quinta-feira, 9 de março de 2017

Teatro alla Scala de Milão

Quando estávamos planejando os nossos dias em Milão durante nossa viagem pelo norte da Itália, queríamos conhecer o icônico Teatro alla Scala, mas ficamos em dúvida se veríamos algum espetáculo ou somente conheceríamos a casa. Não somos tão fãs assim de concertos, óperas, balés e coisas do tipo, mas como não é garantido ver o teatro durante a visita ao museu (mais detalhes abaixo), escolhemos ver uma apresentação por lá.

O Teatro Scala de Milão


O nome do teatro vem da Igreja Santa Maria alla Scala que existia no local até o século XVIII e foi demolida para dar espaço ao teatro Regio Ducale. Este teatro sofreu um incêndio e a Imperatriz Maria Teresa da Áustria encomendou então o Teatro alla Scala para o arquiteto Giuseppe Piermarini. Foi inaugurado em 1778.

Teatro Scala de Milão
A fachada é bonita, mas é mais simples do que eu imaginava que seria pensando no interior bastante adornado - acho que nunca tinha visto uma foto dela! Oops, tem um bonde aí atrapalhando a foto!

Piazza della Scala, Milão
Um das entradas da Galleria Vittorio Emanuelle II e a estátua de Leonardo da Vinci na Piazza della Scala

Procurando hotel em Milão? Veja qual é a melhor região para se hospedar!




Durante a Segunda Guerra Mundial, o teatro foi bombardeado e parcialmente destruído. Foi reconstruído e reaberto em 1948. Na wikipedia, podemos ver diversas óperas que já foram apresentadas no Scala de Milão. Nos anos 2000, algumas reformas deixaram a acústica do local ainda mais perfeita.

Curiosidade: Foi no Teatro alla Scala que estreou a ópera "O Guarani" em 1870, do brasileiro (e campineiro) Carlos Gomes! Vejam outras curiosidades sobre o teatro no post do blog Milão nas Mãos.

Como é assistir a um espetáculo no Teatro alla Scala?


Chegamos com antecedência para retirar o ingresso que compramos online (mais sobre isso abaixo) na bilheteria (que fica na lateral do teatro - olhando para o prédio, do lado esquerdo). Existe uma outra bilheteria do teatro, então preste atenção no que vier escrito no seu ingresso e no email! Já tinha bastante gente esperando ali. Entramos no teatro logo que as portas abriram

Teatro Scala de Milão
Fomos ver a Filarmônica della Scala (link em italiano) com o regente Edward Gardner. Haviam ingressos mais baratos e muitas outras opções mais caras! Os nossos custaram 25 euros cada.

Teatro Scala de Milão
Gente, o que é essa sala MARAVILHOSA? Um luxo só em vermelho e dourado! Vira e mexe eu me distraía do que estava acontecendo no palco e ficava só admirando os detalhes!

Teatro Scala de Milão
E esse lustre com mais de 400 lâmpadas???


O que vestir para ir ao Teatro Scala de Milão?


Claro que existem espetáculos mais chiques do que outros e eu fui em um mais tranquilo, mas a maioria das mulheres estava mesmo com um vestido preto básico. Meus pais chegaram a ver alguém de vestido longo, mas eu não vi.

Eu estava com uma calça "jeans" verde musgo (para disfarçar que era jeans já que não queria levar uma roupa só para esse dia!), sapatilha preta super simples, blusa branca de tecido simples com manga 3/4 com alguns detalhes em renda na manga e uma malha de lã prateada com brilho que vocês podem ver em uma foto aí em cima. Usei essa calça em diversos outros dias da viagem e a sapatilha também. Só a malha que não, mas poderia ter usado mesmo de dia. Levei o meu mesmo casaco preto de todos os dias (super esportivo - só usei para entrar e sair do teatro), que durante o concerto ficou escondido na minha bolsa e acabei não tirando a malha, porque a temperatura lá dentro não era nem quente nem fria. Pensei em ir com minha bota preta que é bem esportiva também - para assim poder colocar meia e esquentar um pouco o pé, mas como iria do hotel direto para o teatro e do teatro direto para o hotel de metrô, acabei colocando a sapatilha mesmo, já que não andaria praticamente nada a céu aberto (era maio e a temperatura estava boa, mas um pouco fresquinho de noite).

Minha mãe estava usando um vestido no joelho de lã de manga comprida da cor vinho, meia calça preta e sapato  de salto preto, com um casaco preto de lã até a coxa. Meu pai estava com uma camisa discreta, malha de lã com estampa argyle, calça social preta e sapato preto.

O que vestir para ir ao Teatro Scala de Milão?
Desculpa aí a foto improvisada!

Como comprar ingresso para espetáculos no Teatro Scala de Milão?


Pela nossa programação em Milão e bate-voltas, só tinha uma apresentação que poderíamos assistir - a Filarmônica della Scala tendo o Edward Gardner como regente. Ninguém aqui em casa é entendido de música e nem somos super fãs, mas queríamos ter uma experiência diferente e principalmente admirar o teatro. Entramos no site oficial e ficamos de olho quando abriria a compra para o dia que queríamos ir. Foi muito fácil comprar pelo site e recebemos poucos minutos depois a confirmação da compra por email. Como falei acima, retiramos o ingresso na bilheteria no dia da apresentação.


Como comprar ingresso para o Teatro Scala de Milão?
Aqui você escolhe o dia e espetáculo que quer ver

Como comprar ingresso para o Teatro Scala de Milão?
O mapa dos assentos - com os preços do lado direito

Como comprar ingresso para o Teatro Scala de Milão?
Quando você seleciona um assento, é possível ver como será a visão do palco - item que eu acho essencial para não escolher aqueles assentos micados - por exemplo atrás de colunas!

Como comprar ingresso para o Teatro Scala de Milão?
Vá mudando de assento até encontrar uma visão que você goste e com um preço que você esteja disposto a pagar! Aí e só fechar a compra!

Vai chegar pelo aeroporto de Linate e não sabe como chegar até o centro? Esse post é para você!

Como conhecer o Teatro alla Scala de Milão sem comprar ingresso para alguma apresentação?


Conhecendo o Museu do Teatro!!! Se você der sorte e não estiver acontecendo nenhum ensaio por lá, é possível ver a sala de apresentação através de uma janela! Confira na bilheteria antes de comprar o ingresso. Como nós queríamos ver o teatro em si de qualquer jeito, optamos por comprar logo o ticket para um espetáculo e não conhecemos o museu do Teatro alla Scala.


Informações Práticas


Confiram aqui algumas regrinhas sobre atrasos, idade mínima e outras para ver algum espetáculo - em inglês.
Localização: Via Filodrammatici, 2, Piazza della Scala
Como chegar: As estações de metrô mais perto são Cordusio, Duomo e Montenapoleone, em distâncias +/- equivalentes. O bonde 1 para mais perto do teatro.
Site: Teatro alla Scala

Alguém já assistiu a alguma apresentação fantástica no Scala de Milão? Conte nos comentários!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

  1. Quanto luxo esse teatro, hein? Quando estive em Milão também queria visitá-lo e assistir a algum espetáculo, mas estava tudo caro.
    Quem sabe da próxima vez, né?
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando tem promoção de passagem pra Itália, é sempre pra Milão hehehe aí não custa nada dar uma paradinha na cidade por uns dias e tentar de novo!

      Excluir