quinta-feira, 30 de março de 2017

Mercados de Valência: Mercado Central e Mercado Colón

ATUALIZADO EM SET/2023

Adorei conhecer a bela Valência na minha última viagem pela Espanha e uma das coisas que mais gostei na cidade foi justamente a parte gastronômica! Você não precisa nem gastar um montão para aproveitar esse aspecto de Valência - basta por exemplo visitar o Mercado Central e/ou o Mercado Colón, que falo no post de hoje e garanto que já irá se deliciar! Os dois são muito frequentados pelos moradores locais e estão sempre cheios - um mais estilo "mercadão" e o outro mercado gourmet.


Mercado Central (Mercat Central)


Projetado em 1914, o edifício modernista que abriga o Mercado Central de Valência só foi inaugurado em 1928. Com mais de 8 mil metros quadrados, conta com cerca de mil expositores que vendem de tudo: frutas, verduras, peixe, carnes, grãos, bebidas e até souvenirs! Passeio perfeito para as manhãs valencianas!

Mercado Central de Valência, Espanha
No local já existia um mercado a céu aberto desde 1839 e somente no século XX é que se construiu esse prédio em estilo modernista (ou art noveau).

Mercado Central de Valência, Espanha

Veja aqui todos os posts sobre Valência no blog!




As fotos desse post foram tiradas em dias e horários diferentes. Eu passava muito perto do mercado para ir e voltar do meu hotel para as 2 praças principais da cidade e aproveitava para tirar algumas fotos. Passei ali no primeiro dia no fim da tarde e o mercado já estava fechado. Entrei pela primeira vez no segundo dia durante o walking tour e voltei ali mais tarde mais para comer. No terceiro dia, voltei novamente para tirar mais fotos e almocei ali perto. Nas cercanias do mercado, existem vários restaurantes baratinhos!

Mercado Central de Valência, Espanha

O mercado é um dos principais pontos turísticos de Valência e é um dos maiores mercados da Europa.

Mercado Central de Valência, Espanha
Olha o azulejo na parede externa!

Mercado Central de Valência, Espanha

Mercado Central de Valência, Espanha
A cúpula de ferro central maravilhosa alcança 30m de altura.

Mercado Central de Valência, Espanha
Como eu visitei Valência em novembro/dezembro de 2016, os enfeites de Natal estavam começando a aparecer.

Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência!

Mercado Central de Valência, Espanha
Em um dos dias, comi essa "pizza" artesanal muito gostosa no mercado - esqueci de anotar o preço, mas não foi caro!

Mercado Central de Valência, Espanha
Essa bebida e a Água de Valência, que falarei mais em outro post.

Mercado Central de Valência, Espanha
No dia anterior, já tinha experimentado horchata, a bebida típica da cidade, mas aproveitei a passada no mercado para experimentar de outro lugar (horchata + fartón = 3,20 euros)! Na última foto, a chufa utilizada para produzir essa bebida.


Informações Práticas

Localização: Plaza del Mercado, 6
Horário de funcionamento: De 2a a sábado das 7h às 15h
Tem um banheiro pago no subsolo (0,50 ou 1,00 não me lembro)




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Mercado Colón


O Mercado Colón foi concebido e realizado pelo arquiteto Francisco Mora Berenguer no estilo modernista. Sua construção durou de 1914 a 1916 e está declarado como Monumento Nacional. Existia um comércio de rua informal na região naquela época e a população achava que os outros mercados da cidade eram longe.


Mercado Colón, Valência, Espanha

Mercado Colón, Valência, Espanha

O mercado entrou em decadência ao final do século XX e após uma reforma no início do século XXI, reabriu como "gastro market". Hoje conta com diversos bares, restaurantes, mercado gourmet e uma zona central livre para eventos.

Mercado Colón, Valência, Espanha
Decoração natalina de 2016

Mercado Colón, Valência, Espanha
Alguns dos estabelecimentos

Mercado Colón, Valência, Espanha
Maquete do prédio

Orxata Daniel no Mercado Colón, Valência, Espanha
Fui com uma amiga na Horchatería Daniel, que já contei aqui no blog em outro post sobre essa bebida!



Garanta aqui os melhores tours em Valência!




Informações Práticas

Localização: Calle Jorge Juan, 19
Horário de funcionamento: 2a a 5a, das 7h30 às 2h/ 6a e sábado, das 7h30 às 3h
Tem banheiro no subsolo (e estacionamento também).


Em 2023, inaugurou na cidade o Mercat de la Imprenta, não muito longe da Estació del Nord. A fachada n]ao é tão bonita como nestes 2 mercados do post, mas são bastante opções gastronômicas. É mais parecido com o Mercat de Colón, só que maior. A parte interna é muuuito bonita. Leia mais aqui e aqui.




 

Mercado Central e Mercado Colón em Valência: 2 paraísos gastronômicos!


Depois dessas fotos todas, não precisa nem dizer que vale super a pena conhecer os 2 mercados em Valência, não é? Alguém mais por aí que tenha conhecido Valência? Deixe suas dicas nos comentários!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Anotadíssimo!
    Obrigado e Parabéns,
    Vladimir.

    ResponderExcluir
  2. Dicas anotadas!
    Visitar mercados é tudo de bom, né?!

    Além da comida boa, estes mercados de Valência parecem ter um arquitetura incrível que por si só já vale o passeio! (A propósito, o azulejo externo do Mercado Central é lindo demais!)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas sobre o Mercado Central e Mercado Colón, na verdade eu amo mercados e sempre vou em todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe antes eu não ligava muito, mas nos últimos anos tenho ido mto tb!

      Excluir
  4. Adorei as duas dicas de mercado gastronômico em Valência. Amo esse tipo de programa em viagem. Qual dos 2 você mais gostou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mercado Central com certeza! pq o outro não tem a parte de barracas e tal

      Excluir
  5. Adoro os mercados gastronômicos, se pudesse sempre comeria neles, mas a gente fica tentado a comer em outros locais. Certamente são os melhores locais para experimentar as comidas típicas.

    ResponderExcluir
  6. bahh que demais, queria muito ter ido a Valencia, infelizmente não coube no meu roteiro de viagem e troquei por Sevilha ma digo que não me arrependi. a espanha é maravilhosa e deve ser visitada varias vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é isso mesmo, da próxima vez vc vai! Eu demorei 15 anos entre a 1a viagem pra Espanha e essa dai rs Só fui conhecer Valência da 4a vez!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.