quarta-feira, 15 de março de 2017

O que é horchata e onde beber no Brasil?

Em qualquer viagem, é sempre muito legal experimentar as bebidas e comidas típicas do local e estando em Valência, é quase impossível não experimentar a famosa horchata!


O que é horchata (ou orxata ou orchata)?


Horchata ou orxata ou orchata (em espanhol, catalão e português) é a bebida mais típica da região de Valência, que pode ser feita de leite de amêndoas, arroz, tigernut (chufa), cevada, gergelim ou semente de melão. Em Valência, ela é feita de tigernut (chufa em espanhol ou junça em português), que apesar do nome está mais para um tubérculo do que para noz/castanha. A horchata de Valência é feita com chufa, principalmente da região de Alboraya, mas na América Latina existem outras versões da bebida, sendo a horchata de arroz do México a mais famosa delas. A chufa de Valencia tem hoje denominação de origem protegida.

Ela é refrescante e por isso encontrada mais facilmente no verão, mas eu experimentei horchata de vários lugares mesmo no outono e viciei! Tem muita gente que não curte não, mas eu adorei! Voltando para o Brasil, pesquisei muito, mas acho que não vou encontrar por aqui mesmo e aí fui então em busca de receitas para fazer em casa e conto neste post sobre isso também!

Onde beber horchata em Valencia e receita de horchata


Veja aqui todos os posts do blog sobre Valência!




Descobri até uma música do Caetano Veloso onde ele fala de horchata, de chufa, de ramblas, de Gaudí, de Barcelona etc.




A horchata pode ser utilizada para substituir o leite para pessoas intolerantes a lactose e a chufa tem diversos nutrientes, como fósforo, cálcio, magnésio, ferro, entre outros. Veja outros benefícios e propriedades da chufa (ou tiegernut) aqui, em inglês e em português aqui, aqui e aqui.


Onde beber horchata em Valencia - Espanha?


Eu experimentei a horchata de vários lugares que mostro abaixo, mas além desses, tem a Horchatería Panach, famosa na cidade.

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Santa Catalina
Horchatería Santa Catalina -histórica, com a decoração mais bonita cheia de azulejos e bem em frente à torre acima - da Iglesia de Santa Catalina

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Santa Catalina
Horchatería Santa Catalina - essa foi a que eu mais gostei! Horchata + fartón = 3,65 euros

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria La Huertana - Mercado Central
Horchatería La Huertana - Mercado Central. Horchata + fartón = 3,20 euros

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Daniel - Mercado Colón
Orxata Daniel - Mercado Colón - aqui eu pedi café com horchata ao invés de café com leite, mas não gostei muito não.

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Bertal
Bertal, Plaza de la Reina - esse copão enorme custou 3,00 euros. A horchata enche bem a barriga então é um ótimo lanche da tarde, mas não recomendo tomarem pouco tempo antes de refeições (nem durante).

Não fui para a área rural de Valência, mas é em Alboraya que estão as fazendas de chufas. É possível fazer turismo pela rota da horchata e inclusive visitar o museu da horchata! Na Espanha (e alguns outros lugares da Europa, como a França), vende-se horchata industrializada como as fotos abaixo, mas estas eu não experimentei.
Leia tudo sobre Las Fallas de Valencia, uma das maiores festas da Espanha!


Onde beber horchata no Brasil?


Desde que voltei em dezembro/2016, estou procurando onde beber horchata no Brasil e não encontro de jeito nenhum! Achei este post no blog Guia dos Curiosos (com algumas dicas nos comentários) e esta lista com restaurantes típicos espanhóis em São Paulo - eu entrei em contato com a maioria deles e todos me responderam que não oferecem horchata nos menus :(. SE ALGUÉM SOUBER ONDE VENDE HORCHATA NO BRASIL (EM CAMPINAS OU SÃO PAULO DE PREFERÊNCIA), ME AVISE!!! OBRIGADA!




Como fazer horchata?


Como não achei horchata em lugar nenhum, fui procurar chufa/junça/tigernut para comprar e poder fazer a minha própria horchata! Essa receita abaixo é bem fácil - eu usei e ficou ótima! Tem essa outra receita também. Achei tigernuts para vender em alguns sites de produtos naturais/saudáveis e comprei no site Kitanda (porque era o com menos reclamação online e melhor preço). Um pacotinho pequeno custa quase 30 reais, ou seja, inviável para tomar toda hora, mas quebra o galho para matar as saudades! Leia a reportagem de como a chufa veio parar no Brasil aqui.

Como fazer horchata
Fazendo horchata em casa

Como fazer horchata
Fiz um pacote de 200g de chufa e guardei outro pacote para outro dia!





Depois que você faz a bebida, sobra a farinha da chufa, que pode ser usada em diversas receitas - aqui em casa fizemos um bolo de banana que foi super aprovado!

Fartón - para acompanhar a horchata


Fartón é esse pãozinho doce, ideal para acompanhar a horchata. Não muito diferente dos pães doces que temos por aqui.






E aí, vocês já experimentaram horchata? Gostaram ou não? O pessoal do Mel a mil pelo mundo não gostou não!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

2 comentários:

  1. Fer, mas tem gosto de quê? Me lembro de uma personagem do livro "éramos seis" que sempre tomava orchata kkkkk. Li quando muito jovem e naquela época eu ficava pensando: o que é isso? Beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk essas lembranças... Eu até vi um pouquinho da novela, mas não lembro disso não... Olha, eu não sei com o que parece - desconfio q pareça com leite de amêndoas mas nunca tomei para saber rs. É um leite melhorado rs.

      Excluir