quinta-feira, 28 de maio de 2015

4 museus sobre a história de Berlim!

ATUALIZADO EM 03/12/2022

Eu adoro visitar o museu das cidades por onde passo. Já contei aqui no blog que adorei o Museu Carnavalet em Paris e por isso acabei visitando também o Museum of the City of New York, o Museum of London, o Amsterdam Museum e pretendo ainda visitar muitos outros! Para a minha felicidade, encontrei não um, mas QUATRO museus sobre a cidade de Berlim! Li em algum lugar que existiria ainda um quinto museu, mas esqueci onde li isso e não achei mais a informação em nenhum lugar. Na primeira vez em Berlim, visitei 3 e depois voltei e visitei o quarto!

(Entre esses museus que citei acima, NÃO estou contando os 2 museus sobre a vida na Alemanha e na Berlim socialistas, que já mostrei aqui no blog)


Museus sobre a história de Berlim - Story of Berlin, Nikolaikirche, Märkisches Museum e Berlim Story Museum/Historiale Berlin Museum



Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!

The Story of Berlin


Já adianto que adorei esse museu!!! Achei que fosse ser bem menor e foi surpreendentemente enorme e cheio de coisas interessantes!!! Demorei muito mais tempo do que pensava e só apressei o final da visita porque o museu tem um tour por um bunker da época da Guerra Fria com visita guiada e eu não queria perder a última do dia!

The Story of Berlim
A entrada é bem esquisita porque o museu fica dentro de uma galeria comercial meio decadente, mas o segredo é entrar no prédio com essa asa de avião na frente e ir seguindo as pegadas vermelhas no chão! Você pode fazer a visita ao bunker antes ou depois do museu, mas pelos horários eu acabei deixando para depois.





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa




The Story of Berlim
Já na entrada, muro de Berlim e um trabant!

The Story of Berlim
Mapa de como a cidade foi crescendo - o aumento significativo de tamanho em 1920 foi pela junção de várias outras cidades oficialmente à capital alemã


A exposição multimídia se estende por mais 20 salas, desde a fundação da cidade até os dias atuais, passando pelos marcos importantes como a Prússia e o Muro de Berlim, contando 800 anos de história da cidade em ordem cronológica.


The Story of Berlim
Várias salas contam da época de Napoleão, que derrotou o império prussiano e invadiu Berlim

The Story of Berlim
Várias maquetes de prédios importantes na cidade. Do sentido horário: Spandau Zitadelle/ Nikolaikirche (falo sobre ela mais para baixo no post)/ Kronprinzpalast/ Zeughaus (Arsenal), hoje casa do Museu Histórico Alemão.

The Story of Berlim
No sentido horário: Portão de Brandemburgo/ Altes Museum/ Reichtag e Neue Wache

The Story of Berlim
No sentido horário: Berliner Dom/ Rotes Rathaus/ Neues Museum/ Philamornie






As salas são: Mural de fotos com as faces de Berlim (ainda do lado de fora do museu)/ Saguão/ Pátios berlinenses/ Intro-Show: O panorama histórico/ Túnel do tempo/ Formação e comércio/ Fé e tolerância/ Militarismo e Iluminismo/ Revolução e reação/ Arquitetura berlinense/ Aço, luz e ao compasso das máquinas/ Nascimento de uma metrópole/ Entre épocas/ Mito da modernidade/ Veloz, veloz e cada vez mais veloz/ Da República de Weimar ao Nacional Socialismo/ Berlim na era nazista/ Resistência em Berlim/ Colapso e emergência/ Estabilidade e divisão/ Sob sombras de bombas atômicas/ O muro de Berlim/ A divisão da cidade/ A queda do muro de Berlim/ O abrigo anti-atômico. Elas são divididas em outros subtemas então, tem material para todos os gostos!


The Story of Berlim
Uma página do ótimo livrinho de explicações - tem em português!

The Story of Berlim
Sobre o transporte na cidade

The Story of Berlim
Como era  a vida dos alemães comuns, que moravam nos famosos "höfe", prédios com diversos pátios

The Story of Berlim
A Berlim das artes no início do século XIX

The Story of Berlim
Para lembrar a queima de livros na Bebelplatz em 1933.

The Story of Berlim
Berlim destruída no pós-guerra

The Story of Berlim
Sentido horário: ração diária de comida em 1945, as Trümmerfrauen limpando os escombros da guerra, muro de Berlim e uma bomba - resquícios da guerra são achados até hoje em Berlim

The Story of Berlim
Mapa da cidade dividida após o final da guerra entre franceses, ingleses, americanos e russos

The Story of Berlim
Salas capitalista e socialista

The Story of Berlim

The Story of Berlim
O muro e a queda do muro - na foto maior, o filme relembrando o discurso equivocado de um político em 1989 que acabou abrindo o muro de Berlim.


O bunker foi construído nos anos 70 pelo governo e mantido em segredo por muitos anos. O abrigo poderia receber mais de 3 mil pessoas em caso de uma guerra nuclear, que poderiam viver ali por semanas sem auxílio externo. Foi mantido em perfeito estado até bem recentemente. Para visitá-lo hoje, só com a visita guiada oferecida pelo museu - é imperdível! Para entrar no bunker, a gente sai do museu e do centro comercial e entra novamente por uma portinha super escondida. Depois descemos por uma escada de incêndio perto do estacionamento do prédio.


as camas


banheiro e enfermaria

visão geral do bunker

Só achei que poderia ter um pouquinho mais sobre a história mais antiga da cidade. Todas as informações sobre a exposição estão em inglês e alemão, mas eles têm livrinhos na recepção traduzindo todos os textos, inclusive em português! Você pode baixar um app (pago)  do museu na AppStore ou Googleplay.




Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook





2) Nikolaikirche


Nikolaikirche Berlim
A igreja é linda e enorme!

Nikolaikirche Berlim

Nikolaikirche Berlim
Mas achei estranha essas 2 torres juntas!!! A sensação de chegar perto da porta e olhar para elas é estranhíssima!!!

É o prédio mais antigo sobrevivente em Berlim e não funciona mais como igreja (kirche = igreja), mas sim como um museu das épocas mais antigas da cidade. A igreja dedicada a São Nicolau foi fundada na 1a metade do século 13 e bombardeada em 1945. A base das torres é original, mas a maior parte foi reconstruída. Exibe muitas lápides de famílias importantes no início da história da cidade , contando como eram as tradições antigas relacionadas a enterro, tumbas, lápides, criptas, além de mostrar objetos litúrgicos. Está no bairro Nikolaiviertel, onde surgiu uma das cidades que deu origem à Berlim atual. A primeira reunião do conselho da cidade aconteceu na igreja. Desde a recuperação no final dos anos 1900, foi transformada em museu e aberto ao público em 2010. Tem uma coleção de moedas e trabalhos de arte medieval coletados de cidadãos berlinenses entre 1514 e 1734. Acreditava-se que esse tesouro havia desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, mas em foi reencontrado nos trabalhos de reconstrução dos nos 90.


Mapa da Berlim antiga
Esse mapa mostra como Berlim surgiu - eram 2 povoados Berlim e Cölln, um de cada lado do rio Spree, que depois se juntaram em um só.

Nikolaikirche Berlim

Nikolaikirche Berlim

Faz parte da Fundação Stiftung Stadtmuseum Berlin, juntamente com o 4o museu deste post e outras exposições espalhadas por Berlim.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











3) Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum



Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Essa era a fachada no endereço antigo na Unter den Linden - hoje mudou de local, mas a exposição continua a mesma, com várias adições sobre outros temas


Um dia fazendo hora pela Avenida Unter den Linden, descobri uma ótima loja de souvenir e fiquei um tempão por lá procurando algum livro sobre a cidade. Aí acabei descobrindo que nos fundos da loja, tem um outro museu nada divulgado sobre Berlim!!! É bem menor do que os outros deste post, mas é muuuito didático e impossível não aprender sobre a cidade ali! Como eu amo uma maquete, claro que adorei essa primeira parte da exposição! Exibem alguns filminhos (The making of Berlin - 25 min e The Berlin Wall - 15 min) e o audioguia dura 1h. Em ordem cronológica, possui 30 estações com fotos, filmes, esculturas e objetos contando a história da cidade.


Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
o início da cidade e vários mapas

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Stadtschlosschloss que foi destruído e hoje está sendo reconstruído - o Humboldt Forum já foi inaugurado (2021)

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Em sentido horário: Tiergarten e Portão de Brandenburgo/ Biblioteca Estatal de BerlimUniversidade Humboldt e Bebelplatz/ a foto anterior de outro ângulo, com a universidade e a praça em destaque/ Gendarmenmarkt com a Deutscher DomKonzerthaus e Französischer Dom

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Em sentido horário: Altes Museum, Berliner Dom e Stadtschloss (foi destruído e hoje é o Humboldt Forum)/ Bebelplatz, Humboldt Universität, a Ópera Estatal de Berlim que está em reforma e a Catedral de Santa Edwiges/ Neue WacheMuseu Histórico Alemão/ Altes Museum e Berliner Dom mais de perto com o Lustgarten no meio

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
A Ilha dos Museus, com o Bodemuseum em destaque

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
A maior parte da população do século 18, 19 e início do século 20 da capital alemã vivia na pobreza. Do lado direito, um pouco da Berlim destruída no pós-guerra e os esforços para reconstruir a cidade - principalmente das mulheres, que ficaram conhecidas como Trümmerfrauen.

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Sobre o período que o governo socialista fechou as froteiras terrestres da Berlim capitalista e a cidade dependia de aviões para receber suprimentos. A asa que está na 1a foto deste post é a asa de um dos aviões usados para suprir a cidade! Do lado direito, documentos da Stasi, a polícia alemã

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
O povo lutando pela queda do muro de Berlim e unificação das 2 Alemanha

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
O Trabi - carro da Alemanha socialista, que já contei aqui

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
Algumas fotos comparando monumentos em diversas épocas






4) Märkisches Museum - este museu fechará em 2023 para uma longa reforma



Esse eu só visitei em 2019. exterior do museu lembra uma igreja/mosteiro medieval, mas foi construído entre 1901 e 1907. O museu foi fundado em 1874 e é dedicado à história cultural de Berlim desde o primeiro povoado até os dias atuais. Possui um notável acervo de pinturas, esculturas, tecidos, cristais, faianças e porcelanas. Conta sobre o teatro em Berlim de 1730 a 1933 e tem alguns instrumentos musicais também. Tem o único pedaço sobrevivente da quadriga original do Portão de Brandemburgo!


Märkisches Museum Berlim
O prédio é lindo. Sim, tem alguns pedaços do muro de Berlim ali do lado!!!

Märkisches Museum Berlim

Märkisches Museum Berlim

Märkisches Museum Berlim





É rodeado pelo Köllnischer Park, bem perto da margem do rio Spree (eu passei em frente ao museu quando fui fazer um passeio de barco) e da embaixada brasileira em Berlim. Descobri fazendo esse post que nesse parque tem uma área que já abrigou 5 ursos e até pouco tempo atrás tinha um ainda vivendo por lá.

Para aprender sobre a história da Alemanha inteira, com muita coisa sobre Berlim também, recomendo o Museu Histórico Alemão ou Deutsches Historisches Museum, que já mostrei aqui no blog!

Quem quiser ler (e ver fotos) sobre a história da cidade, eu recomendo estes posts do blog Agenda Berlim:  Berlim em 1945 parte 1, Berlim em 1945 parte 2Potsdamer Platz parte 1 e Potsdamer Platz parte 2. Achei um vídeo interessante também, com imagens de Berlim pós-Segunda Guerra Mundial e coloquei aqui abaixo:







Informações Práticas


Horário: todos os dias, das 10h às 20h  (última entrada às 18h)
Preço: 12 euros
Localização: Kurfürstendamm 207
Como chegar: U Uhrlandstraße, S Savignyplatz, U Kurfürstendamm

Horário: todos os dias, das 10h às 18h
Preço: 5 euros
Localização: Nikolaikirchplatz
Como chegar: U Klosterstraße

Horário: de 2a a dom das 10h às 19h 
Preço: 6 euros, com audio-guia em 10 idiomas, incluindo espanhol e inglês
Localização: Schönebergerstr 23a
Como chegar: S Anhalter Bahnhof

Horário: de 3a a domingo, das 10h às 18h
Preço: 6 euros
Localização: Am Köllnischen Park 5
Como chegar: U Märkisches Museum ou U Heinrich-Heine-Straße

O blog "Tá indo pra onde?" recebeu cortesias e descontos para visitar alguns dos museus neste post, mas a opinião contida aqui é imparcial.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

8 comentários:

  1. Menina, você fica fazendo a gente passar vontade de ir conhecer Berlim e esses lugares todos lindos <3

    ResponderExcluir
  2. Berlim tá subindo na minha listinha! hahahaha Ainda mais com estas dicas! Não imaginava que pudesse ter guias em português! Show! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe a gente vai ter que montar um grupo pra Alemanha e eu vou de guia! rs

      Excluir
  3. Cada vez que leio um post aqui no blog sobre Berlim, fico com muito mais vontade de conhecer a cidade. Passei pelas grandes cidades do leste europeu, que contam a história da Segunda Guerra e do socialismo, mas não passei por Berlim. Oh, arrependimento. Adorei o Museu The Story of Berlin, super interativo e muito rico em material. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alemanha é cheia de museus interativos!! Berlim definitivamente tá faltando então no seu mapa!! hehehe

      Excluir
  4. Nossa, Berlim é pura história, né? Eu não sei porque ainda não conheci essa cidade!
    Toda vez que venho aqui fico com mais vontade ainda de conhecer! <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.