sexta-feira, 13 de outubro de 2017

10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!

Em algumas das minhas últimas viagens (Barcelona/Valência no final de 2016, Campos do Jordão em maio/2017 e Gramado em outubro/2017) eu sofri com uma das coisas mais odiada por qualquer viajante - a chuva! Geralmente, temos que improvisar e mudar o roteiro quando pegamos um dia de chuva durante uma viagem então vou dar algumas dicas aqui para melhorar a experiência de todos - porque ninguém merece viajar para aquele destino dos sonhos e perder o dia de passeio! Nessas horas, evite ir a atrações e feirinhas a céu aberto, parques, mirantes (a vista será horrível) ou fazer passeios de barco ou bicicleta, mas tem bastante coisa que você pode fazer abrigado da água, curtindo suas férias mesmo assim!


***Lembrem-se que em dias chuvosos (ou logo após dias chuvosos) é bastante perigoso visitar atrações ligadas a cachoeiras, rios e similares! FUJAM DESSAS ATRAÇÕES!!!


10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!


Museus


Essa é a dica mais óbvia e fácil - choveu? Corre pro museu! Praticamente qualquer cidade, por menor que seja, tem algum museu para ser visitado. Para quem curte arte, História e afins (como eu!), os museus são figurinhas garantidas em todos os roteiros, mas mesmo que você não curta muito, vale a pena deixar como plano B em caso de chuva. Isso sem contar que cada dia temos mais museus interativos e com temas inusitados (Museu dos Beatles, Museu da Cerveja, Museu do Chocolate, Museu de Carros, Museu de Cera, Museu da Moda etc), que agradam mais pessoas. Aqui tem uma listinha com o meu top 10 de museus pelo mundo!



Atrações fechadas


Aqui entra muita coisa: alguma exposição temporária (consulte jornais online da cidade, páginas de facebook etc para saber o que está rolando), visita a igrejas, prédios públicos, fábricas, castelos, teatros, parque de diversão indoor e outros. Uma rápida pesquisa no google vai te mostrar muitas opções nesse quesito na maioria dos lugares!


10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!


Aproveitar a gastronomia local


Viajar sem comer as comidas típicas para mim é um sacrilégio! Nada como aproveitar a chuva e fazer uma refeição sem pressa - vale para restaurantes, cafés, mercados, bares temáticos (por exemplo bar de gelo)...


Confiram aqui no blog os mais de 100 posts sobre gastronomia nos destinos por onde já passei!



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Bibliotecas e livrarias


Muitas bibliotecas e livrarias estão em prédios lindos e contam com cafeterias legais - tomar um café nunca é demais! Nas maiores e mais aconchegantes, você pode até escolher um livro e dar uma lida ali mesmo antes de comprar! Aí embaixo, uma das minhas livrarias preferidas!

2 livrarias fantásticas na Alemanha

Fazer compras


Muita gente não curte e outros amam! Eu estou no meio termo aí porque ADORO visitar lojinhas fofas, mas sou mão de vaca e nunca quero gastar não rs. Mas tem hora que a chuva aperta e pelo menos observar vitrines pode ser um passatempo interessante. Aproveite para procurar os souvenirs que você quer comprar naquela viagem e visitar lojas de produtos típicos do local!




Relaxar


Confesso que não é muito a minha praia porque prefiro descansar em casa mesmo - sempre volto das viagens ainda mais cansada! Mas aqui entram os spas, banhos árabes/turcos, massagens etc ou simplesmente ler um livro no hotel.


10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!



Atividades cotidianas


Lavar roupa, passar no supermercado, procurar uma farmácia, pesquisar para o próximo destino etc. Se for uma viagem longa, sempre tem algum detalhe do roteiro dos próximos dias para ser definido ou aquela roupa que precisa ser lavada. 

Nesse item, vale também atividades que geralmente só fazemos na nossa cidade mesmo, mas ir ao cinema pode ser uma boa ideia se você souber (ou estiver aprendendo o idioma local) - muitos filmes estrangeiros nem chegam no Brasil pelos modos convencionais e a gente perde um montão de coisa legal por desconhecimento. Só preste atenção no idioma da dublagem e da legenda - em muitos lugares não tem legenda não!

Os escape games se tornaram populares nos últimos anos e se você tiver viajando em grupo, pode ser uma ótima maneira de integrar a galera! 

Escape Game: Puzzle Room, em São Paulo
Escape Game: Challenge Room, em Campinas


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Assistir a shows e espetáculos


Um musical na Broadway em Nova York ou show de tango em Buenos Aires entra no roteiro de qualquer jeito, mas em casos de chuva, vale a pena conferir se tem mais alguma coisa que você se interessa para ver na cidade - existem shows diurnos também! Em Milão, aproveitamos para ver a Filarmônica no famoso Teatro alla Scala e em um dia de semana qualquer em Berlim, assisti de graça à Filarmônica!


20 dicas para economizar antes ou durante a viagem - para poder viajar mais e 6 dicas para economizar tempo na sua viagem!


Leve ou compre acessórios para chuva (capa de chuva, guarda-chuva, galocha etc)


Já dou a dica porque se for somar o dinheiro que já gastamos com guarda-chuvas e capas pelo mundo aqui em casa, daria outra viagem! rs Sempre esquecemos e acabamos tendo que comprar em lugares caros ou ambulantes no meio da viagem. Com isso tudo, muitas vezes dá para manter a maior parte da programação e ainda evitar se molhar no meio do caminho!


10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!


Use e abuse de Uber ou aplicativos equivalentes


Para não gastar horrores com táxi (onde for possível) e nem tomar chuva no entra e sai de atrações e transporte público, o mais recomendado nesses casos é utilizar os aplicativos de transporte disponíveis na cidade. Confira quais são, baixe antes de ir e faça seu cadastro em casa para facilitar!

Para o Uber, utilize o código EDEY7DE8UE para ganhar R$ 5,00 de desconto nas duas primeiras viagens (pode usar sem medo - é o meu código pessoal e se você utilizar, eu também ganho descontos. Todo mundo que utiliza o Uber ganha um código desses para compartilhar com os amigos e todo mundo sai ganhando no final das contas)!

Sugestões para quando você pegar chuva em diversos lugares pelo mundo


Vou sugerir alguns passeios fechados abaixo que já tem post com dicas mais detalhadas aqui no blog, mas em muitos deles, você perderia alguma vista maravilhosa indo em um dia chuvoso!




Stuttgart (Alemanha)




Museu do Amanhã
Real Gabinete Português de Leitura, Theatro Municipal e Biblioteca Nacional




10 dicas para aproveitar sua viagem com chuva!



Todas as fotos deste post são do site Pixabay e tem licença para utilização.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Ótimas dicas, Fer!!

    Cafeterias e livrarias sempre estão nos meu roteiros de viagem, e nestes dias abuso mais ainda....

    Muitas vezes somos pegos de surpresa, mas quando já sei que estou indo pra algum lugar na época de chuva, deixo pelo menos um ou dois dias livres contando com estes imprevistos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu já evito comprar passagem pra épocas chuvosas! Se não der mesmo, eu programo os museus praquele dia - foi o que fiz em Berlim. Tinha um passe pra 3 dias seguidos de museus. Esperei o tempo fechar e a previsão estava ruim nos dias seguintes e ai fui em vários museus de uma vez hehehe.

      Excluir
  2. Poxa... e nós que pegamos a MAIOR chuva em Zanzibar, na Tanzânia. Destino de praia, sem museu e sem outros opções interessantes de atrações fechadas 😓
    E pior que não tínhamos nem um baralho...haha
    Mas faz parte, né Fê!? Agora já levamos baralho na mochila.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha aí é dose mesmo! rs A única opção é conversar e dormir/descansar! hehehe

      Excluir
  3. Excelentes as suas dicas para curtir a viagem com chuva!
    Eu sou o paranoico que sempre quer viajar na época que menos chove. hahaha

    Quando vou em alguma estação que sei que há mais chance de chover, costumo deixar um ou dois dias extras no roteiro!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tática! Mas eu tb dou uma pesquisada antes d comprar passagem pra garantir q eh a época menos chuvosa pq passear com tempo aberto é mais tranquilo e as fotos mais legais ne? Pena q nem sempre eh garantia...

      Excluir
  4. Adorei suas dicas para aproveitar a viagem com chuva. Já pegamos chuva algumas vezes e confesso que dá uma desanimada ter que alterar o roteiro né? Mas depois de algumas experiências, já pesquiso antes locais alternativos caso o tempo mude e, quando a viagem é mais longa, deixo pelo menos um dia extra. Gostei da dica de levar acessórios de chuva pois, toda vez volto com guarda-chuvas comprado durante a viagem hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Na minha primeira viagem pra Paris choveu, mas mesmo assim consegui aproveitar bastante, com certeza teria aproveitado mais se eu tivesse lido essas suas 10 dicas para aproveitar a viagem com chuva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro de ter alguma viagem onde só choveu, geralmente perco um ou 2 dias, mas sempre tem algum dia com tempo bom tb!

      Excluir
  6. Houve tempos em que quando apanhava viagem com chuva ficava super deprimida e desiludida, impedindo-me isso de valorizar o momento. Acabei por aprender a lidar com a situação porque a gente não pode fazer nada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda fico triste pelas fotos ao ar livre q não saem a mesma coisa, mas sou craque já de replanejar a programação.

      Excluir
  7. Dicas exceleeeeentes sobre viagem com chuva. Em nossa viagem de mais de 4 anos pegamos diversos dias de chuva e usamos vários dos conselhos (principalmente a parte de descansar e relaxar). Outra dica útil é ir mergulhar de cilindro quando o tempo está estranho e nublado já que, no fundo do mar, não muda tanto. Se estiver tormenta é melhor evitar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, 4 anos viajando precisa mesmo descansar kkkk por isso é péssimo programar poucos dias em alguma cidade. Se acontece imprevisto, meio que "já era". Agora mergulhar, não é muito meu estilo - medo, ainda mais com chuva kkkkkk

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.