sexta-feira, 15 de julho de 2016

Como ir do aeroporto de Linate para o centro de Milão?

A maioria dos brasileiros chega em Milão pelo aeroporto principal, o Malpensa ou até mesmo pela estação de trem Milano Centrale (enorme, por sinal!), mas no meu caso, cheguei pelo aeroporto de Linate - menor e mais próximo do centro, depois de uma conexão em Paris. 

mapa de Milão com aeroportos e estações de trem
Mapa de Milão como os aeroportos e estações de trem da cidade. Fonte


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




Como ir do aeroporto de Linate para Milão


A maneira mais conveniente para chegar a Milão que encontrei foi o ônibus Airport Bus Express, que vai até a estação Milano Centrale, onde você pode pegar outro ônibus, metrô ou táxi para seu destino. 

Compre o ticket no saguão enquanto espera as malas aparecerem na esteira.

Como ir do aeroporto de Linate até o centro de Milão?
O ônibus é bem baratinho e tranquilo. Ida 5,00 euros e ida+ volta 9,00 euros (íamos embora de Milão de trem então só compramos o trajeto de ida). Não dá para ver os horários nesta tabela, mas são muitos - os ônibus saem de meia em meia hora, das 7h45 às 22h45. Vejam todos os horários aqui - é possível comprar online. Preços de julho/2016.


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






O aeroporto é pequeno e saindo pela porta principal, o ônibus estará bem em frente como mostra a foto abaixo (que eu tirei praticamente da porta do aeroporto).

Como ir do aeroporto de Linate até o centro de Milão?

Aliás, se depois da estação Centrale você for seguir de metrô pela linha verde, pode até descer na única parada intermediária do ônibus na estação Lambrate, evitando a confusão da Milano Centrale e um pouco de trânsito chegando na cidade. Pena que só descobri isso depois, pois eu seguiria pela linha verde do metrô. O trajeto levou aproximadamente 30 minutos e pegamos um pouquinho de trânsito chegando na estação.

Chegando na Milano Centrale, ele para ao lado da estação e já estará pertinho de pontos de ônibus, táxis e alguns hotéis. Ali do lado também param os ônibus de/para o aeroporto Orio al Serio, em Bérgamo - cidade vizinha que recebe muitos voos low-costs. Mais informações sobre esse ônibus também no site do Airport Bus Express.

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











Alternativas para o trajeto aeroporto Linate - centro de Milão


Outro jeito de fazer esse trajeto seria o ônibus urbano linha 73, mas essa opção demora mais, é menos confortável e mais complicada com malas. Esse ônibus vai até a estação Piazza San Babila (pertinho do Duomo) da linha vermelha e pode ser uma boa opção para quem está hospedado perto do Duomo ou em alguma estação da linha vermelha. Custa hoje (julho/2016) só 1,50 euro, mas como o Airport Bus Express não é tão caro assim e eu estaria hospedada em uma estação da linha verde, achei que compensou pagar um pouquinho mais e economizar tempo das férias.

Claro que sempre existe a opção de táxi (por volta de 45 euros até o centro de acordo com o blog Milão nas Mãos) ou transfer (mandei email para o hotel perguntando o preço e me informaram 60,00 euros).

Veja aqui todos os posts de Milão aqui no blog!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

34 comentários:

  1. Muito obrigado por essas informações!é simplesmente o meu caso..... ajudou em muito!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito, logo ao descer do avião, pedi informações ao Google e foi tudo conforme. Obrigado

      Excluir
    2. Jairon, você gostou do serviço?

      Excluir
  2. Muito obrigado pelo post! Era exatamente essa informação que eu estava procurando!

    ResponderExcluir
  3. eu vou pra italia em maio e meu destino é verona, porem as passagens aereas direto pra verona sao muito caras, vc acha que se eu comprar pra Milao, consigo ir de trem ate verona depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, consegue. Só preste atenção com o horário que vai chegar em Milão e o horário do trem para Verona (o melhor para evitar perder o trem em caso de atraso no avião seria dormir uma noite em Milão na chegada). Eu comprei diversas passagens no site da Trenitalia em maio passado (http://www.trenitalia.com/), mas existe esse outro site que uma amiga que mora em Roma me disse que tem utilizado bastante pra pesquisar e comprar passagens lá: https://www.trainline.it/.

      Excluir
  4. Para quem for se hospedar proximo ao Duomo, chegando na Estação Centrale de Onibus posso me dirigir à estação centrale de metrô e pegar a linha amarela? É tranquilo andar com malas da estaçao de onibus para a de metro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Centrale é enorme e sempre bastante movimentada então aconselho que leve pouca bagagem, mas dá sim. Quando cheguei lá, esse ônibus parou na lateral da estação Centrale, entramos e fomos seguindo placas para o metrô. As entradas do metrô ficavam na parte da frente da Centrale, quase como se estivéssemos saindo da estação já.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog! Para quem chega no aeroporto de linate e vai se hospedar em são siro, qual a linha de metro a partir da estação central ou a M5 como está no site do hotel idea?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acho melhor você confirmar direto com o hotel porque eles sabem as melhores opções para chegar e sair de lá.

      Excluir
  6. Muito bom cidadã !!
    Vou em abril e esta dúvida já não tenho mais.
    Tudo de bom para vc e sua família.
    Ab

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma conexão de 7 horas em Linate, compensaria pegar esse ônibus ou a linha 73 para ir até o Duomo? Acho que seria tranquilo, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ônibus vai para a Estação Central, que não é assim tão perto do Duomo. Mas 7h em Linate dá sim para fazer um passeio rápido em Milão!

      Excluir
  8. Obrigado pela informação, pois vou ficar num hotel próximo a estação central

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. E obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  9. Obrigado por compartilhar a experiência. Vou a Milão em Dezembro e também farei escala em Paris com destino a Linate.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.Estou indo pra Italia pela primeira veze sozinho, e queria uma orientaçao.Vou chegar por Milao no aeroporto Linate e estou indo me hospedar em Airbnb nesse endereço: Via Benefattori dell'Ospedale 24
    Milão, Lombardia 20162
    Voce acha longe do aeroporto e do centro? Qual a melhor forma de sair do aero e chegar na minha acomodação? tem como chegar resposta no meu email rafaelviana70@hotmail.com Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, vc tem que pegar esse ônibus aí até a estação Centrale e depois o metrô linha 3 amarela até a estação Dergano e aí teria ainda um trajeto de 15 minutos a pé com bagagem - o que eu acho bastante. Uma opção com menos caminhada é o tram 5 (veja o trajeto aqui: https://www.google.com/maps/dir/Ospedale+Maggiore+(Niguarda),+Milan,+Metropolitan+City+of+Milan,+Italy/Ortica,+Italy/@45.5030665,9.193979,15z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x4786c0ce98289311:0x4e4398d0aed92375!2m2!1d9.1915613!2d45.5087886!1m5!1m1!1s0x4786c660cf963565:0x784d6bdf5dc91113!2m2!1d9.2378056!2d45.4714059!3e3).

      Excluir
    2. oops não terminei - vá com esse ônibus que mostrei no post até a estação central e lá pegue o tram 5 do mapa acima. Mas essa região não é tão central então vc acaba gastando mais tempo indo e voltando das atrações.

      Excluir
  11. Bom dia. Vou para Milão em março e o meu vôo é para Linate com escala em Paris, igual ao que vc falou no início. Como é o processo de entrada??? A imigração é em Paris ou em Milão???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, imigração em Paris. A entrada depende da documentação que você tiver para comprovar (voo de volta, reserva de hotel - leve impresso, seguro viagem OBRIGATÓRIO etc) e do humor da pessoa que te atender rs. Mas esses 2 não costumam ser países problemáticos quanto a isso.

      Excluir
  12. Estou querendo ir para Paris com meu filho de 7 anos, e as passagens mais baratas fazem escala em Milão -linate de 6 horas, da tempo de conhecer algum lugar até o próximo voo, e por ser minha primeira vez com conexão preciso pegar as malas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc faz o check-in no aeroporto aqui no Brasil, já etiquetam a sua mala até o destino final e você não precisa pegar a mala (na maior parte dos destinos, inclusive todos os lugares da Europa que eu já vi). Agora tem certeza desse voo? Os voos do Brasil para Milão descem no aeroporto principal, o Malpensa. Acabei de checar o site do aeroporto de Linate e só tem voos dentro da Europa na lista deles.

      Excluir
  13. Olá, parabéns pelo blog! Muito legal!
    Estarei fazendo uma conexão em Milão, no aeroporto de Linate e terei 7 horas livres.
    Minhas perguntas:
    Apesar do destino final ser Paris, é tranquilo fazer a imigração na Itália?
    Dentro desse tempo, o que fazer na cidade? O que você recomendaria?
    Muito boas a suas dicas do ônibus!
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, eu fiz São Paulo - Paris - Milão então não sei como é a imigração italiana, mas nunca ouvi os leitores, conhecidos, pessoal da indústria do turismo reclamar da imigração italiana não. Agora tem certeza desse voo? Os voos do Brasil para Milão descem no aeroporto principal, o Malpensa. Acabei de checar o site do aeroporto de Linate e só tem voos para a Europa. Obrigada pela visita e volte sempre. PS: lembre-se que na verdade vc sempre precisa descontar todo o tempo desde a parada do avião até realmente chegar no centro da cidade (impossível ser menos de 1h, eu calcularia 2h pra ter segurança) e mais o tempo que vc precisa voltar para o aero com antecedência (lembrando que vc terá q passar por raio-x etc td de novo) e ai precisa descontar isso para saber o seu tempo realmente livre. Com pouco tempo em Milão, vale conhecer o Duomo (só por fora - paga caro pra entrar e não daria tempo), Galeria Vittorio Emanuele e o Castelo Sforzesco (sem entrar nos museus).

      Excluir
  14. Era exatamente o que eu estava precisando! Chegarei a Milão no próximo dia 19 vindo de Paris e estava preocupado sobre como chegar à Milano Centrale. Seu post me deixou mais tranquilo. Parabéns pela objetividade e clareza.

    ResponderExcluir