recuperação no final dos anos 1900, foi transformada em museu e aberto ao público em 2010. Tem uma coleção de moedas e trabalhos de arte medieval coletados de cidadãos berlinenses entre 1514 e 1734. Acreditava-se que esse tesouro havia desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, mas em foi reencontrado nos trabalhos de reconstrução dos nos 90.

Mapa da Berlim antiga
Esse mapa mostra como Berlim surgiu - eram 2 povoados Berlim e Cölln, um de cada lado do rio Spree, que depois se juntaram em um só.

Nikolaikirche Berlim

Nikolaikirche Berlim

Faz parte da Fundação Stiftung Stadtmuseum Berlin, juntamente com o 4o museu deste post e outras exposições espalhadas por Berlim.

3) Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum



Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Parece só uma loja, mas não é só isso!

Um dia fazendo hora pela Avenida Unter den Linden, descobri uma ótima loja de souvenir e fiquei um tempão por lá procurando algum livro sobre a cidade. Aí acabei descobrindo que nos fundos da loja, tem um outro museu nada divulgado sobre Berlim!!! É bem menor do que os outros deste post, mas é muuuito didático e impossível não aprender sobre a cidade ali! Como eu amo uma maquete, claro que adorei essa primeira parte da exposição! Exibem alguns filminhos (The making of Berlin - 25 min e The Berlin Wall - 15 min) e o audioguia dura 1h. Em ordem cronológica, possui 30 estações com fotos, filmes, esculturas e objetos contando a história da cidade.

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
o início da cidade e vários mapas

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Berliner Schloss que foi destruído e hoje está sendo reconstruído

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Em sentido horário: Tiergarten e Portão de Brandenburgo/ Biblioteca Estatal de BerlimUniversidade Humboldt e Bebelplatz/ a foto anterior de outro ângulo, com a universidade e a praça em destaque/ Gendarmenmarkt com a Deutscher DomKonzerthaus e Französischer Dom

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Em sentido horário: Altes Museum, Berliner Dom e Berliner Stadtschloss (foi destruído e hoje está sendo reconstruído)/ Bebelplatz, Humboldt Universität, a Ópera Estatal de Berlim que está em reforma e a Catedral de Santa Edwiges/ Neue WacheMuseu Histórico Alemão/ Altes Museum e Berliner Dom mais de perto com o Lustgarten no meio

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
A Ilha dos Museus, com o Bodemuseum em destaque

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
A maior parte da população do século 18, 19 e início do século 20 da capital alemã vivia na pobreza. Do lado direito, um pouco da Berlim destruída no pós-guerra e os esforços para reconstruir a cidade - principalmente das mulheres, que ficaram conhecidas como Trümmerfrauen.

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Sobre o período que o governo socialista fechou as froteiras terrestres da Berlim capitalista e a cidade dependia de aviões para receber suprimentos. A asa que está na 1a foto deste post é a asa de um dos aviões usados para suprir a cidade! Do lado direito, documentos da Stasi, a polícia alemã

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
O povo lutando pela queda do muro de Berlim e unificação das 2 Alemanha

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
O Trabi - carro da Alemanha socialista, que já contei aqui

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Algumas fotos comparando monumentos em diversas épocas


4) Märkisches Museum



Esse eu acabei não visitando. O exterior do museu lembra uma igreja/mosteiro medieval, mas foi construído entre 1901 e 1907. O museu foi fundado em 1874 e é dedicado à história cultural de Berlim desde o primeiro povoado até os dias atuais. Possui um notável acervo de pinturas, esculturas, tecidos, cristais, faianças e porcelanas. Conta sobre o teatro em Berlim de 1730 a 1933 e tem alguns instrumentos musicais também. Tem o único pedaço sobrevivente da quadriga original do Portão de Brandemburgo!

Märkisches Museum Berlim
Não entrei, mas o prédio é lindo. Sim, tem alguns pedaços do muro de Berlim ali do lado!!!


É rodeado pelo Köllnischer Park, bem perto da margem do rio Spree (eu passei em frente ao museu quando fui fazer um passeio de barco) e da embaixada brasileira em Berlim. Descobri fazendo esse post que nesse parque tem uma área que já abrigou 5 ursos e hoje ainda tem um por lá - um urso vivendo no centro de Berlim!

Para aprender sobre a história da Alemanha inteira, com muita coisa sobre Berlim também, recomendo o Museu Histórico Alemão ou Deutsches Historisches Museum, que já mostrei aqui no blog!

Quem quiser ler (e ver fotos) sobre a história da cidade, eu recomendo estes posts do blog Agenda Berlim: 
Berlim em 1945 parte 1, Berlim em 1945 parte 2Potsdamer Platz parte 1 e Potsdamer Platz parte 2. Achei um vídeo interessante também, com imagens de Berlim pós-Segunda Guerra Mundial e coloquei aqui abaixo:




Informações Práticas


Horário: todos os dias, das 10h às 20h  (última entrada às 18h)
Preço: 12 euros
Localização: Kurfürstendamm 207
Como chegar: U Uhrlandstraße, S Savignyplatz, U Kurfürstendamm

Horário: todos os dias, das 10h às 18h
Preço: 5 euros
Localização: Nikolaikirchplatz
Como chegar: U Klosterstraße

Horário: de 3a a 6a das 10h às 19h e de sáb e dom das 12h às 20h (última entrada 1h antes do fechamento)
Preço: 5 euros, com audio-guia em 10 idiomas, incluindo espanhol e inglês
Localização: Unter den Linden 40
Como chegar: U+S Brandenburger Tor, U+S Friedrichstraße, U Französische Straße

Horário: de 3a a domingo, das 10h às 18h
Preço: 5 euros
Localização: Am Köllnischen Park 5
Como chegar: U Märkisches Museum, U Heinrich-Heine Straße, U+S Jannowitzbrücke

O blog "Tá indo pra onde?" recebeu cortesias e descontos para visitar alguns dos museus neste post, mas a opinião contida aqui é imparcial.


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

8 comentários:

  1. Menina, você fica fazendo a gente passar vontade de ir conhecer Berlim e esses lugares todos lindos <3

    ResponderExcluir
  2. Berlim tá subindo na minha listinha! hahahaha Ainda mais com estas dicas! Não imaginava que pudesse ter guias em português! Show! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe a gente vai ter que montar um grupo pra Alemanha e eu vou de guia! rs

      Excluir
  3. Cada vez que leio um post aqui no blog sobre Berlim, fico com muito mais vontade de conhecer a cidade. Passei pelas grandes cidades do leste europeu, que contam a história da Segunda Guerra e do socialismo, mas não passei por Berlim. Oh, arrependimento. Adorei o Museu The Story of Berlin, super interativo e muito rico em material. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alemanha é cheia de museus interativos!! Berlim definitivamente tá faltando então no seu mapa!! hehehe

      Excluir
  4. Nossa, Berlim é pura história, né? Eu não sei porque ainda não conheci essa cidade!
    Toda vez que venho aqui fico com mais vontade ainda de conhecer! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura história mesmo!!! Beijinhos e volte sempre!!!

      Excluir