Quem acompanha o blog sabe que eu curto muito atrações históricas (já são mais 70 posts no blog sobre atrações desse tipo) e o que eu mais queria fazer no Rio de Janeiro nos dias que estive lá em outubro de 2017 era justamente conhecer o centro da cidade! Fiz um walking tour pelo centro (em partes porque estava com medo de ir sozinha) que vou contar em breve aqui no blog e depois aproveitei para conhecer 3 grandes atrações por dentro: o quase desconhecido Real Gabinete Português de Leitura, o maravilhoso Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional. Não resisti e já comecei o post com várias fotos lindas desses lugares!
![]() |
Real Gabinete Português de Leitura |
![]() |
Real Gabinete Português de Leitura |
![]() |
Theatro Municipal do Rio de Janeiro |
![]() |
Theatro Municipal do Rio de Janeiro |
![]() |
Biblioteca Nacional. Foto: André Melo, CC BY-SA 2.0 |
![]() |
Biblioteca Nacional. Foto: Halley Pacheco de Oliveira, CC BY-SA 3.0 |
Leia aqui todos os posts do blog sobre o Rio de Janeiro!
Real Gabinete Português de Leitura
Essa biblioteca escondida, mas linda não é muito conhecida. Conta com cerca de 350 mil livros, alguns raros expostos em vitrines e a maioria nas lindas estantes de madeira. A sala principal parecia que saiu diretamente de filmes e castelos antigos! A fachada lembra diversos prédios históricos portugueses como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.
A visita não é demorada, mas o desvio vale MUITO a pena. É de graça, mas funciona basicamente em horário comercial de 2a a 6a.
![]() |
É pra babar e lembrar de Portugal! |
![]() |
Entrada, detalhe da porta, do teto e primeira visão da sala principal |
![]() |
Entre as obras raras estão "Os Lusíadas" de 1572, "Amor de Perdição" autografado por Camilo Castelo Branco e um Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias. |
Criado em 1834 por imigrantes portugueses, só passou a ser biblioteca pública em 1990 (faça silêncio porque o pessoal estará pesquisando e lendo!). Mas o prédio onde se encontra atualmente só foi inaugurado em 1887 pela Princesa Isabel.
As estantes escuras impressionam os visitantes e guardam a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Esse lustre (foto abaixo) é demais!!!
Leia mais sobre uma das bibliotecas mais lindas do mundo (reportagem em inglês) no blog Guia e Turismo. O Real Gabinete Português de Leitura é uma das sugestões de 30 lugares para conhecer no Rio de Janeiro de graça do blog Viajei Bonito!
Garanta aqui o seu tour pelo Rio de Janeiro e proximidades!
Localização: Rua Luís de Camões, 30 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horários de visitação: 2a a 6a, das 9h às 18h
Como chegar: metrô (estação Uruguaiana). Evite ir de carro.
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Já faz um tempo que estava querendo conhecer os teatros lindos de São Paulo e do Rio de Janeiro e claro que acabei conhecendo o mais longe primeiro rs. Você pode assistir a algum espetáculo aqui ou fazer uma visita guiada (informações práticas sobre isso abaixo). Eu optei pela 2a opção e adorei ver por dentro a casa que foi inspirada na Ópera de Paris! Ainda é difícil de acreditar que alguns poucos lugares como esse ainda resistem no Brasil - uma vez lá dentro a gente se sente como em muitos monumentos europeus.
Eu nunca nem imaginei que o teatro tinha um subsolo tão incrível e diferentão como esse abaixo! Ele já foi utilizado como restaurante, mas no momento não está sendo ocupado por nenhum empreendimento (era o restaurante Assyrio, todo decorado com inspiração na Babilônia - lindo demais!!!). As fotos escuras não fazem jus - confiram mais fotos ano site do teatro.
Já o salão principal, não perde em nada para outras casas do tipo mundo afora, por exemplo o Teatro alla Scalla de Milão ou o Grand Teatre del Liceu em Barcelona. Eu estava tão embasbacada com toda aquela riqueza, que perdi vários pedaços das explicações da guia - ainda bem que existe a internet! Para mais informações sobre o teatro, leiam na wikipedia.
O Theatro foi inaugurado em 1909 e durante o tour aprendemos tudo desde o seu projeto, construção, curiosidade, espetáculos que acontecem ali, etc. Os números impressionam: são 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 luminárias com mais de 5 mil lâmpadas!
![]() |
Que escadaria! Algumas das salas utilizadas nos intervalos das apresentações. |
![]() |
Olhei pela janela e achei o Pão de Açúcar! |
Localização: Praça Floriano, s/ número
Horários de visitação (guiada): 3a a 6a (11h30, 12h, 14h, 14h30, 16h), sáb e feriados (11h, 12h, 13h)
Preço: R$ 20,00 (inteira) - venda presencial, 1 ingresso por pessoa
Programação de espetáculos: confira no site
Como chegar: metrô ou VLT (estação Cinelândia). Evite ir de carro.
* indicates required
![]() |
Compre o seu ebook com "50 lugares diferentes que você precisa conhecer no Rio de Janeiro" para turistar na Cidade Maravilhosa além do óbvio - escrito por guias da Sou+Carioca! |
Vejam aqui 3 museus que eu achei surpreendentes no Rio de Janeiro!
Biblioteca Nacional
A entrada (e visita) é grátis, mas como eu tinha horário para o tour do teatro acima, acabei não passando do lobby de entrada. A prédio inaugurado em 1910 estava com a fachada em reforma e por isso não tirei fotos por fora.
Segundo a wikipedia, "é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina". Ela teve início com o acervo da Real Biblioteca de Portugal trazido para o Brasil na ocasião da fuga da família real para cá em 1808. Foi aberta ao público em 1814.
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, a coleção ficou por aqui e a indenização para a família portuguesa foi de dois milhões de libras esterlinas, sendo 800 contos de réis somente pela biblioteca. Criou-se uma lei onde todas as publicações brasileiras deveriam ter um cópia na Biblioteca Nacional e o prédio antigo ficou pequeno. O prédio atual foi construído entre 1905 e 1910 para abrigá-la. Leia mais sobre a Biblioteca na wikipedia.
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, a coleção ficou por aqui e a indenização para a família portuguesa foi de dois milhões de libras esterlinas, sendo 800 contos de réis somente pela biblioteca. Criou-se uma lei onde todas as publicações brasileiras deveriam ter um cópia na Biblioteca Nacional e o prédio antigo ficou pequeno. O prédio atual foi construído entre 1905 e 1910 para abrigá-la. Leia mais sobre a Biblioteca na wikipedia.
Localização: Av. Rio Branco, 219
Horários de visitação: 2a a 6a, das 10h às 17h
Como chegar: metrô ou VLT (estação Cinelândia). Evite ir de carro.
Uma super dica de bate-volta saindo do Rio de Janeiro é a Cidade Imperial - veja aqui como foi o meu roteiro de um dia em Petrópolis!
Marquei as 3 atrações no mapa abaixo e as estações de metrô mais próximas. Ah e também a Confeitaria Colombo!
Para o Uber, utilize o código EDEY7DE8UE para ganhar desconto nas duas primeiras viagens (pode usar sem medo - é o meu código pessoal e se você utilizar, eu também ganho descontos. Todo mundo que utiliza o Uber ganha um código desses para compartilhar com os amigos e todo mundo sai ganhando no final das contas)!
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, pesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Sou português, já fui várias vezes ao Rio mas nunca visitei o Real Gabinete Português de Leitura. Obrigado por me mostrar essa pérola carioca. Adorei!
ResponderExcluirGrande abraço desde o Porto.
É lindo DEMAIS!!! Da próxima vez, não perca!
ExcluirOi Fernanda, também visitei estes três atrativos no Rio em um passeio a pé e adorei. Estou até preparando o post.
ResponderExcluirVi que você indicou o meu blog para leitura sobre o Real Gabinete de Leitura. Muito obrigado.
De nada Marcelo! Até a próxima!
Excluir