terça-feira, 3 de outubro de 2017

Comprando e usando chip de celular na Alemanha e na Itália

contei aqui no blog sobre minha experiência excelente com chip da Easysim4u na Espanha no fim de 2016 e aqui como foi usar a Easysim4u no Canadá em 2018, mas estava faltando os relatos sobre os chips que comprei nas viagens da Alemanha (por quase 3 meses em 2014) e Itália (cerca de 3 semanas em maio/2016). Nos 2 casos, praticamente não ia trocar de país então depois de várias pesquisas online, decidi comprar chips locais (conhecidos no exterior como simcards). Conto todas as vantagens e desvantagens a seguir, com direito a um dos meus maiores perrengues de viagem!


Chip de celular na Itália
Esse foi o chip que comprei e usei na Itália e conto mais abaixo, mas o que comprei na Alemanha, eu já perdi!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







Comprando chip de celular local na Alemanha


Em 2014, o blog que melhor explicava sobre os diferentes chips de celular na Alemanha era o Sundaycooks. Depois o Viagens que Sonhamos publicou sobre o assunto também. Com as dicas do Sundaycooks, decidi que para o meu caso, o melhor seria comprar o chip da O2, somente com plano de dados. Tinha uma loja no aeroporto e eu poderia sair de lá já com o chip (era importante no meu caso porque estava viajando sozinha para estudar e não queria ficar incomunicável com o pessoal de casa). Aproveitei a espera pelo meu ônibus de Frankfurt Main para Luxemburgo para comprar o chip e apesar de ter certeza absoluta que entrei em uma loja com o letreiro da O2 e vários cartazes lá dentro da O2, eu não percebi que me venderam um chip diferente do que tinha pesquisado. Paguei 40 euros pelo chip + 5GB no plano de dados, que o atendente disse que duraria um mês. O chip era da Eplus/BASE e a operadora era a Orange (não sei se em 2017 ainda existe exatamente o mesmo chip nas mesmas condições e preços).

Chip de celular na Alemanha - Catedral de Colônia
Colônia entrou no meu roteiro porque queria ver de perto a tão famosa catedral!



Eu já desconfiava e o vendedor confirmou que o chip não funcionaria em Luxemburgo, o outro único país pelo qual eu passaria naquela viagem, por 3 dias antes das aulas começarem. Já saí daqui conformada que por lá eu teria que caçar wifis, mas no fim das contas, o escritório de turismo de Luxemburgo me deu cartão para utilizar hotspots de wifi pela capital toda e funcionou super bem!


Chip de celular na Alemanha - Alexanderplatz, Berlim
Em dezembro/2014, o instagram do blog estava cheeeio de fotos dos mercados de Natal em Berlim!


Na Alemanha mesmo eu usava bastante o wifi da escola e dos hotéis onde me hospedei, mas adorava poder usar Whatsapp, Facebook e GoogleMaps na rua, além de consultar dicionário online para entender menus em restaurantes ou alguma placa em museu (como explorei áreas e cidade não turísticas também, nem tudo tinha tradução para inglês) e principalmente para usar os apps de transporte e me deslocar pelas cidades facilmente. No fim das contas o "um mês" do vendedor era aproximado e durava até mais do que isso. Só tive que recarregar o chip uma vez durante a viagem (gastei mais 20 euros), já em Berlim (fiquei um mês em Frankfurt e o resto do tempo em Berlim).

O maior perrengue que passei na Alemanha


Mas claro que não seria tudo as mil maravilhas! Na hora de ativar o chip, o funcionário da loja fez tudo para mim porque o alemão necessário era mais do que eu sabia, mas de repente em uma 6a feira em Frankfurt, recebi um SMS em alemão e o chip parou de funcionar no meio da tarde! Não entendia o que estava escrito e fui até o centro da cidade procurar uma loja da O2. Já na 2a loja, falando alemão e inglês tudo misturado, eles me disseram que o chip não era deles e eu teria que procurar uma loja da BASE. Tive que visitar umas 3 até achar um atendente que entendesse o que estava acontecendo. A Orange estava pedindo uma cópia do meu passaporte que deveria ser enviada por fax!

Aí começou minha saga para achar algum lugar em Frankfurt que enviasse fax e óbvio que fiquei umas 2 horas nisso. Depois de rodar vários lugares indicados, nenhum enviava fax (claro, quem usa faz hoje em dia???)! Voltei na loja com a atendente mais simpática e implorei para que ela enviasse o fax para mim! Estava obviamente morrendo de raiva e já me conformando de ter jogado 40 euros fora, mas ela deve ter enviado com dó da minha cara rs! Aí segundo o SMS, eu deveria esperar 48h para o serviço ser reativado! Para piorar, tudo fecha cedo aos sábados na Alemanha e nada funciona de domingo, então claro que o chip só voltou a funcionar na 2a a tarde 72h depois do problema começar! Ainda dei "sorte" de estar com o passaporte em mãos por conta do outro grande problema do dia, mas pelo assim eu poupei uma ida ao hotel.

Chip de celular na Alemanha - Heidelberg
Com esse castelo, óbvio que Heidelberg era um dos lugares que mais queria conhecer!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Sexta feira do inferno na Alemanha


Para completar a 6a feira do inferno, eu já tinha comprado passagens de trem para conhecer Heidelberg no fim de semana, mas os funcionários da Deutsche Bahn resolveram entrar em greve bem naqueles dias e ainda bem que alguém da escola viu a notícia e nos avisou durante a aula! Fui até o hotel/hostel onde me hospedei em Frankfurt, peguei a passagem, voltei para a Hauptbahnhof (estação principal de trens) para devolvê-la e receber meu dinheiro de volta enfrentando uma fila interminável. Queria conhecer Heidelberg de qualquer jeito (e eu já estava com o melhor hostel da Alemanha reservado lá e o prazo de cancelamento grátis já tinha passado!) e já tinha planos para os outros dias livres antes de ir para Berlim (passeio de barco pelo rio Reno e Colônia) então comecei a procurar alternativas para ir para Heidelberg sem trem.

Sem internet para comprar a passagem de ônibus online (e não queria voltar mais uma vez para o hotel), achei um agência de viagem que me cobrou uns 2 ou 3 euros para comprar a passagem e imprimir, gastando mais tempo aí! O ônibus saiu mais barato do que o trem, mas os horários eram piores - tive que ficar menos horas na maravilhosa Heidelberg. Na hora de comprar a passagem de ônibus, o site pede para informar um telefone de contato e é (era em 2014 pelo menos) comum a empresa se comunicar por SMS com os passageiros. Na volta para Frankfurt, o ônibus atrasou bastante por causa de toda a confusão no transporte da Alemanha causada pela greve e claro que como eu não tinha um chip que funcionasse, não recebi o aviso por SMS! Passei nervoso à toa esperando aquele ônibus.



E claro que não parou por aí. Para conseguir fazer todas essas idas e vindas entre escola/hotel/estação de trem/centro/lojas de telefonia/possíveis locais onde enviassem fax/agência de viagem tive que aprender na marra a pegar os trams (espécia de bonde) sem consultar app nenhum porque todos os outros meios de transporte estavam parados já por causa da greve e obviamente eu estava fisicamente acabada e não queria andar tudo aquilo! Saí da aula perto de 12h30 e fiquei a tarde inteirinha nessa confusão toda! Jantei cedo e não fiz nada que realmente queria fazer naquele dia desperdiçado.


Chip de celular na Alemanha - Dresden
Dresden foi outro passeio maravilhoso que fiz por lá!

Lei de Murphy continua em ação


Em uma outra 6a feira já em Berlim, o chip parou de funcionar de novo, mas dessa vez entendi o SMS dizendo que eu precisava recarregá-lo. Obviamente isso era 6a início de noite e eu já tinha passeios programados para sábado, no domingo a loja fecharia e só tive tempo de procurar uma loja da Eplus/Base na outra 2a, então o chip me deixou na mão por outro fim de semana que eu estaria visitado cidades estranhas e dependendo mais de trens, GoogleMaps e apps de transporte (no caso visitei Quedlinburg e Postdam). Todo esse stress do meu pior perrengue em 3 meses de Alemanha definitivamente me deu uma certeza: chip da Eplus/BASE nunca mais!!!  Pesquisando para fazer este post, descobri que houve uma fusão entre a O2 e a Eplus e isso começou lá em 2014 - deve ser por isso a confusão de entrar na loja de uma delas e sair com chip da outra. Consequentemente, não sei se o serviço da O2 não acabou nivelado para baixo e aí hoje em dia eu não teria coragem de usar depois dessa fusão.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!

* indicates required













Comprando chip de celular local na Itália


Quando fui para a Itália em 2016, não tive nenhum perrengue tão grande com chips, mas foram 2 probleminhas pequenos. Pesquisando os blogs com mais informação sobre o assunto (Roma Pra Você e Milão nas Mãos), decidi que compraria um chip da Vodafone, que tem a melhor cobertura na Itália. Queríamos ter o chip para usar quando estivéssemos na rua para GoogleMaps e apps de transporte, já que faríamos muitos passeios de um dia de trem! Algumas cidades italianas como Milão oferecem uma rede wifi grátis nas ruas da cidade, mas é complicado conseguir a conexão como está explicado neste post do Milão nas Mãos.

Chegaria por Milão então já pesquisei onde teria lojas da Vodafone e achei uma pertinho do hotel. Logo depois do check-in fomos comprar o chip correndo porque já estava quase na hora das lojas fecharem e claro que não levamos o passaporte! Tive que voltar correndo para pegar o documento. A vendedora ativou o chip para mim e foi tudo certo. Paguei 30 euros pelo chip + 2 GB de internet (eu acho) + 100 SMS + alguns minutos de ligação (esqueci quantos) válidos por 30 dias. Só estava interessada na internet, mas como ficaria uns 23 dias, esse era o plano que valia mais a pena. O inconveniente aqui foi perder tempo no primeiro dia na Itália para ir atrás disso! E como vocês sabem, tempo é o bem mais precioso em viagem!!!

Chip de celular na Itália - Castelo Estense em Ferrara
O castelo em Ferrara foi uma das primeiras certezas do roteiro!




Chip de celular na Itália - San Marino
O chip da Vodafone não funcionava em San Marino infelizmente!!! O país inteiro está cercado por território italiano, mas como é outro país, o chip local da Itália não funcionava! Nunca imaginei que isso aconteceria porque a língua, a moeda, transporte, etc está tudo interligado! Ainda bem que era somente um dia no país fofíssimo e logo que peguei o trem em Rimini para voltar a Bolonha, já estava conectada novamente e recebendo as mensagens atrasadas.


Chip de celular na Itália - casa da Julieta em Verona
Já que o roteiro foi focado no norte da Itália, tinha que ter Verona, né?


A cobertura da Vodafone realmente era ótima na Itália e funcionava bem até mesmo dentro dos trens em movimento e estações de metrô embaixo da terra. Não precisei usar os minutos de ligação, mas acabei até usando SMS uma vez que o grupo se separou e precisei avisar a outra parte onde eu estava. O lado negativo desse chip acabou sendo o fato de não funcionar em San Marino e também perder tempo na viagem indo atrás disso. Se você chega na sua primeira viagem em horários não comerciais, demoraria para conseguir comprar um chip também. Os 2 GB de internet foram suficientes, mas controlei o tempo todo para não exagerar no uso e sempre acabava usando mais internet a noite no wifi do hotel. Dependendo da situação, compraria chip da Vodafone novamente.


Comprando e usando chip de celular no exterior
Esse é o chip testado e aprovado na minha viagem para a Espanha!




Comprando chip de celular no Brasil para usar no exterior


Depois dos perrengues na Alemanha, algumas inconveniências na Itália e não ter conseguido comprar chip no Peru porque o voo chegou muito antes das lojas do aeroporto abrirem, não tem como eu não preferir o chip da Easysim4u, sobre o qual já escrevi aqui no blog depois que voltei da Espanha. A rede utilizada pela Easysim4u é a da T-Mobile, uma das maiores operadoras de telefonia do mundo. Para os EUA, o chip é ainda melhor, já que para lá existem planos para ligações e SMS também (para o resto do mundo, o plano é somente de dados para a internet). As vantagens em relação aos chips locais são inúmeras:

  • Você já sai com o seu chip do Brasil (recebido pelo correio) e não precisa gastar tempo com isso no exterior;
  • Você tem internet desde o começo da viagem, mesmo que chegue tarde da noite, de madrugada ou em um domingo quando todas as lojas estão fechadas;
  • Não tem problemas com outros idiomas para configurar o chip;
  • A internet é ilimitada - na maioria dos chips locais europeus existe limite de dados - quanto mais barato, menos internet você vai ter em geral;
  • Não tem surpresas desagradáveis com o chip parando de funcionar no meio da viagem (por falta de crédito ou outro problema - e a Lei de Murphy já diz: o crédito vai acabar no pior horário possível);
  • É valido para 140 países do mundo (incluindo a Europa inteira - as regras sobre roaming mudaram, mas ele não está 100% liberado na Europa inteira - existem exceções!!!);
  • Não precisa ficar trocando de chip a cada troca de país (nem em conexões alternativas cada vez mais comuns nos dias de hoje);
  • O frete é grátis com código "RBBVGRATIS";
  • Caso aconteça algum problema, o atendimento é feito em português por whatsapp (você pode aí apelar para o wifi do hotel).




Comprando e usando chip de celular na Alemanha e na Itália



Comprando e usando chip de celular na Itália



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Um comentário:

  1. olá. estou me preparando para viajar, e estou amando seus comentários! parabéns! você me ajudaria com meu roteiro? tenho medo de colocar muitas cidades e ficar muito corrido!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.