domingo, 5 de março de 2017

Las Fallas de Valencia - o mais novo Patrimônio Imaterial da UNESCO na Espanha!

Para quem está chegando no blog agora, saiba que me apaixonei por Valência na minha viagem para a Espanha no fim do ano passado! E justamente no dia que cheguei na cidade, a UNESCO declarou as Fallas, a principal festividade de lá (e uma das mais famosas do país todo), como Patrimônio Imaterial da Humanidade! Como isso foi em novembro, não consegui (ainda) presenciar essa festa que acontece anualmente em março, mas já que Valência está na minha listinha de lugares para voltar, quem sabe não consigo me programar para as Fallas de 2018?


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Bem resumidamente, Las Fallas é uma festa para queimar bonecos satíricos gigantes! Gente, vai dizer que isso não parece um carro alegórico do nosso Carnaval? Por essas e outras, pode-se se dizer que Las Fallas é o mais perto que existe do Carnaval na Espanha!




Veja como foi a minha viagem de 2 semanas sozinha por Barcelona e Valencia!



O que são "Las Fallas"?


O que começou com uma festa em homenagem a São José, patrono dos carpinteiros, dura hoje uma semana de festividades durante o mês de março, com direito a desfiles, shows de luzes, concursos e queimas de bonecos alegóricos! Valência, terceira maior cidade espanhola hoje (março/2017) tem cerca de 1 milhão de pessoas e atrai durante Las Fallas aproximadamente 3 milhões de amantes da pirotecnia! Em valenciano, "Las Fallas" significa "as chamas". O tema central da festa é a criação, construção e destruição dos ninots (bonecos gigantes) de diversos materiais, hoje principalmente cortiça e papel machê e mais antigamente também de madeira e cera.

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Keith Ellwood

Os bonecos ficam em exibição até o último dia da festa, quando um deles é salvo por votação popular e vai para o Museu Fallero (mais informações abaixo) enquanto os outros são queimados! A origem das fallas é meio obscura, mas a maioria acredita que é uma evolução de rituais pagãos para comemorar o fim do inverno/início da primavera que acontece provavelmente desde o século XVIII. No início dos anos XX, a festa evoluiu bastante com o surgimento de prêmios para as melhores figuras e artistas especializados na confecção de fallas, o artista fallero.

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Keith Ellwood


Las Fallas começam em 15 de março com "la Plantà" e terminam no dia 19 de março, com "la Cremà". A "plantà" é quando acontecem o concurso para as Falleras Mayores (espécie de rainhas/princesas da festa) e a "cremà" é a queima das fallas na noite do dia 19/março. Algumas fallas (da Plaza del Ayuntamiento - praça da prefeitura) não participam do concurso e são as últimas a serem queimadas.

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Falconaumanni -CC BY-SA 3;0

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
As fallas representam sátiras de acontecimentos dos últimos meses, críticas aos políticos e à sociedade etc. A Junta Central Fallera é responsável pelos prêmios.

Antes de tudo, acontece a "Crida", quando as falleras mayores eleitas convidam toda a população e visitantes para a festa, na frente da maravilhosa Torre de Serranos (uma das atrações de Valência). A Crida de 2017 aconteceu domingo passado, 26/fevereiro e abaixo vocês podem ver a Crida de 2015.




Durante as festas, existem uma dezena de atividades acontecendo em Valência, como corrida de touros, desfiles, concursos culinários, oferendas de flores (para a patrona de Valência, Virgem dos Desamparados), show de fogos de artifício (Mascletà - todos os dias na praça da prefeitura - Plaza del Ayuntamiento), cavalgadas pela cidade e outros. Um dos que achei mais bonitos foi uma espécie de "festival de luzes"- o da rua Carrer de Sueca tem ganhado nos últimos anos (fica no bairro cool de Ruzafa, não muito longe da Estació del Nord).



Hoje, cerca de 40 comissões falleras instalam sua falla em um local da cidade - essas comissões são mais ou menos como as nossas escolas de samba (mas acredito que menores). Os lugares mais centrais para observar las fallas em Valência são a Plaza del Pilar, Plaza de la Merced, Convento de Jerusalén (perto da Estació del Nord), a da rua Almirante Cadarso (perto do Mercado de Colón), a do Reino de Valencia (no "meio" do caminho entre o Mercado de Colón e o Museu Fallero), a da Carrer de Sueca (no bairro cool Rusafa, perto da Estació del Nord) e a da  calle Cuba (perto da última).

Esse ano, as luzes serão acesas no dia 10/03/2017 - veja as informações aqui sobre as ruas iluminadas.

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas
Foto: MrCarlos11 - CC BY-SA 4.0

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas


Nos vídeos abaixo, você pode conferir como eram as luzes de 2015 e 2012 na Carrer de Sueca.






Vejam abaixo os trajes típicos valencianos, cheios de detalhes e maravilhosos!


Valencianas vestidas com roupas típicas para Las Fallas, Valência
Valencianas vestidas com roupas típicas lindas!

Oferendas para Las Fallas, Valência
Oferendas

Cremà - queima das fallas em Valência
Cremà - queima das fallas em Valência. Foto da direita: Emilio Garcia, CC BY-SA 2.0

Las Fallas declaradas patrimônio imaterial pela UNESCO


Em 30/novembro/2016, a UNESCO declarou as fallas como Patrimônio Imaterial da Humanidade e eu tinha acabado de chegar em Valência! Confesso que só fiquei sabendo pela televisão já no quarto indo dormir e só vi movimento na cidade sobre esse assunto nos dias seguintes!

Para quem for curioso, segue a lista completa de todos os Patrimonios Imateriais da Humanidade! Entre os elementos patrimoniais que compõe a festa, a UNESCO levou em consideação a pirotecnia, as músicas tradicionais, o artesanato, a indumentária e a "literatura festiva" para incluir essa festa na lista.

No dia seguinte mesmo, fui conhecer a Torre de Serranos, que estava no meu roteiro e ali na frente já haviam colocado essa falla acima para comemorar o fato! Pena que eu iria voltar para Barcelona antes da festa oficial, quando ela seria queimada!

Leiam aqui as dezenas de posts do blog sobre patrimônios da UNESCO pelo mundo! Como podem ver, esse é um assunto que muito me interessa!

Las Fallas de Valência em 2017


Aqui está o programa completo para as fallas de 2017! Diversos actos falleros já começam desde janeiro, na verdade, mas isso para os locais e organizadores!

Veja abaixo a Crida de 2017 (26/02):




O melhor site onde encontrei informações sobre Las Fallas de 2017 é o Love Valencia.


Museu Fallero


Instalado em um antigo convento, o Museu Fallero contém uma coleção de ninots indultats (bonecos), salvos do fogo por uma votação popular anual e também uma galeria de quadros das Falleras Mayores (espécie de "rainhas" ou "princesas" da festa). Leia mais sobre o Museu Fallero e seu acervo na wikipedia. Eu fiquei 3 dias na cidade, mas acabou não dando tempo de conhecer esse museu!

Museu Fallero, Valência, Espanha
Museu Fallero. Fotos: GlaucoPis92 - wikipedia - CC BY-SA 4.0

Localização: Plaza Monteolivete 4, pertinho da famosa Cidade das Artes e das Ciências
Preço: 2 euros
Horários de funcionamento: das 9h30 às 19h (domingo até 15h)
Mais informações no site da prefeitura - na época das Fallas, consulte o site porque o funcionamento pode ser diferente. Em março/2017, grande parte da exposição está em outro local.


Ufa, quem aí vai comigo para Las Fallas 2018? rs Somente uma foto deste post é minha, mas todas as outras fotos tem permissão para utilização.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

4 comentários:

  1. Waowwww.. nunca tinha ouvido falar, mas já apaixonei.. que lindo, que maravilhoso! E o vídeo com as crianças? babei!! Esse ano não dá mais, mas vou me programar para um próximo ano. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Tá vendo que sua viagem pra Espanha vai ser longe né? rs

      Excluir
  2. Achei o máximo essa festa na Espanha: Las Fallas. Nos parece uma versão mmmuuuiiittoo melhorada do carnaval de Olinda, não?

    Você, por acaso, tem algum indicação de pacotes específico para este evento?

    Experiência própria de viagem é outra hist'pria, em? Nos transporta para a atmosfera do lugar.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei incrível tb! Mas infelizmente não tenho indicações de pacotes não. Para tours pela cidade, recomendo a http://www.toursinvalencia.com/ - fiz um tour de tapas muito bom com eles: http://www.taindopraonde.com.br/2017/01/tour-tapas-valencia-espanha.html. Reserve o seu hotel pelo Booking: http://www.booking.com/city/es/valencia.pt-br.html?aid=377437. Eu fiquei nesse aqui e recomendo (http://www.booking.com/hotel/es/venecia.pt-br.html?aid=377437) - bem na praça da prefeitura!

      Excluir